Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Hola Helton, uma dúvida me podia explicar um essa aba, a parte que coloca
Descanso Diacetil e FG Descanso Diacetil
AUTO MANUAL
E também
LOG ON LOG OFF

Abraço
View attachment 125034

Fala Danillo! Vamos lá...

Descanso Diacetil - Vc seta a temperatura que vc deseja fazer o descanso
FG Descanso Diacetil - Aki vc define em que momento ele deve subir a temperatura, em qual FG
AUTO/MANUAL - Se ele deve subir a temperatura automaticamente ou não para o descanso. (Ainda não está ativo, estou finalizando a lógica)
LOG ON/LOG OFF - Estou criando um banco onde os usuários poderão contribuir com dados sobre a fermentação, nessa opção vc poderá optar entre contribuir com a base de dados ou não. (também não está em funcionamento ainda, quando estiver teremos uma base gratuita para consultar detalhes de cada cepa).
 
Boa tarde,
Obrigado pelas respostas.....
Desculpa incomodar com tantas mensagens, mas acho que ainda tem algo estranho....


1-) No gráfico, os sensores 1 e 2 estão sendo exibidos, mas o sensor 3 da geladeira não aparece.
A melhor forma de vc verificar os dados no gráfico é selecionar a opção LIVE. Pois se vc seleciona grafico de 1 hora por exemplo, pode ser que ele não mostre porque não tem dados suficientes. Confirme também se as linhas não estão sobrepostas... pode fazer isso desabilitando outros sensores ao clicar sobre a legenda deles no gráfico.

Veja na imagem abaixo, que desabilitei os demais sensores e deixei apenas da geladeira em Live, e não aparece nada no gráfico.

View attachment 125014 View attachment 125015


2-) Os valores do gráfico referente ao Sensor 2 parece que refere-se ao Sensor 3 da Geladeira, conforme pode ser visto na imagem abaixo.
Estou usando a pinagem que descrevi acima.
Atente que cada linha tem uma escala do lado esquerdo. Desabilite os demais sensores e terá uma visão mais clara.

Veja na imagem abaixo, que desabilitei os demais sensores e deixei apenas do sensor 2 em Live, e os dados que estão sendo exibidos refere-se ao sensor 3 geladeira, pois está mostrando a temperatura na faixa de 20 C (que é o sensor da geladeira), pois o sensor 2 não chegou aos 20 C.

View attachment 125021 View attachment 125017

Coloquei um Label na página com o Pino V25 que estou usando no gráfico. Veja na imagem abaixo que não aparece nenhum dado.

View attachment 125018 View attachment 125019

Obrigado!!!!

Fala Marcio, vou analisar esses dados no fds e te falo. Vlw amigo.
 
Fala Danillo! Vamos lá...

Descanso Diacetil - Vc seta a temperatura que vc deseja fazer o descanso
FG Descanso Diacetil - Aki vc define em que momento ele deve subir a temperatura, em qual FG
AUTO/MANUAL - Se ele deve subir a temperatura automaticamente ou não para o descanso. (Ainda não está ativo, estou finalizando a lógica)
LOG ON/LOG OFF - Estou criando um banco onde os usuários poderão contribuir com dados sobre a fermentação, nessa opção vc poderá optar entre contribuir com a base de dados ou não. (também não está em funcionamento ainda, quando estiver teremos uma base gratuita para consultar detalhes de cada cepa).
Esclarecido e mas uma vez muito obrigado. Abraço
 
Helton,
Algo esta dando errado aqui para mim, ja tentei varias versões, desde as mais simples como a geladeira cervejeira, como a versão mais completa com o Ispindel.
Faço todo o processo, instalo a versão correta no Modemcu, carrego no blynk via o QR, pego o token, configuro a rede, colo o token, salvo a configuração,
O Modemcu reinicia, conecta a rede, mas ao dar start no blynk, ele fala que não esta online. ja tentei 3 redes diferente e nada mudou. Alguma dica?
 
Helton,
Algo esta dando errado aqui para mim, ja tentei varias versões, desde as mais simples como a geladeira cervejeira, como a versão mais completa com o Ispindel.
Faço todo o processo, instalo a versão correta no Modemcu, carrego no blynk via o QR, pego o token, configuro a rede, colo o token, salvo a configuração,
O Modemcu reinicia, conecta a rede, mas ao dar start no blynk, ele fala que não esta online. ja tentei 3 redes diferente e nada mudou. Alguma dica?

Bom dia amigo! Vc está usando o servidor privado (app.cerveja.info) ou o servidor do Blynk?
 
Bom dia Helton. Estou usando o privado.
Só para garantir que está usando a ultima versão.

Firmware: https://drive.google.com/file/d/1X4G-QHJbwHOgkoioXnf02ovq57W3ofdN/view?usp=sharing

Ao realizar a configuração do hardware, na mesma tela de configuração do Wifi não se esqueça de entrar com o endereço do servidor privado. app.cerveja.info

1604236231128.png
 
Só para garantir que está usando a ultima versão.

Firmware: https://drive.google.com/file/d/1X4G-QHJbwHOgkoioXnf02ovq57W3ofdN/view?usp=sharing

Ao realizar a configuração do hardware, na mesma tela de configuração do Wifi não se esqueça de entrar com o endereço do servidor privado. app.cerveja.info

View attachment 125044
Nossa Helton não vai. muito estranho.
Voce tem uma versão mais simples que eu possa usar com os pontos do servidor do blynk para eu fazer um teste aqui? Dai ja aproveito esse para um kegerator que estou terminando só para serviço. Um único sensor, display e um rele.
 
Nossa Helton não vai. muito estranho.
Voce tem uma versão mais simples que eu possa usar com os pontos do servidor do blynk para eu fazer um teste aqui? Dai ja aproveito esse para um kegerator que estou terminando só para serviço. Um único sensor, display e um rele.

Muito estranho mesmo... Tem pelo menos um sensor conectado ao ESP?
Segue QR para a versão mais simples:

QR_VESAO_BASICA.png


Para usar o servidor do blynk basta deixar em branco o campo.
Espero que consiga ahi, qualquer coisa manda as fotos das conexões para ver se consigo identificar algo. Abraço!
 
Muito estranho mesmo... Tem pelo menos um sensor conectado ao ESP?
Segue QR para a versão mais simples:

View attachment 125045

Para usar o servidor do blynk basta deixar em branco o campo.
Espero que consiga ahi, qualquer coisa manda as fotos das conexões para ver se consigo identificar algo. Abraço!
Consegui Helton, na verdade era cagada minha, tinha um espaço no nome do servidor, como ele sempre aparecia no auto completar, eu colava o endereço errado todas as vezes, vacilo. Ja gravei a versão completa num hardware que eu tinha do brewpiless, e funcionou direitinho ate o display. Nesse eu vou brincar com as funções e ver como consigo adaptar ele para meu banco de glicol.
E ja gravei a versão simples para o kegerator. Uma pergunta, é possível diminuir a temperatura mínima da geladeira que é -2 para -4 por exemplo?
De novo eu agradeço muito pela sua ajuda Helton, vc é um cara ímpar!
 
Consegui Helton, na verdade era cagada minha, tinha um espaço no nome do servidor, como ele sempre aparecia no auto completar, eu colava o endereço errado todas as vezes, vacilo. Ja gravei a versão completa num hardware que eu tinha do brewpiless, e funcionou direitinho ate o display. Nesse eu vou brincar com as funções e ver como consigo adaptar ele para meu banco de glicol.
E ja gravei a versão simples para o kegerator. Uma pergunta, é possível diminuir a temperatura mínima da geladeira que é -2 para -4 por exemplo?
De novo eu agradeço muito pela sua ajuda Helton, vc é um cara ímpar!

Haha que bom que descobriu ahi. 👏👏
E os pinos foram compatíveis com o BPL?

Quanto a temperatura vc pode definir o mínimo a partir de -30.... Só alterar o range ahi no app.

Tmj 😉
 
Boa tarde,
Obrigado pelas respostas.....
Desculpa incomodar com tantas mensagens, mas acho que ainda tem algo estranho....


1-) No gráfico, os sensores 1 e 2 estão sendo exibidos, mas o sensor 3 da geladeira não aparece.
A melhor forma de vc verificar os dados no gráfico é selecionar a opção LIVE. Pois se vc seleciona grafico de 1 hora por exemplo, pode ser que ele não mostre porque não tem dados suficientes. Confirme também se as linhas não estão sobrepostas... pode fazer isso desabilitando outros sensores ao clicar sobre a legenda deles no gráfico.

Veja na imagem abaixo, que desabilitei os demais sensores e deixei apenas da geladeira em Live, e não aparece nada no gráfico.

View attachment 125014 View attachment 125015


2-) Os valores do gráfico referente ao Sensor 2 parece que refere-se ao Sensor 3 da Geladeira, conforme pode ser visto na imagem abaixo.
Estou usando a pinagem que descrevi acima.
Atente que cada linha tem uma escala do lado esquerdo. Desabilite os demais sensores e terá uma visão mais clara.

Veja na imagem abaixo, que desabilitei os demais sensores e deixei apenas do sensor 2 em Live, e os dados que estão sendo exibidos refere-se ao sensor 3 geladeira, pois está mostrando a temperatura na faixa de 20 C (que é o sensor da geladeira), pois o sensor 2 não chegou aos 20 C.

View attachment 125021 View attachment 125017

Coloquei um Label na página com o Pino V25 que estou usando no gráfico. Veja na imagem abaixo que não aparece nenhum dado.

View attachment 125018 View attachment 125019

Obrigado!!!!

Fala Marcio, td certo amigo?

Segue um update com as correções dos bugs detectados. Vlw por compartilhar!!!

Realmente não estava enviando o pino V25... no CTRL+C e CTRL+V da rotina estava enviando duas vezes o V24. 🤦‍♂️
Quanto ao sistema mudar sozinho para o sensor 1 tbm era uma falha na rotina de verificação do iSpindel, quando não detectava o iSpindel ele setava o Sensor 1... Porém, ele deveria verificar antes se o sensor selecionado anteriormente era realmente o iSpindel, se não, deixa como está. Se detectar bug novo vai reportando ahi. Abraço!!

ATUALIZAÇÃO

VERSÃO 4.4.2


https://drive.google.com/file/d/1-QAjcF2K8y2_XM16mrQ_3zV_cuNhgnfu/view?usp=sharing
 
Haha que bom que descobriu ahi. 👏👏
E os pinos foram compatíveis com o BPL?

Quanto a temperatura vc pode definir o mínimo a partir de -30.... Só alterar o range ahi no app.

Tmj 😉
Sim a principio ficou só invertido aquecimento com o resfriamento. Mais uma dúvida. Nos dois sistemas que eu montei. Após uma queda de energia eles voltam a temperatura default de 18, e não no último setup adicionado. Tem algum modo de salva a temperatura setada?
 
Sim a principio ficou só invertido aquecimento com o resfriamento. Mais uma dúvida. Nos dois sistemas que eu montei. Após uma queda de energia eles voltam a temperatura default de 18, e não no último setup adicionado. Tem algum modo de salva a temperatura setada?

Vc diz invertido no gráfico? Não entendi. rsrs
Se foi no gráfico dá uma conferida nos pinos virtuais, se alterou alguma coisa, para ver se setou corretamente.

A temperatura alvo quando alterada no APP ele altera imediatamente no setup mas só grava na memoria a cada 2 min. caso haja uma queda nesse período ele pode realmente perder. (essa rotina é executada dessa forma para evitar que a cada alteração na temperatura alvo, por exemplo quando estavamos indo grau a grau no app, ele fique gravando na eprom e cause um dano precoce ao chip levando em conta que existem um ciclo de vida dessas memórias.)
 
Fala Marcio, td certo amigo?

Segue um update com as correções dos bugs detectados. Vlw por compartilhar!!!

Realmente não estava enviando o pino V25... no CTRL+C e CTRL+V da rotina estava enviando duas vezes o V24. 🤦‍♂️
Quanto ao sistema mudar sozinho para o sensor 1 tbm era uma falha na rotina de verificação do iSpindel, quando não detectava o iSpindel ele setava o Sensor 1... Porém, ele deveria verificar antes se o sensor selecionado anteriormente era realmente o iSpindel, se não, deixa como está. Se detectar bug novo vai reportando ahi. Abraço!!

ATUALIZAÇÃO

VERSÃO 4.4.2


https://drive.google.com/file/d/1-QAjcF2K8y2_XM16mrQ_3zV_cuNhgnfu/view?usp=sharing
Hola Helton, qual a melhor manera de fazer a atualização? Abraço
 
Fala Marcio, td certo amigo?

Segue um update com as correções dos bugs detectados. Vlw por compartilhar!!!

Realmente não estava enviando o pino V25... no CTRL+C e CTRL+V da rotina estava enviando duas vezes o V24. 🤦‍♂️
Quanto ao sistema mudar sozinho para o sensor 1 tbm era uma falha na rotina de verificação do iSpindel, quando não detectava o iSpindel ele setava o Sensor 1... Porém, ele deveria verificar antes se o sensor selecionado anteriormente era realmente o iSpindel, se não, deixa como está. Se detectar bug novo vai reportando ahi. Abraço!!

ATUALIZAÇÃO

VERSÃO 4.4.2


https://drive.google.com/file/d/1-QAjcF2K8y2_XM16mrQ_3zV_cuNhgnfu/view?usp=sharing

Olá Helton,
Muito obrigado. Vou testar e dou um retorno.
 
Olá Helton, me cadastrei no seu servidor, por favor adiciona a energia lá ([email protected]), vou montar o sistema e comparar com o BPL, ver com qual me sinto melhor. Abraços.

Olá Valmir, energia creditada!! Nos conte sua percepção depois, comparado com o BPL. Sugestões são bem vindas. Abraço!
 
Assim que possivel te envio um firmware com uma lógica diferente para testarmos a porta D5 que aciona o cooler. Sobre o iSpindel acredito que o arquivo que armazena as configurações esteja incompativel. Veja se no seu firmware existe a opção para apagar o arquivo se não gero um firmware para zerar a memória do Wemos daí vc regrava o firmware e ele criará um novo arquivo de configurações.

Hola Helton, eu atualizei para a versão 4.4.2 e continua sem arma o relê do cooler na porta D5 tenho 2 projetos montados e nenhum dos 2 arma o relê no mas tudo funciona corretamente. Abraço
 
Boa noite Helton. Estou com problemas com o display. Não aparece nada na tela.
O modelo que comprei foi o "Display Oled 128x64 0.96 I2c Gráfico Arduino Azul E Amarelo"(Display Oled 128x64 0.96 I2c Gráfico Arduino Azul E Amarelo - R$ 25,89).

Fiz as ligações e conferi a continuidade com o multímetro.
Display -> ESP
GND -> G
VDD -> 3V
SCK -> D2
SDA -> D1

Medi a tensão entre o GND e VDD, 3,3V.

Estou usando o firmware 4.4.2 e o aplicativo mais simples, pelo Blink.

Será que o display está pifado?
 

Attachments

  • 20201102_192936-2048.jpg
    20201102_192936-2048.jpg
    75.8 KB · Views: 16
  • 20201102_193229-2048.jpg
    20201102_193229-2048.jpg
    38.3 KB · Views: 16
  • 20201102_193257-2048.jpg
    20201102_193257-2048.jpg
    79 KB · Views: 16
  • 20201102_193019-2048.jpg
    20201102_193019-2048.jpg
    53.4 KB · Views: 16
Hola Helton, eu atualizei para a versão 4.4.2 e continua sem arma o relê do cooler na porta D5 tenho 2 projetos montados e nenhum dos 2 arma o relê no mas tudo funciona corretamente. Abraço

Fala meu camarada, td certo? Fiz uma alteração no firmware, veja se resolve pra vc.

https://drive.google.com/file/d/17U3VX4BdtcEGco3hkgWCT6QQrBzETtBU/view?usp=sharing
Adicionei um teste inicial, quando o sistema é ligado o cooler faz um teste por um curto período. Depois ele analisa a temperatura, se os setores 1 e 2 tiverem diferença > 0 e a geladeira estiver em ON ele mantem ligado se não ele desliga. Abraço!
 
Fala meu camarada, td certo? Fiz uma alteração no firmware, veja se resolve pra vc.

https://drive.google.com/file/d/17U3VX4BdtcEGco3hkgWCT6QQrBzETtBU/view?usp=sharing
Adicionei um teste inicial, quando o sistema é ligado o cooler faz um teste por um curto período. Depois ele analisa a temperatura, se os setores 1 e 2 tiverem diferença > 0 e a geladeira estiver em ON ele mantem ligado se não ele desliga. Abraço!
Tudo na paz e por aí? Rapaz agora sim, funcionou de maravilha fiz vários teste e funciona como você descreveu tenho projeto montados un só para meu kegerator e o outro para a geladeira de fermentação e nos 2 vai perfeito só notei que no dia de hoje depois atualização os projetos reiniciaram umas 3 vezes sozinho e no mas tudo correto e muito obrigado pelo apoio e parabéns pelo projeto funciona muito bem logo subo umas foto de como ficou e o bem que funciona o projeto o controle de temperatura é impressionante, parabéns!
Abraços
 
Boa tarde Helton. Estou com problemas com o display. Não aparece nada na tela.
O modelo que comprei foi o "Display Oled 128x64 0.96 I2c Gráfico Arduino Azul E Amarelo"(Display Oled 128x64 0.96 I2c Gráfico Arduino Azul E Amarelo - R$ 25,89).

Fiz as ligações e conferi a continuidade com o multímetro.
Display -> ESP
GND -> G
VDD -> 3V
SCK -> D2
SDA -> D1

Medi a tensão entre o GND e VDD, 3,3V.

Estou usando o firmware 4.4.2 e o aplicativo mais simples, pelo Blink.

Será que o display está pifado?

Boa tarde @Helton Fagner .

Resolvido aqui.

Os fios do display estavam invertidos. 😓 Corrigi e funcionou.
SCK -> D2 SCK -> D1
SDA -> D1 SDA -> D2

Abraços e obrigado.
 

Attachments

  • 20201104_131841-2048.jpg
    20201104_131841-2048.jpg
    80.7 KB · Views: 26
Last edited:
Vc diz invertido no gráfico? Não entendi. rsrs
Se foi no gráfico dá uma conferida nos pinos virtuais, se alterou alguma coisa, para ver se setou corretamente.

A temperatura alvo quando alterada no APP ele altera imediatamente no setup mas só grava na memoria a cada 2 min. caso haja uma queda nesse período ele pode realmente perder. (essa rotina é executada dessa forma para evitar que a cada alteração na temperatura alvo, por exemplo quando estavamos indo grau a grau no app, ele fique gravando na eprom e cause um dano precoce ao chip levando em conta que existem um ciclo de vida dessas memórias.)
Descobri o que esta ocorrendo, ele grava normalmente qualquer temperatura acima de 0c, ele não grava na memória se tiver com temperatura negativa. Se tiver setando, como no meu caso para -2, ao desligar, ele volta ao default de 18c.
 
Descobri o que esta ocorrendo, ele grava normalmente qualquer temperatura acima de 0c, ele não grava na memória se tiver com temperatura negativa. Se tiver setando, como no meu caso para -2, ao desligar, ele volta ao default de 18c.
Comigo também acontece o mesmo até 0c grava se abaixo disso quando reinicia e ele volta a 18c.
 
Descobri o que esta ocorrendo, ele grava normalmente qualquer temperatura acima de 0c, ele não grava na memória se tiver com temperatura negativa. Se tiver setando, como no meu caso para -2, ao desligar, ele volta ao default de 18c.
Boa vou verificar. Vlw pelo feedback
 
Atualização - Versão 4.4

-
Corrigido bug relacionado ao controle de tempo de espera para inversão de ciclo
- Aprimorado gerenciamento de conexão com servidor do Blynk
- Alterado tempo para reinicio no caso de perda de conexão, antes era 15min, agora é 1h
- Adicionada a opção de conexão com servidor local ou servidor personalizado
- Controle de tempo para sistema de aquecimento e resfriamento - ajuste fino na amplitude das temperaturas -
- Adicionada notificação no aplicativo e display do IP de conexão na rede local (facilita para update)
- Adicionada notificação caso sensores com fio não sejam encontrados

Link para baixar o firmware:

https://drive.google.com/file/d/1ecvuUQlSptwi-4VCcp9Qpvg5btSuzaGH/view?usp=sharing
Codigo QR para baixar a versão completa.

View attachment 124727

Está em testes nosso servidor privado do Blynk, quem quiser testar siga os passos abaixo.

View attachment 124728 View attachment 124729View attachment 124730

Em breve farei um vídeo explicando com mais detalhes os passos para criar sua conta no servidor privado.
Assim que criar sua conta, seu saldo de energia será ZERO, não precisa comprar energia, entre em contato comigo e informe sua conta de email cadastrada para que seja adicionada energia para o projeto. É GRATUITO e portanto não há garantia de disponibilidade e ou segurança do histórico gráfico gerado pelo aplicativo.

Quem quiser apoiar o projeto e a manutenção do servidor poderá fazer usando esse link: Financiamento Coletivo na APOIA.se | Crowdfunding Pontual e Mensal

Espero que gostem da nova versão. Qualquer dúvida estamos ahi como sempre.
Boas brejas!!!

@Helton Fagner. Boa tarde.

Acabei de me cadastrar no servidor privado com o e-mail [email protected].
Pode creditar energia lá?

Obrigado. Boas brejas.
 
Olá!
Estou Montando um controlador com o seu projeto, mas estou usando um WEMOS D1 R2.
Gravo o firmware, entro nas configurações, salvo os dados do Wifi e o toquen do blynk.
Mas ele aparece desconectado no aplicativo.
O que pode ser?
 
Olá!
Estou Montando um controlador com o seu projeto, mas estou usando um WEMOS D1 R2.
Gravo o firmware, entro nas configurações, salvo os dados do Wifi e o toquen do blynk.
Mas ele aparece desconectado no aplicativo.
O que pode ser?
Fala amigo, está usando o servidor do Blynk ou o privado? No display aparece como conectado ao Wi-fi?
 
Fala amigo, está usando o servidor do Blynk ou o privado? No display aparece como conectado ao Wi-fi?


Estou usando o servidor Blynk.
Fiz inscrição no seu servidor ontem. [email protected]
Não tenho display, ele ainda está vindo da China. Mas consigo ver que ele conecta na internet quando ligo ele no roteador do celular.
Vou colocar essa nova versão do firmware que você disponibilizou e fazer novos testes.
 
Estou usando o servidor Blynk.
Fiz inscrição no seu servidor ontem. [email protected]
Não tenho display, ele ainda está vindo da China. Mas consigo ver que ele conecta na internet quando ligo ele no roteador do celular.
Vou colocar essa nova versão do firmware que você disponibilizou e fazer novos testes.

Olá Assunção, blz? Independente do servidor tem que funcionar, se já comprou créditos para usar no Blynk pode usar eles mesmo. Só atente de deixar em branco o campo servidor conforme explicado no tópico acima. Caso queira testar com o meu servidor irá precisar adicionar no campo servidor Blynk o endereço app.cerveja.info

A propósito creditei energia na sua conta caso queira testar.
Depois compartilha as fotos ahi para inspirar a galera. Abraço!
 
ATUALIZAÇÃO - Versão 4.4.4

-
Correção de bug relacionado a temperatura alvo. (Não estava salvando quando o valor setado era abaixo de zero).

Relatado por @rgaudim e @danillocezar a quem agradeço pela colaboração.

Link para download do novo firmware:
https://drive.google.com/file/d/1aC1e2Vww2GWPvmdi4ptBvTjJbCuNSIJ3/view?usp=sharing
Vlw galera
Que isso eu que tenho que agradecer, acabei de atualizar e vou fazer os testes e já ti informo como vai. Abraços
 
Back
Top