Colorado Titãs - Laranja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

prado

Member
Joined
May 12, 2014
Messages
14
Reaction score
0
Buenas galera

Tomei a colorado titãs e curti aquele sabor de laranja que colocaram, fiquei bem curioso e afim de fazer isso numa red ale, o que vocês acham ou me sugerem?

Eu ia colocar umas 10g/L de cascas de laranja no inicio da fervura (80min).

Valeu! Abraço!


Edit: Acho melhor organizar minhas dúvidas:

1) Quando colocar a casca de laranja?
Resposta rafaelpiovesan: No fim da fervura, nos ultimos 5min.

2) Qual tipo de laranja usar?

3) Casca seca ou recém removida?

4) Ter cuidado para remover o mínimo de parte branca da casca?

5) Qual a quantidade de casca por litro? Quantas gramas?
 
Prado,

os óleos essenciais que contem o sabor/aroma da laranja são voláteis, se você colocar no começo da fervura eles vão evaporar, o melhor seria colocar no final, nos últimos 5 minutos, como numa witbier.
Abraço
 
Oi Rafael, valeu pela dica!

Outra coisa que fiquei em dúvida por já ter lido por aí que da pra fazer dos 2 modos, sobre isso é se devo colocar a casca para secar ou coloco ela logo que removida?
E outra devo ter cuidado pra remover o mínimo da parte branca ou nao faz muita diferença?

Eu não tenho certeza agora o nome da variedade de laranja que eu tenho comprado, mas ela tem uma casca bem macia, acho que é de umbigo, mas de um tipo que eu nao encontrava antigamente (talvez seja importada), ela tem uma coloração bem mais forte que as laranjas comuns, parece até meio pintada. Estava pensando em usar esta variedade.

Vocês já tem alguma recomendação por padrão para uso na cerveja?
 
Eu utilizei esses tempos Casca de Limão Siciliano. Numa primeira leva, comecei com 1g/L e o sabro não apareceu. Numa segunda leva, usei 1,7gL e aí sim apareceu o sabor! 10g/L não seria muito para a sua cerveja?
 
Buenas galera

Tomei a colorado titãs e curti aquele sabor de laranja que colocaram, fiquei bem curioso e afim de fazer isso numa red ale, o que vocês acham ou me sugerem?

Eu ia colocar umas 10g/L de cascas de laranja no inicio da fervura (80min).

Valeu! Abraço!


Edit: Acho melhor organizar minhas dúvidas:

1) Quando colocar a casca de laranja?
Resposta rafaelpiovesan: No fim da fervura, nos ultimos 5min.

2) Qual tipo de laranja usar?

3) Casca seca ou recém removida?

4) Ter cuidado para remover o mínimo de parte branca da casca?

5) Qual a quantidade de casca por litro? Quantas gramas?

1- 5 a 10 minutos são o suficiente.

2- o tipo de laranja depende muito do teu gosto. Para decidir sugiro fazer um chá com a casca da laranja que tu quer usar pra ver se o gosto te agrada.

3- eu prefiro utilizar a casca recém ralada.

4- é interessante remover o mínimo do branco da casca, pois é o que gera o amargor, eu prefiro utilizar um ralador pra remover a casca, assim dá para cuidar bem para não remover o branco também.

5- eu julgo suficiente entre 1,5 e 2,5 g/l. Mas isso depende de qual é o seu objetivo e variedade da laranja.

Obs: como eu utilizo a casca ralada, uso um grainbag pra fazer um 'sache' com as cascas.
 
Já ouvi falar que Contreau...aquele licor de laranja....dizem que funciona que é uma beleza no final da fervura ou no final da fermentação...qualquer dia eu testo
 
Já ouvi falar que Contreau...aquele licor de laranja....dizem que funciona que é uma beleza no final da fervura ou no final da fermentação...qualquer dia eu testo

Opa, eu tenho esse licor aí, só que é mega doce, então acho que o ideal seria colocar no final da fervura pra o negocio já fermentar com o açucar desse licor.

Tu diz colocar no fim da fermentação é colocar antes do primming? Se for isso acho que se adicionar pode dar super carbonatação, não?
 
Usei em uma Saison aquela laranja kinkan, uma bem pequena, japonesa, que a casca é doce e comestível.



Usei numa proporção de 7g/l, o que deu um bom aroma. Acho que foi um pouco da parte branca da casca pq deu um pouco desse amargor que foi dito logo acima, mas não prejudicou.
 
Prado, eu não fiz....mas ouvi no final da fervura e no começo da maturação.....mas só testando mesmo....não acho que dê carbonatação alta....mas....sabe-se lá....
 
Numa de trigo eu 10 minutos e achei pouco gosto, ai após a fermentação primária, fiz um chá bem forte com casca de laranja importada e adicionei. Ficou Show o sabor. Achei bem mais eficiente que colocar na fervura
 
Eu fiz uma tripel em que adicionei suco de laranja no final da fervura.
Coloquei 1L daquele suco de caixinha Laranja Caseira pra uma batelada de 20L (sim, coloquei o industrializado mesmo, era um teste hehe)

Cara, ficou bom que só essa breja!
 
Back
Top