dificuldade na carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

raphacalo

Active Member
Joined
Jun 14, 2015
Messages
28
Reaction score
2
Pessoal estou com um post mix com american pale ale,já tem 5 dias que estou conectando o co2 libero uns 3 kgfCM2 umas três vezes ao dia e espero terminar de borbulhar e fico mexendo,mas não esta carbonatando ,faz espuma,mas no liquido msm não sinto nenhuma carbonatação.Alguma dica ?
-o marcado estabilizado esta marcando 1,8 kgf.cm2
-estou carbonatando a baixas temperaturas
 
a dica é esperar. você so vai sentir a carbonatação do liquido apos aproximadamente 1 semana. Isso por que quando o gas carbonico entra em contato com a cerveja, ele passa por um processo quimico e libera o ácido carbonico, que é o que dá a sensação de que a cerveja ta carbonatada.
E essa reação nao tem como ser alterada para que aconteça em menos tempo.

Se quiser fazer um teste, pegue agua pura e coloque em um postmix. Encha de co2 por 5 dias e beba. Depois deixa mais 5 dias sem por co2 e beba de novo.
Vai parecer que está mais carbonatada. Isso é o efeito do acido carbonico.
 
E diminui essa pressão aí, se ta a baixa temperatura com 3kg tu ta fazendo champagne.
 
E diminui essa pressão aí, se ta a baixa temperatura com 3kg tu ta fazendo champagne.

Ele disse que estabilizado ta a 1,8. tem que fazer os calculos pra ver se na temperatura dele 1,8 equivale ao vol. de co2 padrão pra uma pale ale....
 
Na minha humilde opinião o problema é que frequentemente o pessoal divulga coisas como se fossem salvar o mundo e no fim acabam complicando tudo.

Ultimamente tenho lido bastante sobre a "carbonatação forçada express", ou seja, aquela técnica de colocar pressao, chacoalhar, rolar, fazer o diabo com o postmix para carbonatar mais rápido. Aí o pessoal pensa: Poxa, vou agilizar esse processo, hoje coloco no postmix e no fim do dia já posso tomar a minha cerveja...eu pessoalmente tentei isso em uma das minhas levas...pura ilusão...talvez para o cara que está na pressa de levar a cerveja para ser consumida em uma festa, churrasco, etc. e precise na hora até passa, mas não se iluda que terá a mesma carbonatação e sensação na boca de uma leva carbonatada da forma correta.

Tecnicamente posso até estar errado e os experts virão aqui dizer que é a mesma coisa, mas na prática, para mim, tudo o que aconteceu foi uma espumarada e um colarinho que não durava 10 segundos no copo.

Sou um cara ansioso, mas a cerveja tem me ajudado com isso, dê tempo ao tempo, não apresse os procedimentos cervejeiros que precisam de tempo. Com 7-10 dias na pressão e temperatura correta dá para ter uma boa idéia de como a cerveja vai ficar carbonatada.
 
Na minha humilde opinião o problema é que frequentemente o pessoal divulga coisas como se fossem salvar o mundo e no fim acabam complicando tudo.

Ultimamente tenho lido bastante sobre a "carbonatação forçada express", ou seja, aquela técnica de colocar pressao, chacoalhar, rolar, fazer o diabo com o postmix para carbonatar mais rápido. Aí o pessoal pensa: Poxa, vou agilizar esse processo, hoje coloco no postmix e no fim do dia já posso tomar a minha cerveja...eu pessoalmente tentei isso em uma das minhas levas...pura ilusão...talvez para o cara que está na pressa de levar a cerveja para ser consumida em uma festa, churrasco, etc. e precise na hora até passa, mas não se iluda que terá a mesma carbonatação e sensação na boca de uma leva carbonatada da forma correta.

Tecnicamente posso até estar errado e os experts virão aqui dizer que é a mesma coisa, mas na prática, para mim, tudo o que aconteceu foi uma espumarada e um colarinho que não durava 10 segundos no copo.

Sou um cara ansioso, mas a cerveja tem me ajudado com isso, dê tempo ao tempo, não apresse os procedimentos cervejeiros que precisam de tempo. Com 7-10 dias na pressão e temperatura correta dá para ter uma boa idéia de como a cerveja vai ficar carbonatada.

sim seria a melhor forma mas não tem o sistema para carbonatar e utilizar o post mix em uma temperatura baixa,teria q ser feito em temperatura ambiente!
 
segue a foto de como esta um saindo pela mangueira picnic,quantidade de espuma!
 

Attachments

  • unnamed.jpg
    unnamed.jpg
    22.5 KB · Views: 122
Nao tem problema ser em temperatua ambiente, a diferença é que com temperatura mais alta, vc usa mais co2 para chegar ao vol de co2 desejado. Só isso.
O tempo para carbonatar é o mesmo, independente de temperatura.
Baixar a temperatura server pra gastar menos co2.
 
Nao tem problema ser em temperatua ambiente, a diferença é que com temperatura mais alta, vc usa mais co2 para chegar ao vol de co2 desejado. Só isso.
O tempo para carbonatar é o mesmo, independente de temperatura.
Baixar a temperatura server pra gastar menos co2.

Exato, procura uma tabela de carbonatação que ela te diz qual a pressão você deve utilizar na sua temperatura para chegar na carbonatacao desejada.
 
Exato, procura uma tabela de carbonatação que ela te diz qual a pressão você deve utilizar na sua temperatura para chegar na carbonatacao desejada.

ou entao se vc tem software, no software ele mostra a quantidade de co2 de acordo com a temp.
 
Back
Top