Loja para engates rápidos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmedeiros

Well-Known Member
Joined
Sep 22, 2014
Messages
137
Reaction score
24
Location
Campinas
Fala galera,

recentemente fui acertar as conexões para colocar a bomba de circulação e vi que os engates rápidos parecem ser bem interessante. Estou com dificuldades de encontrar os mesmos, talvez pq procuro pelas palavras erradas. Vocês podem indicar uma loja boa para isso? Eu tenho uma torneira de 1/2 e minha bomba usa mangueira de 3/4. Obrigado.
 
Fala galera,

recentemente fui acertar as conexões para colocar a bomba de circulação e vi que os engates rápidos parecem ser bem interessante. Estou com dificuldades de encontrar os mesmos, talvez pq procuro pelas palavras erradas. Vocês podem indicar uma loja boa para isso? Eu tenho uma torneira de 1/2 e minha bomba usa mangueira de 3/4. Obrigado.

Procure por engate de alavanca, Camlock
 
E os preços praticados poderiam ser compartilhados?

UV-B ACOPLADOR C/ROSCA MACHO BSP EM ALUMINIO 3/4" 9,15
UV-B ACOPLADOR C/ROSCA MACHO BSP 304 3/4" (75) 27,89
UV-E ADAPTADOR C/ESPIGAO EM ALUMINIO 3/4" 5,36
UV-E ADAPTADOR C/ESPIGAO 304 3/4" (75) 11,45

Essas são as conexões que cotei
 
Comprei as seguente conexões:

UV-F ADAPTADOR C/ROSCA MACHO BSPT 304 1/2" (50) R$14,01

UV-D ACOPLADOR C/ROSCA FEMEA BSP 304 1/2" (50) R$26,16

Faturamento acima de R$250,00!!!

La não tem o acoplador de 1/2 com espigão embutido, somente de 3/4 pra cima. Tive q pegar desse com rosca femea e vou por espigão de 1/2 a parte.

Procurem o Bira, ótimo vendedor!

Abraço.
 
Fiz extensa pesquisa sobre estes engates e desisti de compra-los...
Estes vendidos aqui no Brasil (acepil, engatec,...) ñ tem grau alimenticio.
Ou seja ñ são polidos internamente e, principalmente, a junta de vedação ñ sao feitas de material atóxicos como o silicone ou viton. São de "buna" ou outro material não aplicável na industria alimentícia.
Pode ser preciosismo meu, mas preferi ñ arriscar ( especialmente se vai passa liquido muito quente, ou solução de soda, acida ...)
Uso espigões de inox que foi feito no torno e aneis o'ring de silicone ou viton( eliminei luvas, veda rosca...)e abraçadeiras tipo borboleta.
Tem fotos num post que fala de bomba chugger...
La fora vc consegue engates melhores com bons preços, mas aqui ñ. Na loja da lamas teria, mas ta em falta faz mais de 6 meses...
Sinceramente, estes engates ñ trará maior desempenho no teu processo... Eu " desencanei"...
Abraço
Arnaldo
 
Confirmo o que o @Arnaldo disse acima quanto à vedação dos engates rápidos de alumínio da Acepil. Comprei alguns e para vedação utilizam uma borracha preta que não parece muito (ou nada) atóxica. Vou tentar substituir por um oring de silicone ou viton.
Sobre a utilidade dos engates, ainda não utilizei os que comprei, mas penso que depende do caso. Eu possuo apenas uma bomba, então vai ser útil para conectar e desconectar mais facilmente as mangueiras das panelas.
 
Fiz extensa pesquisa sobre estes engates e desisti de compra-los...
Estes vendidos aqui no Brasil (acepil, engatec,...) ñ tem grau alimenticio.
Ou seja ñ são polidos internamente e, principalmente, a junta de vedação ñ sao feitas de material atóxicos como o silicone ou viton. São de "buna" ou outro material não aplicável na industria alimentícia.
Pode ser preciosismo meu, mas preferi ñ arriscar ( especialmente se vai passa liquido muito quente, ou solução de soda, acida ...)
Uso espigões de inox que foi feito no torno e aneis o'ring de silicone ou viton( eliminei luvas, veda rosca...)e abraçadeiras tipo borboleta.
Tem fotos num post que fala de bomba chugger...
La fora vc consegue engates melhores com bons preços, mas aqui ñ. Na loja da lamas teria, mas ta em falta faz mais de 6 meses...
Sinceramente, estes engates ñ trará maior desempenho no teu processo... Eu " desencanei"...
Abraço
Arnaldo

Esses espigões, cotovelos, niples, etc, em inox que costumamos comprar não são conexões sanitárias (polidas internamente), somente conexões TC são.

Realmente, meus engates chegaram da Acepil e as juntas são de borracha comum, elas até tem cheiro de queimado. Fiz o seguinte, cortei anéis de um pedaço de mangueira de silicone de 3/4 que comprei na indupropil na mesma espessura da juntas originais, serviram como uma luva. Pronto, agora tenho meus engates com juntas atoxicas.
 
Fiz exatamente o mesmo... as juntas originais de borracha não aguentaram nem o primeiro teste que fiz no equipamento recirculando apenas água, no final as borrachas estavam se desintegrando.

Com os anéis de silicone tudo tranquilo.

Abraços
 
Os engates de vocês são de 1/2"? Tenho que comprar um anel de silicone específico pra substituir? Ele precisa ser do mesmo tamanho do anel de borracha?
 
Sim, de 1/2. Eu e o Bassani não compramos anel específico, pegamos a mangueira de silicone de 3/4 que vende na indupropil e cortamos em pedaços de 4mm, da certinho e sai muito mais barato, ela só é coisa de um 1mm mais larga.
 
No meu caso na Indupropil estava em falta, acabei achando na Rua Florêncio de Abreu em São Paulo...

Outra opção é você comprar no Aliexpress... (na época procurei mas não encontrei)
http://pt.aliexpress.com/store/prod...Grade-silicone-5-pcs/1017341_32313907539.html

As minhas ficaram assim:

6c7d254100aedf4b12b81e6a7f66c08a.jpg
 
Estou com o mesmo problema. Porém vi na WE as mangueiras de 3/4 possuem diâmetro externos de de 19 mm e as borrachas de vedação das camlocks são de 33mm aproximadamente. @Bassani não quer me vender 4 pedaços dessa sua mangueira?
 
Quem utiliza anéis de silicone pra isso poderia postar uma foto de como fica no engate? Obrigado.
 
Estou com o mesmo problema. Porém vi na WE as mangueiras de 3/4 possuem diâmetro externos de de 19 mm e as borrachas de vedação das camlocks são de 33mm aproximadamente. @Bassani não quer me vender 4 pedaços dessa sua mangueira?

Olá @leonerd,
Posso mandar pra ti mas meu equipamento fica no RS e atualmente estou em SP...
Devo ir no final do mês pra lá, me passa teu e-mail.

Abraços
 
Beleza @Bassani, vou te passar por MP. Mas a minha dúvida é que somente com essa mangueira de 3/4(olhando as dimensões dela na WE e na própria indupropil) não fecham com o diâmetro da arruela de vedação que vem junto com a camlock. Vou tentar passar na WE e verificar na pratica. Caso eu não tenha sucesso entro em contato com você. Obrigado pela sua disponibilização e boa vontade em ajudar. Valeu
 
Gostaria de agradecer a todas as respostas no tópico. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês:

Até o momento fiz algumas brassagens com os engates. Os anéis estão 100% (nenhum estragou nem ao menos derreteu) e o engate rápido tem sido muito útil nas brassagens.

Vou procurar um anel de silicone para usar de isolante, ou, fazer como o pessoal que usou mangueira de silicone.

Obrigado
 
Utilizei anéis de silicone no lugar das borrachas e funcionou perfeitamente. Achei que não ia vedar (porque os anéis são mais estreitos que as borrachas originais), mas deu tudo certo. Também agradeço pela ajuda.
 
Olá pessoal. Estou comprando os engates rápidos da Acepil. Perguntei a eles sobre o material de vedação utilizado e eles me responderam que é Buna-N e que é grau alimentício e resistente a altas temperaturas. Pesquisando na internet, descobri que existe Buna-N grau alimenticio (FDA) e também outra especificação de Buna-N que não é grau alimentício (assim como tb descobri que tem silicone alimentício e também o não alimentício). Enfim, poderiam compartilhar suas experiências? Alguém tem utilizado o engate sem trocar a vedação?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top