Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Mais dúvida! Rs. Troquei a pinagem como recomendado e os reles começaram a acionar. Só que estão erráticos. O acionamento do do cooler não está vinculado à diferença de temperatura nos setores 2 e 3,nem o compressor está sendo controlado pelo setor 1.

Vi que houve um post relacionado a isso. Você recomendou usar o valor zero no relay. Também vale pra mim?
Fala brother, a maioria dos módulos vai funcionar com zero. Testa ahi se não rolar troca pra um. 😁
 
Hola Helton e pessoal, venho compartir os meus projetos com voçês e o bem que funciona tudo. Primeiro vou compartir com voçês o do meu kegeretor (Obs. a escrita e o desenho foi feito por minha filha de 6 anos) que ja levo quase 2 meses funcionado e fazendo teste, consegui extrair minha cerveja na temperatura que eu quero, Tenho instalado os 3 sensores e a hi-link e montei em uma carcaça de um decodificador satélite velho que tinha em casa que tava encostado e como é um kegerator não preciso do aquecimento so tenho instalado a saída da geladeira e do cooler. Eu modifiquei um pouco o App porque como é só para o kegerator as outras configurações não eram necessárias. Antes de instalar o projeto tinha um termostato da inkbird ITC-308 que me custou €45 esse projeto do Helton me saiu por menos de €12 e ainda se tiver acesso a uma conexão a internet posso controlar e ver em tempo real como vai a temperatura a qualquer momento. Parabéns Helton um excelente trabalho.


IMG_3676.png

IMG_3965.png

O controle da temperatura é fantastico se a porta não é aberta sempre se mantem dentro da histerese programada. teve um dia que a temperatura dos sensores inferior e superior começou a descontrolar e subiu muito ai tinha achado que era algum falho no projeto ou nos sensores, mas não foi eu que deixei a porta aberta.


IMG_3667.jpeg



IMG_3789.jpeg

aqui usei um conector com 3 pinos para os sensores de temperatura e soldei os 3 fios de cada cor em 1 pino e assim quando tenho que desconectar o termostato do kegerator fica mas fácil.


IMG_3804.jpeg



IMG_3787.jpeg

aqui como ele fica pendurado em lateral do kegerator


IMG_3669.jpeg



IMG_3668.jpeg


e assim é como eu montei o projeto no kegerator e agora só falta o Helton liberar o projeto do KegScale para ficar ainda mas top. muito obrigado Helton por tudo e parabéns pelo excelente trabalho e logo comparto o projeto do fermentador. Abraços
 
Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.

 
Helton, qdo me conecto ao blynk aparece o projeto que criei porem não consigo visualizar nada !! O que estou fazendo de errado ?
 
Helton, qdo me conecto ao blynk aparece o projeto que criei porem não consigo visualizar nada !! O que estou fazendo de errado ?
Olá amigo, vc está usando display? No display ele mostra que está conectado?
No Blynk como aparece?
 
Hola Helton e pessoal, venho compartir os meus projetos com voçês e o bem que funciona tudo. Primeiro vou compartir com voçês o do meu kegeretor (Obs. a escrita e o desenho foi feito por minha filha de 6 anos) que ja levo quase 2 meses funcionado e fazendo teste, consegui extrair minha cerveja na temperatura que eu quero, Tenho instalado os 3 sensores e a hi-link e montei em uma carcaça de um decodificador satélite velho que tinha em casa que tava encostado e como é um kegerator não preciso do aquecimento so tenho instalado a saída da geladeira e do cooler. Eu modifiquei um pouco o App porque como é só para o kegerator as outras configurações não eram necessárias. Antes de instalar o projeto tinha um termostato da inkbird ITC-308 que me custou €45 esse projeto do Helton me saiu por menos de €12 e ainda se tiver acesso a uma conexão a internet posso controlar e ver em tempo real como vai a temperatura a qualquer momento. Parabéns Helton um excelente trabalho.


View attachment 125384
View attachment 125388
O controle da temperatura é fantastico se a porta não é aberta sempre se mantem dentro da histerese programada. teve um dia que a temperatura dos sensores inferior e superior começou a descontrolar e subiu muito ai tinha achado que era algum falho no projeto ou nos sensores, mas não foi eu que deixei a porta aberta.


View attachment 125380


View attachment 125387
aqui usei um conector com 3 pinos para os sensores de temperatura e soldei os 3 fios de cada cor em 1 pino e assim quando tenho que desconectar o termostato do kegerator fica mas fácil.


View attachment 125382


View attachment 125383
aqui como ele fica pendurado em lateral do kegerator


View attachment 125385


View attachment 125386

e assim é como eu montei o projeto no kegerator e agora só falta o Helton liberar o projeto do KegScale para ficar ainda mas top. muito obrigado Helton por tudo e parabéns pelo excelente trabalho e logo comparto o projeto do fermentador. Abraços

Hola mi amigo le agradezco muchísimo por compartir con nosotros su experiencia. Su hija a hecho un excelente trabajo con la decoración.
Fuerte abrazo. ;) 👊
 
Olá pessoal. Montei o projeto completo com 3 sensores e estou testando no meu keezer que no momento está com a cerveja pronta em temperatura de serviço.
Ai gostaria de uma ajuda para mudar o endereço dos sensores. Utilizei 2 sensores com fio de 1M e o outro de 2M, que foi planejado para ir no poço térmico. Porém o programa assumiu o maior (que era para ser o poço térmico) como sensor 2 e não estou conseguindo mudar.
Mesmo quando entro na aba setup e mudo o sensor principal para sensor 1,2 ou Ispindel o sistema continua obedecendo a temperatura do poço térmico. Com isso a temperatura que está mandando e a interna do freezer, não a do liquido precioso como eu gostaria.
Se não fosse pela diferença no comprimento do fio eu mudaria fisicamente o sensor de lugar, mas nesse caso não rola. A alteração da ligação dos sensores não funcionaria já que cada DS18b20 tem um endereço fixo no barramento I2C.
Alguém poderia de dar uma dica de como mudar isso?
Obrigado
Screenshot_20201214-144648.png
 
Olá pessoal. Montei o projeto completo com 3 sensores e estou testando no meu keezer que no momento está com a cerveja pronta em temperatura de serviço.
Ai gostaria de uma ajuda para mudar o endereço dos sensores. Utilizei 2 sensores com fio de 1M e o outro de 2M, que foi planejado para ir no poço térmico. Porém o programa assumiu o maior (que era para ser o poço térmico) como sensor 2 e não estou conseguindo mudar.
Mesmo quando entro na aba setup e mudo o sensor principal para sensor 1,2 ou Ispindel o sistema continua obedecendo a temperatura do poço térmico. Com isso a temperatura que está mandando e a interna do freezer, não a do liquido precioso como eu gostaria.
Se não fosse pela diferença no comprimento do fio eu mudaria fisicamente o sensor de lugar, mas nesse caso não rola. A alteração da ligação dos sensores não funcionaria já que cada DS18b20 tem um endereço fixo no barramento I2C.
Alguém poderia de dar uma dica de como mudar isso?
Obrigado
View attachment 125399
Blz Henrique, olha comigo foi a mesma coisa e o que eu fiz foi inverter os pinos porque o pino do poço termométrico é o V12 só você por em stop e trocar os pinos, não sei se essa é a melhor forma de fazer mas comigo funcionou corretamente.
AF21347A-EAEF-4764-A6C1-ABADF3125E91.jpeg
 
Last edited:
Blz Henrique, olha comigo foi a mesma coisa e o que eu fiz foi inverter os pinos porque o pino do poço termométrico é o V12 só você por em stop e trocar os pinos, não sei se essa é a melhor forma de fazer mas comigo funcionou corretamente.
View attachment 125400
Fiz essa alteração porém acredito que não funcionou. No meu caso preciso trocar v11 com o v12 para que o meu sensor 3 vire o poço termométrico.
Com a alteração o valor mudou dando a impressão de ter funcionado, porém quem continua mandando no sistema é V12, que antes era o poço termométrico e agora está como sensor 2. O nome mudou mas a função não
Screenshot_20201214-185917.png

Na foto anexada podemos ver o sistema configurado para temperatura de 4 graus. O ar dentro do freezer está por volta de 5 graus mas cerveja já está em 0(pq ela acabou de sair do cold crash e deixei gelada pra beber) .
Se o sensor da cerveja estivesse como principal o freezer iria desligar mas ele continua pois ele está tentando abaixar os 5 graus até o setpoint de 4.

Acredito então que a aba setup não está funcional na troca do sensor principal.
Alguém tem uma dica para me ajudar a corrigir?
 
Fiz essa alteração porém acredito que não funcionou. No meu caso preciso trocar v11 com o v12 para que o meu sensor 3 vire o poço termométrico.
Com a alteração o valor mudou dando a impressão de ter funcionado, porém quem continua mandando no sistema é V12, que antes era o poço termométrico e agora está como sensor 2. O nome mudou mas a função não View attachment 125401
Na foto anexada podemos ver o sistema configurado para temperatura de 4 graus. O ar dentro do freezer está por volta de 5 graus mas cerveja já está em 0(pq ela acabou de sair do cold crash e deixei gelada pra beber) .
Se o sensor da cerveja estivesse como principal o freezer iria desligar mas ele continua pois ele está tentando abaixar os 5 graus até o setpoint de 4.

Acredito então que a aba setup não está funcional na troca do sensor principal.
Alguém tem uma dica para me ajudar a corrigir?

Amigo quando vc seleciona o sensor principal como sensor 2 ou 3 na aba setup ele permanece o sensor escolhido? Ou alguns segundos depois ele volta?
 
Fala Helton, boa noite! Massa seu sistema da água fria no congelador, vi sua postagem não comentei lá para não poluir o post do colega com informação diversa do que ele queria.
Eu estou com uma idéia parecia usando o controlador que você inventou! Mas seria o seguinte, eu comprei uma geladeira parecia com essa, sua só que mais antiga, penso em deixar o congelador dela congelando, um dos senadores ficaria dentro do congelador mantendo tipo -4 pra guardar os lupulos, e faria uma divisória de Isopor com a parte de baixo onde ficaria o fermentador fermentando a 18 por exemplo, nessa divisória colocaria um cooler bem pequeno tipo de placa de vídeo o outro sensor controlaria ele ligando caso necessário para mandar o ar gelado para baixo!
É possível configurar o controlador dessa forma? Acho que vai ser mais ou menos como o seu, só que ao invés de controlar a bomba controla o cooler!
 
Fala Helton, boa noite! Massa seu sistema da água fria no congelador, vi sua postagem não comentei lá para não poluir o post do colega com informação diversa do que ele queria.
Eu estou com uma idéia parecia usando o controlador que você inventou! Mas seria o seguinte, eu comprei uma geladeira parecia com essa, sua só que mais antiga, penso em deixar o congelador dela congelando, um dos senadores ficaria dentro do congelador mantendo tipo -4 pra guardar os lupulos, e faria uma divisória de Isopor com a parte de baixo onde ficaria o fermentador fermentando a 18 por exemplo, nessa divisória colocaria um cooler bem pequeno tipo de placa de vídeo o outro sensor controlaria ele ligando caso necessário para mandar o ar gelado para baixo!
É possível configurar o controlador dessa forma? Acho que vai ser mais ou menos como o seu, só que ao invés de controlar a bomba controla o cooler!
Olá amigo, sim é exatamente o que vc disse, no lugar da bomba vc controla o cooler. Fiz um teste nessas condições que vc falou, funciona perfeitamente. Nesse caso vc só vai ter dificuldade para chegar na temperatura de fermentação, uma vez que chegou vc controla suave. (tipo se colocar o mosto quente para baixar até a temp. de inoculação).
 
Helton, boa tarde!
É possível usar o Google Nest Mini ou o Alexa para controlar o Aplicativo?
 
Helton, boa tarde!
É possível usar o Google Nest Mini ou o Alexa para controlar o Aplicativo?
Olá amigo é sim. Vc pode para isso usar a URL e fazer um GET, mas para isso precisará tbm do IFTTT.

Exemplo de URL

http://cloud.blynk.cc:8080/token_do_seu_app/update/V4?value=1
ou

http://app.cerveja.info:8442/token_do_seu_app/update/V1?value=0

Para ligar e desligar o sistema vc deve usar o V14, sendo value=0 (desligar) e value=1 (ligar)

http://app.cerveja.info:8442/token_do_seu_app/update/V14?value=1http://app.cerveja.info:8442/token_do_seu_app/update/V14?value=0
Qual servidor está usando o oficial ou o privado?
 
Como montei o sistema logo no inicio, eu acabei comprando energia e estou usando o servidor privado.
 
Boa tarde Helton, tem uma previsão de quando irá lançar o novo firmware para o spindel? Uso o Ispindel da NextBrew Lab

Segue update validado para o iSpindel para rodar no nosso servidor app.cerveja.info. Foi adicionada uma casa decimal a temperatura para melhor precisão no caso do uso para controle de temperatura do fermentador usando o sensor do iSpindel.

firmware.bin

Firmware validado para projetos baseados no iSpindel - DIY electronic Hydrometer

Enjoy!!!
 
Funciona. Estou adicionando o controle de pressão no app tbm. Assim dá para monitorar a pressão no izibeer e receber notificação push no celular quando a pressão atingir um limiar pré-definido.
Fala Helton, tudo bom? Caracas dessa forma não precisará usar mais a valvula de segurança, se atingir a pressão pré-configurada, é só correr até o izzi e aliviar... kkk.
Brincadeiras a parte... Helton, tem alguma previsão de quando conseguirá liberar essa atualização?
 
Fala Helton, tudo bom? Caracas dessa forma não precisará usar mais a valvula de segurança, se atingir a pressão pré-configurada, é só correr até o izzi e aliviar... kkk.
Brincadeiras a parte... Helton, tem alguma previsão de quando conseguirá liberar essa atualização?
Haha estou com o sensor em mãos, preciso de um adaptador para conectar ao cilindro e iniciar os testes. Pra ser sincero não consegui tempo para correr atrás disso. Se puder me dar uma força e indicar algum tipo de conexão que possa usar para adaptar a uma conexão dmfit por exemplo. Vlw.

Sensor de Pressão1.jpeg
Sensor de Pressão2.jpeg
 
Claro Heltão, só preciso entender direito o que você está precisando.
Você quer um adaptador para conectar esse sensor no cilindro de CO2, seria isso?
No seu cilindro você usa esse conector dmfit?
 

Attachments

  • 725F713F-2B09-41C1-B926-4F7F1DA2ABE3.jpeg
    725F713F-2B09-41C1-B926-4F7F1DA2ABE3.jpeg
    103.7 KB · Views: 3
Claro Heltão, só preciso entender direito o que você está precisando.
Você quer um adaptador para conectar esse sensor no cilindro de CO2, seria isso?
No seu cilindro você usa esse conector dmfit?

Isso mesmo amigo. Um camarada me chamou agora cedo e indicou um link para comprar. Agora é questão de tempo, logo teremos integrado!!. Vlw
 
Segue update validado para o iSpindel para rodar no nosso servidor app.cerveja.info. Foi adicionada uma casa decimal a temperatura para melhor precisão no caso do uso para controle de temperatura do fermentador usando o sensor do iSpindel.

firmware.bin

Firmware validado para projetos baseados no iSpindel - DIY electronic Hydrometer

Enjoy!!!
Show!!! Irei atualizar o meu Ispindel e colocar o no seu servidor. Vamos ver se vai dar tudo certo agora!!!
Obrigado
 
Testei! Nos dois o acionamento fica errático e as vezes os sensores 2 e 3 param de funcionar e voltam ao desligar e religar o esp. Alguma ideia?

Olá Lucas, aparentemente vc está tendo problemas com a fonte de alimentação. O fato dos sensores estarem caindo pode ser tanto a fonte quanto o sensor. De quantos amperes é a fonte que está usando?

Experimente colocar uma fote de pelo menos 1A
Se não resolver desconecte um sensor por vez e veja se estabiliza.

Se puder envie fotos de sua montagem, quem sabe conseguimos ver alguma coisa que possa estar errado.
 
Galera servidor Blynk privado parado até às 14h devido a uma interrupção de energia da concessionária. Em breve migraremos para uma VPS. Abraço e boas brejas! 😉👊
 
Olá Lucas, aparentemente vc está tendo problemas com a fonte de alimentação. O fato dos sensores estarem caindo pode ser tanto a fonte quanto o sensor. De quantos amperes é a fonte que está usando?

Experimente colocar uma fote de pelo menos 1A
Se não resolver desconecte um sensor por vez e veja se estabiliza.

Se puder envie fotos de sua montagem, quem sabe conseguimos ver alguma coisa que possa estar errado.

Esse é o meu sistema. Já havia comentado, uso um cooler distinto do habitual. Além disso, meu rele tem entrada pra alimentação (na imagem está jumpeado). Uso fonte pra ligar a esp com output de 2.0 A/ 5V. Minhas soldas são ridículas! Não acho cabo jumper fêmea/fêmea na minha cidade. Vou comprar e refazer.
 

Attachments

  • 20201219_095158.jpg
    20201219_095158.jpg
    60.8 KB · Views: 40
  • 20201219_094519.jpg
    20201219_094519.jpg
    37.5 KB · Views: 46
  • 20201219_094443.jpg
    20201219_094443.jpg
    79.2 KB · Views: 44
  • 20201219_094134.jpg
    20201219_094134.jpg
    46.1 KB · Views: 42

Latest posts

Back
Top