Compra coletiva de Maltes - POA/Reg.Metropolitana

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Lauro_J.. entendo seu ponto.

Mas da uma olhada nesse exemplo se valvula 3/4
http://loja.lamasbrewshop.com.br/valvula-em-inox-para-caldeir-o-panela-lamas.html

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,21891_valvula-esfera-tripartida-1000-psi-inox-304-3-4

87 no Lamas, contra 71 da indupropil.. acredito que o imposto é o mesmo pra mesma peça..

Pra uma ideia, de experiencia pessoal.
Comprei o kit abaixo, que hoje ta indisponivel, a poucos meses atras por 67 reais.
No lamas, o mesmo kit estava por 140.. pode olhar no site, é o mesmo preço ate hoje..

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,56580_kit-valvula-inox-1-2-para-caldeirao

O fato de levantarmos a questao dos preços, nao foi baseado apenas nas nossas opiniões, e sim, nos anuncios dos produtos. E ambas lojas são onlines, e atuam no mesmo pais, estando abaixo da mesma legislaçao e mesmas taxas de impostos.

Abs

Mas aí tem uma coisa bem relevante também. Lamas é em São Paulo, uma das cidades com o maior custo de vida do Brasil. Indupropil é em Ijuí, interior do RS. No Lamas, o custo com funcionários e aluguel certamente vai ser mais alto e o lucro dos proprietários tem que ser maior, porque o custo de vida da cidade é maior. Por outro lado, os fretes que eles pagam pelos produtos devem ser mais baixos, pois o estado de São Paulo é o principal "centro logístico" do país.
No interior (por incrível que pareça) até os preços em supermercado são menores, o que só pode ser justificado pela menor margem de lucro e pelos menores custos com funcionários, aluguel de espaço, etc., pois eles gastam mais com frete e perdem na escala de compra e no número de vendas.

A questão da diferença do custo de vida é absurda mesmo. Quem já morou em interior e capital sabe. Eu morava no interior (bem perto de Ijuí, custo de vida similar) e vim pra Porto Alegre concluir estudos no ensino médio e depois fazer faculdade. Segue um breve comparativo:

No interior (na época que me mudei)
- o melhor colégio particular da cidade - R$ 250,00/mês, incluíndo transporte.
- Aluguel de uma CASA de 250m2 com garagem - R$ 600,00
Total estudo e moradia - R$ 850,00

Em Porto Alegre (na época que me mudei)
- um colégio bom (nem o mais caro), + transporte coletivo para estudante custava R$ 650,00/mês
- Alugel de um AP de 60m2 + condomínio + garagem - R$ 795,00
Total estudo + moradia R$ 1445,00

Nesse caso em específico, é bem coerente o Lamas ter (se é que realmente tem) maior margem de lucro. E infelizmente, conforme tu mesmo falou, o homebrew não é um mercado muito grande. Mas discordo de ti quanto a eles conseguirem vender muito mais se baixarem o preço, pois não acredito que a demanda aumentaria muito se os preços baixassem. Não acredito que o pessoal aumentaria a capacidade produtiva ou o número de brassagens o suficiente para isso ocorrer, só pela baixa dos preços. Até porque, como Hobby, geralmente é para consumo próprio e de amigos, o que limita a produção. Também não vejo o número de cervejeiros caseiros tão atrelado ao custo. Acho que é muito mais atrelado à cultura cerevejeira (ainda pequena no Brasil) e a prioridade da maior parte da população em necessidades mais básicas... minha opinião!
 
@tiefensee a lamas eh em campinas. Interior a 120km de SP. E os custos lá não se comparam a são Paulo. Digo isso porque já morei lá, e também já fui na sede da Lamas, que eh bem fora só centro comercial. Fica na rodovia depois da cidade.
Concordo com vc qd se refere a serviços e aluguéis de SP. Mas ela não se enquadra ai
Abs.

Edit: Lembrando que me refiro a preços de loja Online, que são despachados do depósito.. não estou comparando lojas fisicas, pois aí sim, há custos atrelados e a propria loja fisica. Estas tem uma valor acima do site, que acho coerente visto ter outros custos e não estou debatendo isso.
 
Com certeza a demanda aumentaria com melhores preços.

Já perdi a conta de quantas vezes fiquei olhando pro meu carrinho de compras, olhando o valor final com frete, sentindo aquela facada, e por fim, protelando ou diminuindo a quantidade de insumos...
 
@Luccasm - achei que fosse São Paulo. Claro que Campinas é mais barato que São Paulo, mas mesmo assim, com certeza é mais cara que Ijuí.

Campinas:
- 1.150.000 habitantes
- 1.390,83 de renda média
- 0,56 coeficiente de gini (desigualdade)

Ijuí
- 80.000 habitantes
- R$ 1.066,65 de renda média
- 0,54 coeficiente de gini (desigualdade)

Cidade mais próxima à capital, com população maior, maior renda média e mais desigualdade com certeza terá preços mais altos quando tratamos de uma loja cervejeira, que se foca na parte de "cima" da desigualdade. Os custos envolvidos em aluguel e pessoal devem ser mais altos, e a margem de lucro também, pois os donos, para um mesmo padrão de vida, tem que ganhar mais... agora, o quanto mais, só se Indupropil e Lamas nos abrissem seus balanços financeiros.

A título de curiosidade. Sou de Três de Maio, cidade próxima a Ijuí, com cerca de 24.000 habitantes. Tem uma fábrica de cerveja artesanal lá, a Hettwer (nunca tomei) com uns 8 estilos. Há tempos não vou pra lá, mas um amigo que foi contou que o hotel que ele ficou lá vende as cervejas de 600ml desta cervejaria a R$10,00. Em Porto Alegre, um Ibis vende uma long neck de Skol, Heineken ou uma Stella de 275 ml por R$ 8,00...
 
@tiefensee, eu sou de São Roque, 80Mil habitantes.. Os preços são equivalentes a campinas.. e se comparar com Sorocaba, que tem quase 650mil habitantes, os preços de são roque,como aluguel, são iguais e as vezes maiores. Não se tem tanta diferença assim entre cidades do interior.

Como vc mesmo disse, ijui tem:
80mil habitantes e renda percapita de 1,06mil?
Campinas 1,150 MILHÕES de habitantes tem renda percapita de 1390?? + de 14x os habitantes e uma renda 0,3x maior?

Olha a renda de São Paulo:
11MM de habitantes, e renda média domiciliar per capita dos moradores de São Paulo, que, em 2008, era de 816,40 reais o que posiciona a cidade na oitava colocação no ranking das capitais brasileiras, atrás de Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (wikipedia. mesma fonte dos dados que vc passou)

816,40 reais, inferior a Ijui..

Sinceramente, não acho que um comparativo de população seja a medida certa para se comparar lojas online.. mas vai de cada um..

Abs
 
@Luccasm
Na verdade, minha fonte foi outra: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) - http://economia.terra.com.br/infograficos/renda/

Mas realmente, conforme o Guenther falou, não acho que seja uma discussão que valha muito a pena prosseguir, não vejo no horizonte onde isso acaba...

A verdade é que cada um tem sua opinião e pode decidir levando em conta o que mais pesar: facilidade, preço, atendimento, proximidade, vínculo com vendedor, etc., e que para sabermos a % de lucro cada empresa tem e qual o lucro líquido que eles tem e almejam, só com a opinião destes!

Eu me aproximo mais da ideia do @Guenther e já elegi meu fornecedor preferido (que é até um pouco mais caro), levando em conta principalmente a facilidade (comprar receitas prontas nas quantidades certas, com malte moído na hora), qualidade de atendimento e relação com fornecedor.

Infelizmente hoje, se for calcular por custo, não temos um hobby muito rentável (mas acho que eles nunca são)...
 

Latest posts

Back
Top