Como dimensionar um dimmer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Trops

Well-Known Member
Joined
Nov 26, 2019
Messages
258
Reaction score
170
Location
Teófilo Otoni / Ipatinga - Minas gerais
Tenho uma bomba para recirculação que é 18W = 12V e 1,5A.

Porém, como o fluxo tá mto forte gostaria de usar um dimmer (potenciômetro), atualmente to usando ela com a valvula etrangulada (semi aberta), porém, a mangueira está encolhendo o que significa que pode estar forçando a bomba..

dai qria instalar um dimmer, ate vi um controlador de ventilador, porem a especificação dele falava que era ate 450 W, como minha bomba eh 18W esse controlador me parece superdimensionado.

alguem pode me dar uma luz ai
 
Você pode usar só um potenciômetro simples, que suporte os 1,5A da bomba... Esse é o jeito simples! Eu instalei um redutor na saída da minha e ficou 100%. Lembre que a regulagem "na mangueira, no seu caso com torneira) deve ser na saída da bomba e não na entrada
 
Você pode usar só um potenciômetro simples, que suporte os 1,5A da bomba... Esse é o jeito simples! Eu instalei um redutor na saída da minha e ficou 100%. Lembre que a regulagem "na mangueira, no seu caso com torneira) deve ser na saída da bomba e não na entrada

problema q fico perdido em informaçoes como:
10K Potenciômetro Simples - Eixo L20
10K Potenciômetro Simples - Eixo L15
100K Potenciômetro Simples - Eixo L20
100K Potenciômetro Simples - Eixo L15
50K Potenciômetro Simples - Eixo L20
50K Potenciômetro Simples - Eixo L15

dai nao sei ao certo o q preciso, nao sou bom na parte eletrica.

a sua ideia de instalar a valvula na saida da bomba eh interessante, mas nao vou conseguir montar isso antes da minha proximaa brassagem
 
Já pensou em usar uma fonte regulável na sua bomba? Já vi algumas bem baratas por aí, que regulam desde 1,5V até 12V. Deve ser barato, ache uma com uns 3A que deve segurar de boa...
 
Bom Dia,
Cara, comprei esse controlador no Aliexpress para minha bomba
 

Attachments

  • 9B2C0473-7582-4E4E-9AB1-C804A4477650.jpeg
    9B2C0473-7582-4E4E-9AB1-C804A4477650.jpeg
    35 KB · Views: 29
Já pensou em usar uma fonte regulável na sua bomba? Já vi algumas bem baratas por aí, que regulam desde 1,5V até 12V. Deve ser barato, ache uma com uns 3A que deve segurar de boa...

tem ctz q funciona assim, pelo q eu tinha entendido, se vc reduzir a voltagem, vamos supor 9V, a corrente aumentaria para 2A pra fornecer a mesma potencia para a bomba
 
Back
Top