Processo de envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 5, 2018
Messages
5
Reaction score
0
Location
Toledo/Pr
Galera bom dia, quinta feira engarrafei minha terceira leva, uma Brown Ale, mas preciso de dicas para meu processo de envase que esta bem ruim (mta perca, 4l), seguinte pela primeira vez utilizei a geladeira para controle de temperatura, até ai tudo bem, meu balde fermentador está sem torneira, então retiro por sifão, mas n sei dizer se foi na HR de abrir o balde, se balancei de mais os últimos 4 l ficou com mto trub de levedura, o barro no fundo ficou ok ( 1l por Isso) mas os outros 3, mto sujos, o quendo pra fazer nesses casos? Por torneira no balde? Tentar balançar menos . HR de abrir? Diminuir a vazão do sifao?

Preciso de umas dicas
 
Galera bom dia, quinta feira engarrafei minha terceira leva, uma Brown Ale, mas preciso de dicas para meu processo de envase que esta bem ruim (mta perca, 4l), seguinte pela primeira vez utilizei a geladeira para controle de temperatura, até ai tudo bem, meu balde fermentador está sem torneira, então retiro por sifão, mas n sei dizer se foi na HR de abrir o balde, se balancei de mais os últimos 4 l ficou com mto trub de levedura, o barro no fundo ficou ok ( 1l por Isso) mas os outros 3, mto sujos, o quendo pra fazer nesses casos? Por torneira no balde? Tentar balançar menos . HR de abrir? Diminuir a vazão do sifao?

Preciso de umas dicas

Tente não balançar o balde (ou balançar o mínimo possível). Se mesmo assim não resolver, vc pode diminuir a vazão do sifão pelo menos quando o nível do liquido estiver chegando próximo da lama (pra não aspirar lama junto com a cerveja). A torneira... vc pode até instalar, mas não vai melhorar mta coisa... se sacudir o balde, vai subir levedura do mesmo jeito. Na verdade o sifão é até melhor do que a torneira pois com ele vc pode ir retirando o líquido por cima (o que já está mais clarificado, deixando o "mais sujo" pro final, enquanto a torneira puxa de baixo (se abrir muito a torneira pode puxar a lama do fundo tb).
 
Olha, é só não balançar o balde, transferir para fazer o prime e engarrafar. Quando transferir, use um sifão com filtro. Tem uns modelos legais, bem baratos e quase descartáveis.
 
Então... eu diria quase o mesmo. Não balançar muito, deixar um tempo descansando antes de transferir e o que eu comecei a fazer e melhorou muito foi fazer uma transferência de balde fermentador um dia antes do envase... nisso você já vai tirar boa parte do trub... no dia seguinte você terá menos trub para subir.
 
Amigo parece que faz o envase no mesmo balde de fermentação correto?
Acho que para melhorar poderia fazer transfega para um balde de envase, e na clarificação/maturação usar um calço para decantar as partículas que estão dentro da cerveja, em um só canto, abaixo posto uma foto de um colega como ele fez.
Quando você ver que está perdendo muito e você se incomoda com isto, e talvez não queira fazer transfega para envase, dá para você transferir essa cerveja mais suja para um pote menor e deixar em sua geladeira decantar a sujeira para você então tirar o restante da cerveja mais limpo, as vezes quando vejo que vacilei com o fermentador e o finalzinho, cerca de 3 ou até 5 litros, ficam pra traz, faço assim, tenho um recipiente menor que cabe até 7 litros, o meu é daqueles que colocam suplementos alimentares.
 

Attachments

  • IMG-20181113-WA0008.jpg
    IMG-20181113-WA0008.jpg
    39.8 KB · Views: 44
Eu fiz isso no último envase. Balancei a bombona no final e para não "perder" uns três litros, coloquei essa pequena quantidade em uma pet separada.
 

Attachments

  • 20181122_123925.jpg
    20181122_123925.jpg
    17.9 KB · Views: 24
Outra coisa que pode melhora, fazer um whirpool bem feito, tenta levar menos sujeira pro fermentador.
 
Back
Top