Placa iSpindel - Nova

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Renato, tenho interesse, passa o valor da peça + envio para o CEP 17602-330, por gentileza, e forma de pagamento
Oi Bento,

O valor da placa é R$ 20,00 + postagem (Pac R$ 29,30 e Sedex R$ 32,70).

Como mencionei no post, as placas estão no meu trabalho que se encontra fechado devido a pandemia. Assim que eu tiver acesso eu posto aqui.

Abs
Renato
 
Oi Bento,

O valor da placa é R$ 20,00 + postagem (Pac R$ 29,30 e Sedex R$ 32,70).

Como mencionei no post, as placas estão no meu trabalho que se encontra fechado devido a pandemia. Assim que eu tiver acesso eu posto aqui.

Abs
Renato
Melhor passar o e-mail, assim, já me avisa
 
Oi Rafael, ainda tenho 9 placas. Mas devido a pandemia, o acesso onde elas se encontram está proibido, então não tenho como enviá-las. Assim que eu tiver elas em mãos vou escrever pra galera que se interessou.
 
Olá Renato.
Gostaria de 2 placas, caso ainda tenha sobrando. Frete para CEP 79052-210.
Como cheguei depois aguardarei a galera adquirir. Caso, na minha vez tiver 2 eu quero.
(67) 981110028
 
Oi Rafael, ainda tenho 9 placas. Mas devido a pandemia, o acesso onde elas se encontram está proibido, então não tenho como enviá-las. Assim que eu tiver elas em mãos vou escrever pra galera que se interessou.

Olá Renato, sei que tem muita gente querendo e seu estoque está "limitado". Vc pode reservar uma placa para mim? Se for possível me avise e envie o valor do frete para o CEP 22750-040. Desde já agradeço.
 
Oi Rafael, ainda tenho 9 placas. Mas devido a pandemia, o acesso onde elas se encontram está proibido, então não tenho como enviá-las. Assim que eu tiver elas em mãos vou escrever pra galera que se interessou.
Tenho interesse cara
Já tenho iSpindel mas sem a placa de interface
Queria colocar ela
 
Galera, boas noticias....

Após bom tempo eu consegui pegar as placas para montar o Ispindel.

São 9 placas apenas. Valor R$ 20,00 + frete.

Mandem e-mail para [email protected]

Boas Brejas...
 
Se tiver duas placas disponível eu fico!
Cep 99950-000
Oi Leo,

Aquele lote de placas acabou e era do modelo do Cherry Philip. Agora tenho um novo lote placas desenhada pelo Joey Joe Joe Jr do site Open Source Distilling. A diferença da anterior é que usa um resistor a menos e tem umas orelhas na lateral que ajudam a mantê-la imóvel dentro do tubo.

Tenho pra fornecer só a placa - R$ 40,00 ou kit com todos os componentes pra montar - só não tenho a bateria (vem vindo via marítima lá da China) - R$ 100,00 ou se você preferir eu tenho ele já montado (sem a bateria) com software já instalado e testado - R$ 130,00.

Se te interessar me mande um e-mail [email protected]

Abs
 

Attachments

  • iSpindel.jpg
    iSpindel.jpg
    31.3 KB · Views: 60
  • Ispindel1.jpg
    Ispindel1.jpg
    56 KB · Views: 62
  • Snap 2020-11-21 at 22.01.28.png
    Snap 2020-11-21 at 22.01.28.png
    28.7 KB · Views: 59
Last edited:
Pessoal,

Peguei com o Renato o Ispindel, vale a pena.
Só tem que fazer uns ajustes pois o tubete é mais largo que a placa, e as porcas no fundo do tubete é melhor fixar.
- Ajustei a largura com 3x plaquinhas de plástico coladas com dupla face 3m
- Colei as porcas no fundo do tubete também com dupla face.

Pra calibrar o ISpindel o video abaixo dá tudo mastigado (pra quem não manja inglês só colocar as legendas automáticas, ajuda bastante)


Segue fotos.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-12-01 at 10.43.10 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-12-01 at 10.43.10 (1).jpeg
    42.9 KB · Views: 46
  • WhatsApp Image 2020-12-01 at 10.43.10.jpeg
    WhatsApp Image 2020-12-01 at 10.43.10.jpeg
    26.5 KB · Views: 45
  • WhatsApp Image 2020-11-29 at 20.31.15 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-11-29 at 20.31.15 (1).jpeg
    27.5 KB · Views: 43
  • WhatsApp Image 2020-11-29 at 20.31.15.jpeg
    WhatsApp Image 2020-11-29 at 20.31.15.jpeg
    31.7 KB · Views: 44
Pessoal,

Peguei com o Renato o Ispindel, vale a pena.
Só tem que fazer uns ajustes pois o tubete é mais largo que a placa, e as porcas no fundo do tubete é melhor fixar.
- Ajustei a largura com 3x plaquinhas de plástico coladas com dupla face 3m
- Colei as porcas no fundo do tubete também com dupla face.

Pra calibrar o ISpindel o video abaixo dá tudo mastigado (pra quem não manja inglês só colocar as legendas automáticas, ajuda bastante)


Segue fotos.


Oi Fernando,

Fico feliz que tudo esteja funcionando.

Gostei da solução que você implantou, ficou melhor que a solução eu tenho feito, acho que vou ter de pagar royalties pra você. Eu estou usando eva, mas tinha pensado em fazer em resina, pra ficar tipo um compartimento, pras porcas ficarem abaixo dele, mas eu ainda aguardo a chegada das baterias.

A outra solução que você falou do cartão pra fazer recarregamento sem fio, eu já encomendei a peça, assim que chegar vou testar e aviso aqui no post, afinal quanto menos mexer no sistema melhor.

Abs
 
Oi Fernando,

Fico feliz que tudo esteja funcionando.

Gostei da solução que você implantou, ficou melhor que a solução eu tenho feito, acho que vou ter de pagar royalties pra você. Eu estou usando eva, mas tinha pensado em fazer em resina, pra ficar tipo um compartimento, pras porcas ficarem abaixo dele, mas eu ainda aguardo a chegada das baterias.

A outra solução que você falou do cartão pra fazer recarregamento sem fio, eu já encomendei a peça, assim que chegar vou testar e aviso aqui no post, afinal quanto menos mexer no sistema melhor.

Abs

Opa Renato, ainda não brassei, mas a princípio está funcionando legal.
O mais chato é fazer a calibração, demora pra caramba.
Cara podes repassar as minhas ideias pra frente sem problemas, afinal o intuito é colaborar.

A ideia da resina para as porcas também é bem legal, eu fiz com dupla face pois era o que tinha em mãos no momento, entre os plasticos e as porcas foi um trabalho de no máximo 40 minutos para deixar tudo certinho, coisa rápida.

O carregamento sem fio ainda não comprei, mas logo quero ver se compro. Primeiro estou testando a vida útil da bateria, mas pelo que vi vai ser bem longa.

Abraço
Fernando
 
Renato, boa tarde!
Você tem os kit's disponíveis ainda?
Gostaria de 2 já montados.
Pode ver o frete pra mim, por gentileza 85.200-000.
 
Oi Francioli,

Tenho sim. Frete PAC R$ 29,40 e Sedex R$ 58,40.

Abs
 

Attachments

  • Snap 2020-12-07 at 17.53.12.png
    Snap 2020-12-07 at 17.53.12.png
    27.9 KB · Views: 21
Boa noite Renato. Vc ainda tem o kit? Tem tubo sobrando pra incluir mais um? Tô com uma ideia maluca aqui de colocar um poço curto no fundo pra controlar a temperatura da geladeira com ele (já uso o bpl), mas vi muitos relatos q a precisão da temperatura não ser boa por na ter bom contato. Se não funcionar terei outro tubo. Vc q já usa, procede esses relatos da imprecisão da temperatura?
 
Boa noite Renato. Vc ainda tem o kit? Tem tubo sobrando pra incluir mais um? Tô com uma ideia maluca aqui de colocar um poço curto no fundo pra controlar a temperatura da geladeira com ele (já uso o bpl), mas vi muitos relatos q a precisão da temperatura não ser boa por na ter bom contato. Se não funcionar terei outro tubo. Vc q já usa, procede esses relatos da imprecisão da temperatura?

Oi Valmir, tenho sim e posso te fornecer um tubo extra.

Qualquer medida indireta seja de temperatura, voltagem ou amperagem, sempre será mais imprecisa e inexata em relação a uma leitura direta. Fazendo uma analogia, imagine um alvo de arco e flecha, uma medida exata e precisa todas as flechas estão no centro do alvo e juntas; numa medida exata e imprecisa elas estão juntas, mas longe do centro do alvo e uma medida inexata e imprecisa, elas estão separadas e longe do alvo.

No caso do iSpindel, as medidas são precisas pelo fato dele usar o sensor Ds18b20 na versão "transistor" que é o mesmo sensor da versão cabo que é colocado no poço termométrico. Porém as medidas de ambos (cabo e transistor) são inexatas porque medem indiretamente a temperatura devido ao fato de que não estarem em contato direto com o mosto, mas a medida obtida com o sensor do iSpindel é mais inexata que a medida do poço porque o sensor nem ao menos encosta na parede do tubo. Na verdade o sensor do iSpindel mede a temperatura do ar dentro do tubo, essa é a fonte geradora da maior inexatidão da medida de temperatura em relação ao poço ou termômetro.

Eu estou em vias de montar o projeto do Helton (geladeira de baixo custo), lá ele tem a opção de usar 3 sensores de temperatura na geladeira: externo, poço e iSpindel, mas eu vou usar somente um deles o do poço termométrico.

Abs
 
Last edited:
Oi Valmir, tenho sim e posso te fornecer um tubo extra.

Qualquer medida indireta seja de temperatura, voltagem ou amperagem, sempre será mais imprecisa e inexata em relação a uma leitura direta. Fazendo uma analogia, imagine um alvo de arco e flecha, uma medida exata e precisa todas as flechas estão no centro do alvo e juntas; numa medida exata e imprecisa elas estão juntas, mas longe do centro do alvo e uma medida inexata e imprecisa, elas estão separadas e longe do alvo.

No caso do iSpindel, as medidas são precisas pelo fato dele usar o sensor Ds18b20 na versão "transistor" que é o mesmo sensor da versão cabo que é colocado no poço termométrico. Porém as medidas de ambos (cabo e transistor) são inexatas porque medem indiretamente a temperatura devido ao fato de que não estarem em contato direto com o mosto, mas a medida obtida com o sensor do iSpindel é mais inexata que a medida do poço porque o sensor nem ao menos encosta na parede do tubo. Na verdade o sensor do iSpindel mede a temperatura do ar dentro do tubo, essa é a fonte geradora da maior inexatidão da medida de temperatura em relação ao poço ou termômetro.

Eu estou em vias de montar o projeto do Helton (geladeira de baixo custo), lá ele tem a opção de usar 3 sensores de temperatura na geladeira: externo, poço e iSpindel, mas eu vou usar somente um deles o do poço termométrico.

Abs
Vlw, eu entendo isso, só queria saber se a diferença entre as leituras é tão grande à ponto de causar influência, tipo 1 grau já seria uma grande diferença entre a leitura do Ispindle e o do poço (apesar de não usar poço, colo o sensor na parede do fermentador para evitar mais furos e mais pontos de limpeza).
tenho os componentes para montar o projeto do Helton, é bem legal, o que não me agradou foi o fato de não ter uma interface web como o BPL e não guardar os dados da fermentação ainda, mas ele está desenvolvendo isso. Ainda sou cético em ter tudo acessado externamente, prefiro rede local. Vou até conversar com ele, não sou programador mas sou um pouco autodidata e montei um servidor local seguindo tutoriais e funcionou bem. Na próxima leva vou instalar o projeto dele e ter Ispindel, fiquei interessado porque vc tá com o preço baixo, se eu fosse encomenda as placas do joe tem pedido minimo e tem os componentes.
Vou me decidir aqui sobre o Ispindle e te aviso se for pegar.
 
Oi
Vlw, eu entendo isso, só queria saber se a diferença entre as leituras é tão grande à ponto de causar influência, tipo 1 grau já seria uma grande diferença entre a leitura do Ispindle e o do poço (apesar de não usar poço, colo o sensor na parede do fermentador para evitar mais furos e mais pontos de limpeza).
tenho os componentes para montar o projeto do Helton, é bem legal, o que não me agradou foi o fato de não ter uma interface web como o BPL e não guardar os dados da fermentação ainda, mas ele está desenvolvendo isso. Ainda sou cético em ter tudo acessado externamente, prefiro rede local. Vou até conversar com ele, não sou programador mas sou um pouco autodidata e montei um servidor local seguindo tutoriais e funcionou bem. Na próxima leva vou instalar o projeto dele e ter Ispindel, fiquei interessado porque vc tá com o preço baixo, se eu fosse encomenda as placas do joe tem pedido minimo e tem os componentes.
Vou me decidir aqui sobre o Ispindle e te aviso se for pegar.

Oi Valmir,

Fico no aguardo, se precisar estou aí pra ajudar.

Abs
 
Oi Pessoal,

Reformulei o equipamento.....

1) Troquei o tubo por um menor, desse modo a placa não fica "dançando" e não necessita mais colocar contrapeso pra balancear.

2) O equipamento agora acompanha bateria que é a Samsung INR18650-30Q.

3) Pra recarregar a bateria, é necessário um cabo USB-C, que não acompanha o equipamento.

4) O equipamento tá anunciado no Shopee: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794

5) Quem já adquiriu a versão anterior e quiser mudar o tubo, posso fornecer o novo tubo sem problemas, entre em contato pelo e-mail ([email protected]) pra combinarmos.

Abs
Renato Maia
 
Oi Pessoal,

Reformulei o equipamento.....

1) Troquei o tubo por um menor, desse modo a placa não fica "dançando" e não necessita mais colocar contrapeso pra balancear.

2) O equipamento agora acompanha bateria que é a Samsung INR18650-30Q.

3) Pra recarregar a bateria, é necessário um cabo USB-C, que não acompanha o equipamento.

4) O equipamento tá anunciado no Shopee: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794

5) Quem já adquiriu a versão anterior e quiser mudar o tubo, posso fornecer o novo tubo sem problemas, entre em contato pelo e-mail ([email protected]) pra combinarmos.

Abs
Renato Maia

é seu esse produto a venda?
 
Oi Pessoal,

Reformulei o equipamento.....

1) Troquei o tubo por um menor, desse modo a placa não fica "dançando" e não necessita mais colocar contrapeso pra balancear.

2) O equipamento agora acompanha bateria que é a Samsung INR18650-30Q.

3) Pra recarregar a bateria, é necessário um cabo USB-C, que não acompanha o equipamento.

4) O equipamento tá anunciado no Shopee: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794

5) Quem já adquiriu a versão anterior e quiser mudar o tubo, posso fornecer o novo tubo sem problemas, entre em contato pelo e-mail ([email protected]) pra combinarmos.

Abs
Renato Maia

Comprei um
 
Bom dia @Renato_Maia .

Quero comprar um spindel seu. Mas estou pensando em arriscar e usar em fermentação sob pressão. Costumo fermentar em um izzibier, a uma pressão constante de 1 BAR.

Tem relatos negativos do uso sob pressão? E se eu colocar uma "junta" de vedação de borracha na tampa?

Sei que a medida estará distorcida por causa da pressão e carbonatação. Mas consigo acompanhar a evolução da fermentação e saber quando estabilizou?

Obrigado
 
Oi Fábio, tudo bom?

Penso que desde que o sistema seja bem vedado, dê pra usar sem problemas num fermentador pressurizado.

A tampa desse novo tubo, apesar de não ter nada na parte de dentro, tem uma excelente vedação, mas nesse caso eu usaria um o´ring ou eva de 2-3mm na parte de dentro da tampa ou um insulfilme na parte de fora da tampa. Uma fermentação só com o tubo poderá confirmar quais soluções funcionaram. Se entrar líquido é fatal. Veja na foto um exemplo de infiltração de mosto.

Se dá pra acompanhar a fermentação, sim, penso que não há impedimento algum pelo fato de ser pressurizado, uma vez que o que aparelho faz é converter sua inclinação no mosto em FG. A fermentação ao longo do tempo diminui a densidade do mosto, isso leva a diminuição da inclinação. Suponho que sob efeito da pressão essa diminuição seja menor e produza uma curva mais achatada. Quando a fermentação finaliza, a pressão, a densidade e a inclinação estabilizam, o que deve produzir uma curva reta. Vou pesquisar pra ver se encontro algum exemplo de curva num fermentador pressurizado.

Abs
 

Attachments

  • pressão.jpg
    pressão.jpg
    20.5 KB · Views: 30
Oi Pessoal,

Reformulei o equipamento.....

1) Troquei o tubo por um menor, desse modo a placa não fica "dançando" e não necessita mais colocar contrapeso pra balancear.

2) O equipamento agora acompanha bateria que é a Samsung INR18650-30Q.

3) Pra recarregar a bateria, é necessário um cabo USB-C, que não acompanha o equipamento.

4) O equipamento tá anunciado no Shopee: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794

5) Quem já adquiriu a versão anterior e quiser mudar o tubo, posso fornecer o novo tubo sem problemas, entre em contato pelo e-mail ([email protected]) pra combinarmos.

Abs
Renato Maia
Boa tarde Renato

Ele não vem calibrado, certo?
 
Fabricio,

A resposta é sim e não, explico.

SIM.... Dois pontos de inclinação são inicialmente necessários, 25+-1 graus em água pura (FG 1.000) e ângulo horizontal 90+-1 graus. Depois de montá-lo eu faço um shakedown nele, garantindo que ele saia dentro desses dois parâmetros 25 e 90 graus. Principalmente o de 25 graus que exige ajustes mecânicos.

NÃO.... Antes de utilizar o equipamento, primeiramente você deve escolher o aplicativo que vai ler os dados fornecidos pelo ispindel. Esse aplicativo vai fornecer alguns parâmetros que devem ser inseridos no setup do ispindel pra haver sincronização de dados. Vai precisar configurar a sua wifi.

O próximo passo é você levantar a curva de calibração, isso é feito uma única vez, desde que você não movimente a placa eletrônica dentro do tubo. Ela entra bem justa, pra que não se mova, a menos que seja feita de forma intencional. Desse modo você não terá que refazer a calibragem a cada brassagem, mas somente a recarrega da bateria. O processo em si consiste em fazer uma diluição controlada de açúcar em água.

Em tese colocando X gramas de açúcar na água vai produzir uma densidade Y, mas na prática nem sempre bate o valor, principalmente porque é difícil medir exatamente o volume de água, então o que é feito pra saber? Mede-se se a densidade dessa calda com um densímetro ou refratômetro. Em seguida insere o tubo nela e mede a inclinação, esses dados (FG e inclinação) são colocados numa planilha que vai gerar a equação que vai converter inclinação em FG.

Se eu fizer essa etapa, ele vai sair calibrado de acordo com meus instrumentos de medida e não com os seus e isso pode apresentar divergência de valores quando você comparar os dados fornecidos pelo ispindel com o obtido pelo seu densímetro/refratômetro. Pra que eu te enviasse calibrado, tanto o meu instrumento como o seu deveriam passar por um processo de aferição pelo Inmetro e isso é bem caro de se fazer, por isso essa etapa deve ser feita pelo usuário com seus instrumentos de medição pra que os dados sejam precisos.

Desculpe a loooonga resposta.

O link de venda dele no shopee é: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794

Abs
 
Last edited:
Fabricio,

A resposta é sim e não, explico.

SIM.... Dois pontos de inclinação são inicialmente necessários, 25+-1 graus em água pura (FG 1.000) e ângulo horizontal 90+-1 graus. Depois de montá-lo eu faço um shakedown nele, garantindo que ele saia dentro desses dois parâmetros 25 e 90 graus. Principalmente o de 25 graus que exige ajustes mecânicos.

NÃO.... Antes de utilizar o equipamento, primeiramente você deve escolher o aplicativo que vai ler os dados fornecidos pelo ispindel. Esse aplicativo vai fornecer alguns parâmetros que devem ser inseridos no setup do ispindel pra haver sincronização de dados. Vai precisar configurar a sua wifi.

O próximo passo é você levantar a curva de calibração, isso é feito uma única vez, desde que você não movimente a placa eletrônica dentro do tubo. Ela entra bem justa, pra que não se mova, a menos que seja feita de forma intencional. Desse modo você não terá que refazer a calibragem a cada brassagem, mas somente a recarrega da bateria. O processo em si consiste em fazer uma diluição controlada de açúcar em água.

Em tese colocando X gramas de açúcar na água vai produzir uma densidade Y, mas na prática nem sempre bate o valor, principalmente porque é difícil medir exatamente o volume de água, então o que é feito pra saber? Mede-se se a densidade dessa calda com um densímetro ou refratômetro. Em seguida insere o tubo nela e mede a inclinação, esses dados (FG e inclinação) são colocados numa planilha que vai gerar a equação que vai converter inclinação em FG.

Se eu fizer essa etapa, ele vai sair calibrado de acordo com meus instrumentos de medida e não com os seus e isso pode apresentar divergência de valores quando você comparar os dados fornecidos pelo ispindel com o obtido pelo seu densímetro/refratômetro. Pra que eu te enviasse calibrado, tanto o meu instrumento como o seu deveriam passar por um processo de aferição pelo Inmetro e isso é bem caro de se fazer, por isso essa etapa deve ser feita pelo usuário com seus instrumentos de medição pra que os dados sejam precisos.

Desculpe a loooonga resposta.

O link de venda dele no shopee é: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794

Abs
Excelente a resposta, consegui conectar ele no Brewfather, porém não fiz a calibração da FG, quando terminar essa leva eu faço a calibragem. Obrigado pela explicação. Já comprei o equipamento e ele é muito bem construído, parabéns.
Uma dúvida a carga total da bateria é de quanto? Na leitura que ele envia estava e 4.02
 
Excelente a resposta, consegui conectar ele no Brewfather, porém não fiz a calibração da FG, quando terminar essa leva eu faço a calibragem. Obrigado pela explicação. Já comprei o equipamento e ele é muito bem construído, parabéns.
Uma dúvida a carga total da bateria é de quanto? Na leitura que ele envia estava e 4.02
Outra dúvida, consigo acessar o iSpíndel após configura-lo para se conectar a minha rede wifi? Ou precisarei dar o reset?
 
Excelente a resposta, consegui conectar ele no Brewfather, porém não fiz a calibração da FG, quando terminar essa leva eu faço a calibragem. Obrigado pela explicação. Já comprei o equipamento e ele é muito bem construído, parabéns.
Uma dúvida a carga total da bateria é de quanto? Na leitura que ele envia estava e 4.02

Tenho carregado essas Samsung e elas têm atingido um valor máximo entre 4,20V - 4,24V. Eu já fiz fermentação enviando dados a cada 15min e 7 dias, no final ela estava com 3,45V.
 
Back
Top