Como decidir entre maturação a frio ou ambiente?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Como vcs fazem essa escolha? Digo em relação a cerveja ja envasada e carbonatada.
Tive uma experiência com uma IPA que a maturação ambiente (4 meses) trouxe um resultado MUITO mais interessante do que a maturação a frio.
Existe alguma "formula" para decifrar se uma breja verde vai arredondar melhor em temperaturas maiores ou menores?
 
Se tiver condição (geladeira / câmara fria disponível) eu prefiro armazenar a frio.

Baixas temperaturas inibem as reações bioquímicas na cerveja, como por exemplo a oxidação, colocam o fermento para dormir, evitando eventuais atenuações após o envase e ajudam na precipitação dos resíduos em suspensão (fermento, restinho de lúpulo, etc..). Em resumo, conserva melhor a cerveja.

Eu não saberia dizer porque sua IPA ficou melhor conservada a quente, qual seria a teoria por trás. Mas me arrisco a dizer que pode ter sido um ponto fora da curva, pois normalmente a cerveja mantida gelada se preserva melhor.
 
Eu normalmente armazeno as mais lupuladas* a frio (visando a conservação do lúpulo e sua relação com a cerveja) e as demais (sejam as belgas, red ale, etc...) a ambiente.

*Refiro-me aqui somente àquelas de coloração clara como session IPA, NEI, etc... que possuem o malte apenas como base e não como "fator forte" de sabor, como numa american amber ale.

Faço isso não porque estude o assunto... mas por simples costume

p.s. Vale a pena constar que sempre faço refermentação na garrafa
 
Existe alguma "formula" para decifrar se uma breja verde vai arredondar melhor em temperaturas maiores ou menores?
Na minha opinião a cerveja "verde" somente vai arredondar a temperaturas maiores, pois ainda ocorre a ação da levedura.

Mas também acho que uma cerveja "verde" não deve ser engarrafada, pois isso pode causar problemas (supercarbonatação, entre outros).

As cervejas que se favorecem pelo armazenamento "a quente" são cervejas mais maltadas ou cervejas de guarda.

Já IPAs (e Weiss) são cervejas que devem ser bebidas frescas, o armazenamento "a quente" teoricamente somente prejudica.
Se a sua IPA melhorou imagino que seu processo tenha algum problema ou a cerveja ainda não estava pronta.
Mas 4 meses é muito tempo. Talvez a oxidação gerou algum composto "indesejável" mas que você gostou.
 
Mas 4 meses é muito tempo. Talvez a oxidação gerou algum composto "indesejável" mas que você gostou.
Pois é, tambem achei 4 meses muito tempo pra ima IPA. A diferença que senti é que ipa a frio continuou com amargor forte e citrica, ja a que ficou fora da geladeira reduziu um pouquinho o amargor e ganhou um frutado remetendo claramente ao abacaxi.
 
Então....

Você fez uma IPA amarga e cítrica e o frio fez o que deveria fazer, manteve ela assim.
Se você gostou dela menos amarga e mais frutada.... talvez você deva pensar em mudar a receita.
Troque para algum lúpulo mais frutado, ou mude o fermento (o Verdant IPA parece adequado).

Faça com que a sua IPA fique como você gosta desde o início, que não precise envelhecer pra isso.

Obs: reduzir o amargor ok, acontece normalmente, mas o frutado aparecer pode ser alguma biotransformação que continuou ocorrendo.... ou uma contaminação (brett ou algo assim)
 
Esse lance de cerveja verde permanece sendo uma incógnita pra mim (fiz até um post sobre, mas não rendeu muito). Já pensei em acetaldeído mas não faz muito sentido, pois segue presente em maturações a quente longas e some a frio, e sempre uso fermento fresco. O que melhor associo é a levedura que segue em suspensão, dando sensorial ligeiramente azedo/pão cru e que acaba escondendo sabores mais delicados (principalmente do malte) que são mais ressaltados depois de mantida a frio por mais tempo. Mas fato é que ele existe, e some com o tempo.

Sobre o post original, independentemente de qual temperatura a cerveja estiver, estarão ocorrendo reações nela. Oxidação (tanto aquela que dá gosto de papelão quanto àquelas que aumenta a complexidade de cervejas grandes), volatilização dos ésteres, decantação...todas ocorrem mais ou menos aceleradas em determinadas temperaturas, mas a real é que sempre vão acontecendo e modulando a cerveja. O ideal é estudar pra ver o mais desejável pro teu intuito, e então decidir em qual temperatura deixar a cerveja descansando. E ir experimentando, claro.

PS: vi aqui em algumas fontes que brett pode gerar ésteres que remetem a abacaxi. Pode ter sido uma contaminação. Se ainda tiver mais da IPA, poderia deixar mais tempo pra breta ir fechando o ciclo dela e ver pra onde evolui, de repente fica mais interessante ainda rsrs.
 
Se ainda tiver mais da IPA, poderia deixar mais tempo pra breta ir fechando o ciclo dela e ver pra onde evolui, de repente fica mais interessante ainda rsrs.
Ja acabou hahahahahaha, mas honestamente eu duvido muito q tenha sido contaminado. Pelo menos visualmente falando, nao tinha sinal algum, e essa alteração de sabor foi sutil (eu percebi a diferença por ter tomado varias garrafas em diversos momentos)
 
Back
Top