1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Fermentador cônico de Polipropileno e CIP

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Bier_Moench, 9/2/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 9/2/19 #1

Bier_Moench

Bier_Moench

Bier_Moench

Member

Afiliado:
    27/9/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Caros amigos,
    Saudações.

Pesquisei bastante no fórum, mas não encontrei informações o suficiente sobre esse assunto.

Pretendo fazer uma fazenda de fermentadores. Com uns 9 ou 10 fermentadores de polipropileno. A minha preocupação agora é de como limpá-los.

Quero fazer um sistema CIP, mas a dúvida é que materiais usar, tanto em matéria de bomba quanto em matéria de detergente.

Pelo que li, soda (NaOH) pode ser usado com plásticos, mas não cobre e alumínio. Todo mundo sabe que Inox e soda são a solução para qualquer sistema, desde que a pessoa não precise vender um rim e as duas córneas para comprar o inox. :rolleyes:

Segunda dúvida: caso eu consiga fazer a limpeza com soda, ainda sim preciso desmontar as torneiras e conexões para conferir, ou uma CIPagem bem feita resolve?

Terceira: a esfera CIP pode ser substituída por um cano de PVC com furinhos?

Obrigado aos mais entendidos.
    Boas cervejas para todos

2. 9/2/19 #2

Danielsantos

Danielsantos

Danielsantos

Well-Known Member

Afiliado:
    5/8/15
    Curtidas Recebidas:
    115
    Se vais gastas num sistema desses, lhe sugiro em usar periféricos adequados. Use bomba de inox ..todas tubulações e conexões em inox ..spray ball em inox...não de chance aos potenciais problemas que podem aparecer.

3. 10/2/19 #3

Bier_Moench

Bier_Moench

Bier_Moench

Member

Afiliado:
    27/9/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Obrigado pela resposta.
    Entendo que usando em Inox não há dúvidas de que funcione. O que eu quero saber é porque não usar outro material. O que exatamente acontece?

4. 10/2/19 #4

Danielsantos

Danielsantos

Danielsantos

Well-Known Member

Afiliado:
    5/8/15
    Curtidas Recebidas:
    115
    caso tenhas que fazer uma limpeza mais "pesada" com auxilio da soda com agua quentes, o inox é perfeito para isso...ele não oxida. podes tentar alguma coisa em poliacetal atóxico, mas não sem onde vender.

Compartilhe esta Página