Carbonatação em PET - Pedido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaro

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2011
Messages
48
Reaction score
8
Location
houston
Pessoal,
Lembro que num encontro da ACERVA aqui em POA levaram uma garrafa PET com uma válvula de bicicleta na tampa para carbonatar a cerveja. Lembro que era bem simples, só tinha algo específico sobre o tipo de ventil.
Alguma alma caridosa pode postar um tutorial de como montar isso e como usar (se precisa de uma válvula de saída de gás específica)?
Valeu
 
Alvarol... Se vc vai fazer carbonatação forçada... vai precisar de um cilindro de CO2. Se vc vai gastar com um cilcindro de CO2 não faz sentido economizar fazendo uma tampa com ventil de pneu... Procure na internet Carbonator Cap q é uma tampa específica para carbonatação forçada em garrafas pet. VOcê vai precisar também de um terminal de entrada Ball lock(usado em postmix) e claro um regulador de pressão pro seu cilindro de CO2.
 
Buenas Álvaro. Fui eu quem levou na acerva as tampinhas. Cara, só precisas uma válvula tipo Schreiber ( compra na Maraschin - Av.Bento Gonçalves ) por 2pilas e faz um furo com broca 6 ( ou 8 não me lembro qual usei) e parafusa o bico . Barbada! Eu fiz uns 10 e uso para carbonatar as cevas tirando direto do fermentador ( sabe como é , às vezes a paciência á curta e a sede tá grande ). Uso também para carbonatar água ( minha mulher e meus piás adoram água com gás ). Só o que eu evito de poluir em garrafas pet indo pro lixo já vale muito a pena. Abraço. Leonardo.
Em tempo, vais precisar comprar o bico ( daqueles de encher pneu em posto ) para ligar o CO2 na válvula da garrafa. O meu eu comprei por 15 pilas em uma casa que vende produtos para borracharia .:rockin:
 
Valeu gurizada
Flavio, o negocio era mais pela pressa que pela economia, não receberia a tempo o carb cap, inclusive foi vendo esse carb cap que me lembrei da tampa do Leonardo.
Pois então, Leonardo, estava no apuro de levar uma ceva que fiz com o pessoal em São Gabriel para eles provarem lá agora na semana farroupilha. Acabei usando válvula de pneu sem camara, aquelas c borracha mesmo. Meu procedimento foi fazer o furo nas tampas de refri, colocar a valvula encaixada e colocar gás na cerveja gelada. 2kg por 20 segundos, chacoalhei, repeti o procedimento umas 2 vezes e deixei descansar durante a noite. Quando testei elas estavam com muito pouco gas, meio chocas mesmo. Até tentei c 3kg no dia que fui beber mas nao deu muito pé Creio que nao tenha sido vazamento pq coloquei elas deitadas na geladeira e nao saiu nada de liquido e a água que carbonatei ficou bem boa de gas. Vou tentar c as valvulas que me indicaste na próxima.
 
Pessoal,
Lembro que num encontro da ACERVA aqui em POA levaram uma garrafa PET com uma válvula de bicicleta na tampa para carbonatar a cerveja. Lembro que era bem simples, só tinha algo específico sobre o tipo de ventil.
Alguma alma caridosa pode postar um tutorial de como montar isso e como usar (se precisa de uma válvula de saída de gás específica)?
Valeu

neste vídeo ele mostra como fazer o que você precisa

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=ZsBdatGpQow[/ame]
 
Muito provavelmente foi algum vazamento invisivel mesmo... uma pena... baixa bem a temperatura tipo perto de 0C e depois manda bala derrepente consiga algum resultado... tenta deixar um bom head space tm e ve se obtem algum resultado melhor.
 
Atualizando esse post, estou abandonando oficialmente o uso de PET, depois de quase 1 ano e mais de 10 levas testadas. Funciona bem, não perde carbonatação, resiste legal, com a extratora fica ainda melhor.

Mas depois de 1 mês, a alteração de sabor e aroma na breja é significativa. Se for consumir rápido, até vale a pena. Mas como eu usava ela como coletora, na hora de engarrafar do meu cônica, os primeiros 2 litros iam nela (terminando de limpar o fermento). Ai guardava para levar em eventos. Muita gente já havia comentado sentir grandes diferenças das brejas na PET e nas garrafas.

Mas decidimos parar de vez depois de uma Dubbel que estava lá há uns 3 ou 4 meses, a da garrafa estava estupenda, elogiada por muita gente...e a da PET totalmente sem gosto e sem aroma, mas NENHUM mesmo. E totalmente carbonatada. Foi frustrante, então agora vou me entregar aos barris de 5 litros.

Abraços!
 
Pessoal, boa noite!

Tenho usado mini-kegs de 5L pra embarrilar com priming neles, mas queria começar a usar carbonatação forçada; O problema é que esses kegs só aguentam 2 BAR, o que não é suficiente para carbonatar uma cerva; Daí, me veio à cabeça de fazer carbonatação em PETs e depois usar um sistema parecido com válvula de contra-pressão pra mover a cerva do PET pro mini-keg. Alguém já fez algo parecido ?

Pensei em usar uma extratora parecida com a das fotos lá no início do topico para expulsar a cerva, e uma de contra-pressão no barril para evitar perda de CO2

O que acham?
 
Pessoal, boa noite!

Tenho usado mini-kegs de 5L pra embarrilar com priming neles, mas queria começar a usar carbonatação forçada; O problema é que esses kegs só aguentam 2 BAR, o que não é suficiente para carbonatar uma cerva; Daí, me veio à cabeça de fazer carbonatação em PETs e depois usar um sistema parecido com válvula de contra-pressão pra mover a cerva do PET pro mini-keg. Alguém já fez algo parecido ?

Pensei em usar uma extratora parecida com a das fotos lá no início do topico para expulsar a cerva, e uma de contra-pressão no barril para evitar perda de CO2

O que acham?

Eu particularmente acho caro o preço dos mini-kegs por serem descartáveis. Semana passada comprei um Keg de 10L usado por 145 reais, considerando o reuso vale muito mais a pena. A não ser que vc vá dar embora o barril cheio, mesmo assim eu adquiriria um Keg para fazer a transferência pro mini-keg.
 
Fala Cleber,

Meu problema é espaço; Faço brassagens de 5l justamente por não ter margem de manobra; Não tenho como meter um keg grande desses na geladeira, saca ?

Tenho um cilindro de CO2 pequeno, que comprei pra brincar com esse lance de carbonatação em PET com o "The Carbonater", mas uso raramente; Tenho feito priming direto dentro do mini keg; Na verdade dá pra reusar o mini-keg algumas vezes, tomando um certo cuidado....
 
Fala Cleber,

Meu problema é espaço; Faço brassagens de 5l justamente por não ter margem de manobra; Não tenho como meter um keg grande desses na geladeira, saca ?

Tenho um cilindro de CO2 pequeno, que comprei pra brincar com esse lance de carbonatação em PET com o "The Carbonater", mas uso raramente; Tenho feito priming direto dentro do mini keg; Na verdade dá pra reusar o mini-keg algumas vezes, tomando um certo cuidado....
Certo, mas existe Keg inox de 5L, a Agavic, por exemplo, vende. Se for pra ter em casa acho que compensa mais, um novo me lembro que custava por volta de 350 reais na Agavic. Abs.
 
Pessoal, boa noite!

Tenho usado mini-kegs de 5L pra embarrilar com priming neles, mas queria começar a usar carbonatação forçada; O problema é que esses kegs só aguentam 2 BAR, o que não é suficiente para carbonatar uma cerva; Daí, me veio à cabeça de fazer carbonatação em PETs e depois usar um sistema parecido com válvula de contra-pressão pra mover a cerva do PET pro mini-keg. Alguém já fez algo parecido ?

Pensei em usar uma extratora parecida com a das fotos lá no início do topico para expulsar a cerva, e uma de contra-pressão no barril para evitar perda de CO2

O que acham?

Cara, porque não dá pra carbonatar direto?

Carbonatação forçada dá na mesma, a única coisa é que vc nao vai poder usar aquele método brutal de tocar uma pressão mais elevada e sacudir o barril, teria que fazer no modo suave, deixar com a pressão-alvo por mais tempo.

Vc pode inventar o sistema se vc quiser, mas minha indicação é de que quanto menos mexer na cerveja pronta, melhor. Isso evita oxidação dela, aí não terá problema.

Abraço
 
Certo, mas existe Keg inox de 5L, a Agavic, por exemplo, vende. Se for pra ter em casa acho que compensa mais, um novo me lembro que custava por volta de 350 reais na Agavic. Abs.

O lance é que já comprei uma chopeira pro mini-keg, o sistema todo funfa mto bem... Vou ver esse daí, de repente faço a forçada nele, depois transfiro pro mini.

Cara, porque não dá pra carbonatar direto?

Carbonatação forçada dá na mesma, a única coisa é que vc nao vai poder usar aquele método brutal de tocar uma pressão mais elevada e sacudir o barril, teria que fazer no modo suave, deixar com a pressão-alvo por mais tempo.

Vc pode inventar o sistema se vc quiser, mas minha indicação é de que quanto menos mexer na cerveja pronta, melhor. Isso evita oxidação dela, aí não terá problema.

Abraço

O Mini-Keg só aguenta 2bar de pressão; Além disso, pra fazer no modo suave, vou ter que meter o cilindro na geladeira, e remete ao meu problema de falta de espaço;

Por isso que to pensando num esquema de válvula extratora pra PET, tipo a da foto abaixo, pq daí faço a forçada no PET, depois transfiro na contra-pressão pro mini-keg;

PET.JPG

O maior problema é fazer essa extratora com ball lock, pra emular o funcionamento do "The Carbonater"; Achei um cara que fez quase o que eu quero, mas pra uma garrafa de champagne:

set.jpg
 
Caros membros do fórum!

Me rendi ao carbonator!

Comprei um no mercado livre de uma empresa do Rio de Janeiro. Aquele de inox.

Muito bom!

Uso 2,5 kgf de pressão na PET. Deixo um headspace considerável: por exemplo, na PET de água com gás de 1,5 L, encho com uns 1,35 de cerva direto do fermentador. Carbonato antes de sair de casa (7h). conecto o gás,retiro. Dou uma bela sacudida na garrafa. Denovo. Denovo. repito isso umas 7 vezes. Guardo na geladeira.

Quando chego em casa as 19h, a carbonatação tá estabilizada (lógico, ainda tem um pouco do carbonic bite). Mas fica perfeito. Até mais carbonatado do que eu gostaria.

Usem sem medo!

Só não excedam a pressão recomendada (no MÀX 3kgf)
 
Back
Top