Poço termométrico em fermentador cônico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, tenho um posso termométrico aqui casa e pensei em instala-lo no meu fermentador cônico Indupropil de 50L. O que gostaria de saber é se alguém ja fez furo no costado (parede) desse tipo de fermentador para instalação de coisa semelhante (poço ou mesmo termômetro)?

Deu estanqueidade apenas com a rosca, porca e justa de silicone?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Desculpe roubar o post, mas aproveitando a pergunta do colega, a minha dúvida é bem parecida.
Estou querendo passar a utilizar uma bombona de 60L para a fermentação e gostaria de saber qual a melhor forma de instalar o poço térmico.
Ainda, em grande quantidade (+50L), colar o sensor de temperatura na parede da bombona com isolante térmico por cima também resolve?
 
Acredito que a minha pergunta também seja pertinente e complementar. Chegaram os meus poços térmicos / termométricos e instalei um deles no meu balde fermentador de 20 litros. Furei a tampa e estou utilizando por cima, verticalmente, e apesar do sensor controlador de temperatura do Tic chegar até o fundo do tubo de inox do poço, o mesmo não ficou todo dentro do mosto, ficaram alguns bons centímetros da parte superior (uns 15%) no headspace do balde. Vi que alguns foristas o preenchem com uma pasta térmica. Isso faz muita diferença na leitura real?
:mug:
 
Machado, acredito que não tenha problema. Isso porque as medições são em longo prazo e há tempo de a temperatura do metal (poço) se equilibrar com a do mosto.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Desculpe roubar o post, mas aproveitando a pergunta do colega, a minha dúvida é bem parecida.
Estou querendo passar a utilizar uma bombona de 60L para a fermentação e gostaria de saber qual a melhor forma de instalar o poço térmico.
Ainda, em grande quantidade (+50L), colar o sensor de temperatura na parede da bombona com isolante térmico por cima também resolve?

motammg, estou fazendo um teste sobre isso. Ao mesmo tempo que instalei o poço verticalmente na tampa do meu balde, grudei outro sensor de um controlador de temperatura desses bem simples no meio da parede do balde, com fita isolante e isopor, para ver a diferença de temperatura entre os sistemas. A temperatura do sensor do Tic está sempre uns 0,3~0,5 graus menor que a da parede do balde, só pra constar.
:mug:
 
motammg, estou fazendo um teste sobre isso. Ao mesmo tempo que instalei o poço verticalmente na tampa do meu balde, grudei outro sensor de um controlador de temperatura desses bem simples no meio da parede do balde, com fita isolante e isopor, para ver a diferença de temperatura entre os sistemas. A temperatura do sensor do Tic está sempre uns 0,3~0,5 graus menor que a da parede do balde, só pra constar.
:mug:

Fiz teste semelhante e a diferença foi mais ou menos essa. O sensor no poço termométrico ficou 0,4~0,5 graus abaixo do sensor colado, mas na verdade acho que essa diferença não muito relevante.
 
motammg, estou fazendo um teste sobre isso. Ao mesmo tempo que instalei o poço verticalmente na tampa do meu balde, grudei outro sensor de um controlador de temperatura desses bem simples no meio da parede do balde, com fita isolante e isopor, para ver a diferença de temperatura entre os sistemas. A temperatura do sensor do Tic está sempre uns 0,3~0,5 graus menor que a da parede do balde, só pra constar.
:mug:

Obrigado Machado e tguimaraes, porém acho que minha dúvida é um pouco diferente. Já tinha lido num post do Guenter falando que a diferença entre o colado na parede do balde devidamente coberto e o poço era mais ou menos 0,5 graus. No entanto, eu gostaria de saber se já testaram o mesmo com Bombona, aquela de plástico azul (normalmente) mais grosso, e se sim, qual seria a diferença de temperatura?
 
Voltando à questão original, alguém ja furous o fermentador cônico para inserir o poço?
 
Pessoal, tenho um posso termométrico aqui casa e pensei em instala-lo no meu fermentador cônico Indupropil de 50L. O que gostaria de saber é se alguém ja fez furo no costado (parede) desse tipo de fermentador para instalação de coisa semelhante (poço ou mesmo termômetro)?

Deu estanqueidade apenas com a rosca, porca e justa de silicone?

Sds,

Fabiano da Mata

eu furei a tampa, e largo o sensor dentro do liquido, para aqueles que acham que isso estraga o sensor ai vai, só comprar espaguetes termo retrátil e colocar o fio do sensor dentro e deixar a pontinha do sensor de fora, e depois aquecer com secador de cabelo toda a extensão do espaguete, este por sua vez vai contrair e ficar grudado no fio, ai pode mergulhar onde vc quiser, eu uso até na brasagem, já faz uns 2 anos que tenho assim e sempre funciona, eu acho que o pessoal complica muito uma coisa tão simples como essa, fica a dica só fazer pra crer, há e na tampa por onde o fio vai entrar no fermentador só furar com a menor broca possível e na distância que vc quer o fio só enrolar veda rosca ao redor do fio e deixar bem apertado que não vaza de maneira alguma. abraço
 
@deko, mas não há perigo esse espaguete em contato com um alimento?
 
A ideia do Deko é boa... mas quanto ao seu uso em contato com alimentos fico em dúvidas em relação à toxicidade. Eu uso o mesmo princípio mas com tubo de silicone de grau alimentício bem fino e ao longo de todo a sonda, deixando a parte metálica exposta.
 
Cara essa do silicone é uma boa, na época usei o que tinha, mas como uso ele na parte fria não creio que passe algo prejudicial para a cerveja, mas a idéia do tudinho de silicone atóxico acho que fica melhor mesmo🍻
 
Back
Top