Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Galera segue UPDATE do iSpindel

Essa atualização corrige um bug que causava travamentos no iSpindel quando o sinal de Wifi era muito baixo.
Foi adicionado também um medidor de nível de sinal que permite saber se o Wifi está chegando no iSpindel dentro do fermentador.

View attachment 126224

Para importar o projeto poderá usar o QR code.

View attachment 126225

Se não quiser importar todo o projeto poderá simplesmente adicionar a variavél V57 ao seu projeto no Blynk. Use uma barra V ou H para indicar o sinal com escala 0 - 100%.

Helton, ao ler o code diz que preciso de mais energia. Quanto exatamente vou precisar? Obrigado.
 
Atualização - Versão 4.4

-
Corrigido bug relacionado ao controle de tempo de espera para inversão de ciclo
- Aprimorado gerenciamento de conexão com servidor do Blynk
- Alterado tempo para reinicio no caso de perda de conexão, antes era 15min, agora é 1h
- Adicionada a opção de conexão com servidor local ou servidor personalizado
- Controle de tempo para sistema de aquecimento e resfriamento - ajuste fino na amplitude das temperaturas -
- Adicionada notificação no aplicativo e display do IP de conexão na rede local (facilita para update)
- Adicionada notificação caso sensores com fio não sejam encontrados

Link para baixar o firmware:

https://drive.google.com/file/d/1ecvuUQlSptwi-4VCcp9Qpvg5btSuzaGH/view?usp=sharing
Codigo QR para baixar a versão completa.

View attachment 124727

Está em testes nosso servidor privado do Blynk, quem quiser testar siga os passos abaixo.

View attachment 124728 View attachment 124729View attachment 124730

Em breve farei um vídeo explicando com mais detalhes os passos para criar sua conta no servidor privado.
Assim que criar sua conta, seu saldo de energia será ZERO, não precisa comprar energia, entre em contato comigo e informe sua conta de email cadastrada para que seja adicionada energia para o projeto. É GRATUITO e portanto não há garantia de disponibilidade e ou segurança do histórico gráfico gerado pelo aplicativo.

Quem quiser apoiar o projeto e a manutenção do servidor poderá fazer usando esse link: Financiamento Coletivo na APOIA.se | Crowdfunding Pontual e Mensal

Espero que gostem da nova versão. Qualquer dúvida estamos ahi como sempre.
Boas brejas!!!


se puder adicionar meu em agradeço: [email protected]
 
Helton, ao ler o code diz que preciso de mais energia. Quanto exatamente vou precisar? Obrigado.

Para a versão atual recomendo ter pelo menos 20.000 pontos de energia. Para usar o servidor de testes proceda com o cadastro conforme instruções neste tópico do forum. Abraço!
 
Use a versão 5.0 do firmware. E proceda o cadastro no aplicativo Blynk usando o servidor app.cerveja.info

boa tarde Helton, fiz o cadastro e entrei com o seu servidor, mas ao ler o código aparece a mensagem que “server is not reachable”.
O que posso ter errado?
 

Attachments

  • 8938C09F-F955-4FB8-AA45-FF93E536F1EA.png
    8938C09F-F955-4FB8-AA45-FF93E536F1EA.png
    303.5 KB · Views: 10
  • 2166250F-E791-4BA3-BD4B-45DEFD8FE462.png
    2166250F-E791-4BA3-BD4B-45DEFD8FE462.png
    162.9 KB · Views: 10
Boa tarde confrades!

Muita gente aproveitando esse projeto do @Helton Fagner?

Gostaria aqui de reforçar um ponto que as vezes passa despercebido pela galera.
Como sou um usuário desde a primeira versão, quando ainda não havia o servidor privado (app.cerveja.info), sempre utilizei o servidor próprio do Blynk e para isso, conforme a evolução do projeto, eu e mais outros usuários tivemos que efetuar a compra de energia pra poder utilizar o app.

Hoje em dia o @Helton Fagner, montou um servidor privado (servidor de testes) para justamente facilitar para a galera HomeBrewer.
Onde quero chegar?

Todos nós sabemos que o Helton sempre deu o maior suporte para todos seja com dúvidas de montagem, programação, updates, etc.
E também com esse servidor privado que nos poupa os gastos com energia no Blynk.
Sabemos que existe um custo pra manter esse servidor, por menor que pareça ser, mas existe.

Diante disso, deixo abaixo o link do apoia.se para quem quiser e puder dar uma força pra poder manter esse servidor e também servir como uma forma de gratificação para o @Helton Fagner.

Link:
Canal Cerveja 5.0 está fazendo Solução para Cervejeiros na APOIA.se!

Estive batendo um papo com o Helton e hoje ele tem cerca de 100 usuários cadastrados nesse servidor e sabemos que quanto maior esse número, maior o custo de operação.

Se todos que utilizam o recurso apoiassem com R$1,00/mês (acho que é o mínimo do site), ja ajudaria na manutenção do servidor e também nas novas evoluções que nosso amigo nunca para de fazer kkkkk

Obrigado galera


E muito obrigado Heltão pela sua contribuição para a comunidade!!!

Cheers
 
Last edited:
Boa tarde confrades!

Muita gente aproveitando esse projeto do @Helton Fagner?

Gostaria aqui de reforçar um ponto que as vezes passa despercebido pela galera.
Como sou um usuário desde a primeira versão, quando ainda não havia o servidor privado (app.cerveja.info), sempre utilizei o servidor próprio do Blynk e para isso, conforme a evolução do projeto, eu e mais outros usuários tivemos que efetuar a compra de energia pra poder utilizar o app.

Hoje em dia o @Helton Fagner, montou um servidor privado (servidor de testes) para justamente facilitar para a galera HomeBrewer.
Onde quero chegar?

Todos nós sabemos que o Helton sempre deu o maior suporte para todos seja com dúvidas de montagem, programação, updates, etc.
E também com esse servidor privado que nos poupa os gastos com energia no Blynk.
Sabemos que existe um custo pra manter esse servidor, por menor que pareça ser, mas existe.

Diante disso, deixo abaixo o link do apoia.se para quem quiser e puder dar uma força pra poder manter esse servidor e também servir como uma forma de gratificação para o @Helton Fagner.

Link:
Canal Cerveja 5.0 está fazendo Solução para Cervejeiros na APOIA.se!

Estive batendo um papo com o Helton e hoje ele tem cerca de 100 usuários cadastrados nesse servidor e sabemos que quanto maior esse número, maior o custo de operação.

Se todos que utilizam o recurso apoiassem com R$1,00/mês (acho que é o mínimo do site), ja ajudaria na manutenção do servidor e também nas novas evoluções que nosso amigo nunca para de fazer kkkkk

Obrigado galera


E muito obrigado Heltão pela sua contribuição para a comunidade!!!

Cheers

👏🏻👏🏻👏🏻
 
Boa tarde confrades!

Muita gente aproveitando esse projeto do @Helton Fagner?

Gostaria aqui de reforçar um ponto que as vezes passa despercebido pela galera.
Como sou um usuário desde a primeira versão, quando ainda não havia o servidor privado (app.cerveja.info), sempre utilizei o servidor próprio do Blynk e para isso, conforme a evolução do projeto, eu e mais outros usuários tivemos que efetuar a compra de energia pra poder utilizar o app.

Hoje em dia o @Helton Fagner, montou um servidor privado (servidor de testes) para justamente facilitar para a galera HomeBrewer.
Onde quero chegar?

Todos nós sabemos que o Helton sempre deu o maior suporte para todos seja com dúvidas de montagem, programação, updates, etc.
E também com esse servidor privado que nos poupa os gastos com energia no Blynk.
Sabemos que existe um custo pra manter esse servidor, por menor que pareça ser, mas existe.

Diante disso, deixo abaixo o link do apoia.se para quem quiser e puder dar uma força pra poder manter esse servidor e também servir como uma forma de gratificação para o @Helton Fagner.

Link:
Canal Cerveja 5.0 está fazendo Solução para Cervejeiros na APOIA.se!

Estive batendo um papo com o Helton e hoje ele tem cerca de 100 usuários cadastrados nesse servidor e sabemos que quanto maior esse número, maior o custo de operação.

Se todos que utilizam o recurso apoiassem com R$1,00/mês (acho que é o mínimo do site), ja ajudaria na manutenção do servidor e também nas novas evoluções que nosso amigo nunca para de fazer kkkkk

Obrigado galera


E muito obrigado Heltão pela sua contribuição para a comunidade!!!

Cheers

apoiado lá!
 
Boa tarde Helton! Parabéns pelo projeto! Fantástico!

Montei a um tempo atrás mas não havia testado tudo até hoje. Deu um problema no relê. Uso apenas 1 para controlar o compressor. Acho que tem a ver com a versão do processador. Pedi V3 e acho que veio V2. Imagino que por isso o relê não esteja armando. O esquema de ligação nos pinos deve ser diferente, né?

Os pinos na placa previstos para se ligarem ao GND e ao VCC do relê trazem a sigla RSV (na foto).

A placa com relê eu tenho tanto esse com optoacoplador (na foto) e tenho um sem também. Com 2 leds vermelho e verde.

Como ligar esse relê para fechar o circuito do compressor?

Obrigado, abraço e já estou lá apoiando!
 

Attachments

  • 208B6514-EBFC-4D0E-91A1-AE45E9710F5F.jpeg
    208B6514-EBFC-4D0E-91A1-AE45E9710F5F.jpeg
    35 KB · Views: 14
  • 8033CCF1-37B3-475A-ADF3-0EEAF426D6C5.jpeg
    8033CCF1-37B3-475A-ADF3-0EEAF426D6C5.jpeg
    35.8 KB · Views: 14
Boa tarde Helton! Parabéns pelo projeto! Fantástico!

Montei a um tempo atrás mas não havia testado tudo até hoje. Deu um problema no relê. Uso apenas 1 para controlar o compressor. Acho que tem a ver com a versão do processador. Pedi V3 e acho que veio V2. Imagino que por isso o relê não esteja armando. O esquema de ligação nos pinos deve ser diferente, né?

Os pinos na placa previstos para se ligarem ao GND e ao VCC do relê trazem a sigla RSV (na foto).

A placa com relê eu tenho tanto esse com optoacoplador (na foto) e tenho um sem também. Com 2 leds vermelho e verde.

Como ligar esse relê para fechar o circuito do compressor?

Obrigado, abraço e já estou lá apoiando!
Olá Caio, agradeço o feedback sobre o projeto!

Neste caso, liga o VCC do relé no VIN do ESP deve resolver. O relé precisa ser mesmo com acoplador.

Vlw. Abraço!
 
Olá Caio, agradeço o feedback sobre o projeto!

Neste caso, liga o VCC do relé no VIN do ESP deve resolver. O relé precisa ser mesmo com acoplador.

Vlw. Abraço!

obrigado Helton! Com isso o pwr do relê ligou! Show de bola! Contudo continua sem armar. Da para ver na foto que o led vermelho ligou.

A Fase vem com carga da tomada (fio branco) para o borne do meio mas quando bate a temperatura e liga o ciclo frio, o borne da direita (fio preto), que chaveia, não recebe a carga.

Tambem testei esquentando, para ver se fechava o circuito mas também não foi. Testei o ciclo quente com o IN tanto no D7 quanto no RX. Será que o relê está quebrado?

Abraço amigo! Valeu!

image.jpg
 
obrigado Helton! Com isso o pwr do relê ligou! Show de bola! Contudo continua sem armar. Da para ver na foto que o led vermelho ligou.

A Fase vem com carga da tomada (fio branco) para o borne do meio mas quando bate a temperatura e liga o ciclo frio, o borne da direita (fio preto), que chaveia, não recebe a carga.

Tambem testei esquentando, para ver se fechava o circuito mas também não foi. Testei o ciclo quente com o IN tanto no D7 quanto no RX. Será que o relê está quebrado?

Abraço amigo! Valeu!

View attachment 126426

Quando vc se conecta a rede IOTBREW, tem uma opção com o nome Relay 0 ou 1... Se estiver 0 coloque 1 ou vice-versa. Pode ser a lógica de acionamento do relé.
 
Helton, primeiro eu queria agradecer pelo projeto, incrível mesmo para nós cervejeiros caseiros que amamos um DIY! Queria agradecer o Rafael também que me deu um suporte ontem para ativar a energia necessária.
Realizei o aporte para ajuda nos custo do servidor, espero contribuir todo mês para o projeto. Como sugestão sobre isso, entendo que poderia repassar os custos mensalmente aqui no tópico como forma de lembrete para a galera.

Duas perguntas:
Pergunta 1: Uma coisa que ainda não consegui fazer funcionar é o Display, testei várias versões do firmware a partir do 4.0 e nenhum deles deu certo para que o Display funcionasse, conferi também o esquema de ligação e está correto. Sabe me dizer se existe alguma solução para isso? Alguma alternativa que possa fazer?

Pergunta 2: Comparei dentro de um copo de água a temperatura do sensor x termômetro de bulbo, vi que ele está com uma diferença de mais ou menos 2 graus para baixo. Existe alguma maneira de corrigir a leitura do sensor dentro do blynk?
 
Helton, primeiro eu queria agradecer pelo projeto, incrível mesmo para nós cervejeiros caseiros que amamos um DIY! Queria agradecer o Rafael também que me deu um suporte ontem para ativar a energia necessária.
Realizei o aporte para ajuda nos custo do servidor, espero contribuir todo mês para o projeto. Como sugestão sobre isso, entendo que poderia repassar os custos mensalmente aqui no tópico como forma de lembrete para a galera.

Duas perguntas:
Pergunta 1: Uma coisa que ainda não consegui fazer funcionar é o Display, testei várias versões do firmware a partir do 4.0 e nenhum deles deu certo para que o Display funcionasse, conferi também o esquema de ligação e está correto. Sabe me dizer se existe alguma solução para isso? Alguma alternativa que possa fazer?

Pergunta 2: Comparei dentro de um copo de água a temperatura do sensor x termômetro de bulbo, vi que ele está com uma diferença de mais ou menos 2 graus para baixo. Existe alguma maneira de corrigir a leitura do sensor dentro do blynk?

Olá amigo agradeço o feedback, espero que tire muito proveito do projeto. :)
Nunca mensurei exatamente os custos, mantenho aki uma maquina ligada dedicada com nobreak e acesso a internet com uma conexão de 300Mbps para atender as requisições. Toda ajuda é bem vinda, com um pouco de cada confrade podemos ajudar muitos outros.

1 - Quanto ao display o que está ocorrendo? me manda o modelo dele ou se estiver aperecendo alguma coisa manda uma foto.
2 - Quanto a temperatura vc pode ajustar o offset na aba setup. Primeiro seleciona o sensor (marcação em vermelho) depois defina o offset (marcação em azul)

Kegeretor Setup.jpeg


Sempre use a última versão do firmware e do app.
 
Last edited:
Olá amigo agradeço o feedback, espero que tire muito proveito do projeto. :)
Nunca mensurei exatamente os custos, mantenho aki uma maquina ligada dedicada com nobreak e acesso a internet com uma conexão de 300Mbps para atender as requisições. Toda ajuda é bem vinda, com um pouco de cada confrade podemos ajudar muitos outros.

1 - Quanto ao display o que está ocorrendo? me manda o modelo dele ou se estiver aperecendo alguma coisa manda uma foto.
2 - Quanto a temperatura vc pode ajustar o offset na aba setup. Primeiro seleciona o sensor (marcação em vermelho) depois defina o offset (marcação em azul)

View attachment 126439

Sempre use a última versão do firmware e do app.
Deu tudo certo no fim. Consegui ajustar a temperatura e também ligar o display. Na verdade era o cabo jumper que estão estava legal, então soldei todos os cabos.

Em breve farei um relato completo com dicas para os iniciantes como eu.
 
Obrigado, Helton...



Tira uma dúvida pra mim... Conectei tudo certinho, mas não arma o relé de jeito nenhum... Tá lendo a temperatura certinho, aí o controlador manda armar o compressor e o relé nada... Li o fórum pra trás aqui ,testei de injetar 5v direto no in1 do relé (com ele alimentado) e nem sinal de vida... Será que o relé tá com problema?

Foto da montagem, mas vou mudar e tirar a placa de expansão do nodemcu... E já testei direto sem ela e nada...
 
Mais testes...

Testei a tensão direto no relé... E não tá chegando... E tinha 5v na saída, então o problema são os cabos... Estava usando aqueles jumpers de protoboard que tenho a um tempo aqui em casa, testei a continuidade deles e não deu nada... Vc usam que tipo de cabo para essas montagens?
 
Mais testes...

Testei a tensão direto no relé... E não tá chegando... E tinha 5v na saída, então o problema são os cabos... Estava usando aqueles jumpers de protoboard que tenho a um tempo aqui em casa, testei a continuidade deles e não deu nada... Vc usam que tipo de cabo para essas montagens?
Bom dia camarada!

Cara, usei jumpers tambem mas sem os terminais, cortei e soldei tudo
melhor coisa é soldar!
 
Consegui fazer funcionar... Fui soldando e testando tudo... No início ficou todos os relés ligados mas fui lendo o fórum aqui e consegui configurar... Era problema no relay da configuração... Funcionando beleza agora... Amanhã vou iniciar os testes com líquido e no fds vai ter breja... Obrigado a todos que ajudaram e ao Helton pela disponibilidade...
 
Aqui tudo certo também. Estava usando o USB do computador que não dava 5vcc. O problema foi que ao montar tudo no case acabei trincando e inutilizando a tela oled. Amanhã chega outra e boto aqui como ficou! Abs e valeu Helton!
 
@Helton Fagner
@Helton
Depois de testar o aplicativo do Blynk nas diversas funcionalidades, reparei que o relé do Aquecedor sempre fica armando (não há aquecedor instalado), mesmo depois de configurar o tempo de espera do quente para o frio em 200 minutos. Após a geladeira resfriar e chegar na temperatura alvo, ele dá apenas um intervalo de 15 minutos e liga o aquecedor na sequência, ele fica ligado por 60 minutos, desliga por 15 e volta ligar em por 60 minutos, até que a temperatura suba normalmente até atingir a histerese e a geladeira resfriar novamente conforme as telas abaixo. Sabe o que pode estar acontecendo?
 

Attachments

  • Screenshot_20210521-184732_Blynk.jpg
    Screenshot_20210521-184732_Blynk.jpg
    24.6 KB · Views: 19
  • Screenshot_20210521-184822_Blynk.jpg
    Screenshot_20210521-184822_Blynk.jpg
    24.2 KB · Views: 17
@Helton Fagner
@Helton
Depois de testar o aplicativo do Blynk nas diversas funcionalidades, reparei que o relé do Aquecedor sempre fica armando (não há aquecedor instalado), mesmo depois de configurar o tempo de espera do quente para o frio em 200 minutos. Após a geladeira resfriar e chegar na temperatura alvo, ele dá apenas um intervalo de 15 minutos e liga o aquecedor na sequência, ele fica ligado por 60 minutos, desliga por 15 e volta ligar em por 60 minutos, até que a temperatura suba normalmente até atingir a histerese e a geladeira resfriar novamente conforme as telas abaixo. Sabe o que pode estar acontecendo?
Olá amigo, tem um bug conhecido relacionado com a conexão com o BrewFather. Na aba setup clique sobre o nome do equipamento e envie (mesmo em branco) e no ID Brewfather a mesma coisa. Isso deve resolver.
 
Tudo certo por aqui! Obrigado Helton!

O iSpindel chegou. Veio calibrado. Onde é mesmo que eu acho as orientações para configurar ele para integrar com o Brewfather e com o seu projeto? Procurei aqui mas fiquei na dúvida se tenho que mudar o firmware do iSpindel e recalibra-lo do zero, se tenho que colocar o token do Blynk lá nele, etc. Esses detalhes.
Um abraco!
FF2593DD-4722-482F-8301-7EB35D0BFB6A.jpeg
D7EA97D1-2B32-4295-AAB2-B3374F0EBBB2.jpeg
10EF435B-35C6-42BC-8A8B-A4EAF1ADE6A9.jpeg
0BCAB45A-43C4-4D46-8CD4-4EDE14839ED9.jpeg
554B6747-4E3B-49ED-895A-493B0AFD1168.jpeg
 
Tudo certo por aqui! Obrigado Helton!

O iSpindel chegou. Veio calibrado. Onde é mesmo que eu acho as orientações para configurar ele para integrar com o Brewfather e com o seu projeto? Procurei aqui mas fiquei na dúvida se tenho que mudar o firmware do iSpindel e recalibra-lo do zero, se tenho que colocar o token do Blynk lá nele, etc. Esses detalhes.
Um abraco!
View attachment 126564View attachment 126565View attachment 126566View attachment 126567View attachment 126568

Fala Caio, ficou muito boa sua montagem, parabéns!

Se estiver usando meu servidor precisará trocar o firmware sim. Uma grande vantagem é que vc poderá calibrar ele em tempo real com a fermentação rolando. No firmware personalizado do iSpindel que ajustei para nosso projeto vc ainda poderá alterar o tempo de envio dos dados do iSpindel e ajustar o offset da temperatura.

Se estiver usando o servidor do Blynk (blynk-cloud.com), poderá usar o iSpindel com o firmware original dele. Somente coloque o Token do controlador da geladeira no seu iSpindel.

Firmware do iSpindel

Nesse post encontrará mais detalhes.
https://www.homebrewtalk.com.br/thr...com-aplicativo-no-celular.415376/post-5193705
Espero ter ajudado, qualquer dúvida manda msg ahi. Vlw
 
Back
Top