Growler Inox + dispenser

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jfmoretti

Well-Known Member
Joined
Oct 3, 2016
Messages
95
Reaction score
42
Vi soluções para growlers inox e dispensers em "sites" chineses que me chamaram a atenção pela praticidade e quantidade de ofertas. Acho até que admitem carbonatação via cilindro CO2. As especificações técnicas sobre pressão máxima não aparecem, mas pelo fato de serem inox... . A dúvida seria no engate do growler e do dispenser (foto). Não uso barril ainda, mas talves seria uma opção inicial bem interessante. Alguém conhece esses growlers unidos a esses dispensers ? Aguentam carbonatação forçada (logicamente em temperatura bem baixa) ? Ou priming e cilindro de CO2 para servir ? Como o nome sugere: dispenser. Agradeceria comentários..
 

Attachments

  • Barril e dispenser.jpg
    Barril e dispenser.jpg
    119 KB · Views: 113
Eu uso exatamente esse sistema, tenho dois growlers mini kegs desse, um de 1,8 e outro de 3,6l - uso de acordo com o tanto que sobrou pra pegar a rapa da minha leva que passou do nível do post-mix - achei um excelente investimento.

eu tiro do fermentador em temperatura baixa, deixo um pouquinho de headspace, rosqueio o dispenser, injeto co2 umas 3 vezes e purgo o o2, coloco a pressão desejada, sacudo bem, estabilizo a pressão desejada e coloco na geladeira, reinjetando umas 3x por dia, com 3 dias fica redondinha - mas daria pra beber até no mesmo dia

além do keg e do dispenser eu tenho esses itens que achei indispensável pra levar o keg para algum lugar e tomar com um par de amigos:

https://pt.aliexpress.com/item/Beer...ew-making-tap-with-ball-lock/32767460807.html

https://pt.aliexpress.com/item/Comp...ct-CO2-Injector-Kegging-Beer/32515669415.html

tem quem faça uma adaptação mais econômica e, ao invés desse dispenser, usa outro que se coloca uma bomba de bicicleta pra dar pressão, torneira picnic, etc... mas se vc pretende usar post mix acho que vale a pena os itens acima
 
Eu uso exatamente esse sistema, tenho dois growlers mini kegs desse, um de 1,8 e outro de 3,6l - uso de acordo com o tanto que sobrou pra pegar a rapa da minha leva que passou do nível do post-mix - achei um excelente investimento.

eu tiro do fermentador em temperatura baixa, deixo um pouquinho de headspace, rosqueio o dispenser, injeto co2 umas 3 vezes e purgo o o2, coloco a pressão desejada, sacudo bem, estabilizo a pressão desejada e coloco na geladeira, reinjetando umas 3x por dia, com 3 dias fica redondinha - mas daria pra beber até no mesmo dia

além do keg e do dispenser eu tenho esses itens que achei indispensável pra levar o keg para algum lugar e tomar com um par de amigos:

https://pt.aliexpress.com/item/Beer...ew-making-tap-with-ball-lock/32767460807.html

https://pt.aliexpress.com/item/Comp...ct-CO2-Injector-Kegging-Beer/32515669415.html

tem quem faça uma adaptação mais econômica e, ao invés desse dispenser, usa outro que se coloca uma bomba de bicicleta pra dar pressão, torneira picnic, etc... mas se vc pretende usar post mix acho que vale a pena os itens acima



Por acaso comprou esses itens (da foto) da china? Tem ideia do preco?
Abraço!
 
Por acaso comprou esses itens (da foto) da china? Tem ideia do preco?
Abraço!

https://pt.aliexpress.com/item/NEW-...-Craft-Beer-Growler-Homebrew/32804041472.html

na real eu comprei o dispenser pelo ebay quando um amigo foi pros EUA, mas foi esse preço, não passou de 50 dolares, os kegs comprei numa promoção na CasaOLEC 120 pelo de 1,8 e 180 reais pelo de 3,6l - o que é só um pouco a mais do que os do aliexpress, valeu porque não tem a espera de 2-3 meses. uma busca por "mini keg" no aliexpress e vc encontra, tem de 2l, 3,6l e 5l
 
RamiroNetto, esse é exatamente o sistema que pretendo. Tenho algumas dúvidas sobre ele relativos à pressão de carbonatação. Qual a máxima pressão que se pode usar para carbonatar ? Dizem que ele tem uma válvula de escape quando se ultrapassa a pressão limite dele (30 PSI ?). Até quanto de carbonatação vc já usou ? De qualquer modo, parece ser show de bola e super prático e sua a experiência comprova isso. Estou pesquisando pelo Alexpress.
 
Eu uso exatamente esse sistema, tenho dois growlers mini kegs desse, um de 1,8 e outro de 3,6l - uso de acordo com o tanto que sobrou pra pegar a rapa da minha leva que passou do nível do post-mix - achei um excelente investimento.

eu tiro do fermentador em temperatura baixa, deixo um pouquinho de headspace, rosqueio o dispenser, injeto co2 umas 3 vezes e purgo o o2, coloco a pressão desejada, sacudo bem, estabilizo a pressão desejada e coloco na geladeira, reinjetando umas 3x por dia, com 3 dias fica redondinha - mas daria pra beber até no mesmo dia

além do keg e do dispenser eu tenho esses itens que achei indispensável pra levar o keg para algum lugar e tomar com um par de amigos:

https://pt.aliexpress.com/item/Beer...ew-making-tap-with-ball-lock/32767460807.html

https://pt.aliexpress.com/item/Comp...ct-CO2-Injector-Kegging-Beer/32515669415.html

tem quem faça uma adaptação mais econômica e, ao invés desse dispenser, usa outro que se coloca uma bomba de bicicleta pra dar pressão, torneira picnic, etc... mas se vc pretende usar post mix acho que vale a pena os itens acima


Esse é exatamente o sistema que pretendo. Tenho algumas dúvidas sobre ele relativos à pressão de carbonatação. Qual a máxima pressão que se pode usar para carbonatar ? Dizem que ele tem uma válvula de escape quando se ultrapassa a pressão limite dele (30 PSI ?). Até quanto de carbonatação vc já usou ? De qualquer modo, parece ser show de bola e super prático e sua a experiência comprova isso. Estou pesquisando pelo Alexpress.
 
Francamente não sei sobre a válvula de segurança. Tem a válvula de alívio manual que eu uso pra purgar o2 com a carbonatação forçada com cilindro de co2, se ela tem um alívio automático eu não sei - mas 60psi me parece uma pressão mais coerente com o material: é uma chapa de inox robusta, me parece que tem no mínimo 1 mm.

Ou seja, se priming for sua intenção eu acho que que vai de boa se vc quiser por mais até que 4 vol de co2, tranquilamente... - mas eu não investiria nesse sistema pra fazer priming! Explico: ele funciona como um keg, sifonando com uma mangueira de silicone a breja do fundo. Se vc faz priming vai dar lama, com lama vc vai ter uma perda (às vezes bem grande). Ou seja, pra mim só faz sentido pra fazer carbonatação forçada
 
Francamente não sei sobre a válvula de segurança. Tem a válvula de alívio manual que eu uso pra purgar o2 com a carbonatação forçada com cilindro de co2, se ela tem um alívio automático eu não sei - mas 60psi me parece uma pressão mais coerente com o material: é uma chapa de inox robusta, me parece que tem no mínimo 1 mm.

Ou seja, se priming for sua intenção eu acho que que vai de boa se vc quiser por mais até que 4 vol de co2, tranquilamente... - mas eu não investiria nesse sistema pra fazer priming! Explico: ele funciona como um keg, sifonando com uma mangueira de silicone a breja do fundo. Se vc faz priming vai dar lama, com lama vc vai ter uma perda (às vezes bem grande). Ou seja, pra mim só faz sentido pra fazer carbonatação forçada

Pretendo usa-lo exatamente como vc. Sem priming. Nas minhas pesquisas pela NET, vi em algum lugar (não me lembro) que o barril é bom e vai até 60 PSI (bem seguro), mas o sistema de engate por rosca, entre esse dispenser e o barril, não suportaria mais que 30 PSI.
Mas, pela sua experiência (é o que vale) vc carbonata o necessário para o estilo da breja, indo além disso. Então, parece que o sistema de engate aguenta bem.
Se bem que 30 PSI (pressão equilibrada pós carbonatação)é uma boa carbonatação pra maioria. Pretendo comprar o sistema todo e sua experiência foi relevante pra mim.
 
Uso um sistema desses nas minhas brassagens de 1 galão.

Funciona muito bem, uso da como se fosse um postmix, e ele cabe na porta da geladeira.



Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk
 
Caro @jfmoretti,

me desculpe a demora em lhe responder, mas só agora vi sua mensagem privada...

eu uso esse sistema de growler/keg em inox há cerca de um ano já, sem nenhum problema! Eu tenho de 2,0 litros e de 4,0 litros. Comprei na China, mas com a entrega para o Estados Unidos e uma pessoa trouxe para mim. Mas logo depois vi eles vendendo aqui no Brasil em vários preços. Cheguei a cotar preço com uma loja aí de São Paulo (Empório Alto dos Pinheiros, se não me engano), mas considerei que os que eu já tinha eram suficientes para minha produção (eu faço levas de 10 litros)... Hoje acho que se o preço da compra no Brasil for pouca coisa superior ao da compra na China eu compraria por aqui mesmo, pois acho que compensa pela "segurança" da compra e pelo menor prazo de entrega...

eu cheguei a contatar o vendedor/fabricante do growler na China para saber quanto os barris suportavam e ele me informou exatamente isso: que os growlers suportam até 60psi quando fechados com a tampa cega (ou seja, para a carbonatação com primming) e até 30psi quando montado para serviço e/ou carbonatação forçada com esse adaptador da sua foto aí (para ligá-lo ao cilindro de CO2) ou com o sistema que tenho, que é esse da foto, com torneira e mini-cilindro de 16g de encher pneu de bicicleta.

o keg menor funciona muito bem com esse sistema, pois posso botar o keg todo montado dentro da geladeira enquanto estou bebendo (tal como na foto, ocasião que inclusive a cerveja congelou um pouco... rsrsrs) e o maior, de 4,0 litros, tenho que deixar gelar bastante e depois manter ele dentro uma tina de gelo... Mas os dois funcionam muito bem nesse propósito: primming + mini-cilindro para serviço.

a única vez que tentei a carbonatação forçada através de sistema (com os mini-cilindros de CO2) eu não gostei muito, pois gastei uns dois cilindros e ainda achei que a carbonatação não tinha ficado tão boa quanto a que faço com primming.

agora comprei um cilindro de CO2 (e também um post-mix) e pretendo fazer a carbonatação forçada também no keg... Já tenho uma leva terminando a secundária que será a primeira "cobaia" desse sistema (tenho um adaptador/extrator igual a esse da sua foto aí)...

minha análise geral é essa: o growler atende muito bem ao seu propósito, pois é de fácil manuseio, fácil transporte, cabe de boa nas geladeiras e freezers, aguenta bem a pressão (já usei até 10g de primming numa weiss) e te permite usar ele de diversas maneiras (growler, primming, carbonatação forçada e outros). Com a prática aprendi que: esse meu sistema com o mini-cilindro de CO2 funciona muito bem para servir, mas espuma muito quando se usa mais de 5g/6g no primming e tem que ter cuidado com o "entra e sai" do freezer pois a cerveja congela dentro do sistema e dificulta a extração (rsrsrs)... Para carbonatação forçada com o mini-cilindro de CO2 eu não gostei, mas tem gente que faz de boa...

vou testar agora com o cilindro de CO2 e depois posso postar aqui um relato da minha experiência...

espero de ter ajudado com alguma coisa... se tiver mais alguma dúvida específica é só falar!

e só para registrar, o tópico onde postei o email do fabricante/vendedor do growler foi esse aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409516
 

Attachments

  • IMG_20161231_232924451 copy.jpg
    IMG_20161231_232924451 copy.jpg
    126.4 KB · Views: 128
Caro @jfmoretti,

me desculpe a demora em lhe responder, mas só agora vi sua mensagem privada...

eu uso esse sistema de growler/keg em inox há cerca de um ano já, sem nenhum problema! Eu tenho de 2,0 litros e de 4,0 litros. Comprei na China, mas com a entrega para o Estados Unidos e uma pessoa trouxe para mim. Mas logo depois vi eles vendendo aqui no Brasil em vários preços. Cheguei a cotar preço com uma loja aí de São Paulo (Empório Alto dos Pinheiros, se não me engano), mas considerei que os que eu já tinha eram suficientes para minha produção (eu faço levas de 10 litros)... Hoje acho que se o preço da compra no Brasil for pouca coisa superior ao da compra na China eu compraria por aqui mesmo, pois acho que compensa pela "segurança" da compra e pelo menor prazo de entrega..................................


http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409516

Achei decisivas as colaborações vindas ao tópico, com experiências comprovadas e que contribuíram para adotar seguramente esse sistema.

Estou melhorando meu sistema, atualmente só garrafas e priming, e começarei pelos growlers pois minhas produções são de 20 l.

Estou pesquisando também cilindros de CO2 para carbonatar os growlers e futuramente um postmix (pelo prêço no Brasil será BEM futuramente). Então, sua próxima experiência com cilindro de CO2 será inusitada. pois não consegui detectar essa prática de cilindro CO2 com esse sistema growler/dispenser no forum (falha minha ?).

Se puder relatar todas as fases do processo (temperatura, pressões, tipo de cerveja e o volume desejado de carbonatação) vai ser show de bola e praticamente esgotar todas as dúvidas sobre esse sistema, que é muito difundido atualmente nas lojas chinesas, e que também é de uma praticidade inigualável para os cervejeiros caseiros. Fora o custo ser mais acessível.
Aguardamos...........
 
Cilindro de CO2 é o seguinte:
evite os "extintores", tem muita gente que vende o cilindro de extintor reaproveitado e tem diversos problemas - desde sujeira residual que passa gosto pra cerveja até o fato de que não é todo lugar que faz a recarga.

e a carbonatação, seria o mesmíssimo sistema de carbonatar um keg ou postmix - existe o "método rápido", que vc chacoalha (pra um mini kegzinho desse é um adianto danado, sem dor nas costas haha), o "método lento", que vc deixa plugado o co2 na geladeira junto com o keg por dias, e uma combinação dos dois - que costuma ser o preferido.

veja esse vídeo:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=K3WvZG6Tbxs[/ame]
 
jfmoretti,

vou fazer o teste e posto os resultados aqui... a leva atual é uma Cream Ale que vai para a maturação agora e devo envasar e iniciar a carbonatação no dia 18/19 mais ou menos.

Ramiro Netto,

a intenção é essa mesmo, pretendo fazer algo similar ao do vídeo... mas como a válvula de alívio deve atuar na casa dos 30psi (o que dá mais ou menos uns 2,1kgf/cm2), vou começar com 1,5kgf/cm2 ou coisa assim e depois passar para 1kgf/cm2... pretendo fazer "sem pressa"... três, quatro, cinco dias... quantos forem necessário...

eu também entendo que os princípios são os mesmos para keg e postmix, mas como nunca pressurizei o keg com esse sistema/extratora, quero avaliar como ele vai se comportar... tanto na carbonatação, quanto no serviço... Por isso vou separar a leva e fazer parte da carbonatação por primming e parte nos kegs com CO2... depois comparo o resultado.

vamos ver o que dá!
 
Cilindro de CO2 é o seguinte:
evite os "extintores", tem muita gente que vende o cilindro de extintor reaproveitado e tem diversos problemas - desde sujeira residual que passa gosto pra cerveja até o fato de que não é todo lugar que faz a recarga..........

Essas observações são importantes. Já me deparei com várias ofertas desses cilindros de extintor junto com válvulas específicas para cervejeiros, até em lojas e fábricas especializadas. Mas não dá pra encarar após pesquisar no forum sobre o assunto.

Depois que essa moda cervejeira pegou os prêços dos equipamentos subiram muito, principalmente os fabricados no Brasil. Inox nem pensar. Até pesquisei por lojas cervejeiras no Paraguai, pra ver se ameniza um pouco, mas não vi nada pro lá.

Mas, vou chegar lá................
 
jfmoretti,

vou fazer o teste e posto os resultados aqui... a leva atual é uma Cream Ale que vai para a maturação agora e devo envasar e iniciar a carbonatação no dia 18/19 mais ou menos..................

Ramiro Netto,

a intenção é essa mesmo, pretendo fazer algo similar ao do vídeo... mas como a válvula de alívio deve atuar na casa dos 30psi (o que dá mais ou menos uns 2,1kgf/cm2), vou começar com 1,5kgf/cm2 ou coisa assim e depois passar para 1kgf/cm2... pretendo fazer "sem pressa"... três, quatro, cinco dias... quantos forem necessário..................

Acho que essa sua experimentação fecha de vez a análise da performance desse sistema/dispenser. Estamos ansiosos pela postagem.

Minha última brassagem também foi uma Cream Ale single hop com Mosaic. Também vai ser ideal o experimento com uma ceva com drinkability, afinal os kegs são feitos pra elas..........
 
Passando para dar um retorno da experiência...

comecei a fazer a carbonatação forçada com o keg (de 4,0 litros) e posso dizer que o sistema funciona de boa, achei muito prático.

obviamente tiveram alguns probleminhas, mas como estou aprendendo o processo de carbonatação forçada agora, não sei dizer se foram problemas inerentes ao sistema ou ao operador (sendo mais provável a segunda opção...:D).

primeiro vou descrever o que acho que deu "errado":

com a agitação do keg e o aumento da pressão interna a cerveja (espuma) voltou pela linha de gás (acho até que entrou no regulador).

a carbonatação foi feita pela própria entrada de gás (justamente porque imaginei que tivesse um dispositivo que só permitisse entrar e não sair gás... e como o keg é pequeno e leve, não vi problema em sacudir, colocando ele na horizontal).

percebi que voltou cerveja (espuma) pela linha de gás pelo menos em dois momentos: (1) quando pus o keg na horizontal e fiquei escutando as borbulhas do gás entrando; e (2) quando, depois de ter percebido que havia voltado cerveja pela linha de gás, optei por fazer a agitação com o keg desconectado da linha de gás, e quando reconectei a linha de gás a espuma gerada na agitação entrou pela linha...

eu imagino que possa ter cometido vários erros, mas um dos que me vieram a cabeça foi o fato de eu ter enchido o keg como normalmente faço quando uso primming, deixando um headspace relativamente pequeno... com a agitação e o aumento de pressão esse headspace ficou cheio de espuma que saiu para a linha de gás quando conectei o ball lock... será que isso tem relação?

além disso, onde mais posso estar errando?... Já vi em vídeos o pessoal fazer de tudo quanto é jeito, sacudir o keg (ou post) com a linha conectada ou desconectada, com a pressão aberta ou com a pressão fechada... tudo isso é válido ou tem uma forma certa de fazer?

como estou aprendendo, toda luz que puderem fornecer será bem-vinda!

mais informações sobre o processo:

- a cerveja é uma Cream Ale e o keg estava a cerca de 1/2ºC no primeiro dia de carbonatação (pois aproveitei que o freezer estava com a temp baixa para o cold crash e mantive o keg lá dentro)... nesse dia eu usei 0,8kgf (conforme sugerido para 2,6 volumes de CO2 na tabela da Acerva Gaucha que tem num tópico aqui do fórum).

- no outro dia, com o keg a 5/6ºC, eu usei 1,0kgf.

- repeti o processo de pôr gás, sacudir e tornar a pôr gás até que o regulador que marca a pressão do keg + linha de gás estabilizasse na casa de 1,0kgf.

- percebi que nesse segundo dia a cerveja já tinha certa carbonatação (que é essa da foto aí embaixo), mas ainda não estava do jeito que eu gostaria... desse modo, pretendo seguir com o processo de carbonatação durante mais dias...

nesse ponto, inclusive, o que vocês sugerem:

(1) repetir o processo de pôr gás, sacudir e tornar a pôr gás até chegar ao ponto que desejo?

(2) ou se eu deixar o gás conectado com a pressão deseja (~1,0kgf) por algumas horas num dia, depois noutro e assim por diante... já vai resolver?

eu sei que no vídeo do beer school ele deixa o gás conectado direto por alguns dias (para fazer a carbonatação lenta)... mas, no meu caso, ainda não sei como faria isso na prática... pois a linha de gás impede o fechamento da porta do freezer e se eu colocar o cilindro de gás dentro do freezer com o keg, a pressão dele vai mudar também, não é isso?... E daí fico com receio de dar alguma zica no processo... alguma sugestão/solução para isso?

por fim, quanto ao fato de ter entrado cerveja (espuma) pela linha de gás até o regulador, o que eu fiz foi dar um forte "sopro" após o uso para expulsar os resíduos de dentro do regulador... é isso mesmo? Ou preciso abrir para limpar/sanitizar ou arrumar alguma outra forma de limpar o regulador por dentro?

sei que são muitas dúvidas e que muitas delas serão solucionadas com o tempo (e a experimentação), mas se alguém puder passar mais dicas eu agradeço! :mug:

e quando tiver mais informações sobre o sistema (keg+pressão) e o resultado final da breja eu posto aqui!

abs.
 

Attachments

  • IMG_20170919_203708335 copy.jpg
    IMG_20170919_203708335 copy.jpg
    184.4 KB · Views: 72
  • IMG_20170919_203637727 copy.jpg
    IMG_20170919_203637727 copy.jpg
    80.3 KB · Views: 56
Passando para dar um retorno da experiência...

comecei a fazer a carbonatação forçada com o keg (de 4,0 litros) e posso dizer que o sistema funciona de boa, achei muito prático.

obviamente tiveram alguns probleminhas,..........................
abs.

Cerveja bonita. Estava aguardando ansioso pela postagem, pois não tenho prática nenhuma em carbonatação forçada.

Mas, parece que no segundo dia, a 1kgf, vc não deitou o barril. A cerveja (espuma) retornou igual ao primeiro dia ? Talvez essa pressão seja a ideal pro sistema ?

Também aguardo sugestões e opiniões do forum sobre os fatos.

Se puder, relate os fatos até o final do processo pra ver os finalmentes e, principalmente, como saiu a cerveja. Colaboração valiosa....
 
eu imagino que possa ter cometido vários erros, mas um dos que me vieram a cabeça foi o fato de eu ter enchido o keg como normalmente faço quando uso primming, deixando um headspace relativamente pequeno... com a agitação e o aumento de pressão esse headspace ficou cheio de espuma que saiu para a linha de gás quando conectei o ball lock... será que isso tem relação?

além disso, onde mais posso estar errando?... Já vi em vídeos o pessoal fazer de tudo quanto é jeito, sacudir o keg (ou post) com a linha conectada ou desconectada, com a pressão aberta ou com a pressão fechada... tudo isso é válido ou tem uma forma certa de fazer?

como estou aprendendo, toda luz que puderem fornecer será bem-vinda!

Saudações!!!

Retornar espuma para linha de gás é um problema comum e não muito grave, mas que pode ser evitado com alguns cuidados:

1- Sempre desconecte o gás quando for chacoalhar o barril;
2- Quando foi conectar o ball lock, certifique-se que o gás esteja aberto, em uma pressão no mínimo igual à que você colocou no barril da última vez. Se a pressão da mangueira que você engatar estiver menor do que a do barril, essa diferença de pressão empurrará para dentro da mangueira o que estiver perto da entrada de gás. No teu caso, foi espuma;
3- Uma técnica que alguns utilizam, que evita isso e também acelera a carbonatação, é injetar o gás no barril pelo terminal ball lock de líquido. Como a mangueira de líquido vai até o fundo do barril, fica mais difícil voltar alguma coisa pela mangueira.

Espero ter ajudado!

Abraço
 
@jfmoretti,

assim que tiver um veredito final (ou seja, assim que a cerveja for devidamente consumida) eu posto as considerações aqui sim.

@JoaoJuliano,

obrigado pelas dicas, com certeza elas ajudam sim! Conversando com um amigo cervejeiro ontem ele me recomendou a mesma coisa: manter a pressão da linha igual ou acima da do barril.

ontem a noite repeti o processo de carbonatação já com esses cuidados (e evitando sacudir o keg na horizontal) e não voltou nenhuma cerveja (nem espuma) pela linha de gás. E ao que parece a pressão interna já está estabilizada na casa de 1kgf... Mas como não vou consumir agora, vou deixar a cerveja "descansando" alguns dias para a carbonatação "pegar" legal... Hoje a noite vou tirar mais uma prova para ver se já está do jeito que eu gostaria.

na próxima vez vou tentar injetar o gás pelo terminal de líquido... não fiz desta vez por dois motivos: o primeiro é que neste sistema do keg a saída de líquido é feita por um tubo de silicone que fica preso na tampa/extratora do keg, daí fiquei com receio da pressão que entra desconectar esse tubo de silicone... o outro motivo é que o conector de gás não encaixou direito na saída de líquido (acho que tem uma diferença pequena entre eles, não?)...

pergunta de iniciante: nesse caso, então, devo usar o conector de líquido na linha de gás?

abraço.
 
@jfmoretti,

assim que tiver um veredito final (ou seja, assim que a cerveja for devidamente consumida) eu posto as considerações aqui sim.

.

Saudações.
Espero que tenha conseguido finalizar legal seu processo. Atingiu os 2,6 vol. de carbonatação como planejado ?
Já encomendei meu dispenser pelo AliExpress, R$ 134,00. Quem sabe no Natal........
 
Espero que tenha conseguido finalizar legal seu processo. Atingiu os 2,6 vol. de carbonatação como planejado ?

Então, a cerva ainda está no keg... devo beber neste próximo fim de semana... nos primeiros dias da carbonatação havia uma espuma interessante, mas o líquido em si ainda não estava carbonatado... parei de ficar provando e um dia depois quando vi que a pressão estabilizou na casa de 1kgf (que me daria os 2,6 vol) eu parei de mexer nela e desde então está quieta lá no keg "arredondando"... depois posto o resultado final aqui...

para saber exatamente a pressão que estava no keg eu o conectei à linha de gás sem abrir o regulador do cilindro e a pressão que deu no manômetro foi exatamente 1kgf... fiz essa medição 1 dia depois da última injeção de CO2... daí dei como encerrado o processo e desde então está lá descansando... espero que tenha feito as coisas corretamente...

Já encomendei meu dispenser pelo AliExpress, R$ 134,00. Quem sabe no Natal........

Bacana, parabéns pela compra! Acho que vai gostar bastante do sistema... nos últimos dias vi que já tem bastante coisa desse sistema sendo vendido no Mercado Livre... o preço ainda está um pouco acima do que o que você está pagando no Ali Express, mas pode ser interessante caso queira comprar depois algum outro acessório, pela rapidez da entrega...

eu, por exemplo, tenho mais de um keg, mas tenho apenas uma tampa adaptada com ball lock, o que significa que só posso fazer a carbonatação e a extração de um keg por vez... por isso tenho pensado em comprar mais uma tampa dessa do link aí de baixo, mas o preço tem sido um empecilho significativo...

https://produto.mercadolivre.com.br...pla-ball-lock-keg-barril-growler-post-mix-_JM
 
Então, dando um retorno aqui sobre o sistema...

Fiz a carbonatação dessa leva que mencionei acima e de mais duas outras já... Todas deram super certo... A melhor forma que encontrei, depois de seguir as sugestões que fizeram por aqui, foi: (1) injetar o CO2 pela saída do líquido; (2) fechar a saída do regulador (e não a do cilindro); (3) sacudir o keg (engatado ou não)... Daí repete-se o processo quantas vezes forem necessário, mas mantendo sempre a linha pressurizada... Dessa forma não voltou mais cerveja pela linha...

Outro uso interessante do keg que realizei a pouco foi o seguinte: fui numa festa de um amigo que botou uma chopeira, no fim da festa sobrou chope e eu usei o keg como growler, levando o que sobrou da cerveja para casa... Chegando em casa eu pluguei o keg no cilindro e corrigi a perda de CO2 que ocorreu na transferência do barril para o growler, recarbonatando a cerveja (será que isso tem algum problema?)...

Pela prova que tirei a cerva ficou bem boa... Acredito que a validade não seja muito grande após esse processo, ainda mais pq a validade indicada no barril era até dez deste ano... Mas ficou legal e estou guardando ela p tomar com os amigos daqui a umas duas semanas...

Enfim, sei que deve ter muita gente por aí que já faz isso há anos, mas acho que vale o relato para indicar a versatilidade desses kegs que estamos tratando no tópico...

Abaixo mando a foto da segunda leva que carbonatei no keg... Uma Belgian IPA... Achei o resultado muito bom...

76e0bd8058362bfe11878941f98f2ede.jpg


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Então, dando um retorno aqui sobre o sistema...

Fiz a carbonatação dessa leva que mencionei acima e de mais duas outras já... Todas deram super certo... A melhor forma que encontrei, depois de seguir as sugestões que fizeram por aqui, foi: (1) injetar o CO2 pela saída do líquido; (2) fechar a saída do regulador (e não a do cilindro); (3) sacudir o keg (engatado ou não)... Daí repete-se o processo quantas vezes forem necessário, mas mantendo sempre a linha pressurizada... Dessa forma não voltou mais cerveja pela linha...


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Ótimo esses resultados. Estava esperando por isso. Realmente é bem versátil esses mini sistema. Tenho preferência por esses growlers de 5 litros aos kegs de 20 litros. Agora, com a possibilidade de carbonatar com cilindro de CO2, pretendo comprar mais alguns deles. Vi também uns novos de 10 litros, com o mesmo sistema dispenser. É suficiente para algumas ocasiões.

Penso que dá pra usar um dispenser para vários growlers, ou seja, carbonata eles e depois fecha com a tampa original, aguardando o dia de ser usado. Provavelmente não entrará ar nessa troca rápida de tampas, pois o growler estará expelindo CO2. No dia de uso é só dar uma pequena carga, como no caso da cerveja que sobrou do barril da festa. Deve dar certo. Só testando...

Grato pela colaboração que serviu muito como incentivo para adotar de vez esse sistema. Para cervejeiros caseiros, como eu, essa é uma opção das mais adequadas. Barris de 20 litros ou mais dificilmente encontro ocasiões para usá-los, mas terei que comprar um qualquer dia. Valeu............
 
Preciso da ajuda de vocês! Eu tenho um Growler desses, só que de 10 litros, com o dispenser ball lock também.
Só que o serviço que eu faço, só sai espuma, parece um sorvete. Não é questão de carbonatação nem nada, eu faço o processo com muita calma, ultima que fiz (wit) estava carbonatada a 2.5bar, deixei o barril na geladeira por outros 3 dias e quando eu fui servir, tirei toda a pressão (zerei mesmo), coloquei para servir com 0.3bar e mesmo assim só saiu espuma.
O engraçado que é se eu abrir ele, tirar o dispenser e servir no copo virando o barril (como uma garrafa gigante) a cerveja está perfeita. Ai eu conecto o dispenser, deixo com os 0.3bar só para server e só sai espuma.
Não acredito que a culpa seja do Picnic.

A impressão que eu tenho é que pelo pescador, esta passando co2 junto com o liquido o que faz só sair espuma.

Já viram isso? Eu estou usando uma mangueira que veio com o meu growler.
 
Vamos por partes...

Em primeiro lugar, se o seu dispenser for igual ao meu (igual ao da foto aí embaixo) acho muito difícil passar CO2 com o líquido... A mangueira que vem com ele e faz o pescador é rosqueada e fica bem vedada, a entrada de CO2 se dá por outro abertura, que é perto mas totalmente separada... Em princípio descartaria essa opção...

O que para mim está estranho nessa história é a sua pressão de carbonatação... Eu não sou expert nessas medidas de pressão, mas num conversor que joguei aqui 2,5bar da o equivalente a aprox. 2,5kgf/cm2... Não sei a que temperatura você está carbonatando, mas para as minhas levas eu tenho usado aprox. 1kgf/cm2 com a cerveja entre 5 e 7 graus (deixo o growler na parte de baixo da geladeira)... Esse valor corresponde aos 2,5 volumes de CO2 que são desejáveis para os estilos de cerveja que tenho carbonatado (as vezes um pouco mais, as vezes um pouco menos)... Esses valores e correspondências você encontra numa tabela de conversão que você acha facilmente na internet ou aqui mesmo no fórum... No tópico abaixo...

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402614

Sugiro você dar uma revisada nos seus valores e no seu processo de carbonatação... Tem pinta de supercarbonatacao aí...

Outra coisa importante é como você tem feito sua extração na picnic... Eu montei dois sistemas, baseados numas pesquisas que fiz na internet e em informações do próprio fórum... Num sistema eu fiz uma linha de saída com 3m de mangueira de 1/4 com a picnic na ponta... Quanto maior o percurso da cerveja, maior o atrito e menos espuma sai... A questão aqui é que fica muita cerveja na linha e esquenta, mas funciona de boa... Sai redondo o chope... O outro sistema é uma linha de aprox. 1m de 1/4 com uma mangueira de diâmetro ainda menor por dentro... Espuma um pouco mais, mas funciona bem também... Quando puder conte mais como é o seu sistema de saída/extração para a gente avaliar melhor se pode ter a ver com isso...

E, por fim, sugiro não aliviar toda a pressão na hora de extrair, nem usar uma pressão menor do que a que foi usada para carbonatar a cerveja, pq isso terá o efeito justamente contrário ao pretendido... Eu não alivio nada (quer dizer, teve uma vez que começou a vazar cerveja no Ball lock e eu aliviei para resolver o problema e depois voltei a servir normalmente)... Mas normalmente não alívio a pressão, coloco cerca de 1,5kgf ou pouco mais no regulador e mando ver...

Você pode ver isso nos sistemas que os caras montam nessas chopeiras instaladas em festa... A pressão é sempre bem maior do que a que foi utilizada na carbonatação... Tem muita discussão aqui no fórum sobre isso e em vídeos do Youtube (como os do Beerschol) a galera tb explica bem...

Bom, espero ter ajudado em alguma coisa e quando puder passe mais detalhes do seu processo aí para a gente saber se resolveu e como resolveu o problema...

Abs.

4dc15df782bea5db137256f9f9cf8bd1.jpg


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Você pode ver isso nos sistemas que os caras montam nessas chopeiras instaladas em festa... A pressão é sempre bem maior do que a que foi utilizada na carbonatação... Tem muita discussão aqui no fórum sobre isso e em vídeos do Youtube (como os do Beerschol) a galera tb explica bem...

Só um adendo... acredito que essa pressão "bem maior" (coisa de 2.5kg, por exemplo) seja porque o barril está em temperatura ambiente e é necessário empurrar o líquido por toda uma serpentina até chegar a uma torneira normalmente com regulador.

"Dentro da linha só criam bolhas/espuma quando? Quando a pressão exercida sobre o líquido para a temperatura em que se encontra não é suficiente para manter o CO2 preso no líquido, logo, se está acontecendo, a pressão está muito baixa." -
Guenther (fonte)

Nas poucas vezes que usei picnic tive que aliviar a pressão porque a mangueira era muito curta, mas se você tiver um sistema bem dimensionado (temperatura, comprimento, diâmetro) você pode até manter a pressão da carbonatação para servir - eu faço isso, mas uso torneira com regulador.

E realmente essa pressão de 2.5kg para carbonatar está bem alta. Também uso normalmente em torno de 1kg.
 
Vamos por partes...

Em primeiro lugar, se o seu dispenser for igual ao meu (igual ao da foto aí embaixo) acho muito difícil passar CO2 com o líquido... A mangueira que vem com ele e faz o pescador é rosqueada e fica bem vedada, a entrada de CO2 se dá por outro abertura, que é perto mas totalmente separada... Em princípio descartaria essa opção...

O que para mim está estranho nessa história é a sua pressão de carbonatação... Eu não sou expert nessas medidas de pressão, mas num conversor que joguei aqui 2,5bar da o equivalente a aprox. 2,5kgf/cm2... Não sei a que temperatura você está carbonatando, mas para as minhas levas eu tenho usado aprox. 1kgf/cm2 com a cerveja entre 5 e 7 graus (deixo o growler na parte de baixo da geladeira)... Esse valor corresponde aos 2,5 volumes de CO2 que são desejáveis para os estilos de cerveja que tenho carbonatado (as vezes um pouco mais, as vezes um pouco menos)... Esses valores e correspondências você encontra numa tabela de conversão que você acha facilmente na internet ou aqui mesmo no fórum... No tópico abaixo...

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402614

Sugiro você dar uma revisada nos seus valores e no seu processo de carbonatação... Tem pinta de supercarbonatacao aí...

Outra coisa importante é como você tem feito sua extração na picnic... Eu montei dois sistemas, baseados numas pesquisas que fiz na internet e em informações do próprio fórum... Num sistema eu fiz uma linha de saída com 3m de mangueira de 1/4 com a picnic na ponta... Quanto maior o percurso da cerveja, maior o atrito e menos espuma sai... A questão aqui é que fica muita cerveja na linha e esquenta, mas funciona de boa... Sai redondo o chope... O outro sistema é uma linha de aprox. 1m de 1/4 com uma mangueira de diâmetro ainda menor por dentro... Espuma um pouco mais, mas funciona bem também... Quando puder conte mais como é o seu sistema de saída/extração para a gente avaliar melhor se pode ter a ver com isso...

E, por fim, sugiro não aliviar toda a pressão na hora de extrair, nem usar uma pressão menor do que a que foi usada para carbonatar a cerveja, pq isso terá o efeito justamente contrário ao pretendido... Eu não alivio nada (quer dizer, teve uma vez que começou a vazar cerveja no Ball lock e eu aliviei para resolver o problema e depois voltei a servir normalmente)... Mas normalmente não alívio a pressão, coloco cerca de 1,5kgf ou pouco mais no regulador e mando ver...

Você pode ver isso nos sistemas que os caras montam nessas chopeiras instaladas em festa... A pressão é sempre bem maior do que a que foi utilizada na carbonatação... Tem muita discussão aqui no fórum sobre isso e em vídeos do Youtube (como os do Beerschol) a galera tb explica bem...

Bom, espero ter ajudado em alguma coisa e quando puder passe mais detalhes do seu processo aí para a gente saber se resolveu e como resolveu o problema...

Abs.

4dc15df782bea5db137256f9f9cf8bd1.jpg


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk



Eu me expressei errado, não são Kbar são Kgf. O meu conjunto é exatamente igual ao seu.
Se eu tirar a tampa, server a cerveja como se fosse uma "grande garrafa" a cerveja fica perfeita no copo. Se eu fecho a tampa e coloco que seja 0.3 de pressão já sai só espuma.

Eu uso a mangueira que veio, que é de silicone (ou algum material parecido).

Eu não consigo mandar as fotos agora pq estou fora de casa esses dias. Mas de qq forma, estou guardando todas as respostas para ver assim que eu voltar.
 
Back
Top