• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Dry hopping em Lagers

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

rodrigonicoloso

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Caros,

Estou fazendo a minha primeira Lager, que pretende ser um clone da Brooklyn Lager. A receita dessa cerveja dessa cerveja saiu na BYO 12/2011, mas eu não consegui achar na internet direto da revista. Achei uma versão simplificada nesse blog da Brooklyn Brewery: http://brooklynbrewery.com/blog/ask-a-brewer/ask-a-brewer-mar-6/

Como vocês podem ver, a receita diz que deve-se fazer um dry-hopping durante 10 dias, antes de envazar a cerveja. No entanto, não há nenhuma informação sobre a temperatura que deve-se fazer o dry-hopping nesta lager.

Sei que o dry-hopping funciona bem com temperaturas acima de 15ºC, mas estou pensando em fazer o dry-hopping durante a maturação (lagering) a baixa temperatura.

A minha cerveja já passou pela fermentação primária e pelo diacetyl rest. Agora estou fazendo o cold-crash e vou adicionar gelatina pra clarificar. Pretendo colocar a ceva nos post-mix esse final de semana e adicionar o lúpulo dentro de hop-bags direto post-mix e deixar uns 15 dias e depois retirar. A temperatura da cerveja fica próxima dos 6ºC dentro dos post-mix. Nesse meio tempo ela já vai carbonatando também sob pressão. Já li em alguns foruns pessoas falando que nem retiram o lúpulo.

O que vocês acham? Vai funcionar? Preciso deixar mais tempo? Alguma opinião/sugetão?

Abs,

Gustavo

Active Member
Afiliado
19/6/13
O pessoal que faz a Boston usa somente lúpulos em flor e deixa a frio por 14 dias no lagering. Muito americano tentou fazer isso e extraiu gosto de grama. Tem um segredinho aí,

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Dá pra fazer dry hopping no lagering, eu particularmente não faria.

Não vai extrair gosto de grama por causa da temperatura, pelo tempo talvez, 14 dias é demais, até 10 dias ja acho bastante. Já fiz dry hopping a quente, a frio e em lager tambem, a frio tende a extrair menos aroma.

Na minha opinião, o grande contra de fazer um dry hopping na fase lagering é que junto com o lupulo vc ta introduzindo oxigenio e ali já tende a não ser mais consumido, assim vc tem uma cerveja menos fresca no final. Adicionaria no diacetyl rest, deixando por 5 a 7 dias e depois baixaria a temperatura e faria transferencia.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
OPa rodrigo, nao li a parte que vc ja tinha passado do diacetyl rest, então seguinte, melhor adicionar no fermentador, dá uns dias, adiciona gelatina e dai transfere. Não vai adiantar muito adicionar gelatina e depois colocar dryhoping no post mix, vai turvar de volta. Definitivamente nao deixaria o dry hopping lá tambem, passando um tempo vai começar a extrair gosto vegetal do lupulo, dai nao vai ficar legal.

Mas rola fazer dry hopping em baixas temperaturas sim, o carater final é sutilmente diferente só.

rodrigonicoloso

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Caros,

Obrigado pelas dicas, mas quando li as mensagens de vocês, já tinha feito todo o processo.

Fiz o seguinte: terminei a fermentação, diacetyl rest, coloquei a gelatina e transferi pro post-mix. O contato com oxigênio nesse processo foi mínimo, pois purguei o post-mix com CO2 antes de transferir a cerveja e enchi até a boca. Depois coloquei o lúpulo dentro de sacos de voal (hop bags), coloquei dentro do post-mix e purguei novamente com CO2.

Agora vou deixar fazendo o dry-hopping durante 10 dias, depois abro e saco fora o lúpulo e purgo novamente com CO2.

Vamos ver como vai sair.

Abs,

Ortiz

Well-Known Member
Afiliado
2/6/14
@rodrigonicoloso

qual foi o resultado dessa sua breja ?

Já fez novamente ?

ABc.

rodrigonicoloso

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
@rodrigonicoloso

qual foi o resultado dessa sua breja ?

Já fez novamente ?

ABc.
Cara, sinceramente, ficou uma porcaria. Fiz o dry-hopping usando hop bags para retirar o lúpulo depois de 10 dias. Obviamente a cerveja ficou turva, mas isso não foi o pior. Ficou com um gosto de grama muito enjoativo, ruim mesmo. Uma pena porque a cerveja estava bem saborosa antes de fazer esse dry-hopping à frio.

Fiz uma receita para 40L e acabei tomando uns 5 meio na marra ao longo de uns 3 meses pra ver se ia melhorando com o tempo, mas não deu. Como estava precisando usar os post-mix pra outras cervejas, acabei jogando o resto fora.

Ainda não repeti a receita, mas quero fazer novamente. Desta vez seguindo a sugestão do Tiago, com o dry hopping durante o diacetyl rest e só depois o lagering. Pelo menos, valeu a experiência e a lição!

Abraço!

Jairo Diniz

New Member
Afiliado
6/3/21
Dá pra fazer dry hopping no lagering, eu particularmente não faria.

Não vai extrair gosto de grama por causa da temperatura, pelo tempo talvez, 14 dias é demais, até 10 dias ja acho bastante. Já fiz dry hopping a quente, a frio e em lager tambem, a frio tende a extrair menos aroma.

Na minha opinião, o grande contra de fazer um dry hopping na fase lagering é que junto com o lupulo vc ta introduzindo oxigenio e ali já tende a não ser mais consumido, assim vc tem uma cerveja menos fresca no final. Adicionaria no diacetyl rest, deixando por 5 a 7 dias e depois baixaria a temperatura e faria transferencia.
Opa, blz pessoal! Estou fazendo uma lager e add o deu hopping após o diacetyl rest, vou deixar por uns 3 dias apenas e baixar a temperatura. Depois compartilho o resultado.