• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Ingredientes brasileiros

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Ramosm79

Member
Afiliado
17/10/21
Bom dia amigos, gostaria de saber dos mais experientes em criação de receitas se teria possibilidade de encaixar alguma ingredientes brasileiros nós estilos de cerveja irish red Ale, e German pils, e que ingredientes poderiam ser utilizados.
Obrigado

GuilhermeAlmeida

Well-Known Member
Afiliado
9/1/19
Ingredientes brasileiros, tipo Aipim (mandioca, macaxeira e outros nomes)?
Bom, na minha opinião você precisa avaliar qual é o resultado que você quer, e usar um estilo base que possa "combinar" com tal ingrediente.
Pegar um estilo de cerveja e adicionar um adjunto qualquer não vai ficar legal. Eu usaria a percepção, como por exemplo, acho que o aipim combina com algo mais frutado, então apostaria em um grist de grãos mais neutros, e apostaria em um dry hopping com lúpulos aromáticos, ou o inverso, usaria um grist de grãos que pode trazer uma pegada mais maltada. Mas tudo isto é uma questão de percepção e de testes.

Ramosm79

Member
Afiliado
17/10/21
Isso, entendi, tentar estudar o estilo da cerveja e acrescentar algum ingrediente que possa agregar ao estilo

Alan Reginato

Active Member
Afiliado
18/4/22
Se for adicionar alguma coisa que vá fermentar e for amido, analisa a temp de gelatinização.

Se for adicionar alguma outra coisa com açúcares, pode ser direto no fermentador, mas tem de levar em conta a sanitização. Se for frutas, geralmente deixam pra secundária. Então se tiver algum outro microorganismo, ele fica em desvantagem para a levedura. Uma levedura de alta atenuação é até melhor, tipo Saison, pois deixa pouca coisa para o competidor fermentar. Ou dá uma fervida nela. Tem técnicas de utilização de frutas na fermentação pela internet. Pode fazer um suco e pasteurizar, bem rapidinho.

Se for colocar alguma coisa só pelo gosto, tipo guaraná, café, erva mate, aí faz uma infusão em álcool ou um chá e adiciona depois. Ou um negócio parecido com dry hopping.

Mauricio Bruzza

Well-Known Member
Afiliado
25/7/20
Cara, a princípio cerveja se faz com Malte, lúpulos e levedura. Malte e lúpulos brasileiros são os de qualidade bem inferiores, então o resultado será um produto de menor qualidade. Agora as leveduras da Levteck tem entregado uma qualidade bem boa para diversos estilos.

FVG1976

Member
Afiliado
1/9/19
Cara, a princípio cerveja se faz com Malte, lúpulos e levedura. Malte e lúpulos brasileiros são os de qualidade bem inferiores, então o resultado será um produto de menor qualidade. Agora as leveduras da Levteck tem entregado uma qualidade bem boa para diversos estilos.
Boa tarde, os lúpulos brasileiros estão cada vez melhores, apresentando excelentes resultados, comparáveis ou melhores que os importados. As variedades Comet, Crystal e Saaz por exemplo estão com resultados melhores que os importados.
Além disso frescor de um lúpulo colhido há poucas semanas não se compara há um lúpulo da safra de 2020 da Alemanha, por exemplo.
Sou produtor e convido os caros colegas a visitar nosso Instagram (o site estará no ar em breve) @IRAHOPS
Quem quiser provar o lúpulos cultivado no Brasil, me chama por lá!
Abc

thadeupenna

Well-Known Member
Afiliado
27/1/14
Além disso frescor de um lúpulo colhido há poucas semanas não se compara há um lúpulo da safra de 2020 da Alemanha, por exemplo.
Curioso para experimentar. Vão trabalhar com pellets ou só as flores?

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Maltes com cevada BR são ótimos tbm, inclusive estão sendo desenvolvidas cevadas especiais pra utilização em cerveja, alem de que o BR é um dos países com maior tecnologia agrícola do mundo. Questão de conversão eu tive melhores resultados com Agrária do que com Vikings.
Na questão dos lúpulos é a mesma coisa, vide oq os amigos estão falando. Eu já utilizei da Brava Terra que estava sensacional e estou com um cerveja recém finalizada que utiliza lúpulos da Hops Bulldog que fica aqui perto de Maringá - PR, espetáculo tbm.
Leveduras tbm já existem as BR, mas mesmo as gringas os laboratórios brasileiros estão mandando muito bem com elas, eu particularmente considero a Bio4 a melhor de todas, e existia a Dr. Yeast em SP que desenvolveu uma técnica diferente de armazenagem das leveduras só que a empresa fechou um contrato com uma cervejaria alemã (acho que foi cervejaria) e não pode mais vender pra mais ninguém.

Alan Reginato

Active Member
Afiliado
18/4/22
Me interessei pelos lúpulos nacionais, em pellet. Se forem pedir pela internet, vocês comprar por onde? Shopee, site, brewshop, direto do fabricante?

guidpereira

Well-Known Member
Afiliado
10/5/20
Me interessei pelos lúpulos nacionais, em pellet. Se forem pedir pela internet, vocês comprar por onde? Shopee, site, brewshop, direto do fabricante?
Já comprei tanto direto no site de fabricante (Hopstecker, que é de Holambra/SP, e vende em firmato plug) quanto por Shoppee (Bravaterra), acho que era na loja da Piquiri.

Eu sou fã incondicional do Comet dessas duas marcas e incentivo a todos que façam testes, porque os resultados sao supreendentes e, além disso, valorizamos nossos produtores e fazemos o nosso hobby e o setor crescer

FVG1976

Member
Afiliado
1/9/19
Já comprei tanto direto no site de fabricante (Hopstecker, que é de Holambra/SP, e vende em firmato plug) quanto por Shoppee (Bravaterra), acho que era na loja da Piquiri.

Eu sou fã incondicional do Comet dessas duas marcas e incentivo a todos que façam testes, porque os resultados sao supreendentes e, além disso, valorizamos nossos produtores e fazemos o nosso hobby e o setor crescer
Isso aí. O Comet aqui no Brasil tem surpreendido mesmo! Se adaptou muito bem ao nosso clima! Temos Comet saindo com 17% de a.a. e 4,15 ml de óleo na colheita (em flor). E o frescor que ele chega na cerveja é fantástico.
quem quiser provar os lupulos da IraHops, nos chama lá no Instagram (@irahops). Nosso Comet foi avaliado com melhor aroma na Copa Nacional de Lupulo de fevereiro. Nosso Chinook também foi campeão na categoria dele.
Mas recomendo testarem todos lúpulos que acharem por aqui. A qualidade tem surpreendido e estamos nos empenhando para melhorar cada vez mais! Seremos um grande país produtor de Lupulo em breve.

Afiliado
28/11/18
Em relacao ao Malte eu comprei o Raos de Holambra e tive uma pessima experiencia, alguem ja usou?

Luiz Machado

Active Member
Afiliado
20/5/21
Usei ano passado lupulos em Flor da Atlantica Hops e tive um resultado bem interessante numa session ipa.
Eles agora estao com peletizadora e encomendei esta semana Comet e Cascade para testes aqui numa IPA. Vou usar malte e lupulo nacionais, mas ainda a levedura importada e em breve pretendo tambem substituir a levedura para uma receita 100% nacional.

Excuse my french

Active Member
Afiliado
2/1/19
Tô com 200g de Centennial da Irahop e tô ansioso para usar numa APA. Tive um resultado decepcionante o ano passado com a Brava Terra com a qualidade do amargor mas não repeti a experiência par ter certeza se foi falha minha ou não.
Agora, fico agradavelmente surpreso ver que os produtores estão apostando em novas variedades, é muito promissor.

Maltes com cevada BR são ótimos tbm, inclusive estão sendo desenvolvidas cevadas especiais pra utilização em cerveja, alem de que o BR é um dos países com maior tecnologia agrícola do mundo. Questão de conversão eu tive melhores resultados com Agrária do que com Vikings.
Na questão dos lúpulos é a mesma coisa, vide oq os amigos estão falando. Eu já utilizei da Brava Terra que estava sensacional e estou com um cerveja recém finalizada que utiliza lúpulos da Hops Bulldog que fica aqui perto de Maringá - PR, espetáculo tbm.
Leveduras tbm já existem as BR, mas mesmo as gringas os laboratórios brasileiros estão mandando muito bem com elas, eu particularmente considero a Bio4 a melhor de todas, e existia a Dr. Yeast em SP que desenvolveu uma técnica diferente de armazenagem das leveduras só que a empresa fechou um contrato com uma cervejaria alemã (acho que foi cervejaria) e não pode mais vender pra mais ninguém.
Sobre a Dr.Yeast, são de Vila Velha ES. Atualmente eles trabalham somente com cervejarias. Achei a Smartyeast em São Paulo com um catalogo bem interessante. Devo experimentar os produtos deles esse mês.

FVG1976

Member
Afiliado
1/9/19
Tô com 200g de Centennial da Irahop e tô ansioso para usar numa APA. Tive um resultado decepcionante o ano passado com a Brava Terra com a qualidade do amargor mas não repeti a experiência par ter certeza se foi falha minha ou não.
Agora, fico agradavelmente surpreso ver que os produtores estão apostando em novas variedades, é muito promissor.

Sobre a Dr.Yeast, são de Vila Velha ES. Atualmente eles trabalham somente com cervejarias. Achei a Smartyeast em São Paulo com um catalogo bem interessante. Devo experimentar os produtos deles esse mês.
Legal! Depois nos conta o que achou! Tá pensando em usar o Centennial onde? No Dry Hop?

Pepe.Denis

Well-Known Member
Afiliado
30/7/20
Achei a Smartyeast em São Paulo com um catalogo bem interessante. Devo experimentar os produtos deles esse mês.
Ja usei a levedura da Smartyeast (Piracicaba-SP). Fiquei bem impressionado com o resultado de uma IPA.
Essa semana devo receber uma cepa de Neipa e uma de Lager. Espero que os resultados sejam tão bons, quanto o anterior.
As levedura deles são líquidas, já com nutrientes, e algumas cepas possuem a enzima para biotransformação (β-glucosidase).
Eles desenvolveram uma tecnologia, que permite que a levedura seja transportada por longos períodos, mesmo em temperatura ambiente, sem que seja prejudicada a viabilidade das células, portanto receber pelos correios não é um problema.

Já temos tudo para fazer uma boa cerveja, utilizando 100% de ingredientes nacionais. Cabe a optar por eles, ou não!