Kegerator

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leandro_Noel

Member
Joined
Jun 16, 2013
Messages
19
Reaction score
6
Algumas fotos do meu projeto, mais fotos em https://www.facebook.com/biernoel

Serão 4 torneiras (3 perlik, 1 stout)
Usei Cumaru de 4cm de espessura, que depois de "aparelhado" caiu para 3,5cm e 8cm de altura. R$105,00 todas as 5 peças. Com verniz e demais materiais saiu próximo de R$200.

Montagem prévia para ver se tudo se encaixaria no final:
10462794_696022893784463_4180960129709894946_n.jpg


Furos feitos e prontos para a segunda demão de verniz:
10534075_696022883784464_6114096653516702262_n.jpg


Peça pronta para ser colocada no freezer:
1601223_696022803784472_6055513765248115907_n.jpg


Parcialmente montado, falta uma torneira e a parte interna, além de acessórios como pingadeira, abridor de garrafas.
10487566_696021307117955_1583016818581836566_n.jpg
 
Bem legal cara, parabéns! Você preferiu botar a madeira ao invés de furar o freezer por alguma questão em especial?
 
Ta na minha lista de projetos tb.

Só que estou pensando em fazer isso em uma tampa só, vc chegou a pensar nisso?
 
Bem legal cara, parabéns! Você preferiu botar a madeira ao invés de furar o freezer por alguma questão em especial?

Fiz na madeira por não querer arriscar acertar a serpentina de refrigeração do freezer, além do que desta forma, se eu precisar reverter para um freezer normal de novo, seja pra vender ou para outro fim, fica bem tranquilo. Esse tipo de freezer horizontal tem gente que fura a tampa e coloca uma torre tipo naja, mas acho dessa forma mais "homebrewer".
A madeira também teve uma segunda vantagem. Eu uso esse freezer também para maturação e pude empilhar 2 galões, que sem a madeira me faltava uns 2cm na altura.


Ta na minha lista de projetos tb.

Só que estou pensando em fazer isso em uma tampa só, vc chegou a pensar nisso?

Pensei em fazer em uma porta sim, mas achei que esteticamente não iria ficar legal. Vou usá-lo para servir em um local que receberei convidados, então me preocupei mais com a estética. De qualquer forma em termos de custo acho que não mudaria muito. Fazer nas 2 portas também tem a mesma vantagem de poder colocar um balde também na parte que tem o motor do freezer.
 
Como vc fixou a madeira no freezer ?

Foi com silicone, bem simples de fazer.


Coloquei para funcionar com as 4 torneiras, keg e postmix. Chequei à conclusão de que reguladores secundários de pressão são extremamente importantes. Principalmente com a torneira de stout, a para PMs e keg a pressão de serviço também tem que ser diferente.
 
Como são esses reguladores secundáreos de pressão? To afim de algo parecido mas penso em usar torneira italiana.
 
Como são esses reguladores secundáreos de pressão? To afim de algo parecido mas penso em usar torneira italiana.

Seria alguma coisa parecida com esse que vende na morebeer http://morebeer.com/products/secondary-regulator-4.html?site_id=7

Andei pesquisando e existem uns aqui, mas os vendedores falam que a aplicação não é para CO2, acho que por conta da pressão, mas nem eles mesmo sabem informar, só falam que é para ar comprimido e não CO2.

Uma loja me atendeu e disse que poderia ser usado com CO2, desde que respeitada a pressão máxima de trabalho que seria de 150 PSI (http://www.comercialtokio.com.br/ec...7661_10722_REGULADORA-DE-PRESSAO-R-1-4-AR2000). Como a pressão máxima que uso no regulador principal é de 2kgf/cm2 (~28,5 PSI), seria bem tranquilo de usar. Mas é muito importante que o regulador principal esteja funcionando corretamente (mas isso para todas as aplicações).

Gosto sempre de deixar uma mensagem quando falo de gases comprimidos. O risco de ferimento e até morte existe portanto quem não tiver absoluta certeza do que esta fazendo, não faça e procure alguém qualificado.
 
Seria alguma coisa parecida com esse que vende na morebeer http://morebeer.com/products/secondary-regulator-4.html?site_id=7

Andei pesquisando e existem uns aqui, mas os vendedores falam que a aplicação não é para CO2, acho que por conta da pressão, mas nem eles mesmo sabem informar, só falam que é para ar comprimido e não CO2.

Uma loja me atendeu e disse que poderia ser usado com CO2, desde que respeitada a pressão máxima de trabalho que seria de 150 PSI (http://www.comercialtokio.com.br/ec...7661_10722_REGULADORA-DE-PRESSAO-R-1-4-AR2000). Como a pressão máxima que uso no regulador principal é de 2kgf/cm2 (~28,5 PSI), seria bem tranquilo de usar. Mas é muito importante que o regulador principal esteja funcionando corretamente (mas isso para todas as aplicações).

Gosto sempre de deixar uma mensagem quando falo de gases comprimidos. O risco de ferimento e até morte existe portanto quem não tiver absoluta certeza do que esta fazendo, não faça e procure alguém qualificado.

Poxa, tava mesmo procurando uns reguladores mais simples assim esses dias e não encontrei! Só procurei por CO2 tmb...

Bem legaizinhos esses aí, mas a escala deles é bem maior (o dobro) que o normal do CO2, será que rola um ajuste legal com eles?
 
Entendi. Você usaria acoplado ao regulador do cilindro, assim não precisa quebrar a pressão do barril quando for servir para não espumar muito né. Parece legal mesmo.
 
Poxa, tava mesmo procurando uns reguladores mais simples assim esses dias e não encontrei! Só procurei por CO2 tmb...

Bem legaizinhos esses aí, mas a escala deles é bem maior (o dobro) que o normal do CO2, será que rola um ajuste legal com eles?

Tiago, na verdade a unidade neste regulador é PSI e a que mais conhecemos é a kgf/cm2, essas unidades tem uma razão de aproximadamente 14:1. A pressão de serviço no meu kegerator deve ficar entre 0,5 e 1 kgf/cm2 (ou 7 e 14 PSI). Como ele é só secundário acredito que seja tranquilo regular a pressão de serviço.



Entendi. Você usaria acoplado ao regulador do cilindro, assim não precisa quebrar a pressão do barril quando for servir para não espumar muito né. Parece legal mesmo.

Isso biofa, eu tenho um regulador no cilindro que ficará em 2 kgf/cm2. Deste sai um tubo para dentro do freezer e é dividido em 4 para alimentar os 4 keg/PM. O regulador secundário vai ser instalado entre a divisão e os keg/PM.

O problema não é só espumar, mas também a torneira de stout que precisa de mais pressão e um eventual uso de um randal para dry hopping.
 
Leandro,

Colocar a madeira assim não prejudica a vedação do freezer? como vc resolveu isso na parte de baixo onde não tem borracha?
 
Leandro,

Colocar a madeira assim não prejudica a vedação do freezer? como vc resolveu isso na parte de baixo onde não tem borracha?


A madeira não é boa condutora térmica, então não se perde muito. A vedação é com silicone
 
Qual seria o tamanho da serra copo para fazer os furos das torneiras?

Não me lembro. Acho que levei o shank na loja de ferragens e selecionei a serra com mesmo diametro externo (importante ser extreno pq se for interno ao furar vai ficar frouxo)
 
Back
Top