1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Growler Inox + dispenser

Discussão em 'Envase' iniciado por jfmoretti, 2/9/17.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 2/9/17 #1

    jfmoretti

    jfmoretti

    jfmoretti

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/10/16
    Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    18
    Vi soluções para growlers inox e dispensers em "sites" chineses que me chamaram a atenção pela praticidade e quantidade de ofertas. Acho até que admitem carbonatação via cilindro CO2. As especificações técnicas sobre pressão máxima não aparecem, mas pelo fato de serem inox... . A dúvida seria no engate do growler e do dispenser (foto). Não uso barril ainda, mas talves seria uma opção inicial bem interessante. Alguém conhece esses growlers unidos a esses dispensers ? Aguentam carbonatação forçada (logicamente em temperatura bem baixa) ? Ou priming e cilindro de CO2 para servir ? Como o nome sugere: dispenser. Agradeceria comentários..
     

    Arquivos Anexados:

  2. 2/9/17 #2

    RamiroNetto

    RamiroNetto

    RamiroNetto

    Well-Known Member

    Afiliado:
    25/10/16
    Mensagens:
    65
    Curtidas Recebidas:
    14
    Eu uso exatamente esse sistema, tenho dois growlers mini kegs desse, um de 1,8 e outro de 3,6l - uso de acordo com o tanto que sobrou pra pegar a rapa da minha leva que passou do nível do post-mix - achei um excelente investimento.

    eu tiro do fermentador em temperatura baixa, deixo um pouquinho de headspace, rosqueio o dispenser, injeto co2 umas 3 vezes e purgo o o2, coloco a pressão desejada, sacudo bem, estabilizo a pressão desejada e coloco na geladeira, reinjetando umas 3x por dia, com 3 dias fica redondinha - mas daria pra beber até no mesmo dia

    além do keg e do dispenser eu tenho esses itens que achei indispensável pra levar o keg para algum lugar e tomar com um par de amigos:

    https://pt.aliexpress.com/item/Beer...ew-making-tap-with-ball-lock/32767460807.html

    https://pt.aliexpress.com/item/Comp...ct-CO2-Injector-Kegging-Beer/32515669415.html

    tem quem faça uma adaptação mais econômica e, ao invés desse dispenser, usa outro que se coloca uma bomba de bicicleta pra dar pressão, torneira picnic, etc... mas se vc pretende usar post mix acho que vale a pena os itens acima
     
    jfmoretti curtiu isso.
  3. 2/9/17 #3

    gfarantes

    gfarantes

    gfarantes

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/3/17
    Mensagens:
    124
    Curtidas Recebidas:
    21


    Por acaso comprou esses itens (da foto) da china? Tem ideia do preco?
    Abraço!
     
  4. 2/9/17 #4

    RamiroNetto

    RamiroNetto

    RamiroNetto

    Well-Known Member

    Afiliado:
    25/10/16
    Mensagens:
    65
    Curtidas Recebidas:
    14
    https://pt.aliexpress.com/item/NEW-...-Craft-Beer-Growler-Homebrew/32804041472.html

    na real eu comprei o dispenser pelo ebay quando um amigo foi pros EUA, mas foi esse preço, não passou de 50 dolares, os kegs comprei numa promoção na CasaOLEC 120 pelo de 1,8 e 180 reais pelo de 3,6l - o que é só um pouco a mais do que os do aliexpress, valeu porque não tem a espera de 2-3 meses. uma busca por "mini keg" no aliexpress e vc encontra, tem de 2l, 3,6l e 5l
     
  5. 3/9/17 #5

    jfmoretti

    jfmoretti

    jfmoretti

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/10/16
    Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    18
    RamiroNetto, esse é exatamente o sistema que pretendo. Tenho algumas dúvidas sobre ele relativos à pressão de carbonatação. Qual a máxima pressão que se pode usar para carbonatar ? Dizem que ele tem uma válvula de escape quando se ultrapassa a pressão limite dele (30 PSI ?). Até quanto de carbonatação vc já usou ? De qualquer modo, parece ser show de bola e super prático e sua a experiência comprova isso. Estou pesquisando pelo Alexpress.
     
  6. 3/9/17 #6

    jfmoretti

    jfmoretti

    jfmoretti

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/10/16
    Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    18

    Esse é exatamente o sistema que pretendo. Tenho algumas dúvidas sobre ele relativos à pressão de carbonatação. Qual a máxima pressão que se pode usar para carbonatar ? Dizem que ele tem uma válvula de escape quando se ultrapassa a pressão limite dele (30 PSI ?). Até quanto de carbonatação vc já usou ? De qualquer modo, parece ser show de bola e super prático e sua a experiência comprova isso. Estou pesquisando pelo Alexpress.
     
  7. 3/9/17 #7

    RamiroNetto

    RamiroNetto

    RamiroNetto

    Well-Known Member

    Afiliado:
    25/10/16
    Mensagens:
    65
    Curtidas Recebidas:
    14
    Francamente não sei sobre a válvula de segurança. Tem a válvula de alívio manual que eu uso pra purgar o2 com a carbonatação forçada com cilindro de co2, se ela tem um alívio automático eu não sei - mas 60psi me parece uma pressão mais coerente com o material: é uma chapa de inox robusta, me parece que tem no mínimo 1 mm.

    Ou seja, se priming for sua intenção eu acho que que vai de boa se vc quiser por mais até que 4 vol de co2, tranquilamente... - mas eu não investiria nesse sistema pra fazer priming! Explico: ele funciona como um keg, sifonando com uma mangueira de silicone a breja do fundo. Se vc faz priming vai dar lama, com lama vc vai ter uma perda (às vezes bem grande). Ou seja, pra mim só faz sentido pra fazer carbonatação forçada
     
  8. 3/9/17 #8

    jfmoretti

    jfmoretti

    jfmoretti

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/10/16
    Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    18
    Pretendo usa-lo exatamente como vc. Sem priming. Nas minhas pesquisas pela NET, vi em algum lugar (não me lembro) que o barril é bom e vai até 60 PSI (bem seguro), mas o sistema de engate por rosca, entre esse dispenser e o barril, não suportaria mais que 30 PSI.
    Mas, pela sua experiência (é o que vale) vc carbonata o necessário para o estilo da breja, indo além disso. Então, parece que o sistema de engate aguenta bem.
    Se bem que 30 PSI (pressão equilibrada pós carbonatação)é uma boa carbonatação pra maioria. Pretendo comprar o sistema todo e sua experiência foi relevante pra mim.
     
  9. 4/9/17 #9

    Edirmacedo

    Edirmacedo

    Edirmacedo

    Member

    Afiliado:
    14/7/16
    Mensagens:
    9
    Curtidas Recebidas:
    4
    Uso um sistema desses nas minhas brassagens de 1 galão.

    Funciona muito bem, uso da como se fosse um postmix, e ele cabe na porta da geladeira.



    Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk
     
  10. 4/9/17 #10

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    113
    Curtidas Recebidas:
    39
    Caro @jfmoretti,

    me desculpe a demora em lhe responder, mas só agora vi sua mensagem privada...

    eu uso esse sistema de growler/keg em inox há cerca de um ano já, sem nenhum problema! Eu tenho de 2,0 litros e de 4,0 litros. Comprei na China, mas com a entrega para o Estados Unidos e uma pessoa trouxe para mim. Mas logo depois vi eles vendendo aqui no Brasil em vários preços. Cheguei a cotar preço com uma loja aí de São Paulo (Empório Alto dos Pinheiros, se não me engano), mas considerei que os que eu já tinha eram suficientes para minha produção (eu faço levas de 10 litros)... Hoje acho que se o preço da compra no Brasil for pouca coisa superior ao da compra na China eu compraria por aqui mesmo, pois acho que compensa pela "segurança" da compra e pelo menor prazo de entrega...

    eu cheguei a contatar o vendedor/fabricante do growler na China para saber quanto os barris suportavam e ele me informou exatamente isso: que os growlers suportam até 60psi quando fechados com a tampa cega (ou seja, para a carbonatação com primming) e até 30psi quando montado para serviço e/ou carbonatação forçada com esse adaptador da sua foto aí (para ligá-lo ao cilindro de CO2) ou com o sistema que tenho, que é esse da foto, com torneira e mini-cilindro de 16g de encher pneu de bicicleta.

    o keg menor funciona muito bem com esse sistema, pois posso botar o keg todo montado dentro da geladeira enquanto estou bebendo (tal como na foto, ocasião que inclusive a cerveja congelou um pouco... rsrsrs) e o maior, de 4,0 litros, tenho que deixar gelar bastante e depois manter ele dentro uma tina de gelo... Mas os dois funcionam muito bem nesse propósito: primming + mini-cilindro para serviço.

    a única vez que tentei a carbonatação forçada através de sistema (com os mini-cilindros de CO2) eu não gostei muito, pois gastei uns dois cilindros e ainda achei que a carbonatação não tinha ficado tão boa quanto a que faço com primming.

    agora comprei um cilindro de CO2 (e também um post-mix) e pretendo fazer a carbonatação forçada também no keg... Já tenho uma leva terminando a secundária que será a primeira "cobaia" desse sistema (tenho um adaptador/extrator igual a esse da sua foto aí)...

    minha análise geral é essa: o growler atende muito bem ao seu propósito, pois é de fácil manuseio, fácil transporte, cabe de boa nas geladeiras e freezers, aguenta bem a pressão (já usei até 10g de primming numa weiss) e te permite usar ele de diversas maneiras (growler, primming, carbonatação forçada e outros). Com a prática aprendi que: esse meu sistema com o mini-cilindro de CO2 funciona muito bem para servir, mas espuma muito quando se usa mais de 5g/6g no primming e tem que ter cuidado com o "entra e sai" do freezer pois a cerveja congela dentro do sistema e dificulta a extração (rsrsrs)... Para carbonatação forçada com o mini-cilindro de CO2 eu não gostei, mas tem gente que faz de boa...

    vou testar agora com o cilindro de CO2 e depois posso postar aqui um relato da minha experiência...

    espero de ter ajudado com alguma coisa... se tiver mais alguma dúvida específica é só falar!

    e só para registrar, o tópico onde postei o email do fabricante/vendedor do growler foi esse aqui:
    http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409516
     

    Arquivos Anexados:

    SandroRibeiro curtiu isso.
  11. 5/9/17 #11

    jfmoretti

    jfmoretti

    jfmoretti

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/10/16
    Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    18
    Achei decisivas as colaborações vindas ao tópico, com experiências comprovadas e que contribuíram para adotar seguramente esse sistema.

    Estou melhorando meu sistema, atualmente só garrafas e priming, e começarei pelos growlers pois minhas produções são de 20 l.

    Estou pesquisando também cilindros de CO2 para carbonatar os growlers e futuramente um postmix (pelo prêço no Brasil será BEM futuramente). Então, sua próxima experiência com cilindro de CO2 será inusitada. pois não consegui detectar essa prática de cilindro CO2 com esse sistema growler/dispenser no forum (falha minha ?).

    Se puder relatar todas as fases do processo (temperatura, pressões, tipo de cerveja e o volume desejado de carbonatação) vai ser show de bola e praticamente esgotar todas as dúvidas sobre esse sistema, que é muito difundido atualmente nas lojas chinesas, e que também é de uma praticidade inigualável para os cervejeiros caseiros. Fora o custo ser mais acessível.
    Aguardamos...........
     
  12. 5/9/17 #12

    RamiroNetto

    RamiroNetto

    RamiroNetto

    Well-Known Member

    Afiliado:
    25/10/16
    Mensagens:
    65
    Curtidas Recebidas:
    14
    Cilindro de CO2 é o seguinte:
    evite os "extintores", tem muita gente que vende o cilindro de extintor reaproveitado e tem diversos problemas - desde sujeira residual que passa gosto pra cerveja até o fato de que não é todo lugar que faz a recarga.

    e a carbonatação, seria o mesmíssimo sistema de carbonatar um keg ou postmix - existe o "método rápido", que vc chacoalha (pra um mini kegzinho desse é um adianto danado, sem dor nas costas haha), o "método lento", que vc deixa plugado o co2 na geladeira junto com o keg por dias, e uma combinação dos dois - que costuma ser o preferido.

    veja esse vídeo:

    [ame]https://www.youtube.com/watch?v=K3WvZG6Tbxs[/ame]
     
    rmrcarvalho curtiu isso.
  13. 5/9/17 #13

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    113
    Curtidas Recebidas:
    39
    jfmoretti,

    vou fazer o teste e posto os resultados aqui... a leva atual é uma Cream Ale que vai para a maturação agora e devo envasar e iniciar a carbonatação no dia 18/19 mais ou menos.

    Ramiro Netto,

    a intenção é essa mesmo, pretendo fazer algo similar ao do vídeo... mas como a válvula de alívio deve atuar na casa dos 30psi (o que dá mais ou menos uns 2,1kgf/cm2), vou começar com 1,5kgf/cm2 ou coisa assim e depois passar para 1kgf/cm2... pretendo fazer "sem pressa"... três, quatro, cinco dias... quantos forem necessário...

    eu também entendo que os princípios são os mesmos para keg e postmix, mas como nunca pressurizei o keg com esse sistema/extratora, quero avaliar como ele vai se comportar... tanto na carbonatação, quanto no serviço... Por isso vou separar a leva e fazer parte da carbonatação por primming e parte nos kegs com CO2... depois comparo o resultado.

    vamos ver o que dá!
     
  14. 6/9/17 #14

    jfmoretti

    jfmoretti

    jfmoretti

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/10/16
    Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    18
    Essas observações são importantes. Já me deparei com várias ofertas desses cilindros de extintor junto com válvulas específicas para cervejeiros, até em lojas e fábricas especializadas. Mas não dá pra encarar após pesquisar no forum sobre o assunto.

    Depois que essa moda cervejeira pegou os prêços dos equipamentos subiram muito, principalmente os fabricados no Brasil. Inox nem pensar. Até pesquisei por lojas cervejeiras no Paraguai, pra ver se ameniza um pouco, mas não vi nada pro lá.

    Mas, vou chegar lá................
     
  15. 6/9/17 #15

    jfmoretti

    jfmoretti

    jfmoretti

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/10/16
    Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    18
    Acho que essa sua experimentação fecha de vez a análise da performance desse sistema/dispenser. Estamos ansiosos pela postagem.

    Minha última brassagem também foi uma Cream Ale single hop com Mosaic. Também vai ser ideal o experimento com uma ceva com drinkability, afinal os kegs são feitos pra elas..........
     
    rmrcarvalho curtiu isso.
  16. 20/9/17 #16

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    113
    Curtidas Recebidas:
    39
    Passando para dar um retorno da experiência...

    comecei a fazer a carbonatação forçada com o keg (de 4,0 litros) e posso dizer que o sistema funciona de boa, achei muito prático.

    obviamente tiveram alguns probleminhas, mas como estou aprendendo o processo de carbonatação forçada agora, não sei dizer se foram problemas inerentes ao sistema ou ao operador (sendo mais provável a segunda opção...:D).

    primeiro vou descrever o que acho que deu "errado":

    com a agitação do keg e o aumento da pressão interna a cerveja (espuma) voltou pela linha de gás (acho até que entrou no regulador).

    a carbonatação foi feita pela própria entrada de gás (justamente porque imaginei que tivesse um dispositivo que só permitisse entrar e não sair gás... e como o keg é pequeno e leve, não vi problema em sacudir, colocando ele na horizontal).

    percebi que voltou cerveja (espuma) pela linha de gás pelo menos em dois momentos: (1) quando pus o keg na horizontal e fiquei escutando as borbulhas do gás entrando; e (2) quando, depois de ter percebido que havia voltado cerveja pela linha de gás, optei por fazer a agitação com o keg desconectado da linha de gás, e quando reconectei a linha de gás a espuma gerada na agitação entrou pela linha...

    eu imagino que possa ter cometido vários erros, mas um dos que me vieram a cabeça foi o fato de eu ter enchido o keg como normalmente faço quando uso primming, deixando um headspace relativamente pequeno... com a agitação e o aumento de pressão esse headspace ficou cheio de espuma que saiu para a linha de gás quando conectei o ball lock... será que isso tem relação?

    além disso, onde mais posso estar errando?... Já vi em vídeos o pessoal fazer de tudo quanto é jeito, sacudir o keg (ou post) com a linha conectada ou desconectada, com a pressão aberta ou com a pressão fechada... tudo isso é válido ou tem uma forma certa de fazer?

    como estou aprendendo, toda luz que puderem fornecer será bem-vinda!

    mais informações sobre o processo:

    - a cerveja é uma Cream Ale e o keg estava a cerca de 1/2ºC no primeiro dia de carbonatação (pois aproveitei que o freezer estava com a temp baixa para o cold crash e mantive o keg lá dentro)... nesse dia eu usei 0,8kgf (conforme sugerido para 2,6 volumes de CO2 na tabela da Acerva Gaucha que tem num tópico aqui do fórum).

    - no outro dia, com o keg a 5/6ºC, eu usei 1,0kgf.

    - repeti o processo de pôr gás, sacudir e tornar a pôr gás até que o regulador que marca a pressão do keg + linha de gás estabilizasse na casa de 1,0kgf.

    - percebi que nesse segundo dia a cerveja já tinha certa carbonatação (que é essa da foto aí embaixo), mas ainda não estava do jeito que eu gostaria... desse modo, pretendo seguir com o processo de carbonatação durante mais dias...

    nesse ponto, inclusive, o que vocês sugerem:

    (1) repetir o processo de pôr gás, sacudir e tornar a pôr gás até chegar ao ponto que desejo?

    (2) ou se eu deixar o gás conectado com a pressão deseja (~1,0kgf) por algumas horas num dia, depois noutro e assim por diante... já vai resolver?

    eu sei que no vídeo do beer school ele deixa o gás conectado direto por alguns dias (para fazer a carbonatação lenta)... mas, no meu caso, ainda não sei como faria isso na prática... pois a linha de gás impede o fechamento da porta do freezer e se eu colocar o cilindro de gás dentro do freezer com o keg, a pressão dele vai mudar também, não é isso?... E daí fico com receio de dar alguma zica no processo... alguma sugestão/solução para isso?

    por fim, quanto ao fato de ter entrado cerveja (espuma) pela linha de gás até o regulador, o que eu fiz foi dar um forte "sopro" após o uso para expulsar os resíduos de dentro do regulador... é isso mesmo? Ou preciso abrir para limpar/sanitizar ou arrumar alguma outra forma de limpar o regulador por dentro?

    sei que são muitas dúvidas e que muitas delas serão solucionadas com o tempo (e a experimentação), mas se alguém puder passar mais dicas eu agradeço! :mug:

    e quando tiver mais informações sobre o sistema (keg+pressão) e o resultado final da breja eu posto aqui!

    abs.
     

    Arquivos Anexados:

    jfmoretti curtiu isso.
  17. 20/9/17 #17

    jfmoretti

    jfmoretti

    jfmoretti

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/10/16
    Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    18
    Cerveja bonita. Estava aguardando ansioso pela postagem, pois não tenho prática nenhuma em carbonatação forçada.

    Mas, parece que no segundo dia, a 1kgf, vc não deitou o barril. A cerveja (espuma) retornou igual ao primeiro dia ? Talvez essa pressão seja a ideal pro sistema ?

    Também aguardo sugestões e opiniões do forum sobre os fatos.

    Se puder, relate os fatos até o final do processo pra ver os finalmentes e, principalmente, como saiu a cerveja. Colaboração valiosa....
     
    rmrcarvalho curtiu isso.
  18. 21/9/17 #18

    JoaoJuliano

    JoaoJuliano

    JoaoJuliano

    Well-Known Member

    Afiliado:
    25/11/16
    Mensagens:
    71
    Curtidas Recebidas:
    33
    Saudações!!!

    Retornar espuma para linha de gás é um problema comum e não muito grave, mas que pode ser evitado com alguns cuidados:

    1- Sempre desconecte o gás quando for chacoalhar o barril;
    2- Quando foi conectar o ball lock, certifique-se que o gás esteja aberto, em uma pressão no mínimo igual à que você colocou no barril da última vez. Se a pressão da mangueira que você engatar estiver menor do que a do barril, essa diferença de pressão empurrará para dentro da mangueira o que estiver perto da entrada de gás. No teu caso, foi espuma;
    3- Uma técnica que alguns utilizam, que evita isso e também acelera a carbonatação, é injetar o gás no barril pelo terminal ball lock de líquido. Como a mangueira de líquido vai até o fundo do barril, fica mais difícil voltar alguma coisa pela mangueira.

    Espero ter ajudado!

    Abraço
     
    jfmoretti e rmrcarvalho curtiram isso.
  19. 21/9/17 #19

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    113
    Curtidas Recebidas:
    39
    @jfmoretti,

    assim que tiver um veredito final (ou seja, assim que a cerveja for devidamente consumida) eu posto as considerações aqui sim.

    @JoaoJuliano,

    obrigado pelas dicas, com certeza elas ajudam sim! Conversando com um amigo cervejeiro ontem ele me recomendou a mesma coisa: manter a pressão da linha igual ou acima da do barril.

    ontem a noite repeti o processo de carbonatação já com esses cuidados (e evitando sacudir o keg na horizontal) e não voltou nenhuma cerveja (nem espuma) pela linha de gás. E ao que parece a pressão interna já está estabilizada na casa de 1kgf... Mas como não vou consumir agora, vou deixar a cerveja "descansando" alguns dias para a carbonatação "pegar" legal... Hoje a noite vou tirar mais uma prova para ver se já está do jeito que eu gostaria.

    na próxima vez vou tentar injetar o gás pelo terminal de líquido... não fiz desta vez por dois motivos: o primeiro é que neste sistema do keg a saída de líquido é feita por um tubo de silicone que fica preso na tampa/extratora do keg, daí fiquei com receio da pressão que entra desconectar esse tubo de silicone... o outro motivo é que o conector de gás não encaixou direito na saída de líquido (acho que tem uma diferença pequena entre eles, não?)...

    pergunta de iniciante: nesse caso, então, devo usar o conector de líquido na linha de gás?

    abraço.
     
  20. 21/9/17 #20

    JoaoJuliano

    JoaoJuliano

    JoaoJuliano

    Well-Known Member

    Afiliado:
    25/11/16
    Mensagens:
    71
    Curtidas Recebidas:
    33
    Exatamente! :mug:
     
    rmrcarvalho curtiu isso.

Compartilhe esta Página