IPA - Ajuda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Prezados, brassei esta IPA ontem...tive uma eficiência do capiroto (76%), mas não foi isso que me incomodou...senti um gosto de novalgina no mosto que me incomodou, mas não sei se isso pode ser uma combinação dos lúpulos que usei.

Além disso, procurei este off-flavor e ele é oriundo de sanitizantes a base de cloro, o que no meu caso acho bem difícil...aguardo a ajuda de vocês!

Mais uma vez, obrigado!

--------------------------------------------------------------------------------

HOME BREW RECIPE:
Title: ChèrrIPA v2
Author: Rod Fon

Brew Method: All Grain
Style Name: American IPA
Boil Time: 60 min
Batch Size: 28 liters (fermentor volume)
Boil Size: 30.5 liters
Boil Gravity: 1.065
Efficiency: 76% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.071
Final Gravity: 1.012
ABV (standard): 7.75%
IBU (tinseth): 50.56
SRM (morey): 7.84

FERMENTABLES:
0.25 kg - Belgian - Cara 45L (3%)
8 kg - Belgian - Pale Ale (97%)

HOPS:
50 g - Magnum, Type: Pellet, AA: 15, Use: First Wort, IBU: 32.38
12 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 20 min, IBU: 3.63
12 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 20 min, IBU: 5.7
12 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 10 min, IBU: 2.17
12 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Boil for 10 min, IBU: 3.1
12 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Boil for 5 min, IBU: 1.71
12 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 5 min, IBU: 1.88
14 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Dry Hop for 4 days
14 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Dry Hop for 4 days
20 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Dry Hop for 4 days
22 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Dry Hop for 4 days

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 65 C, Time: 60 min
2) Sparge, Temp: 75 C, Time: 10 min
Starting Mash Thickness: 3 L/kg

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05
Starter: Yes
Form: Dry
Attenuation (avg): 81%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 12.22 - 25 C
Fermentation Temp: 17 C
 
Gosto de novalgina ru senti na Amnésia da Mistura Clássica


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Relaxa e tire conclusões somente após a cerveja fermentada, maturada e carbonatada...

O mosto pronto nunca será tão bom, principalmente nas IPAs.
 
Mais um voto para não avaliar antes da cerveja pronta.

Só um coisa, tem algum motivo pra ter usando esse tanto de variedade de lúpulo ??
 
Eu queria usar cascade, centennial e citra pra aroma e gosto do magnum para amargor...alem disso, tenho azacca no congelador sobrando, mas to pensando em so usar cascade e citra no DH...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mais um voto para não avaliar antes da cerveja pronta.

Só um coisa, tem algum motivo pra ter usando esse tanto de variedade de lúpulo ??

Se bem combinados, pode-se utilizar até mais...não há uma regra

A Receita da Punk IPA da Brew Dog, se não me engano, usa uns 5 tipos de lúpulo...

Individualmente é muito mais fácil avaliar cada um...óbvio...mas se conhecer todos, sabendo mesclar, pode trazer uma complexidade bacana...

Se fosse minha primeira receita, partiria sempre do ponto de que menos é mais...

Pra IPA dá pra brincar muito com a lupulagem...
 
Fiz uma vez o FWH e usei o lúpulo de maio AA. Ficou muito amarga que tive que fazer outra sem lúpulo e diluir. Fui ver a teoria e falava pra utilizar até 30% da qtde total e com AA não tão altos. Vc usou mais da metade com um lúpulo de mais alta AA. Desmarque a opção de FWH e ponha mais minutos na fervura e veja quanto está. Talvez este gosto seja disso.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Fiz uma vez o FWH e usei o lúpulo de maio AA. Ficou muito amarga que tive que fazer outra sem lúpulo e diluir. Fui ver a teoria e falava pra utilizar até 30% da qtde total e com AA não tão altos. Vc usou mais da metade com um lúpulo de mais alta AA. Desmarque a opção de FWH e ponha mais minutos na fervura e veja quanto está. Talvez este gosto seja disso.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Bem, meu caro...já fiz essa receita por 05 vezes com variações praticamente somente nos lupulos de aroma...

Resolvi utilizar o FWH nesta receita de umas 02 levas pra cá e preferi infinitamente o resultado exatamente por ser um amargor mais 'soft' na minha percepção...

Vale lembrar que, em nenhuma das vezes, isto aconteceu...

Realmente, vou esperar para ver o resultado final e, se deus quiser, tudo dará certo! rs :mug::ban:
 
Bem, meu caro...já fiz essa receita por 05 vezes com variações praticamente somente nos lupulos de aroma...

Resolvi utilizar o FWH nesta receita de umas 02 levas pra cá e preferi infinitamente o resultado exatamente por ser um amargor mais 'soft' na minha percepção...

Vale lembrar que, em nenhuma das vezes, isto aconteceu...

Realmente, vou esperar para ver o resultado final e, se deus quiser, tudo dará certo! rs :mug::ban:

Pode ser que tenha experimentado um mosto com mais trub....

Depois de tudo decantado, muda muito
 
Back
Top