Motorizando moinho de malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Beleza, valeu. É que tô com um de 1/4, inclusive já falei bem dele aqui, mas tô achando meio fraco. Ele anda travando, principalmente com trigo.

Talvez um de 1/2 ou até mesmo 1cv tô pensando em por.

Abs
 
Para quem nao tem quem faça tantos estudos sobre motores e polias vai quebrando o galho com uma furadeira msm adaptada ao moinho kkkkkkk e rapidaoooo kkkk
20180523_132615.jpg
 
Para quem nao tem quem faça tantos estudos sobre motores e polias vai quebrando o galho com uma furadeira msm adaptada ao moinho kkkkkkk e rapidaoooo kkkk View attachment 120462
Apesar de não o ideal é o melhor que tem pois na mão perde-se muito tempo.Tenho usado uma aparufusadeira elétrica de 18V ( maior potente ) e tem dado resultado_O meu moinho não é o adequado mas como veio no kit que comprei de um amigo vou usando esse mesmo por enquanto.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
 
Para quem nao tem quem faça tantos estudos sobre motores e polias vai quebrando o galho com uma furadeira msm adaptada ao moinho kkkkkkk e rapidaoooo kkkk View attachment 120462

Fiz a mesma coisa com o meu, porém pus um parafuso de vaso sanitário (NOVO) kkkkk, direto no encaixe da trava que fixa a manivela original, ai encaixo a furadeira e aperto o mandril, dai não tem risco de empenar o parafuso. Ficou perfeito.
 

Attachments

  • Moedor.png
    Moedor.png
    233.1 KB · Views: 116
Sim Guenther, encosta. É um triturador de milho, então os sulcos são grandes e os dentes encostam no metal, de leve mas encostam. Preciso deixar a rotação quase proximo ou pouco acima do que seria na mão.
O ideal seria utilizar um motor de portão eletrônico, ou qualquer outro motor de torque. Estou montando um com o mesmo tipo de moinho.
 
Eu resolvi fazer um moinho de rolos com um cilindro de massa manual antigo da minha vó aqui. Mandei pro torno pra esticar o eixo do cilindro motor e colocar uma polia. Fiz um suporte com umas cantoneiras que eu tinha paradas aqui em casa, comprei dois metros de chapa de calha pra fazer a "lataria" e fui fazendo. Usei um motor de máquina de lavar de 1/4hp que eu tinha. As polias fazem uma redução pra aproximadamente 190 rpm. Até agora tá funcionando tudo até melhor do que o esperado.

O resultado foi isso aqui:
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-12-08 at 17.53.34.jpeg
    WhatsApp Image 2018-12-08 at 17.53.34.jpeg
    63.9 KB · Views: 37
Comprei meu moedor no modelo mais barato e depois adaptei um motor de tanquinho que tinha, as polias (calculadas para 200 rpm) e ficou bom demais. O interessante é que esses motores são fáceis de arranjar em desmontes por prêços irrisórios.. No meu caso, desmontei um tanquinho que ia pro lixo e aproveitei motor, suporte e uma polia. A polia maior tive que comprar e adaptar.
 

Attachments

  • WP_20171019_01_46_46_Pro.jpg
    WP_20171019_01_46_46_Pro.jpg
    62.8 KB · Views: 76
Onde vocês compram/mandam fazer as polias e como fazem para adaptar nesses moinhos de rolo?
 
Onde vocês compram/mandam fazer as polias e como fazem para adaptar nesses moinhos de rolo?
Muita coisa depende da sua imaginação e peças disponíveis. No meu caso, a polia maior fui obrigado a comprar do fabricante do moinho (Daddy Mills). A polia menor, do motor, foi feito por um mecânico daqui ( mantendo a relação aproximada de uns 200 rpm). Os suportes acoplados na estrutura são de madeira (pintada de preto) e o suporte metálico do motor, que acopla numa placa de madeira, eu tive sorte e mantive o que estava no tanquinho. Caiu como uma luva. Mas dá pra bolar várias artimanhas. Saiu bem mais barato caso comprasse pronto. Abraços. Qualquer dúvida estamos por aqui.........
 
Comprei meu moedor no modelo mais barato e depois adaptei um motor de tanquinho que tinha, as polias (calculadas para 200 rpm) e ficou bom demais. O interessante é que esses motores são fáceis de arranjar em desmontes por prêços irrisórios.. No meu caso, desmontei um tanquinho que ia pro lixo e aproveitei motor, suporte e uma polia. A polia maior tive que comprar e adaptar.


Amigo, como você prendeu essa roldana no eixo do moinho? Que peça é essa preta?

Eu tenho uma aqui que ficou um pouco folgada no eixo e acaba "correndo" e para de moer.
 
Last edited:
Amigo, como você prendeu essa roldana no eixo do minho? Que pessa é essa preta?

Eu tenho uma aqui que ficou um pouco folgada no eixo e acaba "correndo" e para de moer.
Acho que vc está falando da peça após o motor, ligada numa chapa preta de madeira. Essa peça faz parte do motor quando retirei-o do tanquinho. Fiquei com ela e acabou servindo certinho. Montei o moedor baseado numa correia número 18. Quando terminei percebi que estava folgada e coloquei a número 17 (comprimento menor), forçando um pouquinho só para colocá-la e deu certo. Não escorrega. Outra chapa preta de madeira fica intercalada entre as barras que vem no moinho e ela está ligada na outra chapa que segura o motor. O tipo de polia e o da correia devem ser correspondentes. Do mesmo tipo.
Continuo a disposição......... . Abraços.
 
Acho que vc está falando da peça após o motor, ligada numa chapa preta de madeira. Essa peça faz parte do motor quando retirei-o do tanquinho. Fiquei com ela e acabou servindo certinho. Montei o moedor baseado numa correia número 18. Quando terminei percebi que estava folgada e coloquei a número 17 (comprimento menor), forçando um pouquinho só para colocá-la e deu certo. Não escorrega. Outra chapa preta de madeira fica intercalada entre as barras que vem no moinho e ela está ligada na outra chapa que segura o motor. O tipo de polia e o da correia devem ser correspondentes. Do mesmo tipo.
Continuo a disposição......... . Abraços.

Estou falando dessa pecinha preta que marquei na imagem. Parece-me que ela serve para travar a roldana no eixo do moinho. Quando fui montar o meu moinho comprei a roldana e ela vem sem furo. Após fazer o furo, ele entra no eixo do moinho mas com a força do motor a roldana gira, mas não tem atrito o suficiente pra fazer o eixo girar junto, e "corre", sacou? Então a roldana gira com o motor, mas ela não faz os rolos do moinho girarem.
 

Attachments

  • moinho.jpg
    moinho.jpg
    94.1 KB · Views: 44
Procure polias em lojas especializadas em conserto de máquinas de lavar. Com sorte vc consegue encontrar duas polias que dê uma relação boa e eles sempre vão ter correias do tipo Poly V que são compatíveis com essas polias. Essas correias são muito boas no quesito tração porém tem a desvantagem de precisarem estar sempre muito bem esticadas, então é preciso levar isso em consideração e bolar um esticador pro suporte do motor.

Como a maioria também usa motor de tanquinho pra motorizar o moinho, os furos das polias já vêm num tamanho padronizado pros eixos dos motores.
 
Estou falando dessa pecinha preta que marquei na imagem. Parece-me que ela serve para travar a roldana no eixo do moinho. Quando fui montar o meu moinho comprei a roldana e ela vem sem furo. Após fazer o furo, ele entra no eixo do moinho mas com a força do motor a roldana gira, mas não tem atrito o suficiente pra fazer o eixo girar junto, e "corre", sacou? Então a roldana gira com o motor, mas ela não faz os rolos do moinho girarem.

Normalmente, em máquinas industriais, as polias são presas usando uma pecinha chamada chaveta. Outra opção é fazer um furo na polia para passar um parafuso que, quando vc apertar ele, a ponta do parafuso aperta contra o eixo e "espreme" o eixo contra um lado da polia, não deixando ela rodar.

No caso dele ali, me parece que no centro do eixo existe um furo com rosca e a peça preta que vc destacou é um parafuso que vai parafusado ali. O furo da polia tem o diâmetro do parafuso, não do eixo, e sendo assim só o parafuso passa por dentro dela e as costas da polia ficam escoradas no eixo. Quando vc aperta o parafuso, ele espreme a polia contra o eixo, dando tração pra ela.

Qualquer uma dessas opções é viável e qualquer torneiro mecânico pode fazer uma pra vc. Só chega pra ele com o eixo, com a polia e pede pra ele fazer uma trava.
 
Last edited:
Estou falando dessa pecinha preta que marquei na imagem. Parece-me que ela serve para travar a roldana no eixo do moinho. Quando fui montar o meu moinho comprei a roldana e ela vem sem furo. Após fazer o furo, ele entra no eixo do moinho mas com a força do motor a roldana gira, mas não tem atrito o suficiente pra fazer o eixo girar junto, e "corre", sacou? Então a roldana gira com o motor, mas ela não faz os rolos do moinho girarem.
Desculpe a demora em responder. Peça preta é um parafuso. Originalmente o moinho era manual e o parafuso prendia a manivela ao eixo do moinho. Um torneiro mecânico fez os ajustes das polias, tanto no motor quanto no moinho, e as travou. A do moinho travou com um parafuso externo. A do motor travou com uma gaxeta. O parafuso eu deixei lá.............. Abraços. Se der muita dor de cabeça talvez seja melhor comprar um motorizado. Tem muitos por aí com esse motor de tanquinho. As vezes compensa, se vc não for DIY..........
 
Eu fiz um com cilindro de pão faz uns 4 anos..
A idéia era fazer um moinho portátil, pois eu fazia brassagens em diversos lugares.

A princípio ele era na manivela, depois coloquei um motorzinho de máquina de lavar e travava bastante... e pra terminar eu acabei encontrando outro motor de maquina, mas era um pouco mais pesado embora fosse de 1/4HP também e aumentei a polia.. ficou bom demais...
Sobre as bases.. primeiro eu fiz com um MDF para funcionar com a manivela, quando eu decidi mudar para o motor fiz outra base de MDF que durou um bom tempo.. e agora eu arranjei um serralheiro que me fez uma base de metal e ficou TOP..

Nesse tópico tem um pouco da história dele e fotos de como ele era na manivela e a primeira base do motor.
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/motor-para-moinho.405696/

e segue a foto de como ele é agora.
 

Attachments

  • moinho.jpeg
    moinho.jpeg
    51 KB · Views: 42

Latest posts

Back
Top