Iniciando post mix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Boa noite caros cervejeiros!

Estou iniciando no embarrilamento em post mix, já adquiri os equipamentos.


O equipamento é ball lock (conecotres e poppets) mas não consigo encaixá-los, tenho medo de quebrar colocando força. É assim mesmo? E como faz depois pra remover?


E em relação a limpeza e sanitização, desmonto ele por completo?
 
Boa noite caros cervejeiros!

Estou iniciando no embarrilamento em post mix, já adquiri os equipamentos.


O equipamento é ball lock (conecotres e poppets) mas não consigo encaixá-los, tenho medo de quebrar colocando força. É assim mesmo? E como faz depois pra remover?


E em relação a limpeza e sanitização, desmonto ele por completo?

Aqui já tem uma pequena ideia:
https://groups.google.com/forum/#!topic/bodebrown/sEorDI-mqCM


mas resumindo, o preto vai na saída da cerveja (black = beer ), o cinza que parece branco vai no gás (gray=gas). Se trocar até encaixa mas é horrível de tirar e pode quebrar.

Outra opção boa é lubrificar os orings com KY que é a base da água, facilita muito o encaixe.

E claro não esquece de puxar a alavanca de trava dos conectores.
 
Aqui já tem uma pequena ideia:
https://groups.google.com/forum/#!topic/bodebrown/sEorDI-mqCM


mas resumindo, o preto vai na saída da cerveja (black = beer ), o cinza que parece branco vai no gás (gray=gas). Se trocar até encaixa mas é horrível de tirar e pode quebrar.

Outra opção boa é lubrificar os orings com KY que é a base da água, facilita muito o encaixe.

E claro não esquece de puxar a alavanca de trava dos conectores.


A que alavanca se refere?
 
Vou contar uma experiência que tive pra alertar a galera.

Semana passada eu estraguei um conector de líquido. Coloquei ele por acidente no terminal de gás e foi terrível pra tirar depois. Depois de usar a força bruta sem resultados, desrosqueei o terminal inteiro e coloquei no freezer pra gelar. Daí botei direto numa xícara com água quente, de forma que o terminal ficou fora da água e o conector dentro. A ciência fez seu trabalho e eu consegui tirar, mas o conector já estava ralado por dentro, tive que comprar outro.
Se estivesse tudo lubrificado acho que não teria sido tão grave.

Lições aprendidas:
- Sempre lubrificar os conectores por dentro. Não apenas a vedação melhora, mas também fica muito mais fácil de tirar e colocar os conectores, as esferinhas giram melhor e aquele anel exterior sobe mais facilmente. Aliás, é fundamental lubrificar também as roscas dos terminais com o barril (daí usa um óleo comestível).
- Não apelar pra força bruta.
 
Durante o processo tenho que deixar o barril e cilindro na geladeira? Pretendo deixar o gás ligado sempre no nível desejado de carbonatação do estilo.

Posso utilizar termometro colado no post mix pra monitorar a temperatura da cerva ou não é necessario?
 
Durante o processo tenho que deixar o barril e cilindro na geladeira? Pretendo deixar o gás ligado sempre no nível desejado de carbonatação do estilo.

Posso utilizar termometro colado no post mix pra monitorar a temperatura da cerva ou não é necessario?

Não há a necessidade de manter o barril refrigerado pra carbonatar a cerveja.

Vale a boa prática de armazenamento da cerveja... na grande maioria dos casos é mais interessante deixar a cerveja refrigerada do que à temperatura ambiente, por causa da oxidação principalmente.

No entanto, lembre-se de ajustar a pressão de acordo com a média de temperatura em que o barril permanece. Quando digo média, vale tanto para a temperatura ambiente quanto para a geladeira. Isso significa que não é necessário manter o sensor grudado no barril, porque o controle exato da temperatura não é necessário nessa fase. Uma variação um pouco maior é tolerada.

Abraço
 
Amigo, quanto você pagou no seu postmix?
Ainda acho o kit postmix + cilindro + medidores de pressão muito caro, alguém aqui já deu sorte de comprar um usado e bom? Onde acharia algo assim?
 
Vou contar uma experiência que tive pra alertar a galera.

Semana passada eu estraguei um conector de líquido. Coloquei ele por acidente no terminal de gás e foi terrível pra tirar depois. Depois de usar a força bruta sem resultados, desrosqueei o terminal inteiro e coloquei no freezer pra gelar. Daí botei direto numa xícara com água quente, de forma que o terminal ficou fora da água e o conector dentro. A ciência fez seu trabalho e eu consegui tirar, mas o conector já estava ralado por dentro, tive que comprar outro.
Se estivesse tudo lubrificado acho que não teria sido tão grave.

Lições aprendidas:
- Sempre lubrificar os conectores por dentro. Não apenas a vedação melhora, mas também fica muito mais fácil de tirar e colocar os conectores, as esferinhas giram melhor e aquele anel exterior sobe mais facilmente. Aliás, é fundamental lubrificar também as roscas dos terminais com o barril (daí usa um óleo comestível).
- Não apelar pra força bruta.

Onde tu encontra o lubrificante dos conectores e o óleo comestível aqui em POA?
 
Onde tu encontra o lubrificante dos conectores e o óleo comestível aqui em POA?

Com óleo comestível eu me referia a azeite mesmo... soja, canola... são várias opções haha
Pra lubrificar os conectores, muita gente tem usado lubrificantes a base de água, tipo KY... isso se encontra em farmácia. Eu uso azeite mesmo. A parte das esferas e tal nem entra em contato com o líquido...

Abraço
Pedro
 
Amigo, quanto você pagou no seu postmix?
Ainda acho o kit postmix + cilindro + medidores de pressão muito caro, alguém aqui já deu sorte de comprar um usado e bom? Onde acharia algo assim?

Isso não tem muito a ver com o assunto do tópico. Seria melhor tu criar um tópico novo ou procurar tópicos que contem essas informações.
 
Mangueira pra gás, qual usar?

Dificuldades em conectar com o regulador de pressao...

Eu comprei uma trançada atóxica de diametro interno de 1/4'', mas a porca da saida do regulador nao entra por conta da expessura da mangueira... dá pra usar com uma abraçadeira somente (sem a porca) ou terei de arranjar outra mangueira?

Meu regulador é idêntico a esse:

valvula-reguladora-de-pressao-com-duas-saidas-com-manometro.jpg
 
eu usei apenas a mangueira trancada direto na siada do regulador apenas co bracadeira, ate hj nao tive problemas com o sistema de gas.
 
eu usei apenas a mangueira trancada direto na siada do regulador apenas co bracadeira, ate hj nao tive problemas com o sistema de gas.

Resolvido! Arranjei uma cristal fininha, ficou perfeito
 
Tenho um amigo cervejeiro que tambem usa essa fininha transparente e fica de boa..
 
Back
Top