Mangueira atoxica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
O Palmer recomenda deixar as peças de latão de molho por 5 minutos em uma solução de duas partes de vinagre e uma de água oxigenada 3%.

Se a solução começar a ficar verde é porque o tempo de contato foi longo demais. Nesse caso, processo deverá ser refeito usando uma solução nova.

http://www.howtobrew.com/appendices/appendixB.html
 
O Palmer recomenda deixar as peças de latão de molho por 5 minutos em uma solução de duas partes de vinagre e uma de água oxigenada 3%.

Se a solução começar a ficar verde é porque o tempo de contato foi longo demais. Nesse caso, processo deverá ser refeito usando uma solução nova.

http://www.howtobrew.com/appendices/appendixB.html

Acho que 5 minutos acaba ultrapassando, normalmente...
Experienciei isso e comecei a seguir a recomendação que ele deu no brewstrong, de 1 a 2 minutos na mesma solução. Funcionou bem.
 
Acho que 5 minutos acaba ultrapassando, normalmente...
Experienciei isso e comecei a seguir a recomendação que ele deu no brewstrong, de 1 a 2 minutos na mesma solução. Funcionou bem.

Falando em líquido verde, agora ficou uma dúvida, no inicio da brassagem passo peracetico em toda linha, e a linha ( mangueiras e chiller de placas) fica com o peracetico o tempo todo até a hora de mandar pro fermentador. Quando chega essa parte descarto os primeiros litros e esse líquido sai do chiller esverdeado/azulado, seria isso normal ou seria prejudicial?
 
Falando em líquido verde, agora ficou uma dúvida, no inicio da brassagem passo peracetico em toda linha, e a linha ( mangueiras e chiller de placas) fica com o peracetico o tempo todo até a hora de mandar pro fermentador. Quando chega essa parte descarto os primeiros litros e esse líquido sai do chiller esverdeado/azulado, seria isso normal ou seria prejudicial?

O que exatamente vc está deixando em contato com peracético? O verde normalmente vem do cobre oxidado, os ácidos fazem isso com ele. Como tem cobre no latão, é isso que acontece, como estavamos discutindo... (vinagre + agua oxigenada = peracetico). Não deveria acontecer no chiller de placas já que supostamente se ele é brasado com cobre esse cobre não deveria entrar em contato com o líquido....

O óxido de cobre não é legal pra saude, é tóxico. Em níveis pequenos os compostos de cobre são metabolizados pela levedura, mas se vc levasse esse líquido verde pro fermentador provavelmente teria a contaminação, então sua prática de descartar o líquido verde é correta...

Abraço
 
O que exatamente vc está deixando em contato com peracético? O verde normalmente vem do cobre oxidado, os ácidos fazem isso com ele. Como tem cobre no latão, é isso que acontece, como estavamos discutindo... (vinagre + agua oxigenada = peracetico). Não deveria acontecer no chiller de placas já que supostamente se ele é brasado com cobre esse cobre não deveria entrar em contato com o líquido....

O óxido de cobre não é legal pra saude, é tóxico. Em níveis pequenos os compostos de cobre são metabolizados pela levedura, mas se vc levasse esse líquido verde pro fermentador provavelmente teria a contaminação, então sua prática de descartar o líquido verde é correta...

Abraço

Puts, que estranho, cheguei a imaginar que poderia ser cobre mas não imaginava de onde poderia ser pois o que fica em contato com o peracetico são apenas as mangueiras e o chiller de placas. As vezes passo soda do chiller, isso poderia danificar e expor o cobre?
 
Puts, que estranho, cheguei a imaginar que poderia ser cobre mas não imaginava de onde poderia ser pois o que fica em contato com o peracetico são apenas as mangueiras e o chiller de placas. As vezes passo soda do chiller, isso poderia danificar e expor o cobre?

Soda em contato com cobre não seria legal, mas em contato com o inox não tem problema.

E as conexões que vc usa, não são de latão nem nada, nem tem nehuma outra peça com cobre no caminho? Qual é o seu chiller de placas?
 
Soda em contato com cobre não seria legal, mas em contato com o inox não tem problema.

E as conexões que vc usa, não são de latão nem nada, nem tem nehuma outra peça com cobre no caminho? Qual é o seu chiller de placas?

Todas as conexões são em inox, nada em latão, é tudo em inox. Apenas o chiller que não tenho absoluta certeza. Meu chiller de placas é da impotherm (http://www.importherm.com.br/php/index.php?link=3&sub=2). E se não me engano no chiller está escrito e recomendado apenas não utilizar solução com amonia. Não sei o pq. haha. Possuem alguma experiencia com esse chiller da impotherm?
 
@Tiago e @paulo

Já que tocaram no assunto sobre latão, continuam achando seguro seu uso mesmo sem fazer esse procedimento com a mistura de vinagre e água oxigenada?

Acham que a lixiviação de chumbo seria significativa com o pH ácido? ou a concentração de chumbo que existe na liga metálica é insignificante?

Fiz a cotação das conexões para minha panela no indupril e deu 100 pilas só de válvula, espigão, etc.

:(
 
@Tiago e @paulo

Já que tocaram no assunto sobre latão, continuam achando seguro seu uso mesmo sem fazer esse procedimento com a mistura de vinagre e água oxigenada?

Acham que a lixiviação de chumbo seria significativa com o pH ácido? ou a concentração de chumbo que existe na liga metálica é insignificante?

Fiz a cotação das conexões para minha panela no indupril e deu 100 pilas só de válvula, espigão, etc.

:(

Não sei dizer. Mas o procedimento é tão simples que não se ganha nada por não fazê-lo.
 
@Tiago e @paulo

Já que tocaram no assunto sobre latão, continuam achando seguro seu uso mesmo sem fazer esse procedimento com a mistura de vinagre e água oxigenada?

Acham que a lixiviação de chumbo seria significativa com o pH ácido? ou a concentração de chumbo que existe na liga metálica é insignificante?

Fiz a cotação das conexões para minha panela no indupril e deu 100 pilas só de válvula, espigão, etc.

:(

É insignificante, de acordo com o próprio Palmer.
A composição varia de acordo com a liga também, tem algumas que nem sequer tem.
Mas nunca custa fazer.

Abraço
 
Retomando o tópico, numa loja de parafusos, vi um rolo de mangueira de silicone e perguntei ao vendedor para que servia e ele me disse que seria para combustível.
Ao toque parece idêntica às mangueiras que uso, mas são amareladas.
Ao custo de 3,5dilmas/metro, pergunto: Qual a diferença entre os silicones usados para uso alimentício e para outros fins?
 
Retomando o tópico, numa loja de parafusos, vi um rolo de mangueira de silicone e perguntei ao vendedor para que servia e ele me disse que seria para combustível.
Ao toque parece idêntica às mangueiras que uso, mas são amareladas.
Ao custo de 3,5dilmas/metro, pergunto: Qual a diferença entre os silicones usados para uso alimentício e para outros fins?

Luiz, acredito que seja o grau de pureza. Com certeza devem ter outros compostos nessa mangueira que diminuem o custo tornando-a inadequada ao uso com produtos alimentícios.
 
Então as mangueiras têm o mesmo princípio dos plásticos alimentícios. Não tinha pensado nisso antes. De qualquer forma, continuarei a comprar as mangueiras certas.
 
Exato. Na hora de comprar, é preciso usar 100% de silicone.

E se quiser ser mais ultra-neurótico ainda, pergunte se servem para uso em hospital... aí 95% dos vendedores não vão saber responder, e dos que sabem, alguns vão dizer que não dá, o que praticamente inviabiliza a compra.... ou seja, só tenha certeza de usar 100% silicone que já está bom.

Abraço,
 
Pessoal aproveitando o assunto do tópico, na última brassagem que eu fiz acabei utilizando uma mangueira cristal comum, não atóxica, para fazer a recirculação durante a mosturação, ou seja, a cerveja ficou em contato com a mangueira a ~70°C por cerca de uma hora. Após o término da etapa eu vi que a mangueira estava esbranquiçada, fiquei meio com o pé atrás, mas continuei todo o processo. Agora a breja está fermentando.

Gostaria de saber se existe um risco grande em tomar a cerveja, é melhor descartar ela, ou se eu posso tomar (leva de 20 L)? Sendo que a partir da próxima brassagem vou comprar as mangueiras de silicone conforme recomendado aqui no tópico.

Valeu pelas dicas!

Abraço
 
@MateusCampos

Tudo bem?

O problema é que esses compostos químicos que são lixiviados de plásticos não apropriados é uma incógnita. E pra piorar, nada disso tem efeito a curto prazo. Você não vai passar mal tomando essa breja, imediatamente.

Se não me engano essas mangueiras são de PVC certo? a quente..... e 1 hora!

Eu particularmente não tomaria essa breja!
 
No início, eu fiz umas duas brassagens com mangueira cristal mesmo e também ficam esbranquiçadas no primeiro uso. percebi um gosto de plástico na cerveja (que também pode ter sido pelo balde fermentador novo), mas a emoção e o sabor da cerveja eram maiores hehe - e não passei mal, nem ninguém que experimentou.

*usei por "necessidade" pois não encontrei na minha cidade e precisava esperar para comprar mais coisas juntas pela internet pois o frete aqui pro MT é doído - não recomendo de forma alguma!
 
Pessoal estou estudando qual mangueiras (Gás e líquido) comprar para meus post mix .


Minha dúvida é que no uso do post mix (Cornélius) em temperatura ambiente 27ºC, sei que servirei cervejas que precisam de uma carbonatação maior com 3,0 /3,5 volumes CO2, como as de Trigo, e então, segundo estudo deste post, em alguns casos para extração utilizarei pressões que podem chegar a 4 Kgf/CO2. (https://www.brewersfriend.com/keg-carbonation-calculator/)

Em casos como estes gostaria de saber, por gentileza, qual a mangueira seria mais adequada para Gás/líquido? A de Silicone daria conta, ou a cristal seria melhor?

Existe uma mangueira/tubo que é duro, que é utilizada para engates rápidos. Desculpe a falta de experiencia, Mas vale a pena ter engates rápidos em todas as conexões?

Utilizarei o equipamento junto com uma choppeira Memo , eventualmente em eventos cervejeiros e de família e amigos.

Creio que em minha válvula reguladora de pressão/Manômetro, esta mangueira, tipo tubo, mais duro, de engate rápido, não entre pois não é flexível, e ai, se eu estiver correto, só me sobraria as mangueiras cristal, trançada atóxica, silicone ou uma mangueira pneumática azul que achei na Lamas. Quais me recomendariam??

Obrigado desde já.

Abraço,

Daniel.
 
Existe uma mangueira/tubo que é duro, que é utilizada para engates rápidos. Desculpe a falta de experiencia, Mas vale a pena ter engates rápidos em todas as conexões?

Utilizarei o equipamento junto com uma choppeira Memo , eventualmente em eventos cervejeiros e de família e amigos.

Creio que em minha válvula reguladora de pressão/Manômetro, esta mangueira, tipo tubo, mais duro, de engate rápido, não entre pois não é flexível, e ai, se eu estiver correto, só me sobraria as mangueiras cristal, trançada atóxica, silicone ou uma mangueira pneumática azul que achei na Lamas. Quais me recomendariam??

Daniel,

Primeiro e mais importante: EVITE ressuscitar tópicos, este por exemplo tem 3 anos de inatividade. Nestes casos sempre opte por criar um novo tópico.

Segundo, já tem alguns tópicos sobre mangueiras para chopeira/kegerator aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408916
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411556
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411631

E, por fim, respondendo suas perguntas: sim, vale MUITO a pena usar o engate rápido nesse padrão com tubo mais rígido (DMfit, John Guest, tem vários nomes). E na saída do manômetro eu usei a própria conexão que usava na mangueira trançada (aquela "porca" que aperta a mangueira na conexão) com o tubo rígido e nunca tive problema.
 
Daniel,

Primeiro e mais importante: ........

Renato obrigado pelo esclarecimento.
Cheguei a pesquisar em alguns posts e estes que citou me auxiliaram muito. A única dúvida que ficou foi sobre a ligação no manômetro se entra justo, se é necessário aquece, porém isto é menos importante ante o esclarecimento sobre os tubos rígidos e os engates rápidos.

Obrigado,

Abraço,

Daniel.
 
A única dúvida que ficou foi sobre a ligação no manômetro se entra justo, se é necessário aquece, porém isto é menos importante ante o esclarecimento sobre os tubos rígidos e os engates rápidos.

Como o diâmetro interno é igual (1/4"), entrou certinho, sem fazer nada de mais. Para as linhas de gás eu uso também a mangueira trançada atóxica porque é o que eu já tinha antes. Os tubos com engate rápido são muito melhores mas se for algo para NÃO fixar desmontando as mangueiras com espigão também funcionam.
 
Back
Top