Primeiro Equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RAFAH

Member
Joined
Jan 13, 2016
Messages
15
Reaction score
2
Bom dia à todos.

Há tempos ando pesquisando um equipamento para comprar. No princípio só conhecia o sistema tri bloco. Depois vi que o single vessel pode ficar mais barato e menos trabalhoso em questão de espaço, limpeza, etc.
Então cheguei em um site e encontrei esse:

http://www.cervejantes.com.br/panela-eletrica-beerbot-20-cozinha-completa-para-cerveja-artesanal

Me pareceu ser muito bom. O problema é que quando solicitei o valor me enviaram um orçamento no valor de R$ 7.300 (não sei se é anti ético publicar o valor dos caras, mas de qualquer forma, qualquer um que quisesse saber era pedir XD).

Esse valor até seria acessível pra mim se não precisasse de outras coisas como moedor, bombonas para fermentar, além da matéria pra primeiras levas, que não é barata.

Vocês podem me aconselhar sobre essa compra?
É um equipamento que vale o que pede? consigo algum mais barato?

OBS: a princípio até gostaria de construir um, mas desistir pq não entendo nada de coisas elétricas e tenho medo pra caramba de furar a panela e estragar.

Grato à todos.
 
compra uma panela normal, usa uma resistencia e um tic 17, vai fazer a mesma coisa e tu vai gastar 500 reais no maximo!
 
compra uma panela normal, usa uma resistencia e um tic 17, vai fazer a mesma coisa e tu vai gastar 500 reais no maximo!

Até faz o mesmo produto final, mas o processo é totalmente diferente, não da pra se enganar nisso.
 
Eu recomendaria fazer um BIAB com infusão simples(sem controle de temperatura).

É um investimento menor, e com o tempo você vê se vale a pena mesmo automatizar...
 
Hampel grato pela dica. Mas além do controle de temperatura, tenho que comprar também uma bomba pra recirculação e fundo falso né??

Fagner, esses sistema que o hampel disse é muito diferente?
Na verdade não entendo muito dos sistemas single, nem esse da panela do anúncio ehhe. Iria contar com o manual de instrução. Conheço apenas as etapas no sistemas tribloco....
Tem algum link que podem me passar sobre os single??

Raiososhi, pra ser sincero já cheguei a cogitar essa ideia. Justamente pq se tentar fazer algo automatizado de início, para pouca quantidade, certamente muita coisa não poderei aproveitar se quiser expandir a produção. Grato pelo auxílio.
 
eu recomendo aquele pid do aliexpress o c100, e bomba chinesa de 12v, ou ate as de maquina de lavar que sao de baixo custo tb!
 
Hampel grato pela dica. Mas além do controle de temperatura, tenho que comprar também uma bomba pra recirculação e fundo falso né??

Fagner, esses sistema que o hampel disse é muito diferente?
Na verdade não entendo muito dos sistemas single, nem esse da panela do anúncio ehhe. Iria contar com o manual de instrução. Conheço apenas as etapas no sistemas tribloco....
Tem algum link que podem me passar sobre os single??

Raiososhi, pra ser sincero já cheguei a cogitar essa ideia. Justamente pq se tentar fazer algo automatizado de início, para pouca quantidade, certamente muita coisa não poderei aproveitar se quiser expandir a produção. Grato pelo auxílio.


Se nunca fez cerveja e quer primeiro testar a brincadeira, é fácil só com uma panela e fogão utilizando o sistema BIAB.
Se já quer um pouco de controle automatizado pode partir pra BIAB com as partes eletricas tipo o Hampel falou depois, com PID, sensor etc.

Mas pode começar com o super simples e ir aperfeiçoando, teu gasto vai ser mínimo comparado com um equipamento desses aí pronto.E aí já vai entender melhor e saber o que quer.
 
Cara. Se o problema for espaço, comece num BIAB o mais simples possível (200 reais). Se não tem problema de espaço, compre tres panelinhas e um fundo falso (uns 800 pila).

O básico do kit é termometro, balança de precisao, tic 17, pá, jarra (se optar por fundo falso) e um erlenmeyer. Balde fermentador completo (torneira e airlock), garrafa, tampinhas e arrolhador. Acho que não esqueci nada.

Tente dominar a tecnica de fermentaçao, primming, mostura, etc.

Com o tempo vao te surgir necessidades e dúvidas e vc verá a tua necessidade.

Te garanto que o equipamento é o menos importante no fazer a cerveja.


Quanto ao equipamento da dúvida:
A gente se sente tentado a comprar tudo de bom e do melhor. Fazer ceva é Hobby e normalmente nao nos controlamos em gastar no Hobby. O problema é que vc pode não ficar satisfeito com teu super equipamento se ele não atender tuas necessidades, as quais vc nem sabe quais são.
 
Pois é cara, muita coisa a gente não tem noção quando começa. Um exemplo, comecei fazendo com mais 3 pessoas, não tinha a menor noção de quanto era 20l, e começamos por aí.

Com perdas terminávamos com 16l, ou seja, menos de 7 garrafas pra cada... totalmente inviável! E aí tivemos que subir a produção.

Várias coisas que eu achava que valiam muito a pena hoje acho triviais dentro do que pretendo(equipo todo em inox, chiller de placas, fermentador conico, pra citar alguns exemplos).
 
Galera. Primeiramente quero agradecer a atenção e colaboração de todos.

Tudo o que vocês me disseram foi realmente muito útil, me fez refletir e ter que pesquisar bastante hehe.
Grato pelas informações.

Mas aqui vai minha decisão:

Acabei optando por um sistema BIAB totalmente manual pra começar mesmo. Percebi que se quiser expandir a produção teria que investir em equipamentos eletrônicos melhores, e estes iniciais seriam descartados.

Farei um BIAB com produção final de no máximo 10L.
Percebi que tem muita gente, que mesmo com sistemas de produção de 60L usam um BIAB pequeno para testar receitas. Então esse meu sistema inicial não seria descartado mesmo com o aumento da produção.

Ai comprarei coisas melhores nos meus esquipamentos finais.
Depois de umas 4, 5 brassagem talvez tenha uma ideia melhor e já invisto pra valer.

Recapitulando meus equipamentos iniciais necessários:

Moinho
Panela Alumínio 20L.
Termômetro Analógico (é muito inferior ao digital????)
Densímetro 1000/1100
Mostímetro (é realmente necessário???)
Proveta plastica 250ml
Mini Balança digital de precisão

Balde fermentador 32l + airlock + torneira
Balde para maturação
Tubo para enchimento de garrafas
Arrolhador de tampinha
Garrafas
Fogareiro (ou o fogão de casa dá conta dessa quantidade???)

Caixa de isopor para fermentação e maturação


Uma coisa que não entendi que o RodrigoIlha disse é comprar um erlenmeyer.
Sinceramente não encontrei até agora em que fase da produção necessito usar isso.

Mais uma vez grato a todos.
 
Bom dia Rafah, camarada, começamos nossa primeira cerveja no modo BIAB e foi a melhor escolha possível, principalmente quem não tem espaço, comecei com 20 litros e recomendo vc a fazer isso tbm, fazer 10 litros vc vai gastar o mesmo tempo e no final vai ter somente 7/8 Litros, muito pouco, compra uma panela de 36 Litros para vc não ter problemas na hora da fervura, termômetro se puder compre os dois, analógico e digital, aquele que a sonda fica dentro do voal(20 reais), compra a proveta de 50 ml e o mini densímetro, já pensou vc coletar 4 amostras com 250ml? Melhor o de 50ml, compra 2 baldes de 22L, todas as 4 brassagens fizemos no fogão mesmo com a ajuda do ebulidor 2000w, foi tranquilo e um ótimo investimento é uma geladeira Cônsul, cabe 2 baldes e vc compra por 900 reais em 10x por aí, o Elernmeyer vc utiliza para fazer starter com a levedura.
Precisar de mais ajuda é só falar...mora no RJ?
Sei alguns locais para vc comprar o material
Boa sorte!
 
O erlenmeyer facilita demais a hidratacao do fermento. O bocal é pequeno, vc ferve a agua com uma tampa de papel alumínio. Deixa esfriar naturalmente, como está tampado nâo vai contaminar. Depois de frio coloca o fermento pra hidratar.

Bom pro primming também.
 
Andréposto:

Grato pelas dicas.
Então, sou do interior de São Paulo. Cidade de 8mil habitantes. Não tem nada aqui na região. Terei que comprar tudo pela internet mesmo. hehe.

Esse termômetro que você diz é uns que tem um fio? Tipo esse:
http://loja.lamasbrewshop.com.br/termometro-digital-compacto.html
Vi num tuto um cara fazendo com esse termômetro, mas fica um pouco preocupado com esse fio de medição dentro do mosto.

Quanto ao mostímetro, pra ser sincero não sabia que existia minidensímetro. Grato mesmo pelo tok. Vou comprar esse mesmo que me disse..

Já esses ebulidores. To pesquisando pra comprar um para ajudar no aquecimento da água. Mas a questão é: ele pode ajudar na cozimento, ou mesmo na fervura, do mosto? Tenho medo de acontecer o que o pessoal diz sobre "caramelizar" (acho que é isso) na área de contato.


RodridoIlha:
Pra ser sincero não sabia desse processo. Gratidão pela dica irmão.
 
Rafah, não consegui minha senha antiga do andreposto9 e fiz esse outro pelo google, anota aí
www.malteearte.com.br
Vê se essa loja entrega aí onde vc mora, compramos 80% do nosso material nessa loja, o voal você compra em loja de tecidos e manda alguem costurar.
Abração e boa cerveja
 
Gratidão André.

Na verdade to fazendo um balanço dos preços. Algumas coisa já comprei pelo ML.
Agora to vendo preço no Lamas, WE e essa que me passou. Vou fazer o carrinho e ver qual fica mais barato, incluindo o frete. Gratidão pela dica
 

Latest posts

Back
Top