Cozinha 100L elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 11, 2013
Messages
22
Reaction score
12
Bom, vou compartilhar o meu sistema com mash elétrico e fervura com fogareiro. O mash é controlado por um controlador tempo temperatura com todas as rampas e patamares automáticos. Tudo em inox a um custo total razoável. ~R$3000
 

Attachments

  • DSC04484.jpg
    DSC04484.jpg
    68.5 KB · Views: 2,116
  • DSC04500.jpg
    DSC04500.jpg
    51.1 KB · Views: 1,928
  • DSC044911.jpg
    DSC044911.jpg
    34.7 KB · Views: 2,105
  • DSC04496.jpg
    DSC04496.jpg
    31.9 KB · Views: 2,045
  • DSC04481.jpg
    DSC04481.jpg
    36.2 KB · Views: 2,360
A minha brassagem é toda eletrica e automatica, na panela de cima. Tenho um motor 12v de vidro eletrico que faz o agitador, Deixo a brassagem toda ligado (fiz só 4 até agora nesse equipo). O motor fica aclopado na tampa, que tem aquela portinhola para adicionar os grãos. Dentro da panela de brassagem tem o poço termometrico pro sensor, a resistencia e a bazooka. A resistencia é controlada por um controlador tempo temperatura que faz todas as rampas comforme eu programo ele (o mash é bem chato, umas duas horas sem nada pra fazer, rs).

A ligação do controlador com a resistencia interna é feito com um relé de estado sólido de 40A (superdimensionado). Um ponto que eu acho interessante é o PID. Eu tentei varias vezes utilizar o PID com o autotune ou jogando valores aleatórios pra ver se a resposta fica legal. Acabei abandonando e coloquei no on/off com histerese de 0,5ºC. O overshoot é muito pequeno pois o sistema é bem amortecido. Notei overshoot de apenas meio grau. Portanto desencanei do PID e estou felizão com o on/off, além disso on/off tem a vantagen de dar uma vida muito maior pro relé que não fica acionando toda hora.

Para economizar uma panela eu fiz o aquecedor de passagem (aquele tubo de inox da foto), com uma resistencia de 6000W (agua entra fria em baixo e sai quente em cima, direto pra panela). A temperatura dele é controlada pela vazão de agua vinda do filtro e do controlador de potencia no painel. A agua do mash-in ja cai quente, uns 65 graus, conforme a vazão, mas enche bem rapido e ja quente. Logicamente o aquecedor de passagem tb é usado na lavagem.

Tudo é controlado pelo painel de controle, aquela caixa de madeira.

A fervura é com fogareiro.

Tudo feito por mim (fora a solda do tubo que um amigo fez), não gastei nenhuma dilma com mão de obra, mas foram 4 semanas de férias full time nisso.

Agora falta a bomba pra fazer a recirculação e ajudar no resfriamento, mas falta tempo e verba. Até tentei fazer uma bomba peristaltica, mas nao funcionou e abandonei o projeto. Tambem comprei um controlador PWM que ta vindo da china pra fazer o controle da velocidade do motor do agitador.
 

Attachments

  • DSC04493.jpg
    DSC04493.jpg
    24.8 KB · Views: 1,809
  • DSC04494.jpg
    DSC04494.jpg
    31.4 KB · Views: 1,769
  • DSC04471.jpg
    DSC04471.jpg
    23.4 KB · Views: 1,742
  • DSC04485.jpg
    DSC04485.jpg
    50.3 KB · Views: 1,757
Essa resistência na panela de grãos não carameliza/queima eles?

eles ficam em contato direto com ela?

abraços!
 
Fica direto e não queima nada. nunca tive nem que passar a esponja para tirar os grão. Só agua ja tira tudo. Mas a densidade de potencia é baixa. pelos meus calculos ficou em uns 10w/cm2. O que dá entre o que os americanos chamam de ultra low (~7w/cm2) e low watt density(~13w/cm2).
 
Fotos do sistema de agitação de macerado.

Agora instalei um controlador de velocidade PWM ($9), para controlar a velocidade de agitação.

A parte eletrica dele é uma fonte 12v de PC de 640W (R$20). e um controlador PWM chines ($9) pra regular a velocidade do giro.

Aguentou bem, mas tenho um motor backup no caso de um dia queimar. Bom, o motor custa R$20...

O mais dificil foi acoplar o eixo no motor, tive que emprestar um torno e usinar um eixo inox. As pás são parafusadas no eixo e só fiz os cortes numa chapa inox 1,0 ou 1,2mm.

Motor fica acoplado na tampa. não dá pra tirar, mas cabe ao projetista fazer uma luva e encaixar o eixo chavetado usando um parafuso, aí o eixo fica removível.

Esse motor é bem fraquinho, pra quem usa fogo direto e quer colocar o agitador bem colado com o fundo da panela pra não queimar, talvez tenha problema. como o meu sistema é eletrico, não precisou ficar lá em baixo, assim força menos o motor.

Achei o custo benefício deste sistema muito bom pro meu sistema (total ~R$80 pq peguei o eixo de graça).
 

Attachments

  • IMG_20140110_092602053.jpg
    IMG_20140110_092602053.jpg
    18.1 KB · Views: 1,316
  • IMG_20140110_092514444.jpg
    IMG_20140110_092514444.jpg
    17.7 KB · Views: 1,260
  • IMG_20140110_092506894.jpg
    IMG_20140110_092506894.jpg
    23.5 KB · Views: 1,314
  • IMG_20140110_103735435[1].jpg
    IMG_20140110_103735435[1].jpg
    53.8 KB · Views: 1,226
Houveram umas duvidas no grupo de email, entao to postando aqui pra ficar registrado.
Como fez o aquecedor de passagem?
tubo inox 3' no ferro velho, soldei um disco pra tampar o fundo, um disco um pouco maior pra ser a tampa superior, resistencia tubular fixada no meio deste disco superior. ele é solto.

Tem controlador de temperatura nele tb?
a temperatura dele é controlada por duas coisas: o controlador de potencia de chuveiro eletrico (R$40) que fica no painel e é só girar pra regular a potencia. e o sugundo controle é a vazão de agua, que controlo com uma válvula na entrada do filtro. a leitura é feita num termometro tipo espeto que fica na saída de agua (fiz um furo no cotovelo que encaixa certinho).

A água sai na temperatura programada?
Só regular esses dois itens que ela se mantem, aí fica controlando de vez em quando pelo visor do termometro. Tranquilo.

Quais controladores usa (com rampa)? Comprou aqui ou fora? Quanto?
é nacional. Coel k49. R$300 com frete e sensor tipo J. faz as rampas automaticamente.
 

Attachments

  • IMG_20140110_105834388[1].jpg
    IMG_20140110_105834388[1].jpg
    30.6 KB · Views: 1,313
  • IMG_20140110_105840611[1].jpg
    IMG_20140110_105840611[1].jpg
    22.1 KB · Views: 1,199
  • IMG_20140110_105910356_HDR[1].jpg
    IMG_20140110_105910356_HDR[1].jpg
    30.1 KB · Views: 1,236
Não sei se entendi bem...e na lavagem, como faz para agua descer a 76 ou 78 graus sobre os grãos...se a entrada de água é direta no tubo..abçs
 
Não sei se entendi bem...e na lavagem, como faz para agua descer a 76 ou 78 graus sobre os grãos...se a entrada de água é direta no tubo..abçs

A agua cai quente direto do tubo pra panela. cai em cima dos grãos. eu só acoplo o tubo na lateral e tampa da panela.

:mug:
 
Boa tarde, onde comprou o sensor J, eu comprei o coel k49p, mas o sensor eu nao achei. Compre da Angelina da Unica, mas ela disse que o sensor que ela tem nao pode ficar direto dentro da panela?
Todo sensor J pode ficar em contato com liquidos?
Grato!
 
Direto dentro da panela é complicado. Eu puis num poço termométrico. Aliás, com o poço fica bem facil de por ou tirar o sensor.

Só nao peguei o PT100 pq é mais caro.
 
Vinicius, estou montando um panela bem parecida com a sua. Comprei uma resistência de 3000W e agora vou comprar o rele de 40A e o controlador, que provavelmente será um K49P.
Teria como vc me ajudar com a ligação dos fios entre a resistencia, o rele e o controlador?
Só lembrando que o sistema será 127V!

Grato,
Leo
 
Vinicius, estou montando um panela bem parecida com a sua. Comprei uma resistência de 3000W e agora vou comprar o rele de 40A e o controlador, que provavelmente será um K49P.
Teria como vc me ajudar com a ligação dos fios entre a resistencia, o rele e o controlador?
Só lembrando que o sistema será 127V!

Grato,
Leo

Tranquilo, monte o esquema que vc acha que é certo que eu posso corrigir. Vc vai fazer a caixa elétrica tb? Qualquer coisa me manda todos os elementos que faço o um desenho das ligações elétricas.
 
Vinicius, na verdade tenho até agora somente a resistência (3000W) e o controlador K49P. A fabricante da resistência que me falou para comprar um contatora de no minimo 32A, por isso eu falei em um rele de 40A. A minha ideia é montar uma caixa abaixo da panela, onde instalarei o controlador, a resistência sairá pela lateral da panela de 38 L e todo meu sistema é 100V.
O que eu preciso é uma direção! O que preciso comprar e como ligar o controlador no rele e na resistência.
Obrigado
 
Segue esquema elétrico que fiz. Sou eng. químico, não tenho nenhum curso de elétrica, então se tiver algum erro, me corrijam.

Tenho um disjuntor geral que alimenta o K49, o relé, o disjuntor que liga a resistencia em manual e todo o resto do painel (nao mostrado). O K49 é ligado ao Relé na parte de baixo e a resistencia na parte de cima.

Qualquer dúvida é só falar.
 

Attachments

  • IMG_20140206_115949942.jpg
    IMG_20140206_115949942.jpg
    23.9 KB · Views: 412
  • IMG_20140206_120833083.jpg
    IMG_20140206_120833083.jpg
    32.3 KB · Views: 392
Vinicius fiz o esquema como o seu, as dúvidas que tenho são sobre quanto amperes é o fusível do neutro e do disjuntor geral e qual o motivo de ter um disjuntor manual. Olha o meu esquema elétrico aí!
Abraço e obrigado.
 

Attachments

  • Painel.jpg
    Painel.jpg
    26.9 KB · Views: 390
A chave manual é só para casos de emergencia mesmo. Nas primeiras 2 brassagens eu usei, pois estava com um probleminha na configuração do K49, depois nao usei mais. Mas é uma segurança, qualquer problema, tu podes usar em manual...
Seu esquema está legal. Só muda a chave manual e a bomba que vc colocou e eu não.
 
Vinicius, qual é a amperagem do fusível? Qual é qual é a amperagem do disjuntor manual? qual é a amperagem do disjuntor geral?
Abraço e agradeço sua ajuda!
 
Caro Amigo,

Você poderia disponibilizar o esquema elétrico que montou com o controlador, chave estática, contatora?.....Estou montando aqui mas tenho dúvida nas ligações entre os equipamentos.
 
A amperagem do disjuntor é facil calcular. i=V/P (P=V.i) . Se vc tem uma resistência de 4000W, e a tensão é 220V, Fica i=4000/220=18A. Dá pra usar uma de 30A pra geral e uma de 25 pro disjuntor da resistência. Não usei fusivel, só pro controlador K49, que é recomendado.

Adicionei algumas coisas e irei aumentar minha caixa do painel elétrico. Segue esquema. Qualquer duvida, posta aí. (não desenhei as ligações do neutro, só coloquei um N).
 

Attachments

  • IMG_20150316_094129309.jpg
    IMG_20150316_094129309.jpg
    96.8 KB · Views: 197
cara tenho mãos e pés amarrados para construir tais equipamentos, podemos conversar via whatss sobre o seu ?
 
Aguentou bem, mas tenho um motor backup no caso de um dia queimar. Bom, o motor custa R$20...

Esse motor é bem fraquinho, pra quem usa fogo direto e quer colocar o agitador bem colado com o fundo da panela pra não queimar, talvez tenha problema. como o meu sistema é eletrico, não precisou ficar lá em baixo, assim força menos o motor.

Boa tarde.

Que motor é este, onde posso comprar um semelhante, quero motorizar meu moinho de discos, acredito que este seu daria conta.

Obrigado.
 
Boa tarde.

Que motor é este, onde posso comprar um semelhante, quero motorizar meu moinho de discos, acredito que este seu daria conta.

Obrigado.

Motor mabushi, de vidro elétrico de carro. ~R$30,00. Pega no mercado livre, ou loja de peças de carro.
Um amigo colocou no moinho de rolos dele. um motor pra cada eixo do moinho. ficou ótimo. o problema é que aqui nós usinamos aponta do eixo do motor para fazer o encaixe (torno).

:mug:
 
Motor mabushi, de vidro elétrico de carro. ~R$30,00. Pega no mercado livre, ou loja de peças de carro.
Um amigo colocou no moinho de rolos dele. um motor pra cada eixo do moinho. ficou ótimo. o problema é que aqui nós usinamos aponta do eixo do motor para fazer o encaixe (torno).

:mug:

Vou pesquisar, mas a principio já consegui uma boa alternativa.
Minha mãe me doou um moedor de carne elétrico que estava com defeito, mas o motor está ótimo.

Obrigado.
 
Houveram umas duvidas no grupo de email, entao to postando aqui pra ficar registrado.
Como fez o aquecedor de passagem?
tubo inox 3' no ferro velho, soldei um disco pra tampar o fundo, um disco um pouco maior pra ser a tampa superior, resistencia tubular fixada no meio deste disco superior. ele é solto.

Tem controlador de temperatura nele tb?
a temperatura dele é controlada por duas coisas: o controlador de potencia de chuveiro eletrico (R$40) que fica no painel e é só girar pra regular a potencia. e o sugundo controle é a vazão de agua, que controlo com uma válvula na entrada do filtro. a leitura é feita num termometro tipo espeto que fica na saída de agua (fiz um furo no cotovelo que encaixa certinho).

A água sai na temperatura programada?
Só regular esses dois itens que ela se mantem, aí fica controlando de vez em quando pelo visor do termometro. Tranquilo.

Quais controladores usa (com rampa)? Comprou aqui ou fora? Quanto?
é nacional. Coel k49. R$300 com frete e sensor tipo J. faz as rampas automaticamente.

Vinicius, onde você comprou essa resistência?
Valeu!!!!
 
@ViniciusCarpentieri,

O que são essas panelas, vc comprou assim ou adaptou algum barril, poderia me dar detalhe, estou querendo mudar minhas panelas para inox mas os precos sao absurdos. Vleu!
 

Latest posts

Back
Top