Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Atualização - Versão 4.4

-
Corrigido bug relacionado ao controle de tempo de espera para inversão de ciclo
- Aprimorado gerenciamento de conexão com servidor do Blynk
- Alterado tempo para reinicio no caso de perda de conexão, antes era 15min, agora é 1h
- Adicionada a opção de conexão com servidor local ou servidor personalizado
- Controle de tempo para sistema de aquecimento e resfriamento - ajuste fino na amplitude das temperaturas -
- Adicionada notificação no aplicativo e display do IP de conexão na rede local (facilita para update)
- Adicionada notificação caso sensores com fio não sejam encontrados

Link para baixar o firmware:

https://drive.google.com/file/d/1ecvuUQlSptwi-4VCcp9Qpvg5btSuzaGH/view?usp=sharing
Codigo QR para baixar a versão completa.

View attachment 124727

Está em testes nosso servidor privado do Blynk, quem quiser testar siga os passos abaixo.

View attachment 124728 View attachment 124729View attachment 124730

Em breve farei um vídeo explicando com mais detalhes os passos para criar sua conta no servidor privado.
Assim que criar sua conta, seu saldo de energia será ZERO, não precisa comprar energia, entre em contato comigo e informe sua conta de email cadastrada para que seja adicionada energia para o projeto. É GRATUITO e portanto não há garantia de disponibilidade e ou segurança do histórico gráfico gerado pelo aplicativo.

Quem quiser apoiar o projeto e a manutenção do servidor poderá fazer usando esse link: Financiamento Coletivo na APOIA.se | Crowdfunding Pontual e Mensal

Espero que gostem da nova versão. Qualquer dúvida estamos ahi como sempre.
Boas brejas!!!

Opa Helton
Criei minha conta [email protected]
Aguardo o crédito de energia.

Abraço
 
Achei que eu teria pontos de energia suficientes para usar a nova versão. Estou com 9000 pontos.
Vc pode apagar a versão anterior para liberar a energia usada por ela. Assim creio que consiga. Está usando o servidor privado ou o oficial do Blynk?
 
Fala Helton, depois que mexi em todos os dados realmente voltou a funcionar, se altera só uma variável não volta. Muito obrigado pela dica.
Haha, vou verificar isso, na vdd é para ele permitir a alteração individual dos parametros. Vlw
 
Vc pode apagar a versão anterior para liberar a energia usada por ela. Assim creio que consiga. Está usando o servidor privado ou o oficial do Blynk?
Estava usando o servidor oficial do blynk e a última versão do app Kegerator usa mais pontos de energia do que eu tenho aqui. Estou no aguardo para chegar os componentes eletrônicos para eu montar o hardware para a geladeira
 
Estava usando o servidor oficial do blynk e a última versão do app Kegerator usa mais pontos de energia do que eu tenho aqui. Estou no aguardo para chegar os componentes eletrônicos para eu montar o hardware para a geladeira
Legal Alessandro, qualquer coisa pode contar conosco. Depois posta as fotos ahi do resultado. Abraço!
 
Cara... Instalei a última versão do 4.4 e também o app completo.
Funcionou bem por3 dias.
Hoje perdi o link com o dispositivo de novo.
Alguma ajuda do que pode ser?
 
Cara... Instalei a última versão do 4.4 e também o app completo.
Funcionou bem por3 dias.
Hoje perdi o link com o dispositivo de novo.
Alguma ajuda do que pode ser?

Amigo manda foto da tela do APP para ver se consigo identificar. Se puder manda foto do display tbm quando ele estiver sem conexão, assim podemos tentar entender o que pode estar ocorrendo. Não tenho nenhum relato de um problema semelhante ao seu.
 
Amigo manda foto da tela do APP para ver se consigo identificar. Se puder manda foto do display tbm quando ele estiver sem conexão, assim podemos tentar entender o que pode estar ocorrendo. Não tenho nenhum relato de um problema semelhante ao seu.
Acabei desconectando tudo... Roteador e dispositivo. E voltou.
Mas persistindo as quedas eu faço isso pra trocarmos ideia.
Próxima fermentação (daqui uns 15 dias) irei integrar o iSpindel, que chega hoje. uhuuuuul!
Vlw Helton
 
Boa tarde Helton, Chegou todos os componentes para montar o projeto. Porém estou tentando salvar o firmware no ESP, mas meu notebook não encontra ele. Fica no sistema como usb serial na aba em outros dispositivos. Poderia me ajudar? Não sei como fazer o computador reconhecer ele para endereçar uma COM. E o mesmo aconteceu com meu Ispindel.
 
Boa tarde Helton, Chegou todos os componentes para montar o projeto. Porém estou tentando salvar o firmware no ESP, mas meu notebook não encontra ele. Fica no sistema como usb serial na aba em outros dispositivos. Poderia me ajudar? Não sei como fazer o computador reconhecer ele para endereçar uma COM. E o mesmo aconteceu com meu Ispindel.
Tentou instalar o drive dele? Ch341
 
Valew turma, deu certo aqui. Consegui subir o firmware para o esp. Agora, vocês possuem o QR code do app no Blink oficial. E quantos pontos de energia seria necessário para ter o programa na versão completa.
Obrigado mais uma vez.
Você precisa de +ou- 18.000 pontos de energia.
Versao Completa.png
 
Turma, me desculpem por tanta dúvidas. Mas não sou da área de tecnologia. Estou com meu hardware todo montado, fiz a instalação do firmware 4.4.4 no ESP. Já coloquei na configuração do esp a internet wi-fi, e o token do blynk. A dúvida é. Logo abaixo do token do blynk, está blynk-cloud.com e este é o servidor não oficial do blynk, certo? Como faço para colocar no servidor oficial?
Obrigado
 
Turma, me desculpem por tanta dúvidas. Mas não sou da área de tecnologia. Estou com meu hardware todo montado, fiz a instalação do firmware 4.4.4 no ESP. Já coloquei na configuração do esp a internet wi-fi, e o token do blynk. A dúvida é. Logo abaixo do token do blynk, está blynk-cloud.com e este é o servidor não oficial do blynk, certo? Como faço para colocar no servidor oficial?
Obrigado
Fala Alessandro.

Official: blynk-cloud.com
Privado: app.cerveja.info

Para usar o oficial não é necessário alterar nada.

Abraço!
 
Turma, me desculpem por tanta dúvidas. Mas não sou da área de tecnologia. Estou com meu hardware todo montado, fiz a instalação do firmware 4.4.4 no ESP. Já coloquei na configuração do esp a internet wi-fi, e o token do blynk. A dúvida é. Logo abaixo do token do blynk, está blynk-cloud.com e este é o servidor não oficial do blynk, certo? Como faço para colocar no servidor oficial?
Obrigado
Esse já é o servidor oficial(blynk-cloud.com) não tem q mudar só se você tiver usando o servidor do Helton mas se não deixa como tá o Relay eu deixo em 0 e me funciona super bem.
Abraço
 
Ok. Estou tentando usar aqui mas ainda não consegui fazer funcionar. Até coloquei a versão mais simples do app da geladeira para tentar. Vamos ver se consigo fazer funcionar.
Obrigado turma.
Vc tem energia suficiente? Se não tiver usa o servidor do Helton e solicita a ele os créditos. Ele criou um servidor e não precisa comprar energia. Alguns posts atrás tem a configuração tanto para o servidor do blynk quanto o dele (página #10, post #193).
 
Last edited:
Eu acho que meu ESP não está conseguindo conectar na rede Wi-fi. Observem esse ícone amarelo no canto superior esquerdo da telinha. A imagem está ruim mas é um globo com um corte na diagonal.
É a mesma rede que eu estou conectado neste momento e a mesma que está o Ispindel.


Tela IoTBrew.jpeg
 
Eu acho que meu ESP não está conseguindo conectar na rede Wi-fi. Observem esse ícone amarelo no canto superior esquerdo da telinha. A imagem está ruim mas é um globo com um corte na diagonal.
É a mesma rede que eu estou conectado neste momento e a mesma que está o Ispindel.


View attachment 125206

Olá Alessandro, realmente não está conectado.
Vc ja se conectou a rede IOTBREW e acessou ao IP 192.168.4.1 para lançar os dados de conexão?
Se já fez isso aperte o reset no ESP apenas uma vez para ver se ele se conecta.
 
Eu acho que meu ESP não está conseguindo conectar na rede Wi-fi. Observem esse ícone amarelo no canto superior esquerdo da telinha. A imagem está ruim mas é um globo com um corte na diagonal.
É a mesma rede que eu estou conectado neste momento e a mesma que está o Ispindel.


View attachment 125206
Consegue ver no roteador se ele realmente tá conectado?
 
Eu acho que meu ESP não está conseguindo conectar na rede Wi-fi. Observem esse ícone amarelo no canto superior esquerdo da telinha. A imagem está ruim mas é um globo com um corte na diagonal.
É a mesma rede que eu estou conectado neste momento e a mesma que está o Ispindel.


View attachment 125206
Conseguiu amigo?
Caso não tenha tido sucesso tenta gravar um firmware anterior, o 4.3 por exemplo. Conecta ele na rede, veja se vai se conectar ao Wifi. Em caso afirmativo atualiza novamente para a versão 4.4.4. Se der certo me avisa, pode ser um bug na versão.
 
Conseguiu amigo?
Caso não tenha tido sucesso tenta gravar um firmware anterior, o 4.3 por exemplo. Conecta ele na rede, veja se vai se conectar ao Wifi. Em caso afirmativo atualiza novamente para a versão 4.4.4. Se der certo me avisa, pode ser um bug na versão.
Boa noite Helton, consegui fazer com que ele conecte na rede de wi-fi. O problema era de BIOS (bicho ignorante operando o sistema). Corrigi a configuração e acertei a senha e ele conectou normalmente.
 
Boa noite turma. Podem me ajudar? Estou testando o controlador da geladeira, e do Ispindel, que está no fermentador. Temperatura ambiente. O problema é que o Spindel faz a leitura da temperatura e da inclinação mas o IoTBrew não está fazendo a conversão do ângulo para gravidade. O que pode ser? Segue as fotos:
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-11-26 at 22.17.25 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-11-26 at 22.17.25 (1).jpeg
    22.3 KB · Views: 20
  • WhatsApp Image 2020-11-26 at 22.17.25.jpeg
    WhatsApp Image 2020-11-26 at 22.17.25.jpeg
    21.5 KB · Views: 20
  • WhatsApp Image 2020-11-26 at 22.17.26 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-11-26 at 22.17.26 (1).jpeg
    22.6 KB · Views: 18
  • WhatsApp Image 2020-11-26 at 22.17.26.jpeg
    WhatsApp Image 2020-11-26 at 22.17.26.jpeg
    25.2 KB · Views: 19
Boa noite turma. Podem me ajudar? Estou testando o controlador da geladeira, e do Ispindel, que está no fermentador. Temperatura ambiente. O problema é que o Spindel faz a leitura da temperatura e da inclinação mas o IoTBrew não está fazendo a conversão do ângulo para gravidade. O que pode ser? Segue as fotos:
Vc ta com a versão antiga do APP. Segue QR da ultima.

1606441806313.png


A nova é assim:

1606442005800.png
1606442020401.png


Galera comprei um dominio e vou colocar tudo organizado mantendo as últimas versões de app e firmware em destaque para facilitar.
Abraço! Fui...
 
Vc ta com a versão antiga do APP. Segue QR da ultima.

View attachment 125236

A nova é assim:

View attachment 125237View attachment 125238

Galera comprei um dominio e vou colocar tudo organizado mantendo as últimas versões de app e firmware em destaque para facilitar.
Abraço! Fui...
Beleza Helton comigo acontece a mesma coisa é a 2ª fermentação que fiz usando o projeto e tudo funciona corretamente menos a conversação do ângulo para gravidade no iSpindel, tem que fazer alguma configuração especial no iSpindel? Na porte onde vai a fórmula na configuração tem que deixar em branco ou não?

28CDCBFA-9345-4F58-9C38-E4FCC0C630E1.jpeg

AC7E1FA3-CDD1-47D6-9274-F0A1BACA9332.jpeg
3D25B6B4-63CE-433E-A8A6-5EAE4E697D6E.png
BC454DC2-7321-4638-9F64-26CA78E2E32B.png
9A88AA6C-450D-4DD8-A1FD-1571953917B8.png
B336D8E2-BD5C-4EE9-80E4-0D1ABD82EEDD.png
 
Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.

 
Beleza Helton comigo acontece a mesma coisa é a 2ª fermentação que fiz usando o projeto e tudo funciona corretamente menos a conversação do ângulo para gravidade no iSpindel, tem que fazer alguma configuração especial no iSpindel? Na porte onde vai a fórmula na configuração tem que deixar em branco ou não?

View attachment 125244
View attachment 125245View attachment 125246View attachment 125250View attachment 125251View attachment 125252

Fala meu amigo. Faz o teste de alterar os valores de calibragem. (pode alterar e depois voltar no que estava antes.) Só pra ver se os dados são atualizados. Vou ver o que pode estar de errado. Me conta se deu certo ahi. Abraço!
 
Fala meu amigo. Faz o teste de alterar os valores de calibragem. (pode alterar e depois voltar no que estava antes.) Só pra ver se os dados são atualizados. Vou ver o que pode estar de errado. Me conta se deu certo ahi. Abraço!
ok, na próxima leva porque ainda ta fermentando a Fake Lager e o fermentador é pressurizavel e prefiro não abrir ele.
 
ok, na próxima leva porque ainda ta fermentando a Fake Lager e o fermentador é pressurizavel e prefiro não abrir ele.

Não precisa abrir não, altera os valores no App. somente no app. Veja se ele volta a mostrar a FG.
 
E
Beleza Helton comigo acontece a mesma coisa é a 2ª fermentação que fiz usando o projeto e tudo funciona corretamente menos a conversação do ângulo para gravidade no iSpindel, tem que fazer alguma configuração especial no iSpindel? Na porte onde vai a fórmula na configuração tem que deixar em branco ou não?

View attachment 125244
View attachment 125245View attachment 125246View attachment 125250View attachment 125251View attachment 125252

Danilo, o iSpindel tem dois ângulos críticos (25 e 90 graus) e uma a equação que traduz o ângulo em FG que devem ser calibrados.

O 1o ajuste é o balanceamento, imerso em água pura (FG = 1.000), ele deve medir ângulo aproximado de 25 graus; o 2o ajuste é o offset, coloca-se o iSpindel na posição horizontal (90 graus); O 3o é a equação que determinará o ângulo do tilt que vai "traduzir" o ângulo em FG que é feito diluindo açúcar em água.

Uma vez feito isso pode ser usado tanto no projeto do Helton, no ubidots free e no brewfather na versão paga. Durante a fermentação o ângulo diminui o que deve indicar uma diminuição de FG.

Abs
 
E


Danilo, o iSpindel tem dois ângulos críticos (25 e 90 graus) e uma a equação que traduz o ângulo em FG que devem ser calibrados.

O 1o ajuste é o balanceamento, imerso em água pura (FG = 1.000), ele deve medir ângulo aproximado de 25 graus; o 2o ajuste é o offset, coloca-se o iSpindel na posição horizontal (90 graus); O 3o é a equação que determinará o ângulo do tilt que vai "traduzir" o ângulo em FG que é feito diluindo açúcar em água.

Uma vez feito isso pode ser usado tanto no projeto do Helton, no ubidots free e no brewfather na versão paga. Durante a fermentação o ângulo diminui o que deve indicar uma diminuição de FG.

Abs
Valeu Renato pelas dicas tem um companheiro que fez a calibração do iSpindel 1º na horizontal em 90° e depois pra alcançar os 25º na água pura ele foi colocando pequenos pesos dentro do até alcançar aproximadamente os 25º e depois a calibração normal a questão é que eu tenho 2 iSpindel e quando estou fermentando só uma breja coloco os 2 dentro do fermentador um tenho configurado no Brewfather e o outro no projeto do Helton e o do Brewfather funciona corretamente e o que o uso no projeto antes também funcionava corretamente. Mas de todos formas obrigado pelas dicas na próxima vou tentar mudar alguma coisa nele porque quero que ele funcione no projeto porque ele no projeto fica mas show. Abraços.
 
Beleza Helton comigo acontece a mesma coisa é a 2ª fermentação que fiz usando o projeto e tudo funciona corretamente menos a conversação do ângulo para gravidade no iSpindel, tem que fazer alguma configuração especial no iSpindel? Na porte onde vai a fórmula na configuração tem que deixar em branco ou não?

View attachment 125244
View attachment 125245View attachment 125246View attachment 125250View attachment 125251View attachment 125252

Mano creio que tenha entendido o motivo do erro, pra facilitar na hora de lançar a OG no app, não usei ponto. 😅
Vou corrigir isso na próxima versão para evitar confusão. Mas basta vc entrar com os dados da OG ao invés de digitar 1.041 coloque 1041
Só trocar ai e já deve apresentar os valores na hora. 😆

Veja como está o meu... sem o ponto.

1606682344155.png
 

Latest posts

Back
Top