Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
AF517BC3-CF3D-4B89-925D-A07360B9AC98.png
Mano creio que tenha entendido o motivo do erro, pra facilitar na hora de lançar a OG no app, não usei ponto. 😅
Vou corrigir isso na próxima versão para evitar confusão. Mas basta vc entrar com os dados da OG ao invés de digitar 1.041 coloque 1041
Só trocar ai e já deve apresentar os valores na hora. 😆

Veja como está o meu... sem o ponto.

View attachment 125253

🤣 agora sim Helton, coloquei sem o ponto e funcionou de primera tirei uma amostra pra a medir a FG e bateu encima, Vlw. 😆
Abraço.
 
Last edited:
Fala Alessandro, td certo amigo?
Quero ver se aproveito o recesso do fim de ano para gravar os vídeos. O quanto antes coloco no ar. 😅 👊
Que Bom Helton, estou ansioso para montar mais esse projeto. O meu da geladeira está quase 100%. Já estou testanto ele na geladeira, mas ainda falta finalizar a montagem. Assim que estiver montado irei postar fotos aqui para o pessoal ver.
Um detalhe, em minha experiencia obtida já de alguns anos em produção caseira de cerveja, eu não vejo a necessidade em usar um sistema para aquecer a geladeira para o controle, já que a fermentação gera energia na casa de 9600 kj por hectolitro de mosto fermentado. O que eu gostaria de saber é, eu não instalar o sistema de aquecimento na geladeira o novo APP irá trabalhar normalmente?
OBrigado
 
Que Bom Helton, estou ansioso para montar mais esse projeto. O meu da geladeira está quase 100%. Já estou testanto ele na geladeira, mas ainda falta finalizar a montagem. Assim que estiver montado irei postar fotos aqui para o pessoal ver.
Um detalhe, em minha experiencia obtida já de alguns anos em produção caseira de cerveja, eu não vejo a necessidade em usar um sistema para aquecer a geladeira para o controle, já que a fermentação gera energia na casa de 9600 kj por hectolitro de mosto fermentado. O que eu gostaria de saber é, eu não instalar o sistema de aquecimento na geladeira o novo APP irá trabalhar normalmente?
OBrigado
Pode trabalhar sem o aquecimento tranquilamente. O meu aki inclusive tbm não uso aquecimento, o clima é bastante quente pra cá. Quando puder manda sim as fotos pra nos inspirar. hehe. Vlw, abraço!
 
Fala Alessandro, td certo amigo?
Quero ver se aproveito o recesso do fim de ano para gravar os vídeos. O quanto antes coloco no ar. 😅 👊
Opa outro na fila esperando pra montar o projeto também, só uma pergunta a lista dos componentes é a mesma que você tinha postado?


1 - Módulo ESP8266 NODEMCU V3
1 - Módulo Ad 24 Bits Hx711
1 - Balança Digital Redonda Banheiro
1 - Fonte 5V ou uma Hilink
Abraço
 
Opa outro na fila esperando pra montar o projeto também, só uma pergunta a lista dos componentes é a mesma que você tinha postado?


1 - Módulo ESP8266 NODEMCU V3
1 - Módulo Ad 24 Bits Hx711
1 - Balança Digital Redonda Banheiro
1 - Fonte 5V ou uma Hilink
Abraço

São esses componentes mesmo Danillo. Se quiser pode trocar o NODEMCU pelo WEMOS D1 MINI. Vou fazer uns testes aki com o ESP-01 se rolar aviso.
 
Tô precisando de ajuda. Instalei o firmware 4.3 no esp pra usar com 3 sensores. Consegui fazer a conexão, pelo menos pensei que sim. Na hora de dar play no blynk apareceu mensagem "fermcontrol wasnt't oline wet". Revisei todas conexões e não parece haver problemas nelas., amensagem persistiu. Pensei que pudesse ser algo errado no processo de conexão ao wi-fi. No momento o iotbrew como rede wi-fi não aparece mais. Queria saber como retornar alguns passos e tentar conectar o Wi-Fi novamente. Como faço para rede do iot brew aparece rjdo novo? Ou alguém consegue me dar alguma luz sobre aonde posso estar errado
 
Tô precisando de ajuda. Instalei o firmware 4.3 no esp pra usar com 3 sensores. Consegui fazer a conexão, pelo menos pensei que sim. Na hora de dar play no blynk apareceu mensagem "fermcontrol wasnt't oline wet". Revisei todas conexões e não parece haver problemas nelas., amensagem persistiu. Pensei que pudesse ser algo errado no processo de conexão ao wi-fi. No momento o iotbrew como rede wi-fi não aparece mais. Queria saber como retornar alguns passos e tentar conectar o Wi-Fi novamente. Como faço para rede do iot brew aparece rjdo novo? Ou alguém consegue me dar alguma luz sobre aonde posso estar errado
Segura o botão de reset por 10 segundos q a iotbrew aparece pra refazer a configuração.
 
Opa outro na fila esperando pra montar o projeto também, só uma pergunta a lista dos componentes é a mesma que você tinha postado?


1 - Módulo ESP8266 NODEMCU V3
1 - Módulo Ad 24 Bits Hx711
1 - Balança Digital Redonda Banheiro
1 - Fonte 5V ou uma Hilink
Abraço
Foi disponibilizado o esquema elétrico de montagem e o firmware?
 
Consegui resetar apertando duas vezes o rst e mantendo pressionado o flash. Reinstalei o firmware. Tentei usa o 1.0 e o 4.3 e não rolou. Estou usando o blynk disponibilizado por QR code no YouTube, o vídeo 3 da playlist se não me engano, para tres sensores.

Essa é mensagem que aparece no blynk e a mensagem que fica quando tento conectar o wi-fi e a esp.

Alguma sugestão?
 

Attachments

  • Screenshot_20201204-175815_Blynk.jpg
    Screenshot_20201204-175815_Blynk.jpg
    13.1 KB · Views: 16
  • Screenshot_20201204-134128_Samsung Internet.jpg
    Screenshot_20201204-134128_Samsung Internet.jpg
    20.1 KB · Views: 15
Consegui conectar com o firmware 4.4, o que não estava ocorrendo com o 1.0 e 4.3. Agora só aparece um sensor, os outros estão desativados. Vou pesquisar aqui pra ver como resolver
 
Atualização - Versão 4.4

-
Corrigido bug relacionado ao controle de tempo de espera para inversão de ciclo
- Aprimorado gerenciamento de conexão com servidor do Blynk
- Alterado tempo para reinicio no caso de perda de conexão, antes era 15min, agora é 1h
- Adicionada a opção de conexão com servidor local ou servidor personalizado
- Controle de tempo para sistema de aquecimento e resfriamento - ajuste fino na amplitude das temperaturas -
- Adicionada notificação no aplicativo e display do IP de conexão na rede local (facilita para update)
- Adicionada notificação caso sensores com fio não sejam encontrados

Link para baixar o firmware:

https://drive.google.com/file/d/1ecvuUQlSptwi-4VCcp9Qpvg5btSuzaGH/view?usp=sharing
Codigo QR para baixar a versão completa.

View attachment 124727

Está em testes nosso servidor privado do Blynk, quem quiser testar siga os passos abaixo.

View attachment 124728 View attachment 124729View attachment 124730

Em breve farei um vídeo explicando com mais detalhes os passos para criar sua conta no servidor privado.
Assim que criar sua conta, seu saldo de energia será ZERO, não precisa comprar energia, entre em contato comigo e informe sua conta de email cadastrada para que seja adicionada energia para o projeto. É GRATUITO e portanto não há garantia de disponibilidade e ou segurança do histórico gráfico gerado pelo aplicativo.

Quem quiser apoiar o projeto e a manutenção do servidor poderá fazer usando esse link: Financiamento Coletivo na APOIA.se | Crowdfunding Pontual e Mensal

Espero que gostem da nova versão. Qualquer dúvida estamos ahi como sempre.
Boas brejas!!!


Caro Helton, tudo bem?
Gostaria de parabenizá-lo pelo excepcional trabalho que vem desenvolvendo.
Sou cervejeiro há quase 10 anos e gosto muito de tecnologia e gadgets para facilitar nossa vida.
Já estou montando o sistema e criei minha conta no seu servidor.
Caso possa enviar os créditos esse é o email da minha conta: [email protected]
Grande abraço e boas cervejas!!!!
 
Consegui conectar com o firmware 4.4, o que não estava ocorrendo com o 1.0 e 4.3. Agora só aparece um sensor, os outros estão desativados. Vou pesquisar aqui pra ver como resolver
Meu amigo, eu montei o meu controlador com apenas 1 sensor e sem o aquecimento. Está funcionando muito bem até o momento. Gostaria de poder ajudar mais, mas eu não domino programação e eletrônica.
Vi que os 3 sensores no esquema completo da parte eletrônica são ligados nos mesmos pinos. e o Resistor em comum com o fio de dados e energia.

Espero ter ajudado algo.
 
Meu amigo, eu montei o meu controlador com apenas 1 sensor e sem o aquecimento. Está funcionando muito bem até o momento. Gostaria de poder ajudar mais, mas eu não domino programação e eletrônica.
Vi que os 3 sensores no esquema completo da parte eletrônica são ligados nos mesmos pinos. e o Resistor em comum com o fio de dados e energia.

Espero ter ajudado algo.
Boa tarde Alessandro, poderia postar umas fotos ? E qual o Firmware está usando? Quero montar exatamente igual ao seu com apenas um sensor.
 
Consegui resetar apertando duas vezes o rst e mantendo pressionado o flash. Reinstalei o firmware. Tentei usa o 1.0 e o 4.3 e não rolou. Estou usando o blynk disponibilizado por QR code no YouTube, o vídeo 3 da playlist se não me engano, para tres sensores.

Essa é mensagem que aparece no blynk e a mensagem que fica quando tento conectar o wi-fi e a esp.

Alguma sugestão?

Amigo a versão que vc está usando do App está desatualizada. Use essa que estava na pagina anterior do tópico que é a última.

1607199474461.png

Estamos trabalhando para colocar tudo hospedado no dominio cerveja.info.
Logo ficará mais facil para encontrar. 😅
 
  1. Amigo a versão que vc está usando do App está desatualizada. Use essa que estava na pagina anterior do tópico que é a última.

    View attachment 125300
    Estamos trabalhando para colocar tudo hospedado no domínio cerveja.info.
    Logo ficará mais facil para encontrar. 😅
    Obrigado! Me cadastrei no seu servidor pelo e-mail [email protected], poderia enviar a energia para baixar essa versão, por favor? Usei a energia que comprei para baixar a versão desatualizada e agora não tenho suficiente para baixar a que me recomendou acima. Excluí o projeto desatualizado e mesmo assim não foi suficiente.
  2. Fiquei com duvida em relação a ligação do esp com o rele porque o esquema com 1 termômetro do vídeo do youtube me pareceu diferente do que está aqui para três termômetros, visor, cooler e aquecedor. Sigo a pinagem do esquema mais complexo mesmo não usando visor e aquecedor? Uso só o cooler e 3 termômetros. A ligação do rele do compressor é no D7 e do cooler no D5?
 

  1. Obrigado! Me cadastrei no seu servidor pelo e-mail [email protected], poderia enviar a energia para baixar essa versão, por favor? Usei a energia que comprei para baixar a versão desatualizada e agora não tenho suficiente para baixar a que me recomendou acima. Excluí o projeto desatualizado e mesmo assim não foi suficiente.
  2. Fiquei com duvida em relação a ligação do esp com o rele porque o esquema com 1 termômetro do vídeo do youtube me pareceu diferente do que está aqui para três termômetros, visor, cooler e aquecedor. Sigo a pinagem do esquema mais complexo mesmo não usando visor e aquecedor? Uso só o cooler e 3 termômetros. A ligação do rele do compressor é no D7 e do cooler no D5?

Bom dia Lucas! Energia creditada na sua conta amigo.
Use esse esquema que é o mais atualizado. Não importa se irá usar somente um sensou ou três.

D5 - Cooler
D6 - Sensor DS18B20
D7 - Compressor
RX - Aquecimento

Geladeira Completa_bb.png


Abraço. Qualquer dúvida vai mandando ahi. Vlw
 
Bom dia Lucas! Energia creditada na sua conta amigo.
Use esse esquema que é o mais atualizado. Não importa se irá usar somente um sensou ou três.

D5 - Cooler
D6 - Sensor DS18B20
D7 - Compressor
RX - Aquecimento

View attachment 125306

Abraço. Qualquer dúvida vai mandando ahi. Vlw

Helton, desculpe minha ignorância em eletrônica, mas vi que os 3 sensores de temperatura estão todos ligados nos mesmos pinos do Nodemcu, como ele faz pra pegar cada valor de cada sensor?
 
Helton, desculpe minha ignorância em eletrônica, mas vi que os 3 sensores de temperatura estão todos ligados nos mesmos pinos do Nodemcu, como ele faz pra pegar cada valor de cada sensor?
Haha, essa é a magica da eletronica digital. Cada sensor tem um endereço fisico, o controlador solicita esses dados a cada um individualmente e eles são transmitidos na linha de dados.
 
Caro Helton, tudo bem?
Gostaria de parabenizá-lo pelo excepcional trabalho que vem desenvolvendo.
Sou cervejeiro há quase 10 anos e gosto muito de tecnologia e gadgets para facilitar nossa vida.
Já estou montando o sistema e criei minha conta no seu servidor.
Caso possa enviar os créditos esse é o email da minha conta: [email protected]
Grande abraço e boas cervejas!!!!

Olá amigo. Agradeço pelo feedback. Fico realmente feliz por poder contribuir com algo.
Já creditei energia lá na sua conta.

Sigo trabalhando aki, em breve teremos novidades. Abraço!
 
Bom dia galera!

Mais uma vez aqui venho dar um feedback do sistema criado pelo nosso amigo @Helton Fagner!

Ainda não estou nas versões finais de APP e Firmware pois fiquei um tempo sem fazer breja e acabei não atualizando meu setup.

Gostaria de mais uma vez agradecer a todo apoio do nosso amigo.
Tive vários problemas durante a realização desse projeto, tais como: Sensores DS18B20 com defeito, ESP8266 de versão anterior e com outro chip (CP2102 ao invés do CH340), alguns probleminhas com stepdown.
E o @Helton Fagner estava ali o tempo todo pra dar o suporte, ajudar, resolver os problemas. Até mesmo versão de firmware dedicada pro meu ESP ele gerou rsrsrs

Abaixo segue um print do controle da minha fermentação recente.
Notem que está configurado para 17°C - Com os ajustes possíveis nos tempos de acionamento e descanso, consigo fermentar com bastante precisão e pouco uso de energia elétrica com uma tolerância de ±0.1°C.

Realmente o sistema é muito top e o melhor ainda é o seu custo!

Parabéns @Helton Fagner, você é fera demais!

1607430652524.png
 
Bom dia.
Ontém eu finalizei a montagem do hardware. Graças a ajuda do Helton pude montar meu equipamento, para minha sorte não tive tantos problemas com a montagem, instalação do firmware e sincronização com a internet e o blink. segue as fotos de como ficou a montagem. Há alguns detalhes que eu gostaria de poder melhorar, como adicionar o cooler, os sensores para esse cooler e a fonte hi-link. Mas eu irei deixar para um futuro próximo.
O app ainda estou usando uma versão antiga para testes, pois preciso comprar os créditos para rodar no servidor oficial. Estou com medo de mexer no firmware do Ispindel para rodar no servidor do helton.
 

Attachments

  • Controlador 1.jpeg
    Controlador 1.jpeg
    41.9 KB · Views: 50
  • controlador 2.jpeg
    controlador 2.jpeg
    50.6 KB · Views: 50
  • controlador 3.jpeg
    controlador 3.jpeg
    49.6 KB · Views: 51
  • controlador 4.jpeg
    controlador 4.jpeg
    48.7 KB · Views: 52
Bom dia.
Ontém eu finalizei a montagem do hardware. Graças a ajuda do Helton pude montar meu equipamento, para minha sorte não tive tantos problemas com a montagem, instalação do firmware e sincronização com a internet e o blink. segue as fotos de como ficou a montagem. Há alguns detalhes que eu gostaria de poder melhorar, como adicionar o cooler, os sensores para esse cooler e a fonte hi-link. Mas eu irei deixar para um futuro próximo.
O app ainda estou usando uma versão antiga para testes, pois preciso comprar os créditos para rodar no servidor oficial. Estou com medo de mexer no firmware do Ispindel para rodar no servidor do helton.

Parabéns Alessandro!! Quanto ao iSpindel estou trabalhando numa nova atualização do firmware dele, segura ahi antes de gastar com o Blynk. Abraço e boas brejas no equipamento novo!! :)
 
São esses componentes mesmo Danillo. Se quiser pode trocar o NODEMCU pelo WEMOS D1 MINI. Vou fazer uns testes aki com o ESP-01 se rolar aviso.
Hola Helton, só mais uma dúvida no meu kegerator não cabe as balanças porque tenho 4 post mix 2 em cima e 2 embaixo e vão pegado um no outro e então vou comprar 4 celulas de carga de 50kg e colocá-las em uma plataforma com a circunferência exata dos post mix para assim poder usar nos 4 e como vc já comentou para outro companheiro, se pode usar as células de carga para fazer funcionar o projeto?
 
Hola Helton, só mais uma dúvida no meu kegerator não cabe as balanças porque tenho 4 post mix 2 em cima e 2 embaixo e vão pegado um no outro e então vou comprar 4 celulas de carga de 50kg e colocá-las em uma plataforma com a circunferência exata dos post mix para assim poder usar nos 4 e como vc já comentou para outro companheiro, se pode usar as células de carga para fazer funcionar o projeto?
Fala meu amigo. Pode sim usar as células de carga, só vai precisar construir o suporte pra elas. Não sei ahi na Espanha, mas algumas balanças ficam em um preço melhor que comprar as células. Pode ser que encontre ahi tbm alguns modelos que saem mais em conta, daí vc desmonta e tira as 4 células dela. Abraço.
 
Fala meu amigo. Pode sim usar as células de carga, só vai precisar construir o suporte pra elas. Não sei ahi na Espanha, mas algumas balanças ficam em um preço melhor que comprar as células. Pode ser que encontre ahi tbm alguns modelos que saem mais em conta, daí vc desmonta e tira as 4 células dela. Abraço.
Blz, aqui no AliExpress sai muito bom de preço as 4 células e o módulo Ad 24 Bits Hx711 por €3,76 e outra coisa precisa de 1 módulo Ad 24 Bits Hx711 para cada post mix?
FDBEC528-A164-4C4D-8728-A9E82041141F.jpeg
 
Boa tarde Helton, eu comprei recentemente o izzibeer e na sonda térmica dele tem apenas dois fios, da pra ligar ele no controlador da geladeira?
 
Finalmente consegue fazer com que os 3 sensores funcionem. A esp está conectada ao blynk...tudo certo. Mas agora o rele nao funciona. Revisei as ligações e estão corretas. Ligo a geladeira pelo blynk e nada de acionamento. Alguma ideia?
 

Attachments

  • 16077083339238404797673856797190.jpg
    16077083339238404797673856797190.jpg
    99.4 KB · Views: 19
  • Screenshot_20201211-144423_Blynk.jpg
    Screenshot_20201211-144423_Blynk.jpg
    19.4 KB · Views: 18
Finalmente consegue fazer com que os 3 sensores funcionem. A esp está conectada ao blynk...tudo certo. Mas agora o rele nao funciona. Revisei as ligações e estão corretas. Ligo a geladeira pelo blynk e nada de acionamento. Alguma ideia?

Manda foto da conexão de energia do rele no ESP. Algumas versões do ESP não tem o pino VU nestes casos o você deve ligar o VCC do relé no VIN do ESP.
 
Manda foto da conexão de energia do rele no ESP. Algumas versões do ESP não tem o pino VU nestes casos o você deve ligar o VCC do relé no VIN do ESP.

Meu esp não tem VU. Acabei colocando no RSV por achar que era a mesma coisa! Como da pra ver o entendimento de eletrônica é zero! Rs...Vou arrumar e testar! Obrigado mais uma vez!
 
Meu esp não tem VU. Acabei colocando no RSV por achar que era a mesma coisa! Como da pra ver o entendimento de eletrônica é zero! Rs...Vou arrumar e testar! Obrigado mais uma vez!

Bingo. É isso ahi meu amigo. Basta colocar então o VCC do rele no Pino do Vin. Abraço.
 
Olá amigo, qual versão do firmware está usando?
Verifique também na tela de configurações (aperte o botão flash e acesse pelo IP 192.168.4.1) como está setado o tipo de acionamento do RELE, como ele acionou com o GND então o valor deve ser ZERO. Qualquer dúvida deixa ahi um comentário.

View attachment 124587
Mais dúvida! Rs. Troquei a pinagem como recomendado e os reles começaram a acionar. Só que estão erráticos. O acionamento do do cooler não está vinculado à diferença de temperatura nos setores 2 e 3,nem o compressor está sendo controlado pelo setor 1.

Vi que houve um post relacionado a isso. Você recomendou usar o valor zero no relay. Também vale pra mim?
 

Latest posts

Back
Top