Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Assunção, blz? Independente do servidor tem que funcionar, se já comprou créditos para usar no Blynk pode usar eles mesmo. Só atente de deixar em branco o campo servidor conforme explicado no tópico acima. Caso queira testar com o meu servidor irá precisar adicionar no campo servidor Blynk o endereço app.cerveja.info

A propósito creditei energia na sua conta caso queira testar.
Depois compartilha as fotos ahi para inspirar a galera. Abraço!

Testei com essa versão nova com o blynk e com o seu servidor, mas nenhum dos dois funcionou.
Quando eu gravo uma scket de Blynk que eu tenho, funciona certinho a conexão do Blynk.
Então creio eu que não seja problema na placa.
Testei também em um Nodemcu, mas também não deu certo.
 
Testei com essa versão nova com o blynk e com o seu servidor, mas nenhum dos dois funcionou.
Quando eu gravo uma scket de Blynk que eu tenho, funciona certinho a conexão do Blynk.
Então creio eu que não seja problema na placa.
Testei também em um Nodemcu, mas também não deu certo.

Manda uma foto da sua montagem. Tem sensor conectado? É necessário pelo menos um sensor conectado ao circuito.
 
Manda uma foto da sua montagem. Tem sensor conectado? É necessário pelo menos um sensor conectado ao circuito.

Tem um sensor conectado.
D6+3.3v+GND
Ele está lidado à uma fonte de celular pelo usb.
20201105_191617.jpg


O resistir está soldado e isolado por baixo.
 
Tem um sensor conectado.
D6+3.3v+GND
Ele está lidado à uma fonte de celular pelo usb.
View attachment 125065

O resistir está soldado e isolado por baixo.

Faz o seguinte teste, aperte 2x seguida o botão reset. Dele deverá habilitar a rede IoTBrew novamente para configuração. Acesse a configuração e verifique se os dados ainda permanecem gravados. Confira se o token do blynk está correto conforme gravado anteriormente.
 
Faz o seguinte teste, aperte 2x seguida o botão reset. Dele deverá habilitar a rede IoTBrew novamente para configuração. Acesse a configuração e verifique se os dados ainda permanecem gravados. Confira se o token do blynk está correto conforme gravado anteriormente.


Eu percebi que quando eu instalo o firmware e aperto 2 vezes o rst, ele volta com as últimas configurações feitas.
Mesmo instalando o piless antes dele.
 
ATUALIZAÇÃO - Versão 4.4.4

-
Correção de bug relacionado a temperatura alvo. (Não estava salvando quando o valor setado era abaixo de zero).

Relatado por @rgaudim e @danillocezar a quem agradeço pela colaboração.

Link para download do novo firmware:
https://drive.google.com/file/d/1aC1e2Vww2GWPvmdi4ptBvTjJbCuNSIJ3/view?usp=sharing
Vlw galera
Bug corregido, com -0.3ºC e quando reiniciou estava nos mesmo -0.3ºC isso está cada vez melhor. Parabéns Helton abraço
 
Helton, eu notei outra coisa cada vez que o iSpindel comunica aparece uma notificação que o Iotbrew está offline aí tenho que desativar as notificações porque se não cada minuto me avisa que está offline mas que em realidade não está ele continua funcionando normal.
2D21FEA9-79AA-4E16-9D90-71DED1F344DA.jpeg
 
Eu percebi que quando eu instalo o firmware e aperto 2 vezes o rst, ele volta com as últimas configurações feitas.
Mesmo instalando o piless antes dele.
Amigo se tiver como rodar uma rotina para zerar a eprom antes gravar o firmware onde já existia o BPL. Outro colega teve dificuldades de rodar em um chip onte já rodava o BPL, creio que fique alguma coisa na eprom que deve bugar. Penso que se reescrever a memória para eliminar tudo antes de rodar o firmware resolva. Se não tiver ahi a rotina me avisa que crio uma aki e testamos.
 
Helton, eu notei outra coisa cada vez que o iSpindel comunica aparece uma notificação que o Iotbrew está offline aí tenho que desativar as notificações porque se não cada minuto me avisa que está offline mas que em realidade não está ele continua funcionando normal.View attachment 125066
Camarada, neste caso recomendo desativar no Blynk conforme a imagem abaixo. Só clicar no STOP e depois na Engrenagem. Desativar as notificações gerais fará com que vc perca as notificações sobre o processo de fermentação. Já no Blynk conforme a imagem isso não ocorrerá.

Notificações Offline.jpg


Abraço bro!
 
Amigo se tiver como rodar uma rotina para zerar a eprom antes gravar o firmware onde já existia o BPL. Outro colega teve dificuldades de rodar em um chip onte já rodava o BPL, creio que fique alguma coisa na eprom que deve bugar. Penso que se reescrever a memória para eliminar tudo antes de rodar o firmware resolva. Se não tiver ahi a rotina me avisa que crio uma aki e testamos.


Não tenho ,se você puder me enviar, seria de grande ajuda!
 
Boa tarde Helton, é possível utilizar 2 x iSpindel? Pois tenho 2 x fermentadores e geralmente faço 2 x brassagens por vez. Gostaria de controlar o segundo fermentador.
Bom dia Marcio! Atualmente isso não é possível com o firmware original do iSpindel, mas com uma pequena alteração já podemos lançar os dados no mesmo app para acompanhar graficamente o processo.
 
Não tenho ,se você puder me enviar, seria de grande ajuda!
Assunção, td bem camarada? Segue o bin do EEPROM-Cleaner. Basta gravar no ESP e apertar o reset, o LED ira acender por alguns segundos e a EEPROM estará zerada. Depois regrave o firmware do projeto. Se conectar a uma porta serial poderá tbm ter o retorno de texto do resultado.

EEPROM-Cleaner.bin

Depois nos conte se rodou ahi. Vlw.
 
Bom dia Helton, estou com um problema com o app versão completa. Primeiramente comprei a energia que precisava para ter o app. Eu estava testanto o app que tem no site oficial do ispindel, porém ele é muito simples. Achei o seu e achei fantástico, desisntalei o app e coloquei o seu. Fiz a configuração com o Token do spindel. Está enviando a leitura de temperatura, bateria e tilt. Porém, a gravidade não está sendo informado. Outro detalhe, eu não montei o circuito para controlar a geladeira. Será que isso interefere? Estou preparando para comprar todos os componentes para colocar em prática.
 
Bom dia Helton, estou com um problema com o app versão completa. Primeiramente comprei a energia que precisava para ter o app. Eu estava testanto o app que tem no site oficial do ispindel, porém ele é muito simples. Achei o seu e achei fantástico, desisntalei o app e coloquei o seu. Fiz a configuração com o Token do spindel. Está enviando a leitura de temperatura, bateria e tilt. Porém, a gravidade não está sendo informado. Outro detalhe, eu não montei o circuito para controlar a geladeira. Será que isso interefere? Estou preparando para comprar todos os componentes para colocar em prática.
Olá amigo, para monitorar a FG é necessário ter o hardware da Geladeira, isso porque no modelo que fizemos todo o calculo de conversão do tilt para a FG é realizada nesse controlador externo. Tbm o processo de calibragem foi simplificado batando apenas o valor de tilt da agua e a OG e tilt do seu mosto. Se for usar o Spindel solo no Blynk usa esse QR, porém, será necessário entrar com a formula de conversão no próprio iSpindel.

QR iSpindel.PNG
 
Boa tarde Helton
Meu app perdeu o link com o controlador. Sem jeito de acessar remoto.
Fui na casa da minha namorada, que é onde fica a geladeira e no display aparece tanto o ícono do Blynk quanto do sinal internet.
Por sorte ele ficou setado para os 12ºC que coloquei pra fermentar minha Helles.
Sabe me dizer o que poderia ser que não consigo esse acesso remoto?
E o que eu poderia fazer pra tentar solucionar sem precisar reinstalar o firmware.?
 
Boa tarde Helton
Meu app perdeu o link com o controlador. Sem jeito de acessar remoto.
Fui na casa da minha namorada, que é onde fica a geladeira e no display aparece tanto o ícono do Blynk quanto do sinal internet.
Por sorte ele ficou setado para os 12ºC que coloquei pra fermentar minha Helles.
Sabe me dizer o que poderia ser que não consigo esse acesso remoto?
E o que eu poderia fazer pra tentar solucionar sem precisar reinstalar o firmware.?
Fala Michel, tenta reiniciar o router, ele pode estar bloqueando pacotes por algum motivo. Se após reiniciar o router ele não se comunicar, reincia o ESP para ele receber um novo ip do router. E o fato dele ficar nos 12ºC inalterado não foi sorte, rsrs, ele continua a programação independente da conexão da internet.

Provavelmente tenha havido esse bloqueio do router, ele pode ter reiniciado por exemplo e o ESP não recebeu um novo IP, porém, permanece conectado ao router mas não trafega dados. Depois nos conte se o procedimento resolveu. Vlw.
 
Olá amigo, para monitorar a FG é necessário ter o hardware da Geladeira, isso porque no modelo que fizemos todo o calculo de conversão do tilt para a FG é realizada nesse controlador externo. Tbm o processo de calibragem foi simplificado batando apenas o valor de tilt da agua e a OG e tilt do seu mosto. Se for usar o Spindel solo no Blynk usa esse QR, porém, será necessário entrar com a formula de conversão no próprio iSpindel.

View attachment 125113
Boa noite Helton, o ispindel na geladeira us funcionando beleza, mas quando manda os dados pro brewfather não está mandando a gravidade, sabe o que pode ser?
 

Attachments

  • B213B849-0A0A-454E-9050-CDF3B6449630.jpeg
    B213B849-0A0A-454E-9050-CDF3B6449630.jpeg
    16.9 KB · Views: 17
  • C63B913E-3827-4D9B-A532-F12E6DCF89EC.jpeg
    C63B913E-3827-4D9B-A532-F12E6DCF89EC.jpeg
    25.3 KB · Views: 16
Complementando, a OG foi 1.050 til 57• Agora o tilt está 55.4• e a gravidade está em 1.050 ainda!
 

Attachments

  • F005A98E-6D18-4CA1-A0B4-B4812EA7208D.png
    F005A98E-6D18-4CA1-A0B4-B4812EA7208D.png
    88.2 KB · Views: 12
  • A69FE2E4-FE7C-4EFD-B8D0-EB3032CE5BFA.jpeg
    A69FE2E4-FE7C-4EFD-B8D0-EB3032CE5BFA.jpeg
    20.2 KB · Views: 14
Boa noite Helton, o ispindel na geladeira us funcionando beleza, mas quando manda os dados pro brewfather não está mandando a gravidade, sabe o que pode ser?
Dá uma olhada no stream do BF se os dados não estão chegando.
 
Chegou a conferir no densimetro como está a gravidade?
Tá sim normal, a impressão é que o aplicativo não está fazendo o cálculo, o tilt está diminuindo, começou em 57 agora tá em 46, mas a gravidade tá zero!
O que o erro pode ter ocorrido pois coloquei o spindel no mosto setei no aplicativo o tilt da OG em 60 ficou normal lendo e enviando, mas percebi que o spindel se ageitou e a gravidade foi pra 57 ai alterei na configuração da geladeira o tilt da OG para 57. Depois que alterei parou de calcular a gravidade.
 
Imagem do aplicativo agora
 

Attachments

  • 410B29E3-0BC9-409C-84E8-24FF6297F964.png
    410B29E3-0BC9-409C-84E8-24FF6297F964.png
    87.3 KB · Views: 11
Tá sim normal, a impressão é que o aplicativo não está fazendo o cálculo, o tilt está diminuindo, começou em 57 agora tá em 46, mas a gravidade tá zero!
O que o erro pode ter ocorrido pois coloquei o spindel no mosto setei no aplicativo o tilt da OG em 60 ficou normal lendo e enviando, mas percebi que o spindel se ageitou e a gravidade foi pra 57 ai alterei na configuração da geladeira o tilt da OG para 57. Depois que alterei parou de calcular a gravidade.

Rapaz que estranho, setar a gravidade em tempo real não deveria alterar em nada, alias essa é a ideia. O tilt da agua está definido? A OG e o tilt OG estão definidos? Caso estejam reenvie os dados ao controlador para ver se os dados voltar a ser apresentados. (para reenviar é só alterar para qualquer outro valor e voltar no que estava antes)
 
Fala Michel, tenta reiniciar o router, ele pode estar bloqueando pacotes por algum motivo. Se após reiniciar o router ele não se comunicar, reincia o ESP para ele receber um novo ip do router. E o fato dele ficar nos 12ºC inalterado não foi sorte, rsrs, ele continua a programação independente da conexão da internet.

Provavelmente tenha havido esse bloqueio do router, ele pode ter reiniciado por exemplo e o ESP não recebeu um novo IP, porém, permanece conectado ao router mas não trafega dados. Depois nos conte se o procedimento resolveu. Vlw.

Fala Helton.
Tentei resetar o router e não funcionou. Tentei apertar flash e reset no ESP e não rolou tb. Tô tentando configurar a conexão novamente, mas não consigo achar o Blynk code. Fica só nessa tela e não tenho acesso aquela engrenagem que aparecia antes. Como faço?
34F5051D-DE39-4E41-B00D-64B28AD06426.png
 
Fala Helton.
Tentei resetar o router e não funcionou. Tentei apertar flash e reset no ESP e não rolou tb. Tô tentando configurar a conexão novamente, mas não consigo achar o Blynk code. Fica só nessa tela e não tenho acesso aquela engrenagem que aparecia antes. Como faço?
View attachment 125132
Você tem que colocar em stop aí sai a engrenagem.
2FA43BAC-E6CC-486C-BAF8-6775D800BFD4.jpeg
 
Fala Helton, depois que mexi em todos os dados realmente voltou a funcionar, se altera só uma variável não volta. Muito obrigado pela dica.
 
Back
Top