Fermento Yeastlab - American Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagoandrei

Well-Known Member
Joined
Feb 12, 2015
Messages
81
Reaction score
15
Prezados,

Alguém já usou os fermentos da Yeastlab ?(http://yeastlab.com.br)
Quais foram os resultados ?

Estão garantindo 200 bilhões de células e 50% de viabilidade após 4 meses.

Achei legal que o American Ale tem 11% de tolerância ao alcool.
 
Eu já usei e gostei. A única coisa que observei e mais gente disse também do ale é o tempo de atenção um pouco mais longo. Fiz uma APA com 5% ABV demorou 11 dias pra atenuar tudo.



Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
Olá pessoal.

Acompanho o fórum há um ano e esse é meu primeiro post. Usei o Vermont Ale na minha última brassagem, foi a primeira vez que usei levedura líquida, fiz o starter de um frasco por 24h com 1 litro de mosto de DME e a fermentação foi disparada a melhor que já tive. Foi uma fermentação constante e estável, sem vazamento de krausen. Em 7 dias atenuou de 1,066 para 1,006. Engarrafei dia 5 de janeiro com priming e assim que estiver pronta eu conto como ficou. Vou repetir a receita com o Vermont Ale da Bio4 e comparar o resultado.

Abraços e Feliz 2018!

Enviado de meu SM-T700 usando Tapatalk
 
A Yeastlab é daqui da minha cidade... Usei o YLB2008 pra fazer uma German Pilsner que embarrilei hoje. Também foi minha primeira tentativa com fermento líquido..
Teve um lagtime absurdo, foram umas 72 horas pra começar a fermentação.
Não fiz starter, então não sei se o lag poderia ser disso.

A fermentação foi lenta... Levou 15 dias, mas secou a ceva até 1003... Nunca tive um FG tão baixa...
 
Utilizei o Czech Lager para fazer uma bohemian pilsen, que demorou 48h para iniciar as borbulhas, mas depois fermentou lindamente. Demorou três semanas para atenuar totalmente, foi de 1058 à 1006. Gostei muito. Deixou um sabor muito bom. Engarrafei e agora vou esperar carbonatar pra abrir a primeira e ver como ficou.
 
Utilizei o fermento pra hefeweiss deles. Não deu nenhum aroma de banana. Não sei se foi algum vacilo meu, mas o fato é que não deu mesmo.
 
Já usei os seguintes:

Vermont Ale 01 - resultado muito bom e sabor muito agradável.

Belgian Ale 04 - muito boa mesmo.

American Ale 01 - Fiz duas levas. A primeira ficou esquisita. Apesar de ter atenuado muito bem, depois do priming o gás ficou insuportavelmente alta (e só usei 4,5g de açúcar por litro). Pode ter sido alguma contaminação então eu fiz uma segunda leva que está fermentando no momento. Vamos ver no que dá.

Resumindo: continuarei usando. A atenuação é um pouco demorada mas é extremamente eficiente. Todas demoraram exatamente 24h para iniciar atividade no airlock. O custo é bem baixo e o sabor final muito agradável.

Quero testar a Scottish Ale, Oregon Ale e a London Ale.
 
Já usei os seguintes:

Vermont Ale 01 - resultado muito bom e sabor muito agradável.

Belgian Ale 04 - muito boa mesmo.

American Ale 01 - Fiz duas levas. A primeira ficou esquisita. Apesar de ter atenuado muito bem, depois do priming o gás ficou insuportavelmente alta (e só usei 4,5g de açúcar por litro). Pode ter sido alguma contaminação então eu fiz uma segunda leva que está fermentando no momento. Vamos ver no que dá.

Resumindo: continuarei usando. A atenuação é um pouco demorada mas é extremamente eficiente. Todas demoraram exatamente 24h para iniciar atividade no airlock. O custo é bem baixo e o sabor final muito agradável.

Quero testar a Scottish Ale, Oregon Ale e a London Ale.
Então, Marco_TJ, como ficou a Belgian Ale 04, qual estilo que você fez?
 
Esse lance de levar tanto tempo pra atenuar (15d) não é normal né?

Todos que tiveram esse lagtime alto e este tempo > 10 dias pra atenuar tudo, tratando-se de uma Ale, fizeram oxigenação no mosto quando inocularam direto sem propagar?

Alguém que propagou ou fez oxigenação intensa teve algum resultado diferente, tipo 6/7 dias?

Tks
 
Usei american ale pra uma APA. Gostei. (realmente demora mais pra atenuar do que um US05, por exemplo).
Usei Cezh Lager e gostei MUITO.
Usei american Lager e gostei tb.
Estou fermentando agora com French Saison, ainda não posso dar feeedback.

Fiz starter pra todas.
 
Esse lance de levar tanto tempo pra atenuar (15d) não é normal né?

Todos que tiveram esse lagtime alto e este tempo > 10 dias pra atenuar tudo, tratando-se de uma Ale, fizeram oxigenação no mosto quando inocularam direto sem propagar?

Alguém que propagou ou fez oxigenação intensa teve algum resultado diferente, tipo 6/7 dias?

Tks
Eu oxigeno por gravidade na trasfega assim como faço para todos as outras leveduras que já usei. Para a yeastlab até fiz um starter por 48h e mesmo assim o tempo de atenuação foi alto.

Acho que é uma característica da levedura mesmo, sem comprometer de forma alguma o resultado final.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
Utilizei o Czech Lager para fazer uma bohemian pilsen, que demorou 48h para iniciar as borbulhas, mas depois fermentou lindamente. Demorou três semanas para atenuar totalmente, foi de 1058 à 1006. Gostei muito. Deixou um sabor muito bom. Engarrafei e agora vou esperar carbonatar pra abrir a primeira e ver como ficou.

Rocha a qual temperatura do mosto voce acrescentou o fermento?
 
Para "abrir" os trabalhos...

Contrariando um pouco a prática, principalmente dessas leveduras da yeastlab, já viram esse vídeo?

https://youtu.be/G48i2O4vp64


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Tenho feito dessa maneira.

A única diferença é que eu não deixo 24h em temperatura ambiente; como aqui a temperatura varia demais durante o dia, eu deixo na geladeira com o termostato regulado para 24 graus. Depois de iniciada a atividade eu vou baixando para 18-19 (ales).

Quanto à aeração do mosto: é no braço, sacudindo o balde. Mas eu já fiz sem aerar (igual com fermento seco) e a fermentação ocorreu normalmente.
 
Rocha a qual temperatura do mosto voce acrescentou o fermento?

Desculpa me meter, posso responder tb? :)...
Usei duas vezes já esse fermento e deu muito certo, mas fiz diferente do que o Assis, no vídeo, recomenda (então não sei se é o melhor método, mas continuarei fazendo assim)

Fermentei a primeira vez em 9º e a segunda nos 10º. Em ambas inoculei o fermento no dia seguinte à brassagem, quando o mosto estava em 8º.

Gostei bastante do resultado (com starter)
 
Rocha a qual temperatura do mosto voce acrescentou o fermento?
Eu baixei a temperatura para o mínimo que consegui com o chiller, que foi 16 graus. Coloquei o fermento e baixei a temperatura para 10 graus. Acho que foi por isso que deu um leg de 48h antes de borbulhar. Depois fui aumentando 0,5 por dia até 18 graus que mantive por uns 3 a 4 dias. Depois abaixei para o mínimo da minha geladeira que é de 4 graus de deixei por 15 dias. Coloquei gelatina e deixei por 2 dias, fiz o primming e duas semanas depois já havia carbonatado. Esta ótima mas com um pouco de gosto de fermento ainda. Vou deixar no lagering na garrafa a 4 graus por no mínimo 30 dias.
 
Terminei minhas duas levas com a American Ale . Uma delas ficou boa, a outra tá com off flavor de medicamento ou sei lá...

Ambas sem starter
Oxigenação no braço por agitação
Nutriente

Ambas com lagtime de 48 horas

A temperatura de inoculação da cerveja que está com offf lavor foi maior. Provavelmente o problema veio daí.

Ambas demoraram quase 13 dias para concluir a atenuação.


Comentário extra:: Estou fermentando uma wee heavy e usando o Scottish Ale, o starter demorou quase 24 horas pra começar a aparecer umas bolinhas de CO2.
 
Eu deixei propagando no agitador magnético por 24h dois potes da Scotish Ale. Não deu sinais de vida. Imaginei que pudesse ter sido o carro dos correios, que vem sem ar condicionado.
O erlenmeyer está na geladeira, vou deixar por outras 36h para ver se responde. Enquanto isso, vou comprar uma nova leva de fermento (obviamente de outro fabricante).
 
Eu deixei propagando no agitador magnético por 24h dois potes da Scotish Ale. Não deu sinais de vida. Imaginei que pudesse ter sido o carro dos correios, que vem sem ar condicionado.
O erlenmeyer está na geladeira, vou deixar por outras 36h para ver se responde. Enquanto isso, vou comprar uma nova leva de fermento (obviamente de outro fabricante).
É bem provável que com 24 horas ainda não seja suficiente pra ele começar. Deixa ele no agitador mais um tempo...
 
Sim, eu me expressei mal. Já coloquei desde ontem à noite no agitador (pasmem! Eu tirei da geladeira e tinha algum fermento, tênue, mas parece que se multiplicou um pouco enquanto estava na geladeira - talvez baixando a temperatura) e vou deixar ele até o dia de amanhã. Ficará cerca de 36h no agitador e então voltará para geladeira para decantar e em seguida ser usado.
 
Olá amigos, blz? Notei que muitos aqui fazem starter para as Yeastlab. Não há necessidade de fazê-lo. Basta seguir as orientações do vídeo. É uma atividade e um risco a menos na manipulação das leveduras.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Pessoal, eu fiz o que falei. Deixei ele propagando por 36h e depois coloquei na cerveja(houve uma propagação pouco maior, mas nada realmente vigoroso). Depois deixei a cerveja fora da geladeira por 18h. Já percebi uma boa fermentação ao colocar na geladeira.
Eu sou partidário que a propagação e a fermentação devem andar lado a lado. Afinal como fermentar corretamente se não é possível mensurar exatamente a quantidade de fermento? Como fazer 50L de Barleywine, por exemplo, se não com uma prévia propagação?
Por outro lado o fermento me parece realmente diferente e é o resultado que me falará o quão impressionante é. Se sair uma cerveja límpida e atenuada da maneira descrita, pode mesmo ser uma escolha fantástica e inovadora.
 
Comprei o American Ale 01. Fiz um starter a 1036 de 2,60 litros na quinta.
Apesar de não parecer que o fermento propagou bem em 24 horas, fiz uma IPA (27 litros) na sexta e usei 1,6 litros do starter, deixando um litro no qual adicionei mais DME e fiz mais 2,6 litros de starter. Na sexta à tarde já estava borbulhando.

Fiz uma Cream Ale (20 litros) no sábado e usei 1 litro de starter. Desta vez já começou a borbulhar mais rápido, pois o starter já estava bem ativo.
Finalmente no domingo fiz uma Session IPA (10 litros) e utilizei 0,8 litro do starter que estava em plena atividade.

Me sobrou 0,8 litro de starter que coloquei na geladeira em um vidro de 800ml.
Hoje de manhã já tinha decantado e dava pra perceber que tinha muuuiiito fermento no vidro. Acho que o triplo que do que vem na embalagem.

Assim que experimentar a cerveja posto minhas impressões sobre o fermento.
 
Usei pela 1ª vez o Belgian Ale em uma Strong Golden Ale com OG de 1084, como a aeração não foi muito boa, o lag time foi de 72 h. Demorou mais de 15 dias para atenuar, mas depois que engrenou foi um monstro, a FG está em 1005. Agora está na secundária a 26 C, e acredito que vai secar mais um pouco. Pensando em trancar o fermentador para que ele não ataque ninguém, rsrsrs.

Da próxima vez vou caprichar a aeração e fazer um starter, apesar de não ser necessário conforme instruções da Yeastlab.
 
Sres, uma dúvida, a ideia da Fabricante é não necessidade do starter pra esse tipo de levedura?
Só agitar e jogar no fermentado ou estou enganado? Os relatos da galera aqui da minha cidade realmente são sobre o lag time e tempo de atenuação serem mais longos que as líquidas e as liofilizadas, ainda não tive coragem de testa-las.
 
Sres, uma dúvida, a ideia da Fabricante é não necessidade do starter pra esse tipo de levedura?
Só agitar e jogar no fermentado ou estou enganado? Os relatos da galera aqui da minha cidade realmente são sobre o lag time e tempo de atenuação serem mais longos que as líquidas e as liofilizadas, ainda não tive coragem de testa-las.
Isso, teoricamente é só jogar no fermentador. Como a minha aeração foi muito ruim, não tenho certeza se o tempo muito longo foi agravado por ela ou realmente é uma característica do fermento. Depois deixei 2 semanas maturando em 24 C, e agora a cerveja ficou excelente. Da próxima vou aerar bem e jogar no fermentador, depois faço uma com starter para comparar os tempos. Mas gostei muito do fermento, vale a pena pelo menos testar. Principalmente nesses estilos em que a grande diferença são os nossos amigos líquidos.
 
Usei 3 vezes.
A primeira a english ale ficou bala.
As outras duas que fiz com a American Ale como citado acima gosto de esparadrapo forte e gushing muito forte após 3 dias de engarrafamento com Primer d 4.5g/l.... e e terceira agora no fermentador indo pro mesmo caminho. Achei que era processo.... mas definitivamente após ler os comentários acima realmente não é..... resumo.... 120litros pro ralo.
Dessa última fiz uma brassagem com outro amigo meu.... a dele tbm com o mesmo problema......
3 brassagem e mesmo problema só pode ser a levedura creio....
Muito triste.
 
Eu já usei e gostei. A única coisa que observei e mais gente disse também do ale é o tempo de atenção um pouco mais longo. Fiz uma APA com 5% ABV demorou 11 dias pra atenuar tudo.

Segue a instrução que é batata! Olha a imagem!

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 

Attachments

  • IMG-20180509-WA0082.jpg
    IMG-20180509-WA0082.jpg
    28.5 KB · Views: 54
Acabou de ficar pronta uma Black IPA que eu fiz com o fermento Oregon Ale da Yeaslab.
Ficou muito boa, talvez a melhor q eu fiz!!!
Teve o tempo demorado para atenuar, como todo mundo comentou ai, mas não estava com pressa msm hehehe... Atenuou em uns 14 dias, de 1.066 para 1.013
 
Tô com uma ipa fermentando com American Ale da yeastlab. Primeira vez q uso tbm. Não fiz starter , sacudi o frasco e joguei direto no mosto. Fiz aeração com bombinha de aquário e demorou 24h para iniciar a atividade. Iniciei a fermentação na temperatura de inoculação (25 graus) e depois do início da atividade, fui baixando 3 graus por dia até chegar em 18. Em 7 dias foi de 1055 para 1016. Agora estou na secundária em 23 graus. Vamos ver no q vai dar. Esperando terminar a secundária em 1013/1014.
 
Usei 3 vezes.
A primeira a english ale ficou bala.
As outras duas que fiz com a American Ale como citado acima gosto de esparadrapo forte e gushing muito forte após 3 dias de engarrafamento com Primer d 4.5g/l.... e e terceira agora no fermentador indo pro mesmo caminho. Achei que era processo.... mas definitivamente após ler os comentários acima realmente não é..... resumo.... 120litros pro ralo.
Dessa última fiz uma brassagem com outro amigo meu.... a dele tbm com o mesmo problema......
3 brassagem e mesmo problema só pode ser a levedura creio....
Muito triste.

Essa American Ale eu não usarei mais. Tive o mesmo problema duas vezes.

As outras até ficaram boas mas, sinceramente, parece tudo a mesma coisa. O mesmo gostinho em todas.

Voltei a usar meus pacotinhos de S-04 e US-05 e as cervejas voltaram a ficar realmente gostosas.
 
Bom dia a todos!

Estou com uma weiss fermentando há 10 dias usando o German Weizen da Yeastlab e sinceramente, nunca mais eu uso... a cerveja está muito ácida, parece um vinagre estou pensando em jogar fora... pelo menos a leva é pequena, apenas 10 litros... segui o procedimento correto para inoculação... já fiz outras weisses antes usando o bom e velho wb06 e ficaram muito boas, em 7 dias atenuaram...
 
Last edited:
Para Weizen eu me aventurei nas marcas líquidas: Bio4 e Levitec. Foram as melhores Weizen que fiz, o resultado é surpreendentemente positivo.
Bom dia a todos!

Estou com uma weiss fermentando há 10 dias usando o German Weizen da Yeastlab e sinceramente, nunca mais eu uso... a cerveja está muito ácida, parece um vinagre estou pensando em jogar fora... pelo menos a leva é pequena, apenas 10 litros... segui o procedimento correto para inoculação... já fiz outras weisses antes usando o bom e velho wb06 e ficaram muito boas, em 7 dias atenuaram...
 
Bom dia a todos!

Estou com uma weiss fermentando há 10 dias usando o German Weizen da Yeastlab e sinceramente, nunca mais eu uso... a cerveja está muito ácida, parece um vinagre estou pensando em jogar fora... pelo menos a leva é pequena, apenas 10 litros... segui o procedimento correto para inoculação... já fiz outras weisses antes usando o bom e velho wb06 e ficaram muito boas, em 7 dias atenuaram...
Em todas as minhas Weizen eu utilizo o Y17 German Weiss da DrYeast, que é similar ao WYeast 3333 (Paulaner),com excelentes resultados.
 
Bom dia a todos!

Estou com uma weiss fermentando há 10 dias usando o German Weizen da Yeastlab e sinceramente, nunca mais eu uso... a cerveja está muito ácida, parece um vinagre estou pensando em jogar fora... pelo menos a leva é pequena, apenas 10 litros... segui o procedimento correto para inoculação... já fiz outras weisses antes usando o bom e velho wb06 e ficaram muito boas, em 7 dias atenuaram...

Boa tarde @Rodrigo Garcia, umas semanas atrás me reportaram esse exato problema, uma acidez muito grande utilizando o YL 3006, com pH batendo em 3.9. Entrei em contato com a YeastLab e o Kalil me respondeu que essa característica é natural tanto da YL 3006 quanto da YLB4000 - German Weizen, elas devem baixar o pH até por volta de 3.8. No caso, embora elas adicionem certa acidez, não é natural avinagrar a cerveja, se isso está acontecendo é bom verificar se houve contaminação. Se possível afira o pH, se estiver por volta de 3.2 ou 3.4 é contaminação por lactobacilos ou pediococcus e a culpa acaba por não ser da levedura.

Att
 
Bom dia a todos!

Estou com uma weiss fermentando há 10 dias usando o German Weizen da Yeastlab e sinceramente, nunca mais eu uso... a cerveja está muito ácida, parece um vinagre estou pensando em jogar fora... pelo menos a leva é pequena, apenas 10 litros... segui o procedimento correto para inoculação... já fiz outras weisses antes usando o bom e velho wb06 e ficaram muito boas, em 7 dias atenuaram...
Já tive experiência semelhante, Weizen muito ácida, mas com o WB-06 Fermentis, o qual não usarei nunca mais. Acredito que realmente seja a característica própria do fermento que você utilizou. Vá mudando de fermento até chegar no que te dá melhores resultadados.
 
Back
Top