Mangueira atoxica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu vi vendendo essas trançadas https://www.malteecia.com.br/produtos/0041/Mangueiras Mas não fala se é atoxica

Como não? leia lá...

Loja Virtual > Equipamentos > Mangueiras
Equipamentos / Mangueiras
Mangueira Trançada Atóxica 1/4 - metro

Essas mangueiras trançadas são atóxicas sim, mas em temperatura ambiente, vc pode ver que tá escrito ali nelas "chopeira" é pra servir cerveja. Se o objetivo é comprar mangueiras pra brassagem, é mangueira de silicone que vc precisa.

Abraço
 
Sim, to falando na loja de ferramentas e materiais de construção que tem aqui perto, é parecido com ela, mas não tem nada escrito!
 
Na verdade o objetivo é encher as garrafas com o menor contato com o ar possível! Eu encontrei uma mangueira parecida com esta do site, com o mesmo valor e tudo, mas vendendo em loja de material de construção! E na mangueira da loja que vi não fala que é atóxica! Será que é?
 
Eu não arrisquei e comprei todas as minhas mangueiras para cerveja de silicone. Super fácil de limpar, não tem perigo se esquentar, inclusive uso elas para fazer a recirculação do mosto fervendo de boa. Recomendo o investimento, sem contar que dura uma vida toda.
 
Vende em loja de material de construção? Ou só em lojas de material para cerveja?
 
as minhas encontrei em loja de material industrial, onde vendem mangotes, rolamentos, correias e afins.
Pago 16 dilmas o metro. compre de silicone e seja um cervejeiro feliz que dorme tranquilo. :)
 
Vixe, eu comprei uma italiana, foi 130 o metro. Essas mangueiras de silicone aguentam pressão?
 
Vende em loja de material de construção? Ou só em lojas de material para cerveja?

Encontrar esse tipo de coisa é dificil em loja de material de construção.
Mangueira de silicone normalmente tem em lojas especializadas em borracha, ou mangueiras, ou até equipamento médico.
Se é pra envasar pode usar mangueira de PVC cristal atóxica. Essa vc encontra mais facilmente, em lojas de mangueiras ou de aquarismo.
 
Só por curiosidade, já me cobraram R$ 700,00 o metro de uma mangueira de silicone... hahaha só louco para comprar um negócio desses...
 
Só por curiosidade, já me cobraram R$ 700,00 o metro de uma mangueira de silicone... hahaha só louco para comprar um negócio desses...

R$700,00???? aonde isso? Uma vez quiseram me cobrar R$40,00 o metro da 1/2".
 
Foi até engraçado. Estava com o vendedor falando que era para fazer cerveja, que era hobbie e que precisava ser barato. Ele comentou "pode deixar, vou fazer um preço super em conta para você".

Quando chegou o preço foi isso ai...

Era uma empresa que vendia insumos farmacêuticos aqui na Av. Do Estado em São Paulo. O preço foi tão absurdo que eu deletei da memória, não lembro o nome da empresa...

Mas essa mangueira de silicone aguenta pressão?
 
Se não me engano usam mangueira de silicone em aquário, daria pra perguntar em lojas de aquarismo, mas não sei se o preço seria em conta.

Eu compro em uma ferragem grande que tem na cidade, essas lojas que tem de tudo, ferramentas, parafuso, etc. É muito barato, nem lembro o valor. Estou até desconfiando que não seja de silicone mesmo, como posso ter certeza? De silicone é sempre fosca? A minha é muito flexível mas totalmente transparente, poderia ser silicone?

Se for silicone, ainda assim não sei se é segura pra usar com alimento. Aí repito a pergunta do 007 hehe
Todas as mangueiras de silicone são atóxicas?
Creio que não, mas venho fingindo que sim e continuo usando. Às vezes ignorância é felicidade... alguém poderia acabar com a minha felicidade por favor? Prefiro fazer as coisas certas ;)

Valeu!
 
É muito simples: se vier gravado na mangueira que é atoxica, é!
o problema que é difícil e caro de encontrar em muitas cidades e ficamos querendo as de cristal sejam atoxicas, rsrs não adianta ir no papo do vendedor, tem que estar escrito na mangueira.
 
Obrigado Rohde! Acho que vou aposentar as minhas e comprar de silicone mesmo pela internet. Nem é tão caro e deve ser mais garantido. Tem no Lamas e WE que são de confiança :)
 
É muito simples: se vier gravado na mangueira que é atoxica, é!
o problema que é difícil e caro de encontrar em muitas cidades e ficamos querendo as de cristal sejam atoxicas, rsrs não adianta ir no papo do vendedor, tem que estar escrito na mangueira.

Cara, não é bem assim, isso é relativo, só uma parte da verdade.

Como o colega aqui quer usar no envase, qualquer mangueira atóxica poderia ser usada. Mas não é regra geral que toda mangueira classificada como atóxica seja atóxica para qualquer uso.

As mangueiras trançadas e as não-trançadas de PVC atóxico só o são pra uso em cerveja fria, se vc estiver usando elas na brassagem, já pode considerar que vc não está usando um plástico atoxico na sua cerveja.

Abraço
 
Mangueira de silicone, não aguenta muita pressão não, porque ela é flexível, com a pressão ela vai abrir.

E pelo que sei todas as mangueiras que são 100% silicone são atoxicas sim.
As minhas mangueiras não são transparentes não, ela são brancas meia foscas.

Paguei aqui em SP 20 reais o metro em uma casa que vende so mangueira e tubulação e estou feliz da vida, uso elas pra tudo.
 
To em dúvida qual tamanho comprar e como conectar ela na saída do mosto ou na saída do balde fermentador
 
To em dúvida qual tamanho comprar e como conectar ela na saída do mosto ou na saída do balde fermentador

Compre o tamanho certo... pras saídas de 3/8" compre mangueiras de diâmetro 3/8", pras de 1/2" diametro de 1/2". Se a medida for em milímetros basta fazer a conversão.

Abraço
 
Mangueira de silicone, não aguenta muita pressão não, porque ela é flexível, com a pressão ela vai abrir.

E pelo que sei todas as mangueiras que são 100% silicone são atoxicas sim.
As minhas mangueiras não são transparentes não, ela são brancas meia foscas.

Paguei aqui em SP 20 reais o metro em uma casa que vende so mangueira e tubulação e estou feliz da vida, uso elas pra tudo.
Mangueira de silicone não aguenta muita pressão? Só se estiver usando com parede absurdamente fina, pois eu uso silicone até pra CO² e já usei com 3 ou 4kg de pressão, é isso é uma GRANDE perssão.

Abraço,
 
Achei as mangueiras, vende numa loja chamada casa da borracha no centro do Rio de Janeiro, no largo de são Francisco!
 
Tambem uso mangueira de silicone na chopeira a gelo, ela tem paredes grossas.
Dá uma inchada mas nunca deu nada.
 
Gente, achei o conector 1/2" para a mangueira 1/2" que vai conectar na panela de brassagem, mas não achei nenhum conector para o balde de fermentação, só achei a mangueira 3/8" como conectar esta mangueira na saída do balde?
 
@manjunior007, pq quer conectar mangueira no fermentador?

Uso mangueira apenas nas panelas, para saída do fermentador, pode ser por sifão, envasador, a própria torneira dele, etc. Não vejo necessidade de conectar mangueiras na saída do fermentador.
 
Mangueira de silicone não aguenta muita pressão? Só se estiver usando com parede absurdamente fina, pois eu uso silicone até pra CO² e já usei com 3 ou 4kg de pressão, é isso é uma GRANDE perssão.

Abraço,

Desculpa Guenther, só que mangueiras que aguentam 4 kilos, são mangueiras de BAIXA pressão. Ou seja dependendo da aplicação mangueiras de silicone não tratadas para pressão vão estourar e rasgar.

só para constar 01bar equivale a 14,5 psi.

Mangueiras de Baixa Pressão de 0 a 300 PSI – media acima de 300 até 3000 PSI – Alta acima de 3000 psi podendo chegar a próximo de 7000 psi.

Abraços
 
Crazy, por favor...... não tenta responder uma coisa com a outra, ou tentar citar termos técnicos só pra tentar ter razão ou algo assim (10 segundos são suficientes pra saber essas informações com o Google ou Wikipedia). O fórum não tem esse intuito, de ver quem é melhor...... o intuito do fórum é compartilhar conhecimento, e que este conhecimento disseminado seja o mais correto possível. Tu mesmo NÃO falou que as de silicone são de BAIXA pressão no teu post... e agora vem querer falar sobre teoria de mangueiras de baixa e alta pressão? Tu falou exatamente o seguinte:

"Mangueira de silicone, não aguenta muita pressão não, porque ela é flexível, com a pressão ela vai abrir. "

Ou seja, pelo amor de Deus....... claramente o que essa tua frase deu a entender (até porque tu não citou nenhuma outra aplicação) é que tu estás falando de coisas relacionadas aos nossos usos cotidianos de cerveja e homebrewing, ou seja, bombear mosto de um lado pro outro, no máximo uso de CO².......... e se tu falou disso.... estás errado ao dizer que não aguentam pressão e vão abrir para esses usos, pois não vão.

Se tu estás falando em aplicações de 300 PSI, devia ter explicado melhor.

Agora, usar uma frase como a anterior, e depois tentar justificar falando de teoria de mangueiras de alta e baixa pressão...... por favor.

Abraço,
 
Last edited:
Acho que a referência do tópico foi mesmo à pressão média usada pra cerveja. Muito dificilmente se ultrapassa 4kgs/cm².... Independente da definição geral de alta ou baixa pressão, 4 quilos é uma pressão bem alta pra cerveja....

Eu só desconfiaria de usar mangueiras de silicone com parede muito fina em chopeira onde o barril esquenta e a pressão aumenta, por segurança optaria pelas de parede mais grossa.

Abraço
 
Sim, falei pressão dentro do ambiente cervejeiro. Tenho uma bomba de 1/2 cv e pretendo trocar pela de silicone.
 
Como alguém já postou aqui no forum, só toma cuidado porque se você for fazer carbonatação forçada com mangueira simples de silicone sem nenhum tratamento, você vai perder cerca de 30% do seu CO2.
 
Como alguém já postou aqui no forum, só toma cuidado porque se você for fazer carbonatação forçada com mangueira simples de silicone sem nenhum tratamento, você vai perder cerca de 30% do seu CO2.
Como assim?
 
Olha....... eu acho isso muuuuuito estranho, porque se tu olhar novamente o cara disse que trocou pra PVC.... mas PVC se olhar naquela tabela também é permeável, sendo que um modelo (reforçado por malha) é mais permeável que o silicone!

Eu já usei muito silicone pra tubulação de gás, inclusive deixando conectado no barril pra ir medindo a pressão por dias.. e nada... pressão estabilizada.

Outra coisa é a conta de 30%.... mas como assim 30%? Tipo, perde 30% e para de perder? Isso quer dizer que só perde CO² até uma determinada pressão? Qual pressão? Se é permeável a qualquer pressão, isso quer dizer que se eu deixar um barril conectado direto numa mangueira e um regulador, com o cilindro fechado, a pressão deveria cair até chegar a zero.

Resumindo, essa perda de 30% definitivamente não se aplica aos usos que já tive, mas vai saber. Talvez dependa do tipo de silicone, sei lá.

Abraço,
 
Que coisa interessante...

Bom, sei lá que diabo de unidade de medida é aquela ali: Permeability (approx)†
Units: {cc-mmsec-cm2-cm Hg } x 10-10

Mas é 10^-10... isso é 0,0000000001! seja do que for ali é bem pequeno... parece que tem segundos ali no meio, mas mesmo assim... 10^-10...
 
Gente, comprei este conector para a mangueira para a recirculação do mosto... Mas estou meio receoso de usar pois ele é dourado, a tinta pode descascar né?!?! Influencia em algo?
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1417552569548.jpg
    uploadfromtaptalk1417552569548.jpg
    132.9 KB · Views: 127

Latest posts

Back
Top