Motor para moinho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

trindade

Well-Known Member
Joined
Oct 11, 2013
Messages
308
Reaction score
74
Qual a melhor opção de motor para motorizar moinho de 3 rolos?
 
Boa pergunta....!!!

Eu mesmo fiz um moinho com um antigo cilindro de pão.. ficou bom e tá moendo bem... se quiserem posso postar umas fotos.

São 2 rolos que eu recartilhei e montei uma estrutura simples para transformar em moinho... na manivela funciona perfeitamente...
Eu mandei fazer uma peça para encaixar o mandril da furadeira para "motorizar" o moinho... antes os rolos estavam interligados por uma roda dentada e simplesmente travava a furadeira, era muita força para a furadeira... aí eu pensei em retirar a roda dentada e assim somente 1 rolo iria girar.. funciona no padrão quebra-galho.. precisaria de uma furadeira com mais torque ao invés de velocidade de rotação..

A dúvida é esse mesmo.. o que é melhor, comprar um motorzinho, comprar uma furadeira com mais torque ou comprar mais feijão??

Mas não queria ter que montar uma espécie de bancada para o moinho, queria que ele fosse meio que portátil também.
 
Boa pergunta....!!!

Eu mesmo fiz um moinho com um antigo cilindro de pão.. ficou bom e tá moendo bem... se quiserem posso postar umas fotos.
.

@AlexCorsato posta uma fotos ai pra galera ver teu projeto. Na casa da minha mãe talvez tenha um cilindro desses abandonado, já vai ter utilidade...
Valeu
 
Eu acho que um motor de máquina de lavar roupa dá conta. Os mais antigos costumam ser bem reforçados... e se consegue por um preço legal nessas lojas (ou pessoas) que consertam esses equipamentos.
 
A partir de 1/3 de HP já dá conta.

A questão mais importante nem é esse, e sim conseguir uma relação de polias que deixem o moinho funcionando com no máximo umas 400 RPM.
 
Apesar de eu achar desnecessário tente usar um motor de portão eletrônico. Só tome cuidado para que a moagem não fique fina demais
 
Ele era um cilindro de aluminio com uma base de madeira... Eu mandei num torneiro para recartilhar os cilindros e fazer umas peças extras para adaptar.. por exemplo fiz uma outra "base" na parte de cima, onde fica a regulagem, assim eu consegui fixar as madeiras dos dois lados para montar a estrutura...

outra peça que vai no lugar da manivela original para encaixar o mandril.. mas eu tenho opção, se não der certo com uma parafusadeira ou furadeira é só eu colocar a manivela e continuar a produção...

com essa estrutura é só colocar em cima da panela e pimba..
 

Attachments

  • IMG_2879.JPG
    IMG_2879.JPG
    105.3 KB · Views: 246
  • IMG_2963.JPG
    IMG_2963.JPG
    129.5 KB · Views: 221
  • IMG_2967.JPG
    IMG_2967.JPG
    131.7 KB · Views: 215
  • IMG_2971.JPG
    IMG_2971.JPG
    102.5 KB · Views: 220
  • IMG_2972.JPG
    IMG_2972.JPG
    128.5 KB · Views: 206
Que tipo de profissional eu procuro para mandar recartilhar os cilindros?

alguma indicação em Passo Fundo - RS?
 
Pessoal.. eu tentei colocar o motor de maquina de lavar.
minha idéia é fazer um moinho motorizado e ainda portátil.

nas fotos foi a primeira tentativa, mas depois eu dei um jeito para fazer uma regulagem da distância do motor.. enfim, o motor não aguenta o peso.. a regulagem funcionou, mas ele só consegue rodar se for colocando o malte de pouquinho, não roda se eu encher o coletor.

será que tem algum "engenheiro" no forum com ideias melhores que a minha?
hahahaha
 

Attachments

  • IMG_4425.JPG
    IMG_4425.JPG
    84.5 KB · Views: 147
  • IMG_4426.JPG
    IMG_4426.JPG
    85.4 KB · Views: 135
  • IMG_4427.JPG
    IMG_4427.JPG
    86.2 KB · Views: 147
  • IMG_4428.JPG
    IMG_4428.JPG
    71.4 KB · Views: 134
  • IMG_4429.JPG
    IMG_4429.JPG
    85.1 KB · Views: 149
Não sou engenheiro.

Gostei de sua iniciativa, legal msmo.
Falando de força o que poderia ser feito é aumentar
o diâmetro da polia no moedor, seria a mais eficaz, e também
diminuir no motor, mas por ser pequena mais difícil.

Não sei se é fácil de você conseguir essa mudança, mas essa relação
de tamanhos pode tornar seu projeto viável. Sendo mais barato que
gastar em um novo motor.

Nos mantenha informado, Valeu !
 
Não sou engenheiro.

Gostei de sua iniciativa, legal msmo.
Falando de força o que poderia ser feito é aumentar
o diâmetro da polia no moedor, seria a mais eficaz, e também
diminuir no motor, mas por ser pequena mais difícil.

Não sei se é fácil de você conseguir essa mudança, mas essa relação
de tamanhos pode tornar seu projeto viável. Sendo mais barato que
gastar em um novo motor.

Nos mantenha informado, Valeu !

Então uma polia maior vai dar mais torque e menos RPM no sistema?

Esse motor é 1/4 HP e eu comprei ele com a polia numa feira livre por uns 20 reais e fiz a adaptação.

ele é de 1750 RPM na polia motora e vai pra 416 RPM na polia movida.
Hora que coloca a carga de malte ele trava.. só funciona jogando malte aos poucos, então complica um pouco, mas mesmo assim é melhor que rodar na manivela... hahahaha

Mas a moagem fica perfeita, só esmaga o grão... nunca mais tive problemas de filtragem e estabilizou minha constância de eficiência da brassagem.
 
Poxa 20 conto...

Se achar outro me fala que pago o frete kkkkk,

Pelo visto falta pouco torque para você ter a moagem
contínua.

ainda quero ter um desses,

abraço,

Eduardo
 
Poxa 20 conto...

Se achar outro me fala que pago o frete kkkkk,

Pelo visto falta pouco torque para você ter a moagem
contínua.

ainda quero ter um desses,

abraço,

Eduardo

tem um maluco aqui que recolhe coisa velha, desmonta e vende o que dá pra aproveitar... ele tem uma carcaça de kombi na casa dele cheia de motor de maquina.
Ele retira as polias das maquinas de lavar também.
Eu vou tentar achar ele na feira no domingo por causa da polia, posso ver se tem algum motor.

Mas se você achar uma maquina de lavar quebrada, possivelmente o motor ainda funciona, tirando a possibilidade de queimar, é uma das peças mais resistentes de toda a maquina/tanquinho.
 
Troquei o motor, é 1/4 HP também, mas ele é um pouco maior e mais pesado..
Aumentei a polia também..
Rodou lindamente.. moagem perfeita e rápida.. e barata.. ehehehe
 

Latest posts

Back
Top