Fim da Fermentação Primária - Sabor levemente Azedo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lincoln1

Active Member
Joined
Sep 11, 2014
Messages
26
Reaction score
1
Boa noite amigos!

Sou iniciante no mundo da fabricação caseira de cerveja e decidir iniciar por um extrato de malte já lupulado da ArteBrew!

Ativei 3 pacotes de fermento Nottingham de 11g cada para 30 litros de cerveja IPA como descrito pelo Guenther no tópico sobre fermentos!

Fermentador e tudo que entrou em contato com o mosto sanitizados com KALYCLEAN S390 - IODOFOR numa proporção de 1ml por litro de água sem enxague, tudo pulverizado. A única peça que entrou em contato com o mosto sem a devida sanitização foi o recipiente que ativou o fermento, pois só o sanitizamos por dentro e na borda. Será que a proporção do Iodofor está correta?

Ao medir o FG hoje, que está em 1012, provei a amostra e senti aromas que lembram álcool e vinho branco.
Só que no sabor um azedo apareceu de certa maneira intenso!

Minha dúvida: Contaminou?

Ou será apenas Off-flavours gerados na fermentação primária?

Fico no aguardo!
Agradeço desde já a atenção dos amigos!
 
Boa noite amigos!

Sou iniciante no mundo da fabricação caseira de cerveja e decidir iniciar por um extrato de malte já lupulado da ArteBrew!

Ativei 3 pacotes de fermento Nottingham de 11g cada para 30 litros de cerveja IPA como descrito pelo Guenther no tópico sobre fermentos!

Fermentador e tudo que entrou em contato com o mosto sanitizados com KALYCLEAN S390 - IODOFOR numa proporção de 1ml por litro de água sem enxague, tudo pulverizado. A única peça que entrou em contato com o mosto sem a devida sanitização foi o recipiente que ativou o fermento, pois só o sanitizamos por dentro e na borda. Será que a proporção do Iodofor está correta?

Ao medir o FG hoje, que está em 1012, provei a amostra e senti aromas que lembram álcool e vinho branco.
Só que no sabor um azedo apareceu de certa maneira intenso!

Minha dúvida: Contaminou?

Ou será apenas Off-flavours gerados na fermentação primária?

Fico no aguardo!
Agradeço desde já a atenção dos amigos!

Não entendi do recipiente não sanitizado onde o fermento foi ativado e entrou em contato com o mosto... o que quis dizer com isso?

É normal ter off-flavor e gosto estranho durante a fermentação. Quando iniciei com frequencia achava que a cerveja estava contaminada (e não estava), retirando amostras durante a fermentação com bastante levedura em suspensão, é normal ocorrer...
 
Obrigado pelo contato Tiago!
Pois é, também acho que sejam apenas sabores liberados na fermentação, mas como é minha primeira leva, fico com medo de estragar tudo por um descuido!
A parte do recipiente foi o seguinte: ativamos o fermento num copo becker de cozinha, sanitizamos ele por fora e na borda de cima, mas o corpo dele aonde usamos pra segura-lo não foi sanitizado entende? Como ficou um pouco de fermento dentro do copo grudado nas paredes, colocamos ele dentro do mosto e demos uma sacudida pra sair o restinho do fermento!

Outra coisa Tiago, a parte da diluição do Iodofor sem enxague, está correta? 1ml por litro de agua borrifados?
 
Obrigado pelo contato Tiago!
Pois é, também acho que sejam apenas sabores liberados na fermentação, mas como é minha primeira leva, fico com medo de estragar tudo por um descuido!
A parte do recipiente foi o seguinte: ativamos o fermento num copo becker de cozinha, sanitizamos ele por fora e na borda de cima, mas o corpo dele aonde usamos pra segura-lo não foi sanitizado entende? Como ficou um pouco de fermento dentro do copo grudado nas paredes, colocamos ele dentro do mosto e demos uma sacudida pra sair o restinho do fermento!

Outra coisa Tiago, a parte da diluição do Iodofor sem enxague, está correta? 1ml por litro de agua borrifados?

Essa história do copo aí, se eu entendi direito, esquece e não faz de novo. Caminho certo para problemas.

O iodofor, acho que é isso mesmo. Tem um tempo que não uso. Vai no certo e lê na embalagem a recomendação.
 
Pois é claudio! Foi burrada mesmo, esquecimento!
Espero que não tenha estragado o lote todo por causa disso!
Amanhã acredito que acaba a fermentação primária, medirei a densidade e se estabilizou iniciarei a secundária rezando pra esse sabor ser apenas um dos off flavours da fermentação!!
 
O perfil sensorial da cerveja muda a cada dia.

Mesmo depois de pronta, ela continua mudando, arredondando sabores, etc.

É legal acompanhar o desenvolvimento, ainda mais das primeiras, mas não fique encanado com aromas e sabores antes da cerveja estar carbonatada e pronta para ser servida.

Acredite, quando contaminar a ponto de afetar a cerveja (nem toda contaminação é vísivel/perceptível), você vai saber.

Sobre o Iodo, eu costumo usar 3ml a para 5 litros, e costumo mergulhar os utensílios direto na solução.

Abraços.
 
Pois é jalexandre.
Como é a primeira a gente fica nessa expectativa de não estragar tudo por causa de uma bobiça!
Ontem tirei a densidade também e não tinha esse sabor azedo!
Mas enfim, darei continuidade aos processos e espero que dê tudo certo!
Obrigado aos amigos que contribuíram com as informações!
 
Boa noite amigos!

Sou iniciante no mundo da fabricação caseira de cerveja e decidir iniciar por um extrato de malte já lupulado da ArteBrew!

Ativei 3 pacotes de fermento Nottingham de 11g cada para 30 litros de cerveja IPA como descrito pelo Guenther no tópico sobre fermentos!

Fermentador e tudo que entrou em contato com o mosto sanitizados com KALYCLEAN S390 - IODOFOR numa proporção de 1ml por litro de água sem enxague, tudo pulverizado. A única peça que entrou em contato com o mosto sem a devida sanitização foi o recipiente que ativou o fermento, pois só o sanitizamos por dentro e na borda. Será que a proporção do Iodofor está correta?

Ao medir o FG hoje, que está em 1012, provei a amostra e senti aromas que lembram álcool e vinho branco.
Só que no sabor um azedo apareceu de certa maneira intenso!

Minha dúvida: Contaminou?

Ou será apenas Off-flavours gerados na fermentação primária?

Fico no aguardo!
Agradeço desde já a atenção dos amigos!
Sinceramente.... não se preocupe com o gosto da cerveja logo após a fermentação primária.... ele vai mudar drasticamente. Quando for contaminação séria.... será quase óbvio pra você sem mesmo perguntar pra ninguém.

Siga o processo até o fim, e avalie depois.... ainda mais que está iniciando. Foque-se em fazer direito o básico. Nas coisas que você não sabe direito ainda..... deixa pra lá. Cada vez que você ficar "mestre" em um determinado processo.... comece a se focar em outro que você ainda não domina.... e isso vira um processo eterno de aprendizado.

Nunca tente consertar, ou mesmo se preocupe, com um problema que você mesmo não tem CERTEZA que é um problema. O que eu quero dizer com isso? Que descrevendo uma aroma num texto ninguém vai poder te dar certeza do que é..... então no fim você não vai ter certeza que é um problema..... então não tem o que fazer! :)

Deixa pra lá, e segue o barco. :ban:

Abração,
 
Pois é Guenther! Como ainda tudo é novidade, acabo ficando preocupado por algo que talvez seja totalmente normal nessa etapa da produção! E geralmente se cria um conceito de que sabores azedos na cerveja indicam contaminação, salvo exceções.
Agradeço a todos pelos feedbacks!
Vou dar continuidade aos demais passos e veremos no que vai dar!

Abraços!!!
 
Back
Top