OG Inicial de 1,080 e sem atividade no Air Lock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

camilagss

Well-Known Member
Joined
May 12, 2012
Messages
107
Reaction score
51
Location
Sao Paulo
Oi pessoal,

Depois de brassar algumas levas com amigos, ontem comecei a fazê-lo sozinha. A ideia é uma American Pale Ale com Single Hop de Cascade. Tinha um malte antigo que "ganhei" de um amigo e fiz uma brassagem ontem com essa receita:

Type: All Grain
Date: 13/04/14
Batch Size: 20l
Brewer: Camila Gadelha
Boil Size: 24l
Boil Time: 60 min

Amount Item Type % or IBU
6kg Pale Ale
1kg Abbey
48g Cascade [5.50%] (60 min) Hops 27.0 IBU
28g Cascade [5.50%] (15 min) Hops 27.0 IBU
28g Cascade [5.50%] (5 min) Hops 4.5 IBU
1 Pkgs Safale Ale Yeast (DCL Yeast #US-05) [Starter 50 ml] Yeast-Ale​

TALVEZ eu esteja só ansiosa, mas fiquei assustada pois o meu OG inicial deu 1,080. É normal isso? Qual é o normal pr'uma Pale Ale?

Outra coisa que tá me deixando meio desconfiada que fiz algo errado é que não tá rolando atividade no Air Lock.

Coloquei o fermento sem hidratar ontem, umas 21hs, direto no fermentador e agitei bem pouco. Hoje, às 9hs da manhã, ainda tava sem atividade.

Tô com medo. :confused:
 
Vamos lá eu sou bem novo por aqui e tento ajudar com o básico que eu sei.

Pelo que eu vejo, mais na teoria do que na experiencia para uma Pale Ale a OG inicial deve estar entre 1.0.43 e 1.0.56 e uma American Pale Ale 1.0.45 e 1.0.56. Qual a forma que você fez a medição? Agora na pratica vamos esperar o pessoal com mais experiencia relatar os casos rs.

Quanto a atividade no Air Lock as vezes é normal não ver atividade mesmo ou então pode ser o fermentador que não foi lacrado direito, o Guenther aqui do forum me explicou, aperta o fermentador de leve, se sair ar pelo Air Lock é pq o fermentador está bem lacrado...se não...você deve verificar como está.

Quanto a ativação, existe um post falando da importância sobre a ativação, mas tem fabricante que "diz" não ter importância em colocar direto. Eu fiz uma weiss sábado e coloquei direto também, mas não chacoalhei....Estou na tentativa e erro rs.

Como eu disse consigo ajudar mais na teoria (básica)....vamos aguardar a galera com experiencia se pronunciar.

Mas tenha certeza que melhor que uma Itaipava vai ficar kkkk :rockin:
 
Vamos lá eu sou bem novo por aqui e tento ajudar com o básico que eu sei.

Pelo que eu vejo mais na teoria do que na experiencia para uma Pale Ale a OG deve estar entre 1.0.43 e 1.0.56 e uma American Pale Ale 1.0.45 e 1.0.56. Você qual a forma que você fez a medição? Agora na pratica vamos esperar o pessoal com mais experiencia relatar os casos rs.

Quanto a atividade no Air Lock as vezes é normal não ver atividade mesmo ou então pode ser o fermentador que não foi lacrado direito, o Guenther aqui do forum me explicou, aperta o fermentador de leve, se sair ar pelo Air Lock é pq o fermentado está bem lacrado...se não...você deve verificar como está.

Quanto a ativação, existe um post falando da importância sobre a ativação, mas tem fabricante que "diz" não ter importância em colocar direto. Eu fiz uma weiss sábado e coloquei direto também, mas não chacoalhei....Estou na tentativa e erro rs.

Como eu disse consigo ajudar mais na teoria (basica)....vamos aguardar a galera com experiencia se pronunciar.

Mas tenha certeza que melhor que uma Itaipava vai ficar kkkk :rockin:

Opa, obrigada pela resposta. Eu tava calculando aqui e se eu chegar num OG final de 1.040 eu vou ter uns 5-6% de ABV. Isso me parece razoável haha. Mas não sei quanto a OG costuma cair e se é possível esperar que uma OG de 1.080 no mosto a 25C chegue a 1.040 após-fermentação. Alguém sabe responder?

Sobre o fermentador, eu tô com medo dele tá vazando mesmo. Vou dar uma olhada quando chegar em casa e ver se faço esse teste. Valeu pela ajuda. =D
 
Pela grande quantidade de malte que tu utilizou, e levando em consideração o teu batch (20l), é esperado essa OG alta mesmo.

A que temperatura está o mosto neste momento?

Pode ser o teu balde que está com má vedação também.

Eu sou um imã de baldes defeituosos, dos dois que comprei, ambos não vedam. Ou esses baldes da jaguar são uns lixos, ou eu fui muito sortudo.
 
Pela grande quantidade de malte que tu utilizou, e levando em consideração o teu batch (20l), é esperado essa OG alta mesmo.

A que temperatura está o mosto neste momento?

Pode ser o teu balde que está com má vedação também.

Eu sou um imã de baldes defeituosos, dos dois que comprei, ambos não vedam. Ou esses baldes da jaguar são uns lixos, ou eu fui muito sortudo.

O mosto tá a uns 22C nesse momento. Pode ser que o meu balde esteja com problema de vedação mesmo, ele é bem antigo (tem uns dois anos) e nunca foi muito bem tratado.

Se esse for o caso, tem algo que eu possa fazer pra melhorar essa vedação agora que a cerveja já tá lá dentro?
 
Como você mediu a densidade?

Quantos litros obtive?

Eu medi com densimetro, mesmo. No mosto já frio.

Eu ACHO que tá com uns 18-20ls, mas não tenho certeza. Coloquei 24l no pré-fervura. Meu balde fermentador não tem medição de volume, vou ter que improvar uma.
 
Realmente a densidade está muito alta para o estilo escolhido (Pale ale em geral tem menos de 1,060) mas errar na densidade é bem comum, principalmente nas primeiras brassagens.
Sete quilos para 20 litros é muito malte. Para cervejas deste tipo geralmente 1 kg de malte rende 4 litros de mosto.
Quanto à atividade no airlock, é comum levar mais de 12 horas para iniciar, principalmente quando a densidade é tão alta. É preciso dar tempo para que o fermento se adapte e comece seu trabalho. Não te preocupa muito com isto. Já vi cervejas que ficaram mais de 24 horas paradas (e não tinha problema de vedação). E até mesmo a vedação não chega a ser um problema grave. Existem cervejeiros que apenas colocam a tampa sobre o fermentador, não usando nem um tipo de dispositivo para alívio da pressão. Basta que haja algum isolamento da cerveja com o ambiente para reduzir a possibilidade de contaminação.
Toma cuidado com a temperatura. O ideal (pelo menos na minha opinião) é evitar temperaturas acima dos 20ºC no início da fermentação. Nesta fase (fermentação primária) quanto mais alta a temperatura, mais compostos indesejados são produzidos e consequentemente maior a quantidade de elementos que irão gerar os temidos "off flavours" na cerveja.
Como o Caio falou em relação à ativação do fermento, até mesmo fabricantes indicam o pitching direto mas, na minha experiência, hidratar o fermento seco dá melhores resultados do que isto.
Não te preocupa. Com certeza tua cerveja vai atenuar bastante. Se ficar muito alcoólica, troca o nome e diz que é uma IPA.
 
Realmente a densidade está muito alta para o estilo escolhido (Pale ale em geral tem menos de 1,060) mas errar na densidade é bem comum, principalmente nas primeiras brassagens.
Sete quilos para 20 litros é muito malte. Para cervejas deste tipo geralmente 1 kg de malte rende 4 litros de mosto.
Quanto à atividade no airlock, é comum levar mais de 12 horas para iniciar, principalmente quando a densidade é tão alta. É preciso dar tempo para que o fermento se adapte e comece seu trabalho. Não te preocupa muito com isto. Já vi cervejas que ficaram mais de 24 horas paradas (e não tinha problema de vedação). E até mesmo a vedação não chega a ser um problema grave. Existem cervejeiros que apenas colocam a tampa sobre o fermentador, não usando nem um tipo de dispositivo para alívio da pressão. Basta que haja algum isolamento da cerveja com o ambiente para reduzir a possibilidade de contaminação.
Toma cuidado com a temperatura. O ideal (pelo menos na minha opinião) é evitar temperaturas acima dos 20ºC no início da fermentação. Nesta fase (fermentação primária) quanto mais alta a temperatura, mais compostos indesejados são produzidos e consequentemente maior a quantidade de elementos que irão gerar os temidos "off flavours" na cerveja.
Como o Caio falou em relação à ativação do fermento, até mesmo fabricantes indicam o pitching direto mas, na minha experiência, hidratar o fermento seco dá melhores resultados do que isto.
Não te preocupa. Com certeza tua cerveja vai atenuar bastante. Se ficar muito alcoólica, troca o nome e diz que é uma IPA.

Como esse malte é antigo, eu fiquei com medo dele não converter muito bem e dai resolvi aumentar a quantidade haha. Eu não sei se isso faz muito sentido.

Sobre a temperatura do fermentador, é melhor deixar abaixo de 20C, então? Não sei se consigo arrumar um cantinho em casa que tenha essa temperatura e também não acho que consiga colocar o balde dentro da minha geladeira, mas vou tentar arrumar isso hoje de noite.

Obrigada pelas dicas. =D
 
Olá Camila,

É bastante comum haver um atraso pro início visível de atividade na fermentação, essa fase é conhecida tambem como lag phase. Uma maneira de vc atestar a atividade sem ser pelo airlock (caso esteja na duvida sobre o balde) é simplesmente abrir um pouquinho a tampa e espiar o mosto, se tiver atividade vc vai perceber, sobe uma espuma característica, mas isso não vai acontecer imediatamente, leva um tempo.

Outro fator que está contribuindo pra demora é a grande carga que vc botou sobre as leveduras. Não reidratar o fermento seco significa matar em torno de 50% das células, então procure sempre reidratar o fermento com água fervida e resfriada à temperatura ambiente e inocular de 10 a 15 minutos depois.

Sobre o controle de temperatura, é importante tentar controlar, principalmente pra não deixar que ela caia no final da fermentação, o que poderia deixar ela incompleta... Se não há a possibilidade de uma geladeira exclusiva, tem outros métodos, tipo camisa molhada e ventilador, imersão em água, lâmpada pra aquecer, etc...

Boa sorte!
Abraço
 
Back
Top