Heineken

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fisiowilliam

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
70
Reaction score
5
Das cervejas comercias no Brasil, heineken, Brahma, skol, bohemia, serra malte, antartica, itaipava... entre outras, qual seria a melhor?
Andei vendo os rótulos delas e a única que não possui o tal de "cereais não malteados", contendo apenas água, lúpulo e malte seria a heineken....ela seria a melhor das comerciais?
 
Acho que depende do que vc considera ser "melhor", é o sabor ? São os ingredientes ?

Algumas cervejas comerciais possuem cereais não maltados em sua composição e as considero saborosas, como a Stella Artois e a Quilmes.
 
Acho que a única comercial que não leva cereais não maltados em sua composição e a heineken. Mas em sabor, eu ainda prefiro a stella artois.
 
Acho que a única comercial que não leva cereais não maltados em sua composição e a heineken. Mas em sabor, eu ainda prefiro a stella artois.


Eu também. A Stella Artois é a minha "Skol".
 
Eu fico entre a Heineken e a Stella, se bem que a heineken tem um amagorzinho bommm!!
 
Aqui em Campinas tenho encontrado recentemente uma cerveja que está no mesmo preço das demais e é puro malte (pelo menos é o que indica o rótulo): Estrella Galicia.
 
Opa!
Bom qual a melhor não diria... Agora quanto a sabor prefiro a heineken. Mesmo com a garrafa verde entrada de luz ...
 
na minha opinião, dentre as comerciais, a heineken é o melhor custo x benefício e o melhor sabor, devido a qualidade nos ingredientes e no processo de produção.

em segundo lugar coloco a stella que, apesar de levar uma pequena quantia de cereais não maltados, também tem muita qualidade na produção e o sabor é bem legal - pra mim parece uma heineken mais leve.
 
na minha opinião, dentre as comerciais, a heineken é o melhor custo x benefício e o melhor sabor, devido a qualidade nos ingredientes e no processo de produção.

em segundo lugar coloco a stella que, apesar de levar uma pequena quantia de cereais não maltados, também tem muita qualidade na produção e o sabor é bem legal - pra mim parece uma heineken mais leve.

Concordo!!!
 
Já que o título do post é Heineken, queria falar sobre ela faz um tempo... Nos fóruns americanos o pessoal fala bem mal da Heineken, dizem que tem gosto de "gambá" por causa da luz, e alguns dizem que a da lata não tem esse sabor "ruim"... Aqui não se fala muito sobre isso, ao menos não achei muita informação.

Eu acho estranho porque realmente tem diferença entre a garrafa e a lata, mas as outras também tem diferença entre as apresentações. E no caso da Heineken a diferença não é muito maior que das outras. Eu não sei que gosto tem um gambá, mas se a lata e a garrafa tivessem um gambá de diferença acho que saberíamos.

Enfim, o que poderia diferenciar tanto a Heineken? Estou longe de ser um degustador, mas o "amarguinho" dela não parece muito vir do lúpulo. Parece ser algo meio picante até... Será que pode ser o fermento, as condições da fermentação, ou é o tal do gambá mesmo?
 
Estrela Galicia é muito boa.

Uma que eu gosto muito é a Bohemia Escura. Acho uma ótima cerveja, mesmo não sendo puro malte. A Bohemia clara já não consigo tomar.

Stella é legal. Heineken não rola... acho o skunky muito forte.
 
Já que o título do post é Heineken, queria falar sobre ela faz um tempo... Nos fóruns americanos o pessoal fala bem mal da Heineken, dizem que tem gosto de "gambá" por causa da luz, e alguns dizem que a da lata não tem esse sabor "ruim"... Aqui não se fala muito sobre isso, ao menos não achei muita informação.

Eu acho estranho porque realmente tem diferença entre a garrafa e a lata, mas as outras também tem diferença entre as apresentações. E no caso da Heineken a diferença não é muito maior que das outras. Eu não sei que gosto tem um gambá, mas se a lata e a garrafa tivessem um gambá de diferença acho que saberíamos.

Enfim, o que poderia diferenciar tanto a Heineken? Estou longe de ser um degustador, mas o "amarguinho" dela não parece muito vir do lúpulo. Parece ser algo meio picante até... Será que pode ser o fermento, as condições da fermentação, ou é o tal do gambá mesmo?

Opa!
O "gambá" é um off flavor que vem da reação da luz com componentes do lúpulo... Também nunca provei um gambá, mas já senti o cheiro... Se vc toma a heineken quente da para sentir um aroma bem leve que lembra esse cheiro, mas não chega a me incomodar, com certeza é bem diferente de lamber um gambá...
 
Opa!
O "gambá" é um off flavor que vem da reação da luz com componentes do lúpulo... Também nunca provei um gambá, mas já senti o cheiro... Se vc toma a heineken quente da para sentir um aroma bem leve que lembra esse cheiro, mas não chega a me incomodar, com certeza é bem diferente de lamber um gambá...

Obrigado LisboaPrates! Então como diz a "lenda" esse off-flavor seria proveniente da garrafa clara. Você já observou se esse off-flavor aparece na apresentação em lata? Se aparecer também poderia ser gerado intencionalmente durante o processo...

Será que tem algum outro fator que distingue o sabor das demais lagers puro malte?
 
Das comerciais, a Heineken é a que mais (ou única) me agrada. Se for do keg de 5l aí fica muito melhor já que vem direto da fonte na Holanda.
 
A única cerveja que compro em quantidade é Heineken mesmo...

Agora, gostaria de retirar meu comentário sobre a Bavaria Premium. Não sei se ela mudou ou se foi meu paladar. Estou tomando agora e dá pra perceber claramente a oxidação (papelão).

Por sinal, alguém sabe por que a maioria das cervejas nacionais de massa tem esse "adorável" sabor de papelão, apesar de ter antioxidante e estabilizante?? A Heineken não tem nenhum dos dois e é decente... e agora? :confused:
 
A única cerveja que compro em quantidade é Heineken mesmo...

Agora, gostaria de retirar meu comentário sobre a Bavaria Premium. Não sei se ela mudou ou se foi meu paladar. Estou tomando agora e dá pra perceber claramente a oxidação (papelão).

Por sinal, alguém sabe por que a maioria das cervejas nacionais de massa tem esse "adorável" sabor de papelão, apesar de ter antioxidante e estabilizante?? A Heineken não tem nenhum dos dois e é decente... e agora? :confused:

Não senti sabor de papelão nas cervejas nacionais da ambev das ultimas vezes que bebi, só o diacetil habitual... oxidação tá vindo em quantidade é nas cervejas importadas do supermercado.
 
A Heineken eu só compro de barrilzinho, não tenho reclamaçoes, e na Stella, que é a que mais bebo, nunca senti nenhum sabor estranho.
 
Não senti sabor de papelão nas cervejas nacionais da ambev das ultimas vezes que bebi, só o diacetil habitual... oxidação tá vindo em quantidade é nas cervejas importadas do supermercado.

Pode ser que não, a última vez que bebi faz tempo, tirando essa bavaria premium que achava que ainda valia a pena...

Mas agora não entendi. Depois de engarrafar não diminui drasticamente o risco de oxidação? Por qual motivo poderia estar acontecendo isso com as importadas?
 
Pode ser que não, a última vez que bebi faz tempo, tirando essa bavaria premium que achava que ainda valia a pena...

Mas agora não entendi. Depois de engarrafar não diminui drasticamente o risco de oxidação? Por qual motivo poderia estar acontecendo isso com as importadas?

Não necessariamente... no engarrafamento sempre entra uma quantidade de oxigênio, nem que seja um mínimo, e essa quantidade demora a reagir e oxidar, mas acontece eventualmente, e daí vem aquele gosto metálico, ou de sabão, ou papelão, ou simplesmente passado.

Essa é a grande vantagem de tomar cervejas locais, elas normalmente vão ter um sabor mais fresco que as que vem de fora.
 
Esse efeito na cerveja |Heineken é chamado de Light Struk....que ocorre nas garrafas transparentes, é proposital e para dar característica única a essa cerveja....simples assim.
 
Esse efeito na cerveja |Heineken é chamado de Light Struk....que ocorre nas garrafas transparentes, é proposital e para dar característica única a essa cerveja....simples assim.

Proposital não é. A garrafa verde surgiu como uma jogada de marketing, foi a primeira marca a usar uma garrafa de cerveja não-ambar. Se fosse proposital a cerveja que vai pros barris e latas também teriam uma exposição à luz antes de engarrafar pra isso acontecer, o que não é verdade.
 
Gosto muito da Sul Americana, que para o meu gosto, é melhor que a Heineken.

O preço dela também é bem camarada, um pouco mais cara que as comerciais tradicionais mas bem mais barata que as especiais.

2449_74021cervejasulamericana1l51518_1307200726.jpg
 
Galera, só lembrando que "melhor" ou "pior" é muito vago no caso de cervejas, mesmo de massa.

Os exemplos que deram foram todos de Standard American Lager (BJCP 1B), que são cervejas que por padrão internacional podem levar até 40% de "não malte" - Skol, Brahma, Kaiser, Schin, etc..

As Premium American Lagers (BJCP 1C) podem levar até 25% de "não malte" - Heineken, Stella Artois, Strella Galicia, etc..

Saber qual é melhor ou pior, varia de gosto pra gosto. É o mesmo que comparar uma English IPA e uma American IPA. Cada uma tem uma caracteristica e uma qualidade, não da pra dizer qual é melhor ou pior sem saber o gosto pessoal de quem consome.

Mas falando em "melhor" e "pior", li e pessoalmente atestei, que a 1B que melhor esta inserida no estilo é a Kaiser. Tem todas as características essenciais do estilo e posso dizer que em uma nota pessoal de 1 a 5, teria um 4,1. Lembrem-se que a receita foi modificada quando a Heineken comprou a cervejaria do "baixinho", e a receita hoje se assemelha a da Amstel (inclusive, o barrilzinho de 4l da Kaiser é na verdade Amstel).

Lógico, isso tudo que eu disse não influência em nada se o seu gosto pessoal não se adapta ao sabor e aroma da cerveja.

Lembrem-se: a legislação que regula a produção de cerveja no Brasil é extremamente precária e antiga, e contempla as cervejas de uma maneira bem diferente do que conhecemos. Chamar uma Skol de cerveja Pilsner é quase burrice, já que não é puro malte (e desenquadra das German e Bavarian Pilsners) e tem bem mais de 30% de "não maltes" (o limite para a American Pilsner é de 30%).
 
comerciais puro malte acho que só a Heineken!
e eu gosto.

a Stella Artois nao é puro malte, mas com certeza nivel acima das skol, brahma, original, serra malte, antartica, itaipava, schin, cristal, kaiser,... da vida...

Sul Americana é boa, mas nao tem boa distribuição... poucos lugares se acha. Heineken até em boteco das "quebradas" as vezes se acha.

Strella Galicia é um caso interessante, o original espanhola NÃO é Puro Malte, tomei e não achei nada de grande destaque.
a Strella Galicia nacional (600ml) é Puro Malte. Uma outra receita. Essa ainda tenho de experimentar.
 
Cara, eu pesquisei bastante porque queria fazer pra um churrasco com o pessoal do trabalho, aí usei os mesmos maltes e lúpulos mas fiz com US-05 e usei uma temperatura um pouco mais baixa, já que não dava tempo de fazer lager (e nunca fiz ainda).

Segue a receita que fiz, resultado das minhas pesquisas na época. Todas que achei usam Northern Brewer e algum Hallertau, no caso usei o Mittelfruh. Só reduziria um pouco o caramelo pra uns 2% ou 3%

Considere também que sou iniciante então só estou te poupando o trabalho de procurar uma receita, e não falando com propriedade heheh

Abraço!

HOME BREW RECIPE:
Title: brew #7 - Blond "HNK" Ale 20L

Boil Time: 60 min
Batch Size: 21 liters (ending kettle volume)
Boil Size: 23 liters
Boil Gravity: 1.044
Efficiency: 75% (ending kettle)

STATS:
Original Gravity: 1.048
Final Gravity: 1.013
ABV (standard): 4.55%
IBU (tinseth): 22.09
SRM (morey): 5.29

FERMENTABLES:
4 kg - German - Pilsner (93%)
0.1 kg - German - Acidulated Malt (2.3%)
0.2 kg - German - CaraMunich II (4.7%)

HOPS:
15 g - Northern Brewer, Type: Pellet, AA: 7.8, Use: Boil for 60 min, IBU: 14.93
10 g - Hallertau Mittelfruh, Type: Pellet, AA: 3.75, Use: Boil for 60 min, IBU: 4.78
10 g - Hallertau Mittelfruh, Type: Pellet, AA: 3.75, Use: Boil for 15 min, IBU: 2.37

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05
Fermentation Temp: 17 C
 
Interessante o tópico e gera boa discussão para uma churrascada. No "meu gosto", lager de massa brasileira só a Heineken. Mesmo eles tendo reduzido o IBU de 18 (holandesa) para 14, ainda é a melhor. A Stella européia é muito boa, se não me engano com 23 iBU, mas a versão tupiniquim deixa a desejar só para agradar o brasileiro que rejeita amargor. Tempos atrás eu tomava a Bavaria Premium que é puro malte, mas como um colega acima mencionou, estragaram a cerveja, que hoje sente-se fácil o gosto metalizado.
 
dentre todas esses a melhor ou a menos ruim acho a germania principalmente a que fizeram de serie limitada uma long neck que tem um tucano e escrito amazonia, muito boa.
 
A Germania tem um gosto meio azedo, as Dado Bier tem essa característica também, o que é aquilo? É bem ácido/azedo mas não é acético, tem uns chopps meia-boca que tem esse sabor também... qual pode ser a causa, a cepa mesmo ou algum problema na fermentação?

sorry, off topic hehe
 
Aqui em Sao Paulo só acho o chopp Germania e o considero um mijo de final de festa: sem cor, sem sabor, sem qualquer graça!
 
é das cervejas que acha em qualquer lugar a mais "filé" é a heiniken mesmo.

Bom eu notei também uma diferença GRITANTE entre a heiniken holandesa e a feita aqui,tanto no barril quanto na garrafa.
No pão de açucar de sp tem a heiniken de 250 ml, que é importada, e a diferença é realmente muito grande, tem a cor diferente, não tem o tal cheiro de "gamba" e tem gosto de malte, chega ate a lembrar de leve uma helles.
Acredito eu que deve ser a "mesma" receita, com a diferença do malte daqui (e dos americanos) serem o pilsen 6 fileiras enquanto na Holanda o de 2 fileiras, mas é puro achismo.

e sobre o cheiro num sei se tem a ver a garrafa, tanto por causa desse fato da garrafa holandesa não ter quando porque eu também ja engarrafei em garrafa COMPLETAMENTE transparente, e num notei nenhuma diferença em relação ao resto do lote...
 

Latest posts

Back
Top