Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Helton, tudo bem? Obrigado por compartilhar esse projeto! As partes chegaram e pretendo montar e configurar no fim de semana. Usarei apenas 1 sensor de temperatura e colocarei também o display, e baixei o projeto no Blynk pelo QR CODE do vídeo. Depois vi que era para baixar essa última versão que você postou no fórum. Tentei mas faltam energias. Poderia creditar no meu e-mail [email protected] por gentileza?
Outro contratempo é que a porta para o ESP não apareceu no gerenciador de dispositivos mas acredito que seja pelo fato dos USBs estarem bloqueados (uso o notebook do trabalho). Mas isso eu contorno com eles.

recapitulando: o firmware e o projeto devem ser do seu último post de 17/02, e o flash do ESP, o dos vídeos, né?

Grande abraço!
Ola, para a conexão USB você precisa instalar os drives do ESP8622 te deixo o enlace. Abraço

https://github.com/nodemcu/nodemcu-devkit/tree/master/Drivers
 
@Helton Fagner bom dia!
Acho que não estou conseguindo pensar direito, rs.
Eu tinha o app antigo instaladoe usando as minhas energias, ai mudei para o novo e usando o seu servidor, porém não estou conseguindo fazer o blink acessar os sensores. O que estou fazendo de errado que não está certo? rs
 
@Helton Fagner bom dia!
Acho que não estou conseguindo pensar direito, rs.
Eu tinha o app antigo instaladoe usando as minhas energias, ai mudei para o novo e usando o seu servidor, porém não estou conseguindo fazer o blink acessar os sensores. O que estou fazendo de errado que não está certo? rs
Vc precisa passar seu e-mail pra ele já q tá usando o servidor privado pra q ele credite energia
 
Já estou usando o servidor dele, porém o app não está conseguindo ler as temperaturas
Mas vc solicitou os créditos ao Helton? Seus créditos do bkink não servem para o servidor privado. Configurou os campos corretamente conforme tem nos posts anteriores?
 
Mas vc solicitou os créditos ao Helton? Seus créditos do bkink não servem para o servidor privado. Configurou os campos corretamente conforme tem nos posts anteriores?
Sim, solicitei e estou com app do servidor do Helton. Já li e reli varias vezes os posts antigos, realizei tudo que podia, porém não estou conseguindo le as temperaturas. No Brewfriend elas estão sendo enviadas, só não consigo usar o Blink.
 
Helton, até agora tudo parece ok. Falta o iSpindel chegar, passar para seu servidor, baixar o projeto completo e organizar tudo em um case respeitável. Parabéns Helton!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-02-28 at 12.24.00.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-28 at 12.24.00.jpeg
    104 KB · Views: 30
  • WhatsApp Image 2021-02-28 at 12.23.49.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-28 at 12.23.49.jpeg
    18.1 KB · Views: 32
  • WhatsApp Image 2021-02-28 at 12.23.48.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-28 at 12.23.48.jpeg
    37.3 KB · Views: 31
Helton, tudo bem? Obrigado por compartilhar esse projeto! As partes chegaram e pretendo montar e configurar no fim de semana. Usarei apenas 1 sensor de temperatura e colocarei também o display, e baixei o projeto no Blynk pelo QR CODE do vídeo. Depois vi que era para baixar essa última versão que você postou no fórum. Tentei mas faltam energias. Poderia creditar no meu e-mail [email protected] por gentileza?
Outro contratempo é que a porta para o ESP não apareceu no gerenciador de dispositivos mas acredito que seja pelo fato dos USBs estarem bloqueados (uso o notebook do trabalho). Mas isso eu contorno com eles.

recapitulando: o firmware e o projeto devem ser do seu último post de 17/02, e o flash do ESP, o dos vídeos, né?

Grande abraço!
Olá Caio, bom dia! Para que eu consiga creditar energia preciso que se cadastre no servidor privado. Quanto ao USB provavelmente está faltando driver.

Use o firmware desse post. (17/02/2021)

https://www.homebrewtalk.com.br/thr...com-aplicativo-no-celular.415376/post-5192171
Abraço!
 
@Helton Fagner bom dia!
Acho que não estou conseguindo pensar direito, rs.
Eu tinha o app antigo instaladoe usando as minhas energias, ai mudei para o novo e usando o seu servidor, porém não estou conseguindo fazer o blink acessar os sensores. O que estou fazendo de errado que não está certo? rs

Olá amigo, você chegou a fazer um reset das configurações do ESP para redefinir o novo token e o servidor? Caso ainda tenha alguma dificuldade me avisa ahi. Vlw
 
Helton, até agora tudo parece ok. Falta o iSpindel chegar, passar para seu servidor, baixar o projeto completo e organizar tudo em um case respeitável. Parabéns Helton!
Parabéns amigo. Fico feliz que tenha conseguido ahi. 😇
 
Creditado. 👊
Boa tarde Helton, tenho acompanhado esse fantástico projeto, e em breve quero coloca-lo em prática. Parabéns e obrigado por compartilhar conosco.

Gostaria de tirar uma duvida com você: Eu tenho um Sonoff TH16 WiFi (Interruptor Inteligente), o qual creio que você deva conhecer bem, pois roda com um ESP8266 junto a um sensor de temperatura DS18B20. Ai vem a pergunta: Se eu fizer um "flash" nele utilizando firmware que você desenvolveu para a geladeira cervejeira 5.0, daria certo? Ou seja o firmware rodaria nesse ESP8266 e eu conseguiria utilizar os controles através da plataforma IoT blynk?

Muito obrigado e um grande abraço.
 
Boa tarde Helton, tenho acompanhado esse fantástico projeto, e em breve quero coloca-lo em prática. Parabéns e obrigado por compartilhar conosco.

Gostaria de tirar uma duvida com você: Eu tenho um Sonoff TH16 WiFi (Interruptor Inteligente), o qual creio que você deva conhecer bem, pois roda com um ESP8266 junto a um sensor de temperatura DS18B20. Ai vem a pergunta: Se eu fizer um "flash" nele utilizando firmware que você desenvolveu para a geladeira cervejeira 5.0, daria certo? Ou seja o firmware rodaria nesse ESP8266 e eu conseguiria utilizar os controles através da plataforma IoT blynk?

Muito obrigado e um grande abraço.
Olá amigo, agradeço pelo feedback.
Conheço sim o sonoff, só não sei qual a versão do ESP roda nele. Seria necessário tbm identificar qual o IO é usado para conectar o DS18B20.
Mas creio que seja possível uma adaptação no firmware para rodar nele. Se conseguir mais detalhes do Sonoff me dá um toque e vemos o que é preciso. Vlw.
 
Olá amigo, agradeço pelo feedback.
Conheço sim o sonoff, só não sei qual a versão do ESP roda nele. Seria necessário tbm identificar qual o IO é usado para conectar o DS18B20.
Mas creio que seja possível uma adaptação no firmware para rodar nele. Se conseguir mais detalhes do Sonoff me dá um toque e vemos o que é preciso. Vlw.
Oi Helton, obrigado pela rápida resposta. Eu estive pesquisando e de fato a única informação que consegui encontra foi que nele roda o ESP8266. Quanto ao IO, o do sensor de temperatura é o D5 e o rele é o D6.
Seria possível fazer essa alterações no firmware para rodar nesse Sonoff TH16?

Muito obrigado!
 
Olá amigo, agradeço pelo feedback.
Conheço sim o sonoff, só não sei qual a versão do ESP roda nele. Seria necessário tbm identificar qual o IO é usado para conectar o DS18B20.
Mas creio que seja possível uma adaptação no firmware para rodar nele. Se conseguir mais detalhes do Sonoff me dá um toque e vemos o que é preciso. Vlw.
Boa tarde Helton,
As informações mais detalhadas que consegui quanto ao Sonoff TH16 são:

Versão: ESP8266-01

GPIO0 - Botão 1 - Porta D3
GPIO1 - Seria out (tx)
GPIO3 - Serial in (rx)
GPIO12 - Rele - Porta D6
GPIO13 - LED - Porta D7
GPIO14 - Sensor - Porta D5

Com essas informações é possível ajustar o firmaware para rodar nele?

Muito obrigado e um abraço!
 
Boa tarde Helton, tudo bem?
Primeiramente, meus parabéns pelo projeto muito bacana que disponibilizou a todos!!!
Dei uma força lá no apoia-se!

Montei a versão com 3 sensores, display e cooler e estou usando o firmware 4.4.4... Funcionando perfeitamente! Aí, ví que liberou uma nova versão com diversas implementações, dentre elas a adição do sonda térmica do izzibeer!

Dúvida, como faço para agregar a sonda ao meu projeto? Sou leigo em eletrônica e me perdi com o esquema(aquele com o desenho dos componentes foi bem mais fácil de seguir!!! kkkk)... é preciso outra firmware ou com a 5.0 já consigo utilizar?

Seguem fotos de como está ficando o projeto:

WhatsApp Image 2021-03-09 at 17.48.33 (1).jpegWhatsApp Image 2021-03-09 at 17.48.33.jpeg

Mais uma vez obrigado!!!!
 
Boa tarde Helton,
As informações mais detalhadas que consegui quanto ao Sonoff TH16 são:

Versão: ESP8266-01

GPIO0 - Botão 1 - Porta D3
GPIO1 - Seria out (tx)
GPIO3 - Serial in (rx)
GPIO12 - Rele - Porta D6
GPIO13 - LED - Porta D7
GPIO14 - Sensor - Porta D5

Com essas informações é possível ajustar o firmaware para rodar nele?

Muito obrigado e um abraço!
Olá amigo, seria necessário fazer um firmware especifico para o ESP-01. Ele é bem mais limitado que o NodeMCU V3.
Mas é possível usa-lo com o Blynk, tenho algumas aplicações rodando com ele.

Vou ver se consigo algum circuito do hardware do TH16 preciso saber como ele faz a interface com o relé.

Vlw.
 
Boa tarde Helton, tudo bem?
Primeiramente, meus parabéns pelo projeto muito bacana que disponibilizou a todos!!!
Dei uma força lá no apoia-se!

Montei a versão com 3 sensores, display e cooler e estou usando o firmware 4.4.4... Funcionando perfeitamente! Aí, ví que liberou uma nova versão com diversas implementações, dentre elas a adição do sonda térmica do izzibeer!

Dúvida, como faço para agregar a sonda ao meu projeto? Sou leigo em eletrônica e me perdi com o esquema(aquele com o desenho dos componentes foi bem mais fácil de seguir!!! kkkk)... é preciso outra firmware ou com a 5.0 já consigo utilizar?

Seguem fotos de como está ficando o projeto:

View attachment 126044View attachment 126043

Mais uma vez obrigado!!!!

Fala amigo boa tarde!
Estou devendo esse esquema no formato protoboard para facilitar pra galera montar.
Para a versão com a sonda e o sensor de pressão é somente a partir do firmware 5.0.
Mesmo que vc não tenha a sonda e o sensor de pressão é bom rodar o ultimo firmware.

Parabéns pela montagem!!!

Vlw abraço!
 
Olá cervejeiros
Alguem montou o esquema do transdutor de pressão com sucesso?
Conferi varias vezes meu esquema e aparentemente esta tudo certo. Porém mesmo sem pressão o app ja indica algo em torno de 12bar. E quando coloco pressão esse valor não muda. Não uso ntc e Tbm é mostrada uma temperatura no campo
Uso o sistema em um freezer horizontal com dois sensores, um dentro do mosto e outro medindo o ambiente interno. Uso apenas sensores DS18b20.

É obrigatório o uso de sensor ntc com esse sistema?
Alguém teve situação parecida?
 

Attachments

  • Screenshot_20210314-022937.png
    Screenshot_20210314-022937.png
    71.5 KB · Views: 17
Olá cervejeiros
Alguem montou o esquema do transdutor de pressão com sucesso?
Conferi varias vezes meu esquema e aparentemente esta tudo certo. Porém mesmo sem pressão o app ja indica algo em torno de 12bar. E quando coloco pressão esse valor não muda. Não uso ntc e Tbm é mostrada uma temperatura no campo
Uso o sistema em um freezer horizontal com dois sensores, um dentro do mosto e outro medindo o ambiente interno. Uso apenas sensores DS18b20.

É obrigatório o uso de sensor ntc com esse sistema?
Alguém teve situação parecida?
Olá Henrique, conforme tabela abaixo o app apresenta a variação de pressão a medida que a tensão de saída do transdutor varia. É extremamente importante o resistor (180KOhms) na saída do transdutor, já que ele tem uma saída de 5V e o ADC do ESP suporte no maximo 3.3V

VoltsBar
0​
0​
0,5​
0​
1​
1,25​
1,5​
2,5​
2​
3,75​
2,5​
5​
3​
6,25​
3,5​
7,5​
4​
8,75​
4,5​
10​
5​
11,25​

Uma sugestão e verificar o sensor fora do circuito, somente o sensor ligado aos 5V e medir a saída dele. Veja se corresponde a essa tabela acima.

Quanto ao uso do NTC, não é obrigatório, poderá usar somente o transdutor e o resistor de 180k
Porém, como a temperatura medida no NTC é tbm mensurada com a variação da tensão ele medirá a tensão e convertera em um valor para temperatura.
Como o ESP só tem uma entrada analógica o circuito sugerido alterna a leitura entre o NTC e o transdutor e converte o valor medido em temperatura e pressão.

Seu transdutor está com 5V na saída, por isso está marcando na faixa de 12,25 bar, ou o resistor na saída do transdutor está com valor errado.

Espero ter dado um norte. Abraço!
 
Last edited:
Atualização - Versão 4.4

-
Corrigido bug relacionado ao controle de tempo de espera para inversão de ciclo
- Aprimorado gerenciamento de conexão com servidor do Blynk
- Alterado tempo para reinicio no caso de perda de conexão, antes era 15min, agora é 1h
- Adicionada a opção de conexão com servidor local ou servidor personalizado
- Controle de tempo para sistema de aquecimento e resfriamento - ajuste fino na amplitude das temperaturas -
- Adicionada notificação no aplicativo e display do IP de conexão na rede local (facilita para update)
- Adicionada notificação caso sensores com fio não sejam encontrados

Link para baixar o firmware:

https://drive.google.com/file/d/1ecvuUQlSptwi-4VCcp9Qpvg5btSuzaGH/view?usp=sharing
Codigo QR para baixar a versão completa.

View attachment 124727

Está em testes nosso servidor privado do Blynk, quem quiser testar siga os passos abaixo.

View attachment 124728 View attachment 124729View attachment 124730

Em breve farei um vídeo explicando com mais detalhes os passos para criar sua conta no servidor privado.
Assim que criar sua conta, seu saldo de energia será ZERO, não precisa comprar energia, entre em contato comigo e informe sua conta de email cadastrada para que seja adicionada energia para o projeto. É GRATUITO e portanto não há garantia de disponibilidade e ou segurança do histórico gráfico gerado pelo aplicativo.

Quem quiser apoiar o projeto e a manutenção do servidor poderá fazer usando esse link: Financiamento Coletivo na APOIA.se | Crowdfunding Pontual e Mensal

Espero que gostem da nova versão. Qualquer dúvida estamos ahi como sempre.
Boas brejas!!!

OI Helton!
Já sigo seu canal e tinha feito um projetinho inicial com o blink simples, muito obrigado!! Porém agora comprei um iSpindel e vou evoluir rsrsrs
Criei uma conta no seu servidor privado, você poderia me creditar energia para pegar o app mais atualizado, por favor? meu email é o [email protected]
Dando tudo certo, vou ajudar no link do apoia-se! Nada mais justo =)

Obrigado!!
 
Fala amigo boa tarde!
Estou devendo esse esquema no formato protoboard para facilitar pra galera montar.
Para a versão com a sonda e o sensor de pressão é somente a partir do firmware 5.0.
Mesmo que vc não tenha a sonda e o sensor de pressão é bom rodar o ultimo firmware.

Parabéns pela montagem!!!

Vlw abraço!

Boa tarde Helton, blz?

Realmente não consegui montar com o esquema elétrico que montou... Gostaria de acrescentar apenas a sonda do Izzi, você consegue me passar como faço a ligação deste componente?

Valeu!!!
 
Boa tarde Helton, blz?

Realmente não consegui montar com o esquema elétrico que montou... Gostaria de acrescentar apenas a sonda do Izzi, você consegue me passar como faço a ligação deste componente?

Valeu!!!
Fala meu caro!

Vou dar uma atravessada aqui e te responder porque ja fiz essa adaptaçao no meu (informada pelo Helton, pra vc ficar tranquilo kkkk)

Vai precisar usar só o resistor de 10k
Um dos fios da sonda vc ligará no 3.3V do ESP e o outro fio vai no A0 do ESP
No A0 do ESP vc ligará também uma ponta do resistor de 10k e a outra ponta do resistor vc liga ao GND do ESP.

Só isso e colcoar pra rodar!

Aproveitando, vc que usa Izzibeeer, depois me adiciona no Whatsapp pra gente trocar experiência do uso desse fermentador? To curtindo pra caramba!

Abraço e Cheers!
 
Fala meu caro!

Vou dar uma atravessada aqui e te responder porque ja fiz essa adaptaçao no meu (informada pelo Helton, pra vc ficar tranquilo kkkk)

Vai precisar usar só o resistor de 10k
Um dos fios da sonda vc ligará no 3.3V do ESP e o outro fio vai no A0 do ESP
No A0 do ESP vc ligará também uma ponta do resistor de 10k e a outra ponta do resistor vc liga ao GND do ESP.

Só isso e colcoar pra rodar!

Aproveitando, vc que usa Izzibeeer, depois me adiciona no Whatsapp pra gente trocar experiência do uso desse fermentador? To curtindo pra caramba!

Abraço e Cheers!

Bom dia Rafael,

Muito obrigado pela resposta, no final de semana vou testar!

Opa, vamos trocar umas idéias sobre o izzi sim... estou curtindo bastante até agora!
 
OI Helton!
Já sigo seu canal e tinha feito um projetinho inicial com o blink simples, muito obrigado!! Porém agora comprei um iSpindel e vou evoluir rsrsrs
Criei uma conta no seu servidor privado, você poderia me creditar energia para pegar o app mais atualizado, por favor? meu email é o [email protected]
Dando tudo certo, vou ajudar no link do apoia-se! Nada mais justo =)

Obrigado!!
Creditado amigo. Vlw pelo feedback. Abraço! 👊
 
Salve Confras!!!!

Atualizando aqui meu setup para a última versão do firmware que o @Helton Fagner disponibilizou para nós!

Detalhe do controller montado em caixa de passagem Steck
1617705970531.png


Apenas um cabo saindo da caixa (cabo de rede para sensores os DS18B20e para a sonda do Izzibeer
1617705982386.png


Detalhe da entrada de alimentação do controller e saída para acionamento do compressor
1617706240664.png


Conexão dos sensores DS18B20 e Sonda do Izzibeer feita com conectores de emenda Wago (não reparem a zona kkkkk, ainda precisa organizar melhor esses cabos dentro do frigobar kkkkk)
A idéia sera usar canaletas para passagem dos cabos e uma caixinha selada na região dos conectores para evitar umidade.
1617706358002.png


Detalhe da qualidade do controle de temperatura - variação aproximada de ±0.1°C
1617706441988.png


@Helton Fagner, parabéns mais uma vez pela iniciativa e pelo excelente projeto disponibilizado para toda a comunidade homebrewer!

Cheers.
 
@Helton Fagner, parabéns mais uma vez pelo canal. Acompanhei desde o 1° vídeo da geladeira e somente agora tive coragem (diga-se ter um refrigerador para isso) de montar o sistema. Eu já fiz o cadastro no servidor privado com [email protected], e você pode me creditar energia? Obrigado.
 
Salve Confras!!!!

Atualizando aqui meu setup para a última versão do firmware que o @Helton Fagner disponibilizou para nós!

Detalhe do controller montado em caixa de passagem Steck
View attachment 126190

Apenas um cabo saindo da caixa (cabo de rede para sensores os DS18B20e para a sonda do Izzibeer
View attachment 126191

Detalhe da entrada de alimentação do controller e saída para acionamento do compressor
View attachment 126195

Conexão dos sensores DS18B20 e Sonda do Izzibeer feita com conectores de emenda Wago (não reparem a zona kkkkk, ainda precisa organizar melhor esses cabos dentro do frigobar kkkkk)
A idéia sera usar canaletas para passagem dos cabos e uma caixinha selada na região dos conectores para evitar umidade.
View attachment 126196

Detalhe da qualidade do controle de temperatura - variação aproximada de ±0.1°C
View attachment 126197

@Helton Fagner, parabéns mais uma vez pela iniciativa e pelo excelente projeto disponibilizado para toda a comunidade homebrewer!

Cheers.
Bom dia Rafael ... se possível posta uma foto interna da caixa de passagem mostrando como organizou tudo dentro dela .... e ao Helton é parabenizar mesmo, não só pelo projeto mas pela iniciativa de compartilhar e a humildade em ensinar!!! Parabéns @Helton!
 
@Helton Fagner, amigo, pode me ajudar.
Esse projeto é pago?
Tem um passo a passo de como jogar o firmware para o NODEMCU?
Na primeira página vi um esquema de ligação, mas não vi onde ligar o buzzer.
Teria um esquema mais novo?
Onde está a lista de componentes para fazer?
Outra coisa, esse sistema posso acessar ele pela página do Browser no computador, exemplo: ele cria uma página da rede tipo 192.168.0.55 onde de qualquer telefone ou computador consigo acessar, ou necessariamente preciso ter o Blink instalado no Telefone para poder acessar?

Eu montei pra mim o BrewUno por esses dias.
Muito bom e fácil de fazer. Com esse seu sistema iria ficar muito bom.
Parabéns pela iniciativa.

Ah, estou fazendo o sistema de Fluxo que você postou no youtube também.
Só estou esperando chegar os componentes.
Depois vou pedir a juda para implantar o sistema também.
 
Bom dia Rafael ... se possível posta uma foto interna da caixa de passagem mostrando como organizou tudo dentro dela .... e ao Helton é parabenizar mesmo, não só pelo projeto mas pela iniciativa de compartilhar e a humildade em ensinar!!! Parabéns @Helton!
Cara, posso mandar sim, só que não espere algo organizado kkkkk

joguei os cabos tudo dentro, só colei o rele e o resto ta tudo jogado la rsrsrs
 
@Helton Fagner, amigo, pode me ajudar.
Esse projeto é pago?
Tem um passo a passo de como jogar o firmware para o NODEMCU?
Na primeira página vi um esquema de ligação, mas não vi onde ligar o buzzer.
Teria um esquema mais novo?
Onde está a lista de componentes para fazer?
Outra coisa, esse sistema posso acessar ele pela página do Browser no computador, exemplo: ele cria uma página da rede tipo 192.168.0.55 onde de qualquer telefone ou computador consigo acessar, ou necessariamente preciso ter o Blink instalado no Telefone para poder acessar?

Eu montei pra mim o BrewUno por esses dias.
Muito bom e fácil de fazer. Com esse seu sistema iria ficar muito bom.
Parabéns pela iniciativa.

Ah, estou fazendo o sistema de Fluxo que você postou no youtube também.
Só estou esperando chegar os componentes.
Depois vou pedir a juda para implantar o sistema também.

Olá Leandro, seja bem vindo!
O projeto não é pago.
Poderá ver o passo a passo para gravação do NODEMCU no vídeo abaixo.
O buzzer foi removido do projeto.
No momento sua interface é somente via APP Blynk não é possível via browser
Se vc montou o BU esse vc tira de letra.

Abraço!

Para acessar via browser, veja esse essa postagem. ACESSO CONTROLADOR VIA BROWSER

LISTA DE COMPONENTES



Geladeira versão Completa.png
 
Galera segue UPDATE do iSpindel

Essa atualização corrige um bug que causava travamentos no iSpindel quando o sinal de Wifi era muito baixo.
Foi adicionado também um medidor de nível de sinal que permite saber se o Wifi está chegando no iSpindel dentro do fermentador.

1617963247941.png


Para importar o projeto poderá usar o QR code.

1617963292780.png


Se não quiser importar todo o projeto poderá simplesmente adicionar a variavél V57 ao seu projeto no Blynk. Use uma barra V ou H para indicar o sinal com escala 0 - 100%.
 

Latest posts

Back
Top