Problemas com o controlador REX c100

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andmarega

Member
Joined
Jul 31, 2014
Messages
13
Reaction score
0
Boa tarde pessoal,

Escrevo pra pedir ajuda na fiação do controlador REX. Comprei um do modelo REX C-100FK02V*AN, ligado a um SSR, com o objetivo de controlar uma resistencia para o HLT do meu setup. Montei a fiação utilizando o esquema abaixo, utilizando apenas os pinos 4+ e 5- do controlador (ligados ao input do SSR). Ok, quando eu ligo o controlador, a luz do SSR acende quando a temperatura passa do parametro e desliga quando retorna. O problema é que a saida do sistema fica sempre ligada, seja com o SSR ligado ou desligado. Tou batendo cabeça com isso a duas semanas (segue em anexo as fotos), peço ajuda pra quem manjar ai!


Abraços
André
 

Attachments

  • 2017-02-02 17.25.00.jpg
    2017-02-02 17.25.00.jpg
    206.5 KB · Views: 171
  • 2017-02-02 17.25.23.jpg
    2017-02-02 17.25.23.jpg
    198.9 KB · Views: 156
  • 2017-02-02 17.25.42.jpg
    2017-02-02 17.25.42.jpg
    151.1 KB · Views: 154
  • 2017-02-02 17.25.58.jpg
    2017-02-02 17.25.58.jpg
    140.2 KB · Views: 152
  • esquema.jpg
    esquema.jpg
    20.7 KB · Views: 138
Boa tarde pessoal,

Escrevo pra pedir ajuda na fiação do controlador REX. Comprei um do modelo REX C-100FK02V*AN, ligado a um SSR, com o objetivo de controlar uma resistencia para o HLT do meu setup. Montei a fiação utilizando o esquema abaixo, utilizando apenas os pinos 4+ e 5- do controlador (ligados ao input do SSR). Ok, quando eu ligo o controlador, a luz do SSR acende quando a temperatura passa do parametro e desliga quando retorna. O problema é que a saida do sistema fica sempre ligada, seja com o SSR ligado ou desligado. Tou batendo cabeça com isso a duas semanas (segue em anexo as fotos), peço ajuda pra quem manjar ai!


Abraços
André


Cara, também estou batendo cabeça na configuração desse carinha. Dá uma olhada aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403919, tem muita coisa a respeito. Abs
 
Opa, valeu pela indicação cara, mas já tava seguindo esse post e até agora não consegui manjar..mas vamo que vamo..
 
@andmarega já conseguiu montar o rex c100?
Montei o meu seguindo esse vídeo do YouTube
https://youtu.be/yYyAA6mnTPo
É muito bem explicado. Vai montando e pausando o vídeo. Não tem erro.
Abraço e boa sorte


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Bom, o esquema de ligação está correto, apesar de não constar o disjuntor que você está utilizando, aparentemente, na entrada do circuito. Pode estar acontecendo duas coisas:

1ª: O seu SSR está com defeito, conduzindo mesmo quando não acionado ou,

2ª: Existe uma fuga de corrente por outro caminho que não seja o circuito montado. Neste caso, pode estar acontecendo de você estar passando o neutro pelo SSR e, com a fase diretamente na resistência e uma possível falha de isolamento entre resistência e a panela, haja corrente elétrica fluindo para algum ponto de aterramento.

Substitua a resistência por uma lâmpada comum por exemplo. Veja se ela permanece acesa constantemente mesmo que o sistema não seja acionado.

abs
 
Opa cara, tudo bem??

Então, sua resposta foi no sentido que eu estou pensando mesmo..andei conversando com um amigo, que manja dessas coisas, e ele sugeriu que eu aterrasse o sistema..já instalei o fio terra até a entrada do sistema, mas agora tou com duvida, o PID tem saida pra aterrar?

Valeu pela ajuda por hora!
 
Pelo que eu vi, o PID não tem sistema de aterramento. Mas, a princípio, não seria necessário aterrar o controlador porque o SSD deixa ele isolado da parte de maior potência.

Você tentou colocar a lâmpada no lugar da resistência?
 
Você tem que alimentar uma fase no ponto 3, e dar sequencia pelo ponto 4 ou 5, dependendo se o seu controlador está configurado para ligar ou desligar quando atinge a temperatura desejada. Pense na ligação 3-4, ou 3-5 como o interruptor de uma lampada.
 
Se você conectou os pontos 4 e 5, o sistema nunca vai funcionar, pois, conforme a foto que você postou, esses dois pontos nunca fecham um circuito.
 
Se mesmo assim, não entender, amanhã coloco um desenho com esquema.
 
Recomendo para quem pensa em investir num controlador, também investir num multimetro, para poder identificar se há continuidade de corrente entre dois pontos.
 
E aí cara, como ficou?

No meu está tudo instalado e funcionando sem os problemas já apresentados por colegas em outros posts, porém nem tudo são flores.

O meu problema é que o controlador continua acionando a resistência mesmo com a temperatura medida maior que a definida, por exemplo, definindo o controlador para 40° depois de 20 minutos a temperatura estabiliza em 47° e mesmo com essa diferença toda, vez ou outra, o controlador aciona a resistência.

Penso que pode ser algo relacionado às constantes PID ou algo relacionado a resolução da medida da temperatura. Como disse, estou usando um termopar tipo k que limita a variação em 1°.

E aí, alguém tem alguma experiência com o ajuste dessas constantes? Ou vocês estão utilizando a função auto tunning?
 
Como se programa o controlador Rex C100 a temperaturta em oC (termopar tipo J), de forma que indique a temperatura com uma casa decimal. Ex: 30,7oC.
 
Back
Top