Fermentos Dr Yeast

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Comprei tres tipos de fermento Dr Yest da Cia da Breja. Embora há video explicativo e manual de uso, achei confuso a extração do fermento do meio de cultura. Alguem ja se utilizou deste produto? Aquela massa amarela não vai pro fermentador, certo? devemos apenas raspar com aquele Swab por alguns instantes até retirar dela o femento. (fica uma aguinha transparente). É isso?
Fiz o mosto sábado e apenas hj (segunda) começou um leve movimento no airlock. Vamos ver no que dá.
 
Comprei tres tipos de fermento Dr Yest da Cia da Breja. Embora há video explicativo e manual de uso, achei confuso a extração do fermento do meio de cultura. Alguem ja se utilizou deste produto? Aquela massa amarela não vai pro fermentador, certo? devemos apenas raspar com aquele Swab por alguns instantes até retirar dela o femento. (fica uma aguinha transparente). É isso?
Fiz o mosto sábado e apenas hj (segunda) começou um leve movimento no airlock. Vamos ver no que dá.

Ebraun,

Sou iniciante e minha primeira brassagem foi com esse fermento, para uma Lager. Fiz exatamente como a orientação: adicionei água estéril no tubo de ensaio, e raspei do ágar (massa marrom) as leveduras (parte branca), em seguida adicionei o líquido com as leveduras ao mosto.

A atividade demorou a começar mas ocorreu e fermentou. Agora como sou novato, não sei se foi eficiente e se a quantidade era a ideal para a brassagem que fiz. Acredito que fazendo um starter com os cálculos corretos você terá um resultado bem melhor.
 
Não há problemas na suspensão da levedura ebraun. Fique tranquilo e siga as orientações da loja.

A suspensão da levedura se dá praticamente somente com a permanência e agitação do líquido, mas passe o swab muito SUAVEMENTE na superfície do meio de cultura para garantir.

O ideal seria fazer um starter e não add direto no mosto para melhor ambientação e crescimento da população de células. Talvez tenha sido isso que tenha reparado que a atividade tenha demorado.

Já ulitizei para Weiss (Y17) e gostei bastante do resultado. Atenua muito bem. Acompanhe bem a fermentação. Observeri uma atividade bem mais longa do que os ferm. secos.

Achei muito interessante o aroma do Y17, tem um nítido aroma de tuti fruti.
 
Então... vamos lá...

Eu encomendei dois vials dessas leveduras da Dr. Yeast pra ver qual é que era, um kolsch e um da belgian strong golden ale (duvel).

Primeira coisa que se deve levar em consideração, fermentar direto com aquela miníma quantidade que vem no frasco é fiasco. Pode até fermentar, mas eu diria que aquela quantidade não chega nem a 20% do que se precisa de fato para 20 litros.

Propagação vai se fazer necessária sempre ali, e se inocular direto, não vai atenuar da maneira esperada.

Enfim... a qualidade não sei dizer, pois o meu ainda está no Erlenmeyer propagando.

A minha crítica até agora então é quanto ao modo de uso, utilizar aquela pequena quantidade pra inocular direto no fermentador, não!
 
Pois é, eu inoculei direto e tá muito devagar. Não vou ter pressa, quando terminar coloco os resultados. Fiz uma Kolsch.
 
Uma dúvida quanto às leveduras líquidas. Cada tubinho normalmente rende um starter de 500ml pelo que li. Existe como aumentar o tamanho desse starter e guardar de volta no tubinho um pouco, algo como ir reproduzindo sempre a levedura e ter ela "eternamente"? Existe como fazer algo assim?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Uma dúvida quanto às leveduras líquidas. Cada tubinho normalmente rende um starter de 500ml pelo que li. Existe como aumentar o tamanho desse starter e guardar de volta no tubinho um pouco, algo como ir reproduzindo sempre a levedura e ter ela "eternamente"? Existe como fazer algo assim?

Muito obrigado!
Abraços!


Dryfon, sim, é uma pratica bem comum.

Na indústria, a técnica é um pouco diferente, eles pegam apenas UMA célula do banco de células, e então propagam ela até atingir a quantidade necessária pro "lote". Acho que isso é feito pra evitar mutações genéticas, já que se multiplicam aos "zilhões" em escala industrial.

Existem diversas formas de tu fazer isso, alguns utilizam placas de petri, outros tubos falcon mesmo. Eu prefiro fazer dessa forma, após propagar, reservo um pouco da massa de fermento e guardo em um vial.

Só cuida quanto à contaminação. Esteriliza bem tudo e garanti que o teu ambiente esteja também
 
Muito obrigado pelo retorno, Feiten.

Eu poderia então preparar um starter e guardar um pouquinho desse starter no meio tubinho que a levedura veio, certo? Aí depois, se eu quisesse usar novamente, só fazer um novo starter e assim por diante?

Quanto tempo dá pra conservar essa levedura líquida? É só conservar na geladeira ou precisa de mais algum cuidado especial?

Uma outra dúvida, sem querer abusar mas abusando, eu sei que a levedura liquida faz toda diferença em estilos belgas, como as trapistas, pois elas que dão o sabor. Mas no caso de uma American IPA, onde o lúpulo é o protagonista, existe muita diferente entre usar fermento seco ou líquido próprio para o estilo?

Muito obrigado novamente!
Abraços!
 
Muito obrigado pelo retorno, Feiten.

Eu poderia então preparar um starter e guardar um pouquinho desse starter no meio tubinho que a levedura veio, certo? Aí depois, se eu quisesse usar novamente, só fazer um novo starter e assim por diante?

Quanto tempo dá pra conservar essa levedura líquida? É só conservar na geladeira ou precisa de mais algum cuidado especial?

Uma outra dúvida, sem querer abusar mas abusando, eu sei que a levedura liquida faz toda diferença em estilos belgas, como as trapistas, pois elas que dão o sabor. Mas no caso de uma American IPA, onde o lúpulo é o protagonista, existe muita diferente entre usar fermento seco ou líquido próprio para o estilo?

Muito obrigado novamente!
Abraços!

quanto ao reaproveitamento: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403873

Levedura liquida faz a diferenca em qualquer um dos estilos. As liofilizadas do mercado ainda são muito genericas, o que resulta em cervejas não muito complexas.

Levedura como a WLP001 (ou sua equivalente nacional - American Ale da Bio4) acentua o aroma de lúpulo, sendo muito benéfica em AIPAs.

Particularmente, eu acho que quando o assunto é cerveja não da pra economizar, tem que usar levedura líquida se quer algo mais complexo.

Não se esqueçam que quando se trata de levedura líquida, oxigenação é necessidade máxima, portanto, sugiro investirem num cilindro de O2 puro, vale MUITO a pena.

E não se esqueçam da taxa de inoculação adequada. Essas da Dryeast não tem a quantidade adequada de leveduras para inoculação direta! Aconselho fazer starter de pelo menos 2 passos: o primeiro com 100ml de mosto a 1.040 e o segundo de 1,5l para cervejas Ale até 1.060 de 20l (façam o cálculo correto através dos aplicativos especializados).
 
Sim, é bem isso. Quanto ao starter, lembra que de só coletar a massa de fermentos remanescente, pois o restante do líquido não vai ter utilidade, o que interessa fica no fundo compactado.

Eu tenho alguns vials com até 3 meses dentro da geladeira, não sei qual o tempo limite, mas acredito que seja em média é 2 meses o recomendado, a questão é que quanto mais tempo, menor a viabilidade. Alguns armazenam em freezer também.

Então, por experiência própria eu fiz duas IPAs, ambas a mesma receita, utilizando Cascade. Uma utilizei US-05 e a outra o American Ale da BYO 4, o resultado final ficou muito próximo, praticamente a única diferença entre ambas foi a atenuação final, mas o sabor utilizando a levedura líquida ficou melhor!
 
quanto ao reaproveitamento: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403873

Levedura liquida faz a diferenca em qualquer um dos estilos. As liofilizadas do mercado ainda são muito genericas, o que resulta em cervejas não muito complexas.

Levedura como a WLP001 (ou sua equivalente nacional - American Ale da Bio4) acentua o aroma de lúpulo, sendo muito benéfica em AIPAs.

Particularmente, eu acho que quando o assunto é cerveja não da pra economizar, tem que usar levedura líquida se quer algo mais complexo.

Não se esqueçam que quando se trata de levedura líquida, oxigenação é necessidade máxima, portanto, sugiro investirem num cilindro de O2 puro, vale MUITO a pena.

E não se esqueçam da taxa de inoculação adequada. Essas da Dryeast não tem a quantidade adequada de leveduras para inoculação direta! Aconselho fazer starter de pelo menos 2 passos: o primeiro com 100ml de mosto a 1.040 e o segundo de 1,5l para cervejas Ale até 1.060 de 20l (façam o cálculo correto através dos aplicativos especializados).

Rodrigo, você sabe qual é a estimativa de um vial desses da Dr. Yeast? Para uso nas calculadoras.

Abraço!
 
Rodrigo, você sabe qual é a estimativa de um vial desses da Dr. Yeast? Para uso nas calculadoras.

Abraço!

Eu não sei te dizer qual seria a viabilidade, mas te garanto o seguinte, por experiência própria.

A quantidade contida nos vials da Dr Yeast não chegam a 5% do necessário para produzir um lote de 20l. Isso eu te garanto. Ali não contem sequer 1gr de fermento. A propagação se faz necessária.

É um feedback a dar pro pessoal da empresa, eles divulgam que o vial pode ser utilizado se fazendo o pitching diretamente. Já vi pessoas que descreveram que o inicio da fermentação foi de quase uma semana utilizando dessa forma.

É deplorável os caras divulgar essa informação no produto. Creio que pelo fato de os caras produzirem um produto assim, e bem como a tecnologia e cuidados necessários que se deve ter, acredito que tenham conhecimento suficiente pra divulgar a informação correta.

Isso me cheira mais a vontade de vender do que dizer a verdade
 
Eu não sei te dizer qual seria a viabilidade, mas te garanto o seguinte, por experiência própria.

A quantidade contida nos vials da Dr Yeast não chegam a 5% do necessário para produzir um lote de 20l. Isso eu te garanto. Ali não contem sequer 1gr de fermento. A propagação se faz necessária.

É um feedback a dar pro pessoal da empresa, eles divulgam que o vial pode ser utilizado se fazendo o pitching diretamente. Já vi pessoas que descreveram que o inicio da fermentação foi de quase uma semana utilizando dessa forma.

É deplorável os caras divulgar essa informação no produto. Creio que pelo fato de os caras produzirem um produto assim, e bem como a tecnologia e cuidados necessários que se deve ter, acredito que tenham conhecimento suficiente pra divulgar a informação correta.

Isso me cheira mais a vontade de vender do que dizer a verdade

Fala Feiten,

Entrei em contato com o pessoal da Dr. Yeast e ele me informou que há em média de 12 a 15 milhões de células por mL. Fiz uma média de 50 milhões em um vial e fui fazendo steps graduais de starter.

Agora eles melhoraram o produto, a embalagem contém um minimosto para um micro starter. Dá uma olhada: http://www.dryeast.com.br/imagens/Intrucoes-de-uso-kit-novo.pdf

Abraço!
 
Afinal, pra uma leva de 20 litros com uma OG DE 1.050, considerando que vem essa quantidade de levedura num vial, quantos steps ou qual o tamanho do starter que se deve fazer? No site deles ta falando pra não usar DME e sim os nutrientes que eles vendem...Comprei um vial de Kolsch e não sei se vão vir os tais nutrientes(acho que se compra separado)...enfim, to meio desconfiado com esse fermento!
 

Latest posts

Back
Top