Dúvida quanto a água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flaviocb22

Active Member
Joined
Nov 3, 2016
Messages
42
Reaction score
1
GAlera,

Comprei uma agua mineral cujo ph encontrado foi de 4,28. Está muito baixo?
a composição da agua no rotulo é a seguinte

Bario - 0,016
Estroncio - 0,028
Calcio - 2,159
Magnesio - 1,130
Potassio - 0,739
Sódio - 6,430
Sulfato - 1,77
Fluoreto - 0,01
Nitrato - 15
Cloreto - 7,81

Tudo em mg/l

Essa agua é adequada ? obrigado
 
O ph inicial dela não importa muito, já que os grãos vão modificar o pH do líquido para um valor bem próximo do ideal.

Essa água tem muito pouco Cálcio, o interessante é pelo menos 50 mg.
 
sua água é quase um zero de calibração hehe
qual estilo e grist de malte pretende usar?
qnt tem de bicarbonato nela?

cara, essa água é tá meio complicada pra mash.. acho que se não tiver alguma alcanilidade nela, não vai ficar na faixa legal pra sacarificação.. talvez demore mais tempo

já la adiante pra fermentação e saúde das leveduras, um grist all grain dá conta do recado de botar calcio/magnésio/zinco pra elas
 
sua água é quase um zero de calibração hehe
qual estilo e grist de malte pretende usar?
qnt tem de bicarbonato nela?

cara, essa água é tá meio complicada pra mash.. acho que se não tiver alguma alcanilidade nela, não vai ficar na faixa legal pra sacarificação.. talvez demore mais tempo

já la adiante pra fermentação e saúde das leveduras, um grist all grain dá conta do recado de botar calcio/magnésio/zinco pra elas


Cara...vou fazer uma American IPA. Vou usar 5kg de pale ale maris otter e 1 kg de munich. Vc recomenda eu trocar de agua? Peguei essa pois foi o ph mais baixo q encontrei. La tinha uma com ph 6.83, outra 7.8, outra 8.7 e essa de 4.23. Por isso escolhi essa. Q tal eu colocar 20 litros dessa agua de ph 6.83 p mostura e deixar essa de 4.23 p lavagem? Sera q da certo?
 
acredito que o pior aqui é a qtidade de nitrato.
o ideal seria zero.
nitrato sempre vem acompanhado de metais pesados.
outra, nunca encontrei água onde o ph indicado no rótulo confere com a medição que realizo para ajustar o ph (adianto que o phmetro está devidamente calibrado).
 
Entao aconselham trocar de agua msm? Estao lacradas ainda...se recomendarem troco amanha
 
Pois é, tá meio ruim msm..
verdade, o nitrato é ruim pra levedura, e normalmente é baixo (acho que o limite é uns 40ppm).. e nem filtrando com carvão ativado sai essa desgraça.. eu mudaria de água..
 
O limite aceitável para nitrato na água é de 10mg/l. A sua está com 50% a mais.
Muito se fala em materiais atóxicos mas poucos se preocupam com a toxicidade da água.
Nitrato provém de contaminação de esgoto e fertilizantes em lavouras - "risco para quem usa água do poço do sítio do vô que é puríssima". E o potencial cancerígeno do nitrato é conhecido a tempos.
A desnitrificação da água só se dá em estação de tratamento por ação biológica - pseudomonas (anaeróbias).
A quem interessar, sugiro ver isto:

www.creasp.org.br/biblioteca/wp-content/uploads/2014/09/Nitrato-em-agua-1.doc
 
entao está decidido...vou trocar de agua hj ainda..pegar uma com ph 6,8. tentar baixar o ph da lavagem com acido fosforico
 
Entendi. Se você ler inglês esse site aqui ajuda bastante a entender o que "pode" e o que "não pode" na água.

Sobre o nitrato, esse é o trecho:

Nitrate is not a great concern in brewing, but should generally be less than 44 ppm in the water source to protect infants that may drink the water. Nitrate concentrations may also be reported in the form, Nitrate as Nitrogen (NO3-N). 44 ppm nitrate is equivalent to 10 ppm nitrate as nitrogen. Children and adults can tolerate higher nitrate concentration and the 44 ppm limit may not be a concern in brewing. However, nitrate in brewing water should reportedly be less than 25 ppm (De Clerck, 1957). High nitrate concentration in the water may be converted to nitrite in the mash and nitrite becomes poisonous to yeast at levels above 0.1 ppm. If elevated nitrate levels are found in water, associated ions such as nitrite and ammonia should also be tested for.
 
Back
Top