Guia de uso do Post Mix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pfmattos

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal,
Tenho post-mix mas nunca utilizei. Tenho grandes dúvidas no seu uso. Será que alguém teria um guia completo de como usar o post mix? Todos os equipamentos necessários, cilindros, mangueiras e válvulas. Como carbonatar e como servir. Como sanitizar?
Obrigado, abraços
Paulo
 
Obrigado!
Estou aguardando a valvula e o cilindro chegarem. Se tiver alguma dúvida depois eu posto aqui.
abraços
Paulo
 
Cara, tinha comprado uns post mix há um tempo, mas estavam lá sem uso também. Usei esses dias para um festival que fizemos aqui no Triângulo com cilindro emprestado e uma choppeira a gelo que montei. Post mix é qualidade de vida total!

Já montei as coisas para envasar também. Não quero fazer priming nunca mais :x
 
Tenho algumas dúvidas a respeito do uso de post mix.
1. Como devo fazer a maturação no post mix? Devo "completar" o volume vago com CO2?
2. Depois de feita a maturação, faço a carbonatação (como no guia acima). Posso fazer na temperatura de maturação mesmo? Vi vários post dizendo que é mais fácil carbonatar em baixa temperatura. Sendo assim, farei em 1 grau. E depois da carbonatação, em que temperatura devo deixar a cerveja, pensando em não consumir imediatamente?
3. Considerando que vou usar chopeira a gelo - não irei resfriar o post mix -, caso consuma somente uma parte da cerveja do post mix, o que devo fazer depois? Completo o post mix com CO2?
 
Tenho algumas dúvidas a respeito do uso de post mix.
1. Como devo fazer a maturação no post mix? Devo "completar" o volume vago com CO2?
2. Depois de feita a maturação, faço a carbonatação (como no guia acima). Posso fazer na temperatura de maturação mesmo? Vi vários post dizendo que é mais fácil carbonatar em baixa temperatura. Sendo assim, farei em 1 grau. E depois da carbonatação, em que temperatura devo deixar a cerveja, pensando em não consumir imediatamente?
3. Considerando que vou usar chopeira a gelo - não irei resfriar o post mix -, caso consuma somente uma parte da cerveja do post mix, o que devo fazer depois? Completo o post mix com CO2?

Oi Carol,
1. Ao armazenar tua cerveja no post mix, expulse todo o O2 do headspace com o CO2. O processo funciona injetando CO2 e aliviando a pressão. Faça isso 3 vezes e terá CO2 suficiente para evitar oxidação. Eu particularmente não gosto de armazenar cerveja por muito tempo em post mix, já tive problema de sabor metálico. Se precisa armazenar a cerveja no post, faça em temperatura baixa, na geladeira.
2. Teoricamente, a carbonatação pode ser feita em qualquer temperatura. Entretanto, na prática, vc poderá ter problemas se tentar fazer isso em temperaturas muito elevadas, no verão p.ex.. É muito mais fácil solubilizar CO2 em temperatura baixa, mas lembre-se que a carbonatação da cerveja deve ser pensada com base na temperatura que vc servirá-la. Eu costumo carbonatar na hora de servir e checo direto na torneira da chopeira se a carbonatação tá legal ou não.
3. Se sobrar cerveja e for utilizar no outro dia, deixe como está. Se for utilizar muito tempo depois, adeque a pressão do post a pressão de CO2 da carbonatação, na temperatura ambiente.
 
Aproveitando este post, gostaria de tirar algumas dúvidas. Irei usar pela primeira vez um post mix.

Vou fazer uma carbonatação forçada da cerveja a +- 2ºC.
1 - Após carbonatar, devo aliviar a pressão do post mix?

2 - Irei servir em temperatura ambiente a cerveja (um evento usando chopeira). Devo colocar uma pressão maior no post mix? (usando como base as tabelas) .... mas sem fazer uma nova carbonatação?

3 - Se a pergunta 2 estiver correta e eu tenho que ter uma pressão maior no post mix devido a temperatura ambiente. Posso continuar usando 0.5 kgf para servir?


Muito obrigado pela ajuda.
 
Mais algumas perguntas

4 - Posso deixar umas 2 ou 3 semanas o post mix fora da geladeira com cerveja?

5 - Digamos que tenho uns 5 litros de cerveja no post mix e eu quero completar, posso aliviar toda a pressão, adicionar a nova cerveja e fazer uma nova carbonatação?

6 - Se a cerveja estiver saindo com muita espuma, li que devo esvaziar a pressão do post mix. Isso irá afetar a carbonatação da cerveja?


Peço desculpas por colocar mais um post, mas não sei como deletar :(


Muito obrigado pela ajuda pessoal :)
 
Alguém consegue me ajudar com as dúvidas acima?

Meu post mix chegou e estou um pouco perdido ...

Obrigado pela ajuda :)
 
Estou acompanhado este tópico, também estou interessado nas respostas às perguntas do robocop.
 
Estou acompanhado este tópico, também estou interessado nas respostas às perguntas do robocop.

Com a pratica, ja consigo responder as perguntas

Vou fazer uma carbonatação forçada da cerveja a +- 2ºC.
1 - Após carbonatar, devo aliviar a pressão do post mix?
Não, a pressão deve ser mantida igual a usada na carbonatação ... apenas corrigir a pressão se alterar a temperatura

2 - Irei servir em temperatura ambiente a cerveja (um evento usando chopeira). Devo colocar uma pressão maior no post mix? (usando como base as tabelas) .... mas sem fazer uma nova carbonatação?
Na hora de servir, deve utilizar a menor pressão possivel ... apenas dar um "sopro" dentro do barril

3 - Se a pergunta 2 estiver correta e eu tenho que ter uma pressão maior no post mix devido a temperatura ambiente. Posso continuar usando 0.5 kgf para servir?

4 - Posso deixar umas 2 ou 3 semanas o post mix fora da geladeira com cerveja?
Pode, deve-se apenas respeitar a pressão do barril conforme a temperatura

5 - Digamos que tenho uns 5 litros de cerveja no post mix e eu quero completar, posso aliviar toda a pressão, adicionar a nova cerveja e fazer uma nova carbonatação?
Pode

6 - Se a cerveja estiver saindo com muita espuma, li que devo esvaziar a pressão do post mix. Isso irá afetar a carbonatação da cerveja?
Sim, para servir deve-se utilizar a menor pressão possivel
 
Robocop,
um detalhe importante:
Essa história de extrair o chopp na menor pressão possível não procede.
A pressão de extração depende da pressão de trabalho da torneira.
As italianas, por exemplo, requerem uma pressão de ~40 PSI para um bom funcionamento.
Cada torneira vai ter uma pressão de trabalho que deve ser respeitada para que o chopp saia do modo adequado.
Abraço!

2 - Irei servir em temperatura ambiente a cerveja (um evento usando chopeira). Devo colocar uma pressão maior no post mix? (usando como base as tabelas) .... mas sem fazer uma nova carbonatação?
Na hora de servir, deve utilizar a menor pressão possivel ... apenas dar um "sopro" dentro do barril


6 - Se a cerveja estiver saindo com muita espuma, li que devo esvaziar a pressão do post mix. Isso irá afetar a carbonatação da cerveja?
Sim, para servir deve-se utilizar a menor pressão possivel
 
Robocop,
um detalhe importante:
Essa história de extrair o chopp na menor pressão possível não procede.
A pressão de extração depende da pressão de trabalho da torneira.
As italianas, por exemplo, requerem uma pressão de ~40 PSI para um bom funcionamento.
Cada torneira vai ter uma pressão de trabalho que deve ser respeitada para que o chopp saia do modo adequado.
Abraço!
Luiz, pela prática, eu discordo.

Há anos eu utilizo todos os tipos de torneiras (americanas, belgas e italianas) e todas podem ser utilizadas em qualquer pressão.

Na minha opinião, a pressão utilizada para servir depende de várias coisas, mas no geral, podes utilizar a pressão que quiser e que faça a cerveja sair melhor, sem espumar.

No entanto, existem alguns casos onde precisamos de uma pressão mais alta... e estes casos são quando o barril ficará muito tempo ligado na chopeira (mais de um dia, por exemplo). Neste caso, se não usarmos uma pressão pelo menos igual à que a cerveja foi carbonatada, ela vai perder carbonatação com o tempo.

Abraço!
 
Gostaria de fazer uma pergunta. Estou maturando uma pilsen no post-mix e tenho uma dúvida. Após a maturação , tenho que purgar , ou posso manter no post-mix e carbonatar? Assim que termina a maturação, se eu colocar co2 e retirar pela torneira, vai sair aquela trub que fica no fundo ou tenho realmente que tirar tudo de post? grande abraço
 
Na minha opinião, a pressão utilizada para servir depende de várias coisas, mas no geral, podes utilizar a pressão que quiser e que faça a cerveja sair melhor, sem espumar.

Olá Guenther,
ao afiramr que há uma pressão que faz a cerveja sai melhor e sem espumar vc não concorda comigo que há uma "pressão ótima" para extração?

Abração,
Luís
 
Gostaria de fazer uma pergunta. Estou maturando uma pilsen no post-mix e tenho uma dúvida. Após a maturação , tenho que purgar , ou posso manter no post-mix e carbonatar? Assim que termina a maturação, se eu colocar co2 e retirar pela torneira, vai sair aquela trub que fica no fundo ou tenho realmente que tirar tudo de post? grande abraço

Bruno,
boa parte do fermento sai do post purgando mas um boa quantidade fica incrustada no fundo. Talvez se vc purgar uma primeira vez, extrair na torneira o fermento, daí agitar e depois esperar alguns dias até o fermento decantar de novo no fundo e finalmente extrair de novo vc garanta uma boa limpada. Outra estratégia seria resfriar bem o post antes de extrair.
Abraço!
 
Aproveitando o tópico: na minha pouco experiência cervejeira sempre vejo a utilização de post mix, mas e o fato de se utilizar os Keg de chopp qual seria o procedimento e acessórios para envasar e servir?
 
Gostaria de fazer uma pergunta. Estou maturando uma pilsen no post-mix e tenho uma dúvida. Após a maturação , tenho que purgar , ou posso manter no post-mix e carbonatar? Assim que termina a maturação, se eu colocar co2 e retirar pela torneira, vai sair aquela trub que fica no fundo ou tenho realmente que tirar tudo de post? grande abraço
Bruno, se tu está maturando a cerveja lá, eu assumo que o trub de verdade (com lúpulo, etc) não está lá, mas tenha ficado no fermentador. O que vai ficar no fundo são resíduos de fermento, mas isso fica em qualquer barril, ou seja, na verdade essa cerveja que está "maturando" já podia estar carbonatada. Isso iria, inclusive, fazer ela clarificar mais rápido.

Na hora de servir, os primeiros copos vão sair turvos, e depois começa a sair limpo.

E claro, se tu sacudir o barril por algum motivo, a lama do fundo vai se mexer e então terá que esperar algumas horas novamente para que ela fique límpida novamente.

Abraço!
 
Olá Guenther,
ao afiramr que há uma pressão que faz a cerveja sai melhor e sem espumar vc não concorda comigo que há uma "pressão ótima" para extração?

Abração,
Luís
Não.. não existe uma só.

Tem cervejas que vão sair perfeitas com 2,5kg de pressão ao ser servidas..... tem outras que só sairão bem se servir com 0,5kg... e por aí vai.

Abraço!
 
Aproveitando o tópico: na minha pouco experiência cervejeira sempre vejo a utilização de post mix, mas e o fato de se utilizar os Keg de chopp qual seria o procedimento e acessórios para envasar e servir?
Marcelo, te recomendo dar uma pesquisada primeiro e depois vir com tuas dúvidas mais específicas porque eu teria que escrever várias páginas para te explicar todos os procedimentos relacionados a barril, post-mix, e explicar cada um dos acessórios.

Mas basicamente, keg e post-mix são barris........ keg tem uma válvula só pra líquido e gás.... post-mix tem duas separadas.

Em ambos os casos, basta abrir o barril, colocar a cerveja, fechá-lo, e injetar CO² lá pra dentro. Uma parte desse CO² que ficará exercendo pressão sobre a cerveja será absorvido pelo líquido, carbonatando-o. Ou seja, se ao embarrilar eu colocar 3kg de pressão, no outro dia provavelmente essa pressão terá caído pra menos de 1kg pois boa parte do CO² foi absorvido.

Na hora de servir, basta conectar a extratora (keg) ou conector de líquido (post-mix) e ligar em um torneira/chopeira/etc. A pressão interna do barril vai expulsar naturalmente a cerveja de lá, mas claro, isso fará baixar a pressão, e precisamos ficar sempre compensando isso com um cilindro de CO² regulado para a pressão que queremos.

Resumidamente, e de forma muito grossa... é isso.

Abraço!
 
Pessoal....pra ajudar também, tem um blog....BREJA DO BREDA, em que ela tem uns 7 posts com ilustrações explicando a carbonatação em barril...segue o link
Abçs

Luiz Pedrosa
 
Bem legal esse link. No final tem um tutorial de como reaproveitar esse barrizinhos de cerveja comercial de 5L.
 
Aproveitando o assunto sobre pressões, esses dias fui tentar envasar uma leva minha e segui o padrão que sempre seguia: colocava a pressão em 0.2kgf/cm² e mandava ver para encher as garrafas.
Meu equip é um poor man's beer gun e sempre funcionou muito bem, mas dessa vez deu tudo errado. Parecia que estava saindo com uma pressão diferente da que estava no manômetro, algo fodidão mesmo e só dava espuma :(
Eu uso um enchedor d garrafas desses: http://loja.weconsultoria.com.br/tubo-de-enchimento-3-8-p220/
No começo dele que eu encaixo a torneirinha pic nick e na rolha eu finquei uma agulha grande para tirar a pressão da garrafa (com o dedo mesmo).
Estava carbonatando a 20º numa pressão alta, 2.5kgf, porque coloquei junto de uma cerveja que estava fermentando e não podia baixar. Depois eu coloquei a cerveja para maturar e reduzi para 5º e mudei a pressão para ~0.9 e deixei estabilizar aí.
Enfim, o que pode ter acontecido? Só problema de carbonatação muito alta mesmo?
[]s e obrigado.
 
Bruno, se tu está maturando a cerveja lá, eu assumo que o trub de verdade (com lúpulo, etc) não está lá, mas tenha ficado no fermentador. O que vai ficar no fundo são resíduos de fermento, mas isso fica em qualquer barril, ou seja, na verdade essa cerveja que está "maturando" já podia estar carbonatada. Isso iria, inclusive, fazer ela clarificar mais rápido.

Na hora de servir, os primeiros copos vão sair turvos, e depois começa a sair limpo.

E claro, se tu sacudir o barril por algum motivo, a lama do fundo vai se mexer e então terá que esperar algumas horas novamente para que ela fique límpida novamente.

Abraço!

Gostei dessa ideia de quando terminar de fermentar a cerveja já colocar no post mix e injetar co2 e deixar a cerveja maturando e gaseficando ao mesmo tempo ... assim irei ganhar um bom tempo
 
Tenho uma leva de 50 litros de cerveja em garrafas de 600 ml prontas e carbonatadas, feitas em dezembro. Estão em temperatura ambiente. Por questão de transporte, gostaria de abrir estas garrafas (uns 20 litros) e colocar a cerveja em um post-mix. É possível fazer isso ? Se sim, quanto de CO2 injetar ?
 
Ainda falando bem no grosso modo.. qual a diferença em utilizar um post mix e um keg padrão?
 
Back
Top