problemas com controlador de temperatura.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fraukman

Active Member
Joined
Jul 26, 2016
Messages
32
Reaction score
3
pessoal finalmente fiz minha primeira brassagem e deu tudo certo mas estou tendo um problema com o controle da temperatura da fermentação, estou fermentando em um freezer vertical desses domésticos mesmo com um termostato chinês.
O problema e que como não tenho poço termométrico prendi a sonda na parede do balde usando um pedaço de espuma para tentar isolar ela do ambiente(freezer) mas ela não registra o aumento da temperatura, passou a madrugada toda marcando 14º mas assim que descolei ela do balde marcou 22º sendo que coloquei a temp de fermentação em 18º, depois troquei a espuma por isopor mas deu o mesmo problema, o que eu acho que acontece e que o balde fica "suado" e essa água, que ta bem fria, entra em contato com a sonda e parece que a temperatura está baixa enquanto a temperatura no ambiente(freezer) ta bem alta(perto dos 26º).
isso é normal ? como proceder ?
 
Molhado seria problema? Acho que não, mesmo assim: que tipo de sensor você está usando?
Ignora a temperatura ambiente do freezer. O que importa eh a temperatura do que está dentro do balde.
Certeza que a cerveja lá dentro não está 14 mesmo e seu sensor está certo?

Outra, o sensor está ligado correto não eh? Ele liga e desliga o freezer, certo?
 
é um sensor ntc que tem uma ponta metálica, eu tirei uma amostra da cerveja pela torneira e no termômetro deu 22º vou medir agora de novo e ver quanto da dando pra ter certeza
 
medi aqui, eu tinha descolado a sonda do balde pq ele não registrava o aumento da temperatura, tava em 18º a temp do freezer e 20º a da cerveja, colei o sensor de novo no balde e ele ta mostrando 18º rs. vou desencanar e deixar assim msm, na proxima ja vai ter poço termométrico e resolve isso. há o termostato liga certinho nas temperaturas desejadas.
 
medi aqui, eu tinha descolado a sonda do balde pq ele não registrava o aumento da temperatura, tava em 18º a temp do freezer e 20º a da cerveja, colei o sensor de novo no balde e ele ta mostrando 18º rs. vou desencanar e deixar assim msm, na proxima ja vai ter poço termométrico e resolve isso. há o termostato liga certinho nas temperaturas desejadas.



Eu deixo a sonda dentro de um copo de com água e não fico abrindo. Assim você garante a temperatura sendo controlada pelo líquido sem temperaturas rápidas de aberturas da porta. Já conferi a temperatura com termômetros.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu deixo a sonda dentro de um copo de com água e não fico abrindo. Assim você garante a temperatura sendo controlada pelo líquido sem temperaturas rápidas de aberturas da porta. Já conferi a temperatura com termômetros.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Errado meu amigo, se essa água tá a 18ºC pdoe deixar que sua cerveja está a 24C. Fermentação é exotérmico e gera calor, então não adianta pensar em equilíbrio térmico pq vc tem uma fontezinha de calor chamada levedura.

Por isso o amigo gruda no balde e não deixa em um copo.
 
medi aqui, eu tinha descolado a sonda do balde pq ele não registrava o aumento da temperatura, tava em 18º a temp do freezer e 20º a da cerveja, colei o sensor de novo no balde e ele ta mostrando 18º rs. vou desencanar e deixar assim msm, na proxima ja vai ter poço termométrico e resolve isso. há o termostato liga certinho nas temperaturas desejadas.



Eu deixo a sonda dentro de um copo com água e não fico abrindo. Assim você garante a temperatura sendo controlada pelo líquido sem variações de temperaturas rápidas nas aberturas da porta. Já conferi a temperatura com termômetros e bate bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu deixo a sonda dentro de um copo com água e não fico abrindo. Assim você garante a temperatura sendo controlada pelo líquido sem variações de temperaturas rápidas nas aberturas da porta. Já conferi a temperatura com termômetros e bate bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Já quotei pra vc, essa prática sua mede tudo menos a temperatura de fermentação. Reveja esse processo.
 
Eu deixo a sonda dentro de um copo com água e não fico abrindo. Assim você garante a temperatura sendo controlada pelo líquido sem variações de temperaturas rápidas nas aberturas da porta. Já conferi a temperatura com termômetros e bate bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Concordo com o @marqueze.

Se sua sonda está num copo de água, a temperatura controlada por esse processo é a do copo de agua.

Não se controla o que não se mede (você não está medindo a cerveja...) e a lei do equilíbrio térmico não se aplica a objetos geradores de calor.

Simples assim.
 
Concordo com o @marqueze.

Se sua sonda está num copo de água, a temperatura controlada por esse processo é a do copo de agua.

Não se controla o que não se mede (você não está medindo a cerveja...) e a lei do equilíbrio térmico não se aplica a objetos geradores de calor.

Simples assim.



Essa uma discussão pode ir longe até nível molecular ou de um preciosismos não aplicáveis às realidades envolvidas. Na indústria já fazemos muitas aproximações e simplificações, imagina no processo caseiro.

Até onde vale a pena tudo isso para ganhos marginais? Você pode por um poço termométrico no fermentador até o centro deste, rechear com pasta condutivo, por uma sonda metálica com coeficiente de troca maximizado, compensar as perdas nos condutor até o controlador e até calibrar este de forma rastreável ou compensar com um termômetro RBC. Tudo isso para ganhar uma previsão de menos de 0,5oC? Compensa? Eu acho que não.

Meu caso, tenho um fermentador com poço termométrico de inox, comparei medição direta deste com termômetro de mercúrio com calibração RBC X a sonda do meu controlador (fullgage 17RGTi) no copinho d'Água (como buffer de T qdo comparado com deixar a sonda seca medindo a geladeira), 24h depois a diferença foi de 0,4oC. Tendo em vista que o processo leva dias, que deixo o controlado com histerese adequada para não danificar o compressor do refrigerador isso é desprezível. Se for preciosista, vc pode inserir a correção na função de offset do controlador.

Em resumo, como "rule of thumb" funciona bem para mim. Se quiser o poço termométrico vai gastar uns 60 reais no de inox. Mas essa é minha opinião.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Meu caso, tenho um fermentador com poço termométrico de inox, comparei medição direta deste com termômetro de mercúrio com calibração RBC X a sonda do meu controlador (fullgage 17RGTi) no copinho d'Água (como buffer de T qdo comparado com deixar a sonda seca medindo a geladeira), 24h depois a diferença foi de 0,4oC. Tendo em vista que o processo leva dias, que deixo o controlado com histerese adequada para não danificar o compressor do refrigerador isso é desprezível. Se for preciosista, vc pode inserir a correção na função de offset do controlador.

Seu setup é parecido com este que eu montei na foto ou você faz alguma coisa diferente?

Fiquei curioso e vou fazer o teste nessa cerveja antes de levar ela pro cold crash. :)

Abraço!

PS: Não se trata de desafio, nem estou tentando provar que estou certo ou errado, mas a sua resposta despertou meu interesse em
criar e analisar a curva de variação usando esse método.
 

Attachments

  • IMG_20161215_191318.jpg
    IMG_20161215_191318.jpg
    69 KB · Views: 19
Seu setup é parecido com este que eu montei na foto ou você faz alguma coisa diferente?

Fiquei curioso e vou fazer o teste nessa cerveja antes de levar ela pro cold crash. :)

Abraço!

PS: Não se trata de desafio, nem estou tentando provar nada que estou certo ou errado, mas a sua resposta despertou meu interesse em
criar e analisar a curva de variação usando esse método.
@jalexandre, depois publica os resultados. Aproveita que tu tens os recursos para realizar a medição.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Ninguém ta aqui pra arranjar briga nem nada hahaha
Mas acho difícil a temperatura estar a mesma na área de fermentação e na geladeira principalmente nas primeiras 48 horas de atividade do fermento. Depois realmente imagino que fará pouca diferença.

Trabalho com fermentação industrial e sei que lá é também muito preciso os equipamentos. De qualquer maneira, faça como achar melhor.
 
Essa uma discussão pode ir longe até nível molecular ou de um preciosismos não aplicáveis às realidades envolvidas. Na indústria já fazemos muitas aproximações e simplificações, imagina no processo caseiro.

Até onde vale a pena tudo isso para ganhos marginais? Você pode por um poço termométrico no fermentador até o centro deste, rechear com pasta condutivo, por uma sonda metálica com coeficiente de troca maximizado, compensar as perdas nos condutor até o controlador e até calibrar este de forma rastreável ou compensar com um termômetro RBC. Tudo isso para ganhar uma previsão de menos de 0,5oC? Compensa? Eu acho que não.

Meu caso, tenho um fermentador com poço termométrico de inox, comparei medição direta deste com termômetro de mercúrio com calibração RBC X a sonda do meu controlador (fullgage 17RGTi) no copinho d'Água (como buffer de T qdo comparado com deixar a sonda seca medindo a geladeira), 24h depois a diferença foi de 0,4oC. Tendo em vista que o processo leva dias, que deixo o controlado com histerese adequada para não danificar o compressor do refrigerador isso é desprezível. Se for preciosista, vc pode inserir a correção na função de offset do controlador.

Em resumo, como "rule of thumb" funciona bem para mim. Se quiser o poço termométrico vai gastar uns 60 reais no de inox. Mas essa é minha opinião.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Você costumava medir essa diferença levando em conta as diferentes fases de fermentação? qnd há formação do krausen, a temperatura tende a variar de forma rápida devido ao processo exotérmico... pense que um copo d'agua leva menos tempo para resfriar do que 20L ou mais de cerveja.. então essas 24h em que calculasse a variação é relativa dentro do processo total


Eu levaria em consideração verificar isso entre cepas e faixas de OG também também, algumas fazem fermentação de forma mais intensa que outras, mais açucar implica num piching rate maior e calor gerado maior.. somando tudo.. imagina o quão imprecisa essa medição pode se tornar.. se quiser fazer algo assim como experimento sugestão, depois nos conte o resultado

não é mais fácil verificar a diferença real do líquido e do sensor colado no balde e considera-la quando setar a temp desejada?

abraço!
 
Back
Top