Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ola @Helton Fagner, parabéns pelo projeto. Muito interessante. Estou com o seguinte problema, montei a versão básica, com somente 1 sensor e 2 relês. Segui o esquema basico de ligação com pino D2 para refrigeração e D1 para aquecimento e estou utilizando fonte de celular... Tudo parece funcionar, porém os relês não estão sendo ativados conforma a mudança de temperatura... Quando eu coloco 0 na opção Relay do setup do wifi, os relês nunca ligam, quando eu coloco 1 eles ficam sempre ligados o tempo todo, independentemente da temperatura medida... Tem idéia do que pode ser? O aplicativo do blink estou usando a versão do vídeo 3, com apenas 1 sensor... no software sempre fica com o OFF, não consigo clicar e mudar para ON. Muito obrigado.
 

Attachments

  • esquema.PNG
    esquema.PNG
    233.7 KB · Views: 43
Tudo bom Helton, sobre o projeto da balança para verificar qtde do postmix, teria como compartilhar o cod do blynk e um rascunho com ligação no esp?
Olá amigo, em breve colocarei no canal. Infelizmente devido ao trabalho corrido não consegui disponibilizar ainda. Abraço!
 
Ola @Helton Fagner, parabéns pelo projeto. Muito interessante. Estou com o seguinte problema, montei a versão básica, com somente 1 sensor e 2 relês. Segui o esquema basico de ligação com pino D2 para refrigeração e D1 para aquecimento e estou utilizando fonte de celular... Tudo parece funcionar, porém os relês não estão sendo ativados conforma a mudança de temperatura... Quando eu coloco 0 na opção Relay do setup do wifi, os relês nunca ligam, quando eu coloco 1 eles ficam sempre ligados o tempo todo, independentemente da temperatura medida... Tem idéia do que pode ser? O aplicativo do blink estou usando a versão do vídeo 3, com apenas 1 sensor... no software sempre fica com o OFF, não consigo clicar e mudar para ON. Muito obrigado.
Michel, sempre use as ultimas versões do firmware independente se vc está usando um ou mais sensores. O esquema elétrico foi atualizado quando adicionamos o display.

Segue última versão do firmware:

Firmware Geladeira V5.0
https://drive.google.com/file/d/1L9DG6cVMn-kgEfcNQCibWD_-e6AX3q2F/view?usp=sharing

Detalhe do esquema elétrico:

Se não for usar o display, basta desconsiderá-lo. E caso queira usar somente um sensor, siga o esquema de ligação e conecte somente um. Não precisa usar o módulo de 4 reles só respeite os pinos para resfriamento e aquecimento.

1618403401289.png


Espero ter ajudado. Abraço!!
 
Michel, sempre use as ultimas versões do firmware independente se vc está usando um ou mais sensores. O esquema elétrico foi atualizado quando adicionamos o display.

Segue última versão do firmware:

Firmware Geladeira V5.0
https://drive.google.com/file/d/1L9DG6cVMn-kgEfcNQCibWD_-e6AX3q2F/view?usp=sharing

Detalhe do esquema elétrico:

Se não for usar o display, basta desconsiderá-lo. E caso queira usar somente um sensor, siga o esquema de ligação e conecte somente um. Não precisa usar o módulo de 4 reles só respeite os pinos para resfriamento e aquecimento.

View attachment 126243

Espero ter ajudado. Abraço!!
Obrigado Helton pela resposta rápida. Impressionante a sua disposição e comprometimento em ajudar a todos aqui, está de parabéns mesmo!
Ontem, após enviar a msg, eu fiz um teste com a versão de 3 sensores da interface blynk (segundo qr code exibido no vídeo 3), e pra minha surpresa tudo começou a funcionar direito, mesmo com o firmware versão 1.0 que eu estou rodando no momento e com o esquema eletrônico do vídeo... O que me leva crer que em algum momento aconteceu uma break change entre a versão 1.0 e a interface blynk de somente 1 sensor.
Minha sugestão aqui seria para colocar uma nota na descrição do vídeo, avisando para não utilizar esse firmware/interface. Qualquer um que tente fazer o projeto básico seguindo somente os vídeos, vai cair no mesmo problema.
Vou alterar o esquema eletrônico e o firmware aqui como você sugeriu. Estou interessado também em migrar para o seu servidor do blynk. Vou procurar aqui no fórum o procedimento, e tentar alterar em breve.

Obrigado!
 
Ola @Helton Fagner, parabéns pelo projeto. Muito interessante. Estou com o seguinte problema, montei a versão básica, com somente 1 sensor e 2 relês. Segui o esquema basico de ligação com pino D2 para refrigeração e D1 para aquecimento e estou utilizando fonte de celular... Tudo parece funcionar, porém os relês não estão sendo ativados conforma a mudança de temperatura... Quando eu coloco 0 na opção Relay do setup do wifi, os relês nunca ligam, quando eu coloco 1 eles ficam sempre ligados o tempo todo, independentemente da temperatura medida... Tem idéia do que pode ser? O aplicativo do blink estou usando a versão do vídeo 3, com apenas 1 sensor... no software sempre fica com o OFF, não consigo clicar e mudar para ON. Muito obrigado.
Estou com o mesmo problema.
 
Obrigado Helton pela resposta rápida. Impressionante a sua disposição e comprometimento em ajudar a todos aqui, está de parabéns mesmo!
Ontem, após enviar a msg, eu fiz um teste com a versão de 3 sensores da interface blynk (segundo qr code exibido no vídeo 3), e pra minha surpresa tudo começou a funcionar direito, mesmo com o firmware versão 1.0 que eu estou rodando no momento e com o esquema eletrônico do vídeo... O que me leva crer que em algum momento aconteceu uma break change entre a versão 1.0 e a interface blynk de somente 1 sensor.
Minha sugestão aqui seria para colocar uma nota na descrição do vídeo, avisando para não utilizar esse firmware/interface. Qualquer um que tente fazer o projeto básico seguindo somente os vídeos, vai cair no mesmo problema.
Vou alterar o esquema eletrônico e o firmware aqui como você sugeriu. Estou interessado também em migrar para o seu servidor do blynk. Vou procurar aqui no fórum o procedimento, e tentar alterar em breve.

Obrigado!
Olá amigo agradeço pelo feedback. Se puder por gentileza me enviar o link do vídeo que vc menciou, pode ter passado despercebido por mim. Lembro de ter adicionado nas descrições sobre os updates, mas posso ter omitido nesse. Vlw
 
Boa noite,
Obrigado, funcionou, só tenho uma última pergunta, caso falte luz, ele volta a conectar quando retorna e reconecta o wifi, ou tem que colocar uma bateria para garantir?
Olá, caso falte energia ele retoma de onde parou, seguindo o mesmo setup. Se faltar internet ele segue trabalhando normalmente seguindo os parametros definidos, vc só não terá o controle/visualização no app.
 
Bom dia a todos...
Ansioso pra montar esse projeto, minhas coisas estão no correio... Só me tira uma dúvida, Helton... Vou montar um projeto de um kegerator pra alimentar uma torre naja, sendo que um sensor vai colado no barril, um pra temperatura da câmara e um no banco de glicol que vai congelar/suar a naja... Quanto aos relês, vou usar um no compressor, um no cooler, um em uma bomba do banco de glicol (que vou usar pra fermentação externa) e não vou usar aquecimento, então eu queria usar o relê do aquecimento pra acionar a bomba de circulação do congelamento da naja, é possível? Esse acionamento não seria dependente de temperatura, eu acionaria quando eu quisesse deixaria ligado direto, quando eu não fosse usar por um bom tempo desligaria manualmente no app... A minha dúvida é se isso é possível...
Parabéns pelo projeto e pela sua disponibilidade com a galera aí...
Segue uma foto da naja (ainda inoperante, mas já está decorando o local)... :D
 

Attachments

  • IMG-20210125-WA0008.jpg
    IMG-20210125-WA0008.jpg
    66.7 KB · Views: 45
Olá Helton, tudo bem? Estou com certa dificuldade de funcionar o básico.. vou tentar no servidor privado. poderia creditar energia em minha conta, no email roberto.froehlich@gmail.com? Agradeço muito! Grande abraço!
 
Bom dia a todos...
Ansioso pra montar esse projeto, minhas coisas estão no correio... Só me tira uma dúvida, Helton... Vou montar um projeto de um kegerator pra alimentar uma torre naja, sendo que um sensor vai colado no barril, um pra temperatura da câmara e um no banco de glicol que vai congelar/suar a naja... Quanto aos relês, vou usar um no compressor, um no cooler, um em uma bomba do banco de glicol (que vou usar pra fermentação externa) e não vou usar aquecimento, então eu queria usar o relê do aquecimento pra acionar a bomba de circulação do congelamento da naja, é possível? Esse acionamento não seria dependente de temperatura, eu acionaria quando eu quisesse deixaria ligado direto, quando eu não fosse usar por um bom tempo desligaria manualmente no app... A minha dúvida é se isso é possível...
Parabéns pelo projeto e pela sua disponibilidade com a galera aí...
Segue uma foto da naja (ainda inoperante, mas já está decorando o local)... :D
Bom dia Confrade!

Acho que a ideia mais interessante e que não necessite de alterações do firmware e no app do Blynk seria ligar a bomba da naja junta com a saída pra ligar o compressor do kegerator!

Assim toda vez que o compressor ligar pra controlar a temperatura, a bomba ligaria também.

A minha torre que estou montadndo no meu frigobar será ligada dessa forma.
 
Bom dia Confrade!

Acho que a ideia mais interessante e que não necessite de alterações do firmware e no app do Blynk seria ligar a bomba da naja junta com a saída pra ligar o compressor do kegerator!

Assim toda vez que o compressor ligar pra controlar a temperatura, a bomba ligaria também.

A minha torre que estou montadndo no meu frigobar será ligada dessa forma.

Bom dia!

Então, a bomba da naja tem que ficar ligada direto, pq senão quando o compressor desligar a temperatura da naja vai abaixar, e a cerveja na linha vai esquentar... Além de uma possível camada de gelo se desintegrar tb, então a bomba tem que ficar ligada direto...

Se não der pra ligar pelo app, vou colocar um botão na caixinha que vai abrigar as ligações e deixo ligado direto, quando quiser desligar eu vou lá e desligo no botão...

Mas se tivesse uma forma de ligar no app seria massa....
 
Bom dia a todos...
Ansioso pra montar esse projeto, minhas coisas estão no correio... Só me tira uma dúvida, Helton... Vou montar um projeto de um kegerator pra alimentar uma torre naja, sendo que um sensor vai colado no barril, um pra temperatura da câmara e um no banco de glicol que vai congelar/suar a naja... Quanto aos relês, vou usar um no compressor, um no cooler, um em uma bomba do banco de glicol (que vou usar pra fermentação externa) e não vou usar aquecimento, então eu queria usar o relê do aquecimento pra acionar a bomba de circulação do congelamento da naja, é possível? Esse acionamento não seria dependente de temperatura, eu acionaria quando eu quisesse deixaria ligado direto, quando eu não fosse usar por um bom tempo desligaria manualmente no app... A minha dúvida é se isso é possível...
Parabéns pelo projeto e pela sua disponibilidade com a galera aí...
Segue uma foto da naja (ainda inoperante, mas já está decorando o local)... :D

Olá amigo, deixa entender melhor seu setup.
Vc quer usar o mesmo banco de glicol para fermentar externo e resfriar a naja?
Vai usar freezer ou geladeira? Se for freezer legal, até dá, mas com geladeira/frigobar não sei se seria boa ideia, já que a temperatura do glicol não baixa tão rapidamente quando volta do fermentador. Assim, poderá gerar efeito contrário na sua naja, esquentar ao invés de resfriar.

Mano e parabéns, ficou linda essa naja no balcão. Tem até um sonoff ao fundo para completar o cenário. 😍
 
Olá amigo, deixa entender melhor seu setup.
Vc quer usar o mesmo banco de glicol para fermentar externo e resfriar a naja?
Vai usar freezer ou geladeira? Se for freezer legal, até dá, mas com geladeira/frigobar não sei se seria boa ideia, já que a temperatura do glicol não baixa tão rapidamente quando volta do fermentador. Assim, poderá gerar efeito contrário na sua naja, esquentar ao invés de resfriar.

Mano e parabéns, ficou linda essa naja no balcão. Tem até um sonoff ao fundo para completar o cenário. 😍
Vou usar um freezer sim... Aí vou testar a temperatura no interior dele pra ver a melhor posição pros barris e pro banco de glicol... De início eu estava pensando em usar o mesmo banco de glicol pra resfriamento da naja e pra fermentação, mas como tenho um certo espaço posso colocar dois bancos caso seja necessário, assim um não influencia muito no outro... A minha principal dúvida é se dá pra ligar/desligar a bomba da naja usando um dos relês do sistema (o que seria usado no aquecimento, que não pretendo usar, já que minha região tb é quente e não tem necessidade na fermentação)...
 
Muito obrigado, Consegui fazer funcionar os sensores e reles.. apenas notei que a cada 15 min exatos a placa reinicializa. Já viu algo assim? Sera que minha ESP está com problema?

[]s
Roberto
Na aba SETUP coloca o nome do equipamento deve resolver, se não resolver coloca um ID qualquer no ID do BrewFather.
 
Vou usar um freezer sim... Aí vou testar a temperatura no interior dele pra ver a melhor posição pros barris e pro banco de glicol... De início eu estava pensando em usar o mesmo banco de glicol pra resfriamento da naja e pra fermentação, mas como tenho um certo espaço posso colocar dois bancos caso seja necessário, assim um não influencia muito no outro... A minha principal dúvida é se dá pra ligar/desligar a bomba da naja usando um dos relês do sistema (o que seria usado no aquecimento, que não pretendo usar, já que minha região tb é quente e não tem necessidade na fermentação)...
Usar o relé do aquecimento não ira atender sua necessidade, já que ele só acionaria caso a temperatura baixasse além da temperatura alvo, teria que ser um controle independente mesmo. Vou ver a viabilidade de criar esse controle independente e te falo.
 
Muito obrigado, Consegui fazer funcionar os sensores e reles.. apenas notei que a cada 15 min exatos a placa reinicializa. Já viu algo assim? Sera que minha ESP está com problema?

[]s
Roberto
Resolve também se apenas "apagar" tudo que ta no ID do BF, mesmo que ja nao tenha nada la rsrsrs

clica la, apaga o texto (mesmo que nao tenha nada) e depois clique em enviar

Tive esse BO aqui e resolveu assim com o auxilio do @Helton Fagner
 
Usar o relé do aquecimento não ira atender sua necessidade, já que ele só acionaria caso a temperatura baixasse além da temperatura alvo, teria que ser um controle independente mesmo. Vou ver a viabilidade de criar esse controle independente e te falo.
Eu não usaria a bomba quando acionasse o aquecimento não... A ideia (se for possível e não der muito trabalho, lógico) era usar esse controle independente dentro do app, usando o relé que seria do aquecimento (que não vai ter uso, visto que não pretendo usar aquecimento, então tenho uma via do relé sem uso)... Mas seria só pra ter controle de tudo no app, se for dar muita mão de obra coloco um botão na caixinha de montagem e aciono manual, até pq essa bomba vai ficar ligada quase que direto... Só desligaria em algum momento que estou sem breja na linha mas tenho outras coisas no kegerator...
 
Galera segue UPDATE do iSpindel

Essa atualização corrige um bug que causava travamentos no iSpindel quando o sinal de Wifi era muito baixo.
Foi adicionado também um medidor de nível de sinal que permite saber se o Wifi está chegando no iSpindel dentro do fermentador.

View attachment 126224

Para importar o projeto poderá usar o QR code.

View attachment 126225

Se não quiser importar todo o projeto poderá simplesmente adicionar a variavél V57 ao seu projeto no Blynk. Use uma barra V ou H para indicar o sinal com escala 0 - 100%.
Helton, boa noite, tem que atualizar o firmware do ispindel também, não estou conseguindo monitorar o sinal no app do Blink.
 
Helton, boa noite, tem que atualizar o firmware do ispindel também, não estou conseguindo monitorar o sinal no app do Blink.

Se for usar meu servidor de testes é necessário sim atualizar o iSpindel. Para ajustes de offset e tempo de envio dos dados somente com a atualização do firmware tbm. Vlw
 
Boa Noite @Helton Fagner , gostaria de tirar uma duvida, no sistema completo, conectado no seu servidor, é necessário a instalação dos 3 sensores de temperatura ou funciona com apenas 1? Abraço
 
Back
Top