Filtro para moagem mais fina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FAGAN

Active Member
Joined
Jun 25, 2015
Messages
30
Reaction score
0
Bom dia pessoal, estou querendo moer mais fino para ter melhor rendimento.
Tenho o sistema de fundo falso para filtragem, ai fico com medo de não filtrar direito, passa tudo pelos furos do fundo falso, se eu colocar uma cobertura de malha mais fina ou um tecido voil, em cima do fundo falso para reter os grão tem chance de dar certo? será que vai melhorar meu rendimento ou vai prejudicar a recirculação e a filtragem???
 
Bom dia pessoal, estou querendo moer mais fino para ter melhor rendimento.
Tenho o sistema de fundo falso para filtragem, ai fico com medo de não filtrar direito, passa tudo pelos furos do fundo falso, se eu colocar uma cobertura de malha mais fina ou um tecido voil, em cima do fundo falso para reter os grão tem chance de dar certo? será que vai melhorar meu rendimento ou vai prejudicar a recirculação e a filtragem???

Não precisa disso não.

No início, quando você começar a recirculação, até vão passar partículas mais finas.

Mas depois, conforme você vai despejando o mosto por cima da cama de grãos, estas partículas finas ficarão retidas nas cascas e nos pedaços maiores, aí o mosto vai começar a sair limpinho.

Na minha opinião, não existe filtro melhor que a cama de grãos.
 
É que na ultima brasagem que fiz, a segunda da minha "longa e caminhada", deixei uma moagem digamos que assim, média, algum que outro grão ficou inteiro, e mesmo depois de muita recirculação ainda estava passando farelos de casca, mas o líquido era cristalino por demais, um amarelo ouro, muito bonito e limpo.
Mas o que me incomodou é que depois de uma hora recirculando o líquido dos Deuses, já não aguentava mais e tinha perdido as contas de quantas jarras foram, ainda apareciam farelos de casca e pequenos pedaços branco do miolo do malte.
Mesmo assim meu rendimento não foi bom era para ter dado OG de 1055 e consegui somete 1043, a se tivesse uma daquelas care tinhas se arrancando os cabelos de bravo a sim eu colocava...
Por isso pensei em moer mais e colocar um filtro mais fino.
 
É que na ultima brasagem que fiz, a segunda da minha "longa e caminhada", deixei uma moagem digamos que assim, média, algum que outro grão ficou inteiro, e mesmo depois de muita recirculação ainda estava passando farelos de casca, mas o líquido era cristalino por demais, um amarelo ouro, muito bonito e limpo.
Mas o que me incomodou é que depois de uma hora recirculando o líquido dos Deuses, já não aguentava mais e tinha perdido as contas de quantas jarras foram, ainda apareciam farelos de casca e pequenos pedaços branco do miolo do malte.
Mesmo assim meu rendimento não foi bom era para ter dado OG de 1055 e consegui somete 1043, a se tivesse uma daquelas care tinhas se arrancando os cabelos de bravo a sim eu colocava...
Por isso pensei em moer mais e colocar um filtro mais fino.

Mas tem coisa errada aí, se vc tá moendo grosso o suficiente pra ficar grão inteiro e pedaços grandes de amido não triturado e ainda assim tá passando pelo fundo falso, teu fundo falso deve tar mal dimensionado... que tipo é, vc fez ou comprou?
 
É que na ultima brasagem que fiz, a segunda da minha "longa e caminhada", deixei uma moagem digamos que assim, média, algum que outro grão ficou inteiro...

Se tem grão inteiro não é moagem nem média, nem grossa. É moagem ruim mesmo! :)

Primeiro tu ajusta isso, quando não sobraram grãos inteiros, tu pensa em fazer ajuste fino do moedor pra aumentar o rendimento.

Abraços,
 
Alexandre obrigado pela dica vou tentar resolver isso, vou regular melhor meu moinho e eliminar os grãos inteiros que sobram da moagem, achei que não tivesse problema em ficar alguma coisa sem moer, é que realmente é muito pouco grão que ficou inteiro tem que procurar p achar, mas vou tentar resolver isso na prócima moagem
 
Desculpas talvez me expressei mal, não são pedaços grandes são farelinhos, vou tirar foto e posto, mas só semana que vem pois estou fora e só chego em casa no final de semana,
Já que estamos falando de fundo falso, fiquei intrigado com o tamanho da furação alguém sabe o tamanho que deve ter os furinho do fundo falso?
 
Boa noite pessoal, peço desculpas pela demora mas não consegui postar as fotos e pesquisando um pouco mais vi que o fundo falso estava mal dimensionado, sobrando quase 1cm nas laterais e com uma altura fora do padrão, 10 cm do fundo da panela, resolvi botar o lado "Magaiver" em ação. Comprei uma tampa de panela avulsa e uma broca 2mm vou tentar resolver o problema da altura e diminuir para 5cm do fundo da panela, minha panela é 45 e vou enfrentar um pouco de dificuldade pois a torneira está alta e vaza um puco, mas o vazamento é facil de resolver o problema vai ser a altura vou ver no que dá.
 
Vai gastar menos tempo e dinheiro comprando um fundo falso pronto da Cerveja da Casa.

Abraço,
 
Boa tarde!!!
Olha amigo infelizmente quando li já tinha comprado a tampa, mas lá está R$ 120,00 dilmas mais frete de R$ 30,00 dilmas total Ttotal R$150,00 dilmas e paguei a tampa R$29,00 dilmas mais 5 pila da broca, vamos ver no que dá.
 
Vai gastar menos tempo e dinheiro comprando um fundo falso pronto da Cerveja da Casa.

Abraço,


Já comprei dois e ambos me deixaram na mão. Amassaram igual papel. O segundo foi utilizado sábado passado e já na primeira brassagem não aguentou. Primeiro não tinha pés (suportes) no centro, somente nas laterais.

Se quiserem investir o valor que pedem para gastarem mais tempo e dinheiro para reforçar, quem sabe vale a pena.

Mas pra mim não dá mais.

Fundo falso para uma panela de 68L no. 45 e usando 13kg de malte e o proporcional de água.

É a minha experiencia. Com certeza tem pessoas que vão falar que nunca tiveram esse problema.
 
Boa tarde Augusto agradeço pela informação certamente muito valiosa p quem quer adquir um, mas queria saber se faz tempo que faz cerveja e se vc agita o mosto durante a maturação? Pergunto porque quero intender melhor, porque tenho duvidas de como fazer melhor o fundo falso
 
Boa noite Fagan, para não atrapalhar o tópico, a Danielle tem meus contatos. Te responderei por lá.

Abraço
Augusto.
 
Desculpa mas não entendi quem seria Danielle???

Foi a pessoa de contato que comprei os dois fundos falso. Vou tentar anexar a imagem.

Me desculpe, mas pensei que era o dono ou responsável da empresa fabricante.

https://www.dropbox.com/s/b4jyjkljwy7hap8/Screenshot_2015-10-07-00-08-08.png?dl=0

Screenshot_2015-10-07-00-08-08.png
 
Bom... depois de um tempo consegui finalizar meu fundo falso, a solução para diminuir a altura que era de 10 cm por causa do registro, agora consegui 5 cm do fundo da panela com a mega gambiarra que inventei, fazendo um corte no funfo falso e colocando uma chapinha para evitar a o escapamento do malte moido conforme destaque em vermelho na foto
 

Attachments

  • 221.jpg
    221.jpg
    560.4 KB · Views: 66
  • 222.jpg
    222.jpg
    640.8 KB · Views: 58
A dificuldade ficou que com esta altura e somete uma saida de liquido, não consegui na filtragem retirar todas cascas e massa do malte que passaram no inicio da filtragem. Fica um depósito e como fiz uma witbier final de semana, acabou caramelizando no fundo e escureceu todo mosto alguém teria uma sugestão?
Minha panela é n°45 será que com mais uma saída resolve o problema?
 
A dificuldade ficou que com esta altura e somete uma saida de liquido, não consegui na filtragem retirar todas cascas e massa do malte que passaram no inicio da filtragem. Fica um depósito e como fiz uma witbier final de semana, acabou caramelizando no fundo e escureceu todo mosto alguém teria uma sugestão?
Minha panela é n°45 será que com mais uma saída resolve o problema?

O problema é que o diâmetro do fundo falso está muito menor que o diâmetro da panela, então na verdade ele não está servindo para nada, pois muito malte moído passa alí pela abertura da beirada e fica direto em contato com o fundo e quando você ligar o fogo, este malte que passou vai queimar.

Fora que assim sua filtragem e clarificação nunca vão funcionar direito.

O fundo falso tem que ficar justinho na panela, tipo 1mm ou menos de espaço entre a parede da panela e a borda fundo falso
 
Não olha a outra foto ele fica bem justo e colado na parede não passa nada a quela parte circulada encaxa sertinho no anel da torneira, aquele espaço que vc ve sem furos e fechado, simplesmente optei por não furar p dar mais resistencia pois foi feito com uma tampa de panela, o outro que eu tinha sim esse passava sobrava quase 1 cm dos lados
 
Back
Top