Motorizando moinho de malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeanrft

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
19
Reaction score
5
Depois de moer muito malte no braço, e algumas tentativas de motorizar o moinho, agora deu certo.
Conseguimos moer 16,25 kg em apenas 7 minutos o que representa 2,32 kg / minuto e o mais importante se nenhum esforço.

Usando apenas as peças de um "tanquinho" de roupas velho.
Usei:
  • Motor 1/4cv 1650rpm;
  • Polia 60mm;
  • Polia 180mm;
  • Correia;
  • Chapa de alumínio (detalhe na 4ª foto); e
  • Viga com 40 mm de espessura.

2012-11-03_21-48-05_354.jpg

2012-11-03_08-23-51_541.jpg

2012-11-03_08-23-41_381.jpg

2012-11-03_08-24-45_57.jpg


Aqui tem um vídeo do funcionamento:
http://cervejaaindasemnome.blogspot.com.br/2012/11/motorizando-moinho-de-malte.html
 
Fala Cervejeiro!

Excelente, Jean! Tem muita gente fazendo isso com motor de maquina de lavar roupas. Tanto os motores antigos, que são mais robustos e fortes, quanto os mais novos, que são bem pequenos, dão conta. Já vi até motor de portão eletrônico.
Acho que o grande lance são as polias. Tem de ser grandes para que diminua a rotação do moinho. Isso porque - quem usa furadeira sabe - quanto mais rapido gira o moinho, mais triturado fica o malte, e isso é ruim, moagem fica fina, causa entupimento e etc...

Let's Brew!
 
Ao Jean, eu estava com um motor de tanquinho parado e pronto para começar a minha adaptação, eu ia fazer de um jeito bem mais complicado, mas ai vi seu post e resolvi copiar na cara dura o seu projeto, ficou ótimo e muito melhor do que o que eu ia fazer.

Parabéns e obrigado pela ajuda.
Lucas Gomes.
 
Legal Lucas que bom que foi útil.
Poste as suas idéias e feitos também.

[]'s
 
Eu coloquei um interruptor, só estou pensando agora em uma maneira boa de "colher" o malte na saída do moinho, com uma calha por exemplo. Assim que eu concluir eu coloco fotos, mas já adianto, ficou muito parecido com esse das fotos.

Estou quase para montar o meu equipamento para fazer o sparge (me esqueci o nome do equipamento, é sparge arm ? Não me lembro ).. Vou fazer com CPVC, alguém ai já fez e tem fotos e informações para passar?

Abraços,
Lucas Gomes.
 
Pessoal, se eu usar uma polia ainda maior, ajuda a forçar menos o motor? Eu tentei motorizar meu moinho, mas não deu certo. Fui no "zóiometro", mas tenho a impressão que a polia do motor (já vem nele) é de 60 mm e a que usei no moinho tem "só" o dobro do tamanho, em torno de 100 ou 120 mm. Vi na net alguns de até 300mm. Que me dizem?

Jean, já saquei na sua foto um fundo falso Professor Pardal tbm, como voce fez? Estou querendo adotar ele na minha vida tbm!

Abraços!
 
Com certeza com a polia maior forçará menos o motor.

Quanto ao fundo falso, não tem segredo, usei uma chapa de alumínio de 1 mm (eu acho) e fiz os furos de 2,5 mm com uns 10 mm de espaçamento.
 
Pessoal, se eu usar uma polia ainda maior, ajuda a forçar menos o motor? Eu tentei motorizar meu moinho, mas não deu certo. Fui no "zóiometro", mas tenho a impressão que a polia do motor (já vem nele) é de 60 mm e a que usei no moinho tem "só" o dobro do tamanho, em torno de 100 ou 120 mm. Vi na net alguns de até 300mm. Que me dizem?

Jean, já saquei na sua foto um fundo falso Professor Pardal tbm, como voce fez? Estou querendo adotar ele na minha vida tbm!

Abraços!


André, usei esta calculadora online pra calcular o meu sistema. Foi perfeito, consegui encontrar a polia maior de que precisava, e reduzi de 1650 rpm (tanquinho colormaq) pra 240 rpm. Assim que achar as fotos, posto-as

http://www.csgnetwork.com/pulleybeltcalc.html
 
Vou testar hoje senhores... vamos ver como fica.
 

Attachments

  • 2014-01-24 13.03.47.jpg
    2014-01-24 13.03.47.jpg
    29 KB · Views: 639
  • 2014-01-24 13.04.08.jpg
    2014-01-24 13.04.08.jpg
    31.5 KB · Views: 721
  • 2014-01-24 13.03.58.jpg
    2014-01-24 13.03.58.jpg
    46.9 KB · Views: 659
Não deu...a rotação ainda ficou muito alta, deu uma bela arregaçada nos dentes do rolo...vou colocar mais um jogo de polias e reduzir ainda mais a rotação.
 
Você tem algumas opções:
1. Utilizar um inversor de frequência, e controlar a velocidade do motor sem perder o torque. Essa é a melhor, porém mais cara opção.
2. Trocar as polias - bem menor no motor e bem maior no moinho
3. Aproveitando as polias que já tem, adicionar outra redução antes de chegar ao moinho.
imagem8.jpg

4. comprar um motor de baixa rotação. São mais caros que os normais.
 
Você tem algumas opções:
1. Utilizar um inversor de frequência, e controlar a velocidade do motor sem perder o torque. Essa é a melhor, porém mais cara opção.
2. Trocar as polias - bem menor no motor e bem maior no moinho
3. Aproveitando as polias que já tem, adicionar outra redução antes de chegar ao moinho.
imagem8.jpg

4. comprar um motor de baixa rotação. São mais caros que os normais.
André, mas me diz uma coisa... como assim arregaçou os dentes? Eles se encostam ao natural, metal com metal?

Abraço,
 
Sim Guenther, encosta. É um triturador de milho, então os sulcos são grandes e os dentes encostam no metal, de leve mas encostam. Preciso deixar a rotação quase proximo ou pouco acima do que seria na mão.
 

Attachments

  • Triturador_de_Milho_Manual_Sim_2_21810_1.JPG
    Triturador_de_Milho_Manual_Sim_2_21810_1.JPG
    142.7 KB · Views: 567
Ah, entendi.... que pena. Num moinho de rolos normal não tem esse problema pois os rolos não se encostam.

Abraço,
 
Pois é...meu pai entrou pra cervejaria e ele detesta gambiarra. Tava começando a ficar irritado com tanta manobra pra moer o malte e foi pesquisar na internet e descobriu o moedor de rolos (eu não tinha comentado com ele).

Agora ele quer arrecadar fundos aqui pra comprar esse aqui: http://cervejadacasa.webstorelw.com.br/products/moedor-de-malte-motorizado

E até lá, vamos moendo na mão mesmo...50kg por mês. Academia pra quê né!

Abraços.
 
Pois é...meu pai entrou pra cervejaria e ele detesta gambiarra. Tava começando a ficar irritado com tanta manobra pra moer o malte e foi pesquisar na internet e descobriu o moedor de rolos (eu não tinha comentado com ele).

Agora ele quer arrecadar fundos aqui pra comprar esse aqui: http://cervejadacasa.webstorelw.com.br/products/moedor-de-malte-motorizado

E até lá, vamos moendo na mão mesmo...50kg por mês. Academia pra quê né!

Abraços.

Meu moinho também é deste de milho, tenho tido até alguns problemas com moagem, tenho pensado seriamente em comprar um de massa de pastel e fazer os sulcos no rolo, um amigo fez e ficou muito bom o resultado.
 
Cara, o meu consegui um ajuste que passando duas vezes fica perfeito, muito melhor que o de discos. Só que o trabalho de passar duas vezes manualmente né...
 
Meu moinho também é deste de milho, tenho tido até alguns problemas com moagem, tenho pensado seriamente em comprar um de massa de pastel e fazer os sulcos no rolo, um amigo fez e ficou muito bom o resultado.

Opa, eu estava pensando em fazer isto, também. Você sabe como ele fez os sulcos nos rolos? Acho que pode ser uma alternativa bem barata, perto.do valor dos moedores de rolos que vemos no mercado...
 
Opa, eu estava pensando em fazer isto, também. Você sabe como ele fez os sulcos nos rolos? Acho que pode ser uma alternativa bem barata, perto.do valor dos moedores de rolos que vemos no mercado...

Cara,

Pelo que recordo foi sulcos tipo frisos com uma chave de fenda mesmo. Fez na diagonal dos rolos. Segue uma fotos para verem como ficou.
 

Attachments

  • 20121118_104331.jpg
    20121118_104331.jpg
    34.3 KB · Views: 790
  • 20121118_104253.jpg
    20121118_104253.jpg
    31.9 KB · Views: 721
  • 20121118_104007.jpg
    20121118_104007.jpg
    40.4 KB · Views: 711
Olá pessoal, estou com uma duvida aqui, tenho um motorzinho sobrando e as furadeiras estragando entao decidi usar o motorzinho logo.

Porém me veio uma duvida aqui, estas polias são retas mesmo, não tem dentes nem nada? Se for, ela não roda em falso?

As polias e a correia saem baratos por uns 50 reais, correto?
 
Olá pessoal, estou com uma duvida aqui, tenho um motorzinho sobrando e as furadeiras estragando entao decidi usar o motorzinho logo.

Porém me veio uma duvida aqui, estas polias são retas mesmo, não tem dentes nem nada? Se for, ela não roda em falso?

As polias e a correia saem baratos por uns 50 reais, correto?

Eu adaptei no meu moinho de disco esta polia reta, sem dentes, roda em falso sim, mas isso não foi problema para mim, se eu não me engano é 40mm no motor e 200mm no moinho, com esta relação consegui algo e torno de 400rpm.
 
Pois é galera, eu tenho um 2 rolos da mec bier e uso ele ligado na furadeira. Ontem consegui fazer um belo estrago....

Me parece que a "engrenagem" que faz o segundo rolo rodar era bem sensível, com o calor/velocidade aqueceu e derreteu. Pergunta, aquele monster mil é de essa estrutura é de ferro?

Pretendo fazer uma motorização melhor, mas não quero ter esses tipos de surpresa...
 

Attachments

  • moinho2.jpg
    moinho2.jpg
    67.8 KB · Views: 536
Eu adaptei no meu moinho de disco esta polia reta, sem dentes, roda em falso sim, mas isso não foi problema para mim, se eu não me engano é 40mm no motor e 200mm no moinho, com esta relação consegui algo e torno de 400rpm.

Oi cara,

Eu tambem tive esse problema quando instalei motor, daí me falaram pra passar breu na correia. Peguei uma barra de breu (do violino hehehe) e toquei o motor com a correia esticada na barra, pra esquentar e distribuir bem, daí passou a funcionar.

Fica a dica aí pra quem tem a correia rodando em falso, ninguem merece aquele cheiro de borracha queimada.

Abraço!
 
A minha correia é em V, ou seja fica dentro de um sulco em cada polia, e por isso, acho, não gira em falso.

O cálculo do sistema de polias envolve a distância centro-centro entre as polias, a partir da qual é calculado o tamanho da correia. Tudo bem calculado, ela fica esticada, e não é pra girar em falso.
 
Muito bom o material.

O link que tinha colocado sobre a calculadora que usei estava com pau.

Entra em http://www.csgnetwork.com/ e digita na busca "pulley", é o primeiro link.

Cálculo direto, só entrar com as variáveis. Deu certinho.
 
Gustavo, eu gostaria de saber qual deve ser a velocidade que devo considerar para dimensionar o sistema. Calcular é relativamente simples de calcular, eu só não sei qual o critério ser considerado, quantos rpm devo considerar para dimensionar.
 
Um motor, normalmente tem 1750RPM, acredito que reduzindo a 1/4 dessa velocidade já esteja bastante bom. Ou seja, +ou- 400RPM
 
Qual a rotação ideal para o moinho?


Abaixo de 500 RPM, algumas pessoas falam que o ideal é 250.

Da uma olhada nesse video:
[ame]https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jalMvAdlS8E[/ame]

Isso são 190 RPMs
 
Gustavo, eu gostaria de saber qual deve ser a velocidade que devo considerar para dimensionar o sistema. Calcular é relativamente simples de calcular, eu só não sei qual o critério ser considerado, quantos rpm devo considerar para dimensionar.

É isso mesmo que disseram, que o ideal está entre 160 e 250. O meu ficou com uns 210. Abs
 
Boa tarde galera, a um tempo postei uma imagem do meu moedor motorizado. Fim de semana passado resolvi dar uma de marceneiro de fundo de quintal e fiz um suporte melhorzinho para o moedor. Só peço desculpas pelo amadorismo, pois pode ter algum marceneiro profissional cervejeiro por aqui... hehehe. Segue as imagens.
 

Attachments

  • IMG_0575.jpg
    IMG_0575.jpg
    32.5 KB · Views: 360
  • IMG_0584.jpg
    IMG_0584.jpg
    29.8 KB · Views: 349
  • IMG_0580.jpg
    IMG_0580.jpg
    26.4 KB · Views: 347
  • IMG_0579.jpg
    IMG_0579.jpg
    32.2 KB · Views: 354
  • IMG_0577.jpg
    IMG_0577.jpg
    33.6 KB · Views: 355
Back
Top