Panela INOX Atacado Vitoria - Vale a pena?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Comprei duas chegam quinta. É outro tipo de aço, 216 eu acho. Vou fazer uma braumeister clone.
 
O tipo de aço é 201, o mais recomendado é o 304. Não tenho certeza das diferenças mas pesquisaria antes de investir essa grana toda, de repente uma panela de alumínio é melhor e sai bem mais barato. Não joga dinheiro fora.
 
Cara. .. É panela. .. dificilmente seria comercializada se fosse problema. Não é a melhor. Mas ninguém vai buscar Mapa com panela Dy. O pessoal de SC usa. E o inox sempre será melhor que alumínio para limpar pela porosidade.
 
Bom Dia Galera

Achei um site para panela Inox, gostaria de compartilhar pois achei barato, mas gosaria de saber se alguem ja comprou com eles e se realmente a panela é boa e vale a pena, se alguem puder ajudar agradeço.

http://produto.mercadolivre.com.br/...o-de-inox-cerveja-artesanal-45-lt-c-tampa-_JM

sds

Ivisson Thurler

Comprei esta panela e a espessura por exemplo deve ser no máximo 0,80 mm e o vendedor diz que é 1,50 mm.
Outro problema são as alças. A fixação não é com solda e acho que não suportaria o peso da panela cheia (a minha é a nº 45).
 
Cara. .. É panela. .. dificilmente seria comercializada se fosse problema. Não é a melhor. Mas ninguém vai buscar Mapa com panela Dy. O pessoal de SC usa. E o inox sempre será melhor que alumínio para limpar pela porosidade.

Que eu saiba o inox só é melhor pra limpar porque da pra usar certos produtos que o alumínio não aguenta. No caso de um cervejeiro caseiro a limpeza provavelmente vai ser no braço com detergente e esponja, então não vejo como isso é vantagem.

Em um tanque de milhares de litros faz sentido, mas em uma panela que leva uns 5 minutos pra lavar não vejo essa vantagem.

Inox é mais durável e um bom investimento, mas isso o 304, como disse não sei o 201 e recomendo a pesquisa. O alumínio também tem suas vantagens.
 
André o alumínio é mais áspero. O inox é mais fácil limpar mesmo sem soda.
 
André o alumínio é mais áspero. O inox é mais fácil limpar mesmo sem soda.

Entendo, pode até ser, mas já usei/limpei um barril de inox que usava como panela e também panelas de alumínio(de 49l e 62l) e não percebi diferença. Pra falar a verdade pelo peso do barril ele é até mais difícil de limpar por ser mais difícil de manusear.

Ou seja, se tem dificuldade de limpeza maior, é negligível, pelo menos na escala homebrew.
 
Essas panelas possuem emendas de solda no fundo ou da lateral? Alguém tem fotos das que compraram? Pelo ML aparenta ter emendas.
 
Eu tenho uma dessas. Não vale a pena. A limpeza do inox pode ser mais eficiente, mas não mais rápido nem mais fácil, como alguém disse acima, na escala homebrew. E o alumínio tem uma grande vantagem, ele conduz calor melhor que o inox. Como essa Panela não tem fundo triplo, como as boas panelas de inox, com aquela camada de alumínio por dentro, o calor fica todo concentrado onde a há contato com a chama. No final da fervura, no fundo da panela, por dentro, VC vê exatamente as marcas dos bicos do fogareiro. Nas de alumínio, o calor se espalha de modo homogêneo por todo o fundo da panela. Além disso, o acabamento delas é péssimo. Soldas mal feitas na lateral e no fundo, solda da alça que não dá confiança, e aço muito fino. Hoje só tenho usado a minha para esquentar água do mash.
Recomendo mais um barril de 50 litros aberto.
 
Tem duas emendas. Uma lateral (para formar o cilindro) e outra para juntar o fundo. Tenho uma de 30 l. Para uso com resistência não vejo problema. Achei um link interessante comparando os dois aços :
http://www.stainlesssteelblog.com/2012/11/304-vs-201-stainless-steel.html

Para mim é o melhor custo benefício além de poder limpar com soda, o que facilita em caso de panelas elétricas e fixas.

Leandro
 
@BenedictusBeer Valeu pelo relato, me ajudou a decidir pela outra panela que achei na cidade vizinha, Americana. Ela não tem emendas. Custa um pouco mais mas é inox 304 e o vendedor me enviou as fotos e gostei delas, acabei indo buscar essa semana e só hoje tive tempo para dar uma atualizada aqui. Ficou em R$ 619 mas com a alta do dólar já subir para mais de R$ 800.

Essa minha é de 71L, 45x45xm. É inox 304 e diz ter esp. 1,2 mm e fundo com 3mm, fiquei na dúvida sobre o fundo, mas quando furar para colocar a resistência e conexões vou tirar a limpo.

Vou usar em sistema com resistência, clone da braumeister + ardbir, então não devo ter esse problema com o fundo + chamas.

Segue as fotos da minha, tem link nelas para ver ampliado, o funil dentro foi para ter foco e ver o canto arredondado.



 
Eu tenho uma dessas. Não vale a pena. A limpeza do inox pode ser mais eficiente, mas não mais rápido nem mais fácil, como alguém disse acima, na escala homebrew. E o alumínio tem uma grande vantagem, ele conduz calor melhor que o inox. Como essa Panela não tem fundo triplo, como as boas panelas de inox, com aquela camada de alumínio por dentro, o calor fica todo concentrado onde a há contato com a chama. No final da fervura, no fundo da panela, por dentro, VC vê exatamente as marcas dos bicos do fogareiro. Nas de alumínio, o calor se espalha de modo homogêneo por todo o fundo da panela. Além disso, o acabamento delas é péssimo. Soldas mal feitas na lateral e no fundo, solda da alça que não dá confiança, e aço muito fino. Hoje só tenho usado a minha para esquentar água do mash.
Recomendo mais um barril de 50 litros aberto.

o vendedor informa fundo triplo:

Tipo do fundo = Fundo duplo ( INOX+Alumínio+INOX) - O alumínio não tem contato com a cerveja.
 
Tem duas emendas. Uma lateral (para formar o cilindro) e outra para juntar o fundo. Tenho uma de 30 l. Para uso com resistência não vejo problema. Achei um link interessante comparando os dois aços :
http://www.stainlesssteelblog.com/2012/11/304-vs-201-stainless-steel.html

Para mim é o melhor custo benefício além de poder limpar com soda, o que facilita em caso de panelas elétricas e fixas.

Leandro

bom link... fala ali que o 201 é inclusive mais usado em alimentos.
 
@BenedictusBeer Valeu pelo relato, me ajudou a decidir pela outra panela que achei na cidade vizinha, Americana. Ela não tem emendas. Custa um pouco mais mas é inox 304 e o vendedor me enviou as fotos e gostei delas, acabei indo buscar essa semana e só hoje tive tempo para dar uma atualizada aqui. Ficou em R$ 619 mas com a alta do dólar já subir para mais de R$ 800.

Essa minha é de 71L, 45x45xm. É inox 304 e diz ter esp. 1,2 mm e fundo com 3mm, fiquei na dúvida sobre o fundo, mas quando furar para colocar a resistência e conexões vou tirar a limpo.

Vou usar em sistema com resistência, clone da braumeister + ardbir, então não devo ter esse problema com o fundo + chamas.

Segue as fotos da minha, tem link nelas para ver ampliado, o funil dentro foi para ter foco e ver o canto arredondado.




Dumpa,

Estou para comprar uma identica à sua, queria saber o que voce achou dela? É realment inox 304, e o que tenho mais interesse em saber, ela é escovada? Onde ela é fabricada?
 
Dumpa,

Estou para comprar uma identica à sua, queria saber o que voce achou dela? É realment inox 304, e o que tenho mais interesse em saber, ela é escovada? Onde ela é fabricada?

Não sei lhe dizer se é 304, ela não pega imã isso fiz o teste. Mas acho que ela não tem a espessura que o vendedor anuncia, no anúncio no ML ele coloca:

Espessura do Corpo:1.2mm
Espessura inferior: 3 mm

Esse fundo de 3mm acho que é a mesma espessura do corpo, 1.2mm. Ela é só escovada no lado externo. Eu gostei dela, mas ainda não usei pois não terminei o projeto da single vessel.
 
Não sei lhe dizer se é 304, ela não pega imã isso fiz o teste. Mas acho que ela não tem a espessura que o vendedor anuncia, no anúncio no ML ele coloca:

Espessura do Corpo:1.2mm
Espessura inferior: 3 mm

Esse fundo de 3mm acho que é a mesma espessura do corpo, 1.2mm. Ela é só escovada no lado externo. Eu gostei dela, mas ainda não usei pois não terminei o projeto da single vessel.

Dumpa, você tem o contato de quem você adquiriu esta panela? Valeu!
 

Latest posts

Back
Top