Opiniões muit bem-vindas - FGB Tourbillion - Imperial Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gluizcosta

Member
Joined
Sep 4, 2015
Messages
6
Reaction score
0
Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês e ouvir sugestões, sobre essa receita que vou separar 10L, para maturar em barril de carvalho que envelheceu rum.

Batch Size: 20.00 l Style: Imperial Stout (20C)
Boil Size: 24.84 l
Color: 74.4 EBC
Bitterness: 93.0 IBUs
Mash: 120min 65 graus
Boil Time: 90 min
Aeração do mosto: 30min (pedra difusora de aquario)
Est OG: 1.121 (28.0° P)
Mash Profile: Single Infusion, Medium Body, No Mash Out
Est FG: 1.015 SG (3.9° P)
ABV: 14.2%
Fermentação: 21 graus

35.00 l Petrópolis Paulista Water
4.00 kg Pale Malt (2 Row) Bel (8.0 EBC) 45%
500.0 g Carafa I (900.0 EBC) 5,6%
500.0 g Oats, Flaked (4.0 EBC) 5,6%
500.0 g Smoked Malt (7.0 EBC) 5,6%
250.0 g Caramel/Crystal Malt - 80L (150.0 EBC) 2,8%
200.0 g Carared (39.4 EBC) 2,2%
163.0 g Caramel/Crystal Malt - 10L (19.7 EBC) 1,8%
2.00 kg Extra Light Dry Extract (5.9 EBC) 22,4%
800.0 g Dememera Sugar (3.9 EBC) 9&
37.5 g Columbus (Tomahawk) [16.1%] - Boil 60 min
37.5 g Columbus (Tomahawk) [16.1%] - Boil 30 min
12.5 g Motueka [6.7%] - Boil 30 min
12.5 g Hallertauer Hersbrucker [1.9%] - Boil 30 min
18.5 g Goldings, East Kent [3.6%] - Boil 30 min
1.00 Whirlfloc Tablet (Boil 15 min)
0.28 g Servomyces (Boil 10 min)
12.5 g Motueka [6.7%] - Boil 5 min
12.5 g Hallertauer Hersbrucker [1.9%] - Boil 5 min
18.5 g Goldings, East Kent [3.6%] - Boil 5 min
4 pkgs Safale American (DCL/Fermentis #US-05) Yeast
1 pkgs Red Star Ale (Red Star #-) Yeast

1 - Estou considerando o demerara e o extrato de malte, porque seria humanamente impossível colocar tanto malte na minha humilde panela de 22L que uso pro mash.

2 - Segundo o tips&tricks da Fermentis o US-05 "aguenta" até 9,5% ABV, por isso o Red Star no final da primária. O que acham?

3 - Quanto tempo vocês aguardariam após a primária para transferir do fermentador para o barril?

Obrigado desde já,

Guilherme
 
Cara, tua receita esta legal, a ceva vai ficar boa. Mas eu te daria algumas dicas tipo:
a) Esse monte de malte diferente cara isso cara daquilo, escolhe um que mais te agrade e fica com ele, claro que se tu tem esse monte de malte picado em casa faz bem em utiliza-los. A quantidade de malte torrado tá legal.
b) Lupulagem - os IBUs estão ok, porém estas adições tardias não me parecem fazer sentido, tua cerveja vai ter tanto alcool e será maturada por um período longo, não se faz necessário essas adições pois não conseguirás perceber seus efeitos. Eu faria 2 ou no máximo 3 adições de lúpulos (60-30-15).
c) Mash a 65º, percebe-se tua intenção de deixar a cerveja alcoolica, porém a 65 tu pode perder um corpo precioso para uma RIS, que PRECISA ser bem encorpada. Eu não deixaria de fazer a 68º.
d) fermentação, com a quantidade de fermento (US-05) que você irá utilizar é bem possível de conseguir uma atenuação maior que os 9,5%, eu já fiz cerveja com 12% só no US-05 sem grandes dificuldades. Quanto ao tempo, fica tranquilo, não bota tempo fixo vai acompanhando. Pode levar 1 mes ou 2/3 semanas. Não te apresse.
e) Barril de carvalho de 10L pega um perfil de madeira super rápido, fica esperto pra não estragar tua ceva. Experimente a ceva com frequência, eu diria que em pouco dias você já vai ter um resultado bem legal.

Abraço.
 
Pedro, muito obrigado pela ajuda!!
a) acertou na lata, to fazendo uma limpa no armário.
b) concordo, muito investimento em aroma para tanta maturação...
c) obrigado
d) bom saber! e pressa não está na receita dessa, pode ter certeza.
e) to ligado que vou ter que ficar esperto, mas na dúvida fiz 20L caso um blend se faça necessário...
Abraço
 
As RIS são cervejas muito escuras, não sei se com essa conta de malte você vai atingir a cor ideal. Para o torrado não ficar adstringente, eu colocaria mais uma boa dose de malte escuro sem moer durante a clarificação. Ajuda na cor sem passar gosto excessivo de torrado.
Também tiraria esse defumado do meio, nessa proporção ele não vai dar sabor ou aroma algum à sua cerveja.
Gosta de colocar nas minhas o chateu café e o malte chocolate também, ajuda a dar uma complexidade no sabor da cerveja.
 
Back
Top