Dúvida OG/FG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FranciscoDS

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2014
Messages
70
Reaction score
19
Pessoal,
estou produzindo desde jan/14, porém só agora chegou o refratômetro que comprei pelo ebay :|

Minha dúvida é referente ao momento de medição da OG. Devo medir a OG no final da fervura?
Não percebi mudança nenhuma na OG antes e depois da fervura (65 min) isso é normal?

Dá pra usar o refratômetro pra medir FG com tabela de correção ou é muito importante ter um densímetro?

Cheers!
 
Pessoal,
estou produzindo desde jan/14, porém só agora chegou o refratômetro que comprei pelo ebay :|

Minha dúvida é referente ao momento de medição da OG. Devo medir a OG no final da fervura?
Não percebi mudança nenhuma na OG antes e depois da fervura (65 min) isso é normal?

Dá pra usar o refratômetro pra medir FG com tabela de correção ou é muito importante ter um densímetro?

Cheers!
Depois da fervura, pois a partir daí a relação açúcar/água não muda, ou seja, a densidade não muda.

Há sim diferença antes e depois da fervura, houve algum problema na sua medição.

E sim, dá pra calcular FG com refratômetro (utilizando as fórmulas de correção).

Pessoalmente, eu não gosto, pois não dão sempre 100%.

Abraço,
 
Back
Top