Manjericão.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoDagostim

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
89
Reaction score
7
Boa noite!
Alguém já usou manjericão na cerveja?Quantas gramas por litro? Estou fermentando uma witbier e estava pensando em colocar manjericão fresco na maturação, mas tenho medo de deixar muito forte.
Abraco!
 
Mature uma pequena porção (digamos 2 litros) em separado do resto, para você ter uma noção melhor de tempo e proporção para 'pegar' o gosto.

Eu comprei alguns growlers pra isso, mas nada te impede de usar garrafas pet.

Abraços,
 
Na minha wit, como desejava uma presença forte de manjericão, adicionei um maço da erva, daqueles que compramos no supermercado (50g) e vem numa embalagem de isopor com filme plástico, deixando no fermentador por 5 dias.

Antes, deixei de molho em hipoclorito diluído em água a 0,1% por 5 minutos para sanitizar, mas vc pode comprar sanitizante pronto para verduras, ou usar uma solução de 50% de vinagre de álcool e 50% de agua por 20 minutos.

O resultado foi um manjericão bem pungente; se deseja algo mais sutil, use a mesma quantidade por menos tempo (2 dias), ou 1/3 da quantidade por 5 dias.
 
Na minha wit, como desejava uma presença forte de manjericão, adicionei um maço da erva, daqueles que compramos no supermercado (50g) e vem numa embalagem de isopor com filme plástico, deixando no fermentador por 5 dias.

Antes, deixei de molho em hipoclorito diluído em água a 0,1% por 5 minutos para sanitizar, mas vc pode comprar sanitizante pronto para verduras, ou usar uma solução de 50% de vinagre de álcool e 50% de agua por 20 minutos.

O resultado foi um manjericão bem pungente; se deseja algo mais sutil, use a mesma quantidade por menos tempo (2 dias), ou 1/3 da quantidade por 5 dias.

50 gramas em uma leva de quantos litros?
 
Na minha wit, como desejava uma presença forte de manjericão, adicionei um maço da erva, daqueles que compramos no supermercado (50g) e vem numa embalagem de isopor com filme plástico, deixando no fermentador por 5 dias.

Antes, deixei de molho em hipoclorito diluído em água a 0,1% por 5 minutos para sanitizar, mas vc pode comprar sanitizante pronto para verduras, ou usar uma solução de 50% de vinagre de álcool e 50% de agua por 20 minutos.

O resultado foi um manjericão bem pungente; se deseja algo mais sutil, use a mesma quantidade por menos tempo (2 dias), ou 1/3 da quantidade por 5 dias.

Valeu pela dica!!! Para quantos litros isso ai?
Abraço.
 
Boa noite!
Alguém já usou manjericão na cerveja?Quantas gramas por litro? Estou fermentando uma witbier e estava pensando em colocar manjericão fresco na maturação, mas tenho medo de deixar muito forte.
Abraco!

Quem sabe, seja cara dura e peça dicas pro @leosewald, que participa aqui do fórum. Ele já fez vários posts interessantes, e seguido dá exemplos de técnicas que eles usam lá na Seasons, principalmente no tópico sobre dry hopping.

Num fórum como esse, com certeza perguntar não ofende!

Boa sorte, e nos mantenha informados!
 
Quem sabe, seja cara dura e peça dicas pro @leosewald, que participa aqui do fórum. Ele já fez vários posts interessantes, e seguido dá exemplos de técnicas que eles usam lá na Seasons, principalmente no tópico sobre dry hopping.

Num fórum como esse, com certeza perguntar não ofende!

Boa sorte, e nos mantenha informados!

Blza!Mandei uma msg para ele com o link do tópico, vamos ver se dah uma força.
Abraco!
 
Vou responder aqui pois o tópico pode ser de interesse de mais gente. Não hesitem em perguntar: às vezes eu posso demorar um pouquinho pra responder, mas eu sempre respondo. Na Seasons não tem segredos! :-D

Manjericão é um ingrediente complicado pois é bem forte, então é fácil de se passar nas medidas. Independente disso, vale muito a experimentação. Na Basilicow nós usamos 1,5g por litro na maturação. Tiramos apenas as folhas ruins, lavamos e sanitizamos. Maceração abre mais superfície de contato e tende a deixar ainda mais intenso o aroma, então cuidado. Eu recomendo brincar com as quantidades e variedades de manjericão pra ver qual a que vocês mais gostam.

Pra não prejudicar o CIP dos tanques, na produção nós usamos um hopbag grande, mas nos lotes homebrew nós normalmente largamos os maços de manjericão direto na maturação sem voal nem nada :-D

Espero ter ajudado.
 
Vou responder aqui pois o tópico pode ser de interesse de mais gente. Não hesitem em perguntar: às vezes eu posso demorar um pouquinho pra responder, mas eu sempre respondo. Na Seasons não tem segredos! :-D



Manjericão é um ingrediente complicado pois é bem forte, então é fácil de se passar nas medidas. Independente disso, vale muito a experimentação. Na Basilicow nós usamos 1,5g por litro na maturação. Tiramos apenas as folhas ruins, lavamos e sanitizamos. Maceração abre mais superfície de contato e tende a deixar ainda mais intenso o aroma, então cuidado. Eu recomendo brincar com as quantidades e variedades de manjericão pra ver qual a que vocês mais gostam.



Pra não prejudicar o CIP dos tanques, na produção nós usamos um hopbag grande, mas nos lotes homebrew nós normalmente largamos os maços de manjericão direto na maturação sem voal nem nada :-D



Espero ter ajudado.


Grato por compartilhar. Só fiquei em dúvida em uma coisa: quantos dias deixar maturando?
 
Vou responder aqui pois o tópico pode ser de interesse de mais gente. Não hesitem em perguntar: às vezes eu posso demorar um pouquinho pra responder, mas eu sempre respondo. Na Seasons não tem segredos! :-D

Manjericão é um ingrediente complicado pois é bem forte, então é fácil de se passar nas medidas. Independente disso, vale muito a experimentação. Na Basilicow nós usamos 1,5g por litro na maturação. Tiramos apenas as folhas ruins, lavamos e sanitizamos. Maceração abre mais superfície de contato e tende a deixar ainda mais intenso o aroma, então cuidado. Eu recomendo brincar com as quantidades e variedades de manjericão pra ver qual a que vocês mais gostam.

Pra não prejudicar o CIP dos tanques, na produção nós usamos um hopbag grande, mas nos lotes homebrew nós normalmente largamos os maços de manjericão direto na maturação sem voal nem nada :-D

Espero ter ajudado.

Bom demais ler seus posts, praticamente uma aula!

Eu tbm estava fazer uma cerveja com manjericão, porem uma IPA. E estudei um pouco sobre infusão em vodka, vocês já testaram esse método?
 
Sobre a infusão em vodka, pode ser uma técnica interessante para reduzir o tempo de contato. A vodka atua como um meio de extração, entao muito do manjericão será transferido para a bebida. Contudo, em função dessa transferencia de oleos essenciais delicados para um meio líquido, há uma maior chance de volatilização de alguns compostos, então o tempo dessa infusão irá influenciar o que permanecerá na cerveja. Não é errado nem certo, é apenas uma técnica diferente. Não chegamos a considerar o uso de essências aqui pois fomos pelo caminho do "quanto mais fresco o ingrediente, melhor", mas acho q vale o teste.

Tempo de maturação vai do gosto do freguês. Como falei antes, a forma como vai se trabalhar com as folhas fará diferença; macerar, triturar ou apenas lavar influenciará o tempo de contato, então vc pode experimentar e avaliar a técnica q funciona melhor para sua cerveja.

Também Vai ter alguma variação em função da quantidade de folhas versus a quantidade de galhos e coroas (as inflorescencias, galhos e a sumidade - base da flor - do manjericão tem muito óleo, logo a quantidade dessas partes da planta no processo irá influenciar o tempo de contato).

Tempos de contato na ordem de 2-3 dias já começam a mostrar resultados interessantes, sendo 7-8!dias um limite superior, mas vale a experimentação, pois vai depender do tipo de cerveja a ser feito, se irá realçar algum dos ingredientes ou se o objetivo é deixar o manjericão se tornar o protagonista. Assim como o dry hopping, não tem receita de bolo e isso torna a experimentação ainda mais interessante. [emoji3]
 
Fala pessoal,

Eu faço uma HopWeiss com Manjericão e o pessoal tem gostado bastante. Ficou aroma e sabor de Manjericão bem equilibrado.
Utilizo cerca de 3g/L de manjericão fresco macerado (apenas folhas) e adiciono à 5min da fervura.

Essa cerveja com pizza fica uma maravilha!!!
 
Fala pessoal,

Eu faço uma HopWeiss com Manjericão e o pessoal tem gostado bastante. Ficou aroma e sabor de Manjericão bem equilibrado.
Utilizo cerca de 3g/L de manjericão fresco macerado (apenas folhas) e adiciono à 5min da fervura.

Essa cerveja com pizza fica uma maravilha!!!

SHOW! Tem como dar a receita?
 
Segue a receita:

Leva para 50L
OG: 1047
IBU: 36
Cor: 9,7 EBC
ABV: 4,3%

5kg de Pilsen
5kg de Trigo
200g Caramunich II
100g Carahell
25g Hallertau Magnum (60')
50g Cascade (15')
50g Cascade (10')
50g Cascade (5')
10g Manjericão macerado (5')
50g Cascade (1')
2pcte WB-06

Rampas:
15' a 52°C
30' a 68°C
10' a 72°C
05' a 78°C (Mash out)
 
Segue a receita:

Leva para 50L
OG: 1047
IBU: 36
Cor: 9,7 EBC
ABV: 4,3%

5kg de Pilsen
5kg de Trigo
200g Caramunich II
100g Carahell
25g Hallertau Magnum (60')
50g Cascade (15')
50g Cascade (10')
50g Cascade (5')
10g Manjericão macerado (5')
50g Cascade (1')
2pcte WB-06

Rampas:
15' a 52°C
30' a 68°C
10' a 72°C
05' a 78°C (Mash out)

Bem exótica essa cerveja aí: Cascade, WB06 e manjericão.
 
Voltando ao assunto: coloquei 1,5 g/L na minha Saison, na maturação. O manjericão foi macerado. Com dois dias está do jeito que eu queria: presente e competindo com os outros aromas e sabores, sem predominar. Se pudesse deixava assim. Minha dúvida é se sendo colocado só na maturação não vai embora mais rápido que os outros aromas como os frutados da levedura, etc. Seria adequado deixar mais um pouco contando com isso ?
 
Se já está do jeito que vc queria, tá pronta! [emoji1]
@leosewald, você usa o manjericão das folhas pequenas? Eu conseguiu sementes do manjericão italiano que alguns chamam de basílico, será que muda muito na tentativa inicial?

Sds,

Fabiano da Mata

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk
 
@leosewald, você usa o manjericão das folhas pequenas? Eu conseguiu sementes do manjericão italiano que alguns chamam de basílico, será que muda muito na tentativa inicial?

Sds,

Fabiano da Mata

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk



Toda variedade de planta tem suas peculiaridades. O manjericão comum, por exemplo, é bem marcante no sabor, mas como tende a ter muitas flores (especialmente no verão), implica em mais trabalho na limpeza e separação, além de implicar em maiores perdas. Já o manjericão híbrido tem maior aproveitamento. Eu diria que é sempre bom experimentar pra conhecer os efeitos do ingrediente [emoji1]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@leosewald, você usa o manjericão das folhas pequenas? Eu conseguiu sementes do manjericão italiano que alguns chamam de basílico, será que muda muito na tentativa inicial?

Sds,

Fabiano da Mata

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk


Toda variedade de planta tem suas peculiaridades. O manjericão comum, por exemplo, é bem marcante no sabor, mas como tende a ter muitas flores (especialmente no verão), implica em mais trabalho na limpeza e separação, além de implicar em maiores perdas. Já o manjericão híbrido tem maior aproveitamento. Eu diria que é sempre bom experimentar pra conhecer os efeitos do ingrediente [emoji1]



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top