Carbonatação com CO2 no KEG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipemoreira

Member
Joined
Sep 15, 2014
Messages
11
Reaction score
0
Boa noite, estou precisando de ajuda um pouco urgente pois tenho enfrentado problemas com a carbonatação forçada.

Estou fazendo o seguinte:

- Coloquei a cerveja no KEG (não pe post mix... keg usado em chopeiras de bar)
- Está resfriado a 5ºC
- coloquei a pessão em 2 kgf (algo em torno de 28 PSI) Coloquei a mais pois tentei com menos e não deu certo.
- Sacudi muito e abri o gas, sacudi mais e abri de novo... fiz isso até estabilizar.
-Deixei 2 dias a 5ºc para disolver todo o CO2.

Ai começa os problemas e as duvidas.

Estou usando um enchedor de contra-pressão. Só que se tento encher com a mesma pressão do barril a cerveja só sai espuma. Se eu libero a pressão até chegar 1kgf no manometro ela até sai normal, mas dá muita espuma na garrafa e no final da história... quando vou provar tá sem gás... muito pouco, não forma nem espuma no copo.

O que estou fazendo errado? Devo liberar o excesso de co2 pela valvula de alivio?

Tem alguma dica por favor? Pois estou com a cerveja nesse momento no freezer e to com medo de perder! Tem muita!! Hehe

Muito obrigado!
 
um pouco mais de informações, qdo vc diz q tenta encher na mesma pressão q está no barril vc coloca a contrapressão no mesmo valor?
temperatura?
Qual o seu sistema?
pode mandar fotos?
 
Boa noite, estou precisando de ajuda um pouco urgente pois tenho enfrentado problemas com a carbonatação forçada.

Estou fazendo o seguinte:

- Coloquei a cerveja no KEG (não pe post mix... keg usado em chopeiras de bar)
- Está resfriado a 5ºC
- coloquei a pessão em 2 kgf (algo em torno de 28 PSI) Coloquei a mais pois tentei com menos e não deu certo.
- Sacudi muito e abri o gas, sacudi mais e abri de novo... fiz isso até estabilizar.
-Deixei 2 dias a 5ºc para disolver todo o CO2.

Ai começa os problemas e as duvidas.

Estou usando um enchedor de contra-pressão. Só que se tento encher com a mesma pressão do barril a cerveja só sai espuma. Se eu libero a pressão até chegar 1kgf no manometro ela até sai normal, mas dá muita espuma na garrafa e no final da história... quando vou provar tá sem gás... muito pouco, não forma nem espuma no copo.

O que estou fazendo errado? Devo liberar o excesso de co2 pela valvula de alivio?

Tem alguma dica por favor? Pois estou com a cerveja nesse momento no freezer e to com medo de perder! Tem muita!! Hehe

Muito obrigado!

Vc não precisa ficar abrindo e fechando o gás enquanto sacode, deixa plugado, registro do cilindro aberto e vai sacudindo, isso vai fazer a cerveja carbonatar mais rápido. Sacudir o barril não é necessário também se vc tiver mais paciência pode deixar o cilindro plugado e aberto na pressão certa que vc quer carbonatar a cerveja (gelada) que em 1 semana está carbonatada (se o líquido nao estiver até o talo do barril).

Pro contra-pressão vc tá fazendo ao contrário, vc nem equilibra à pressão do barril nem alivia a pressão do barril, vc injeta pressão a mais. Pode ser 0,5bar a mais do que está no barril, o líquido não vai absorver essa pressão a mais nos minutos que vc usar o contra-pressão, assim tendo uma pressão na garrafa (e no barril) que é maior do que o equivalente ao volume de CO2 dissolvido no líquido, ele não tem como se "desprender" do líquido, portanto vai permanecer lá, sem sair e sem espumar. Acho que existe um tópico aqui no fórum onde isso é falado.

Abraço
 
Eu faço o seguinte:

Plugo o barril no Co2 com +- 3kgf, liquido gelado, e viro o baril de pona cabeça (uns 45graus de angulo) e fico uns 5 minutos aberto o co2 e ao mesmo tempo sacudindo de um lado pro outro. Terminado esse tempo, desconecto o co2 e coloco no refrigerador a 0º. No outro dia ele está estabilizado em torno de 1,3 kgf e apartir daí ela estabiliza nessa pressão.
pra envazar com CP eu coloco 2,5 kgf nos dois -garrafa e barril (ligo o Barril e a CP com u T), aí faço o procedimento de enchimento. Não espuma nada.
Az vezes espuma mínima coisa no despressurizar a garrafa após cheia. Pra ter uma idéia, em 25 litros não dá um copo cheio de espuma no despressurizar. Pra não perder nem esse pouquinho no final, é só dar um tempinho (30s) após a garrafa chaia antes de despressurizar. Lembrando que eu sempre faço minhas cevas bem carbonatadas, coisa que tende a espumar na despressurização.
 
Estou seguindo todas as dicas e fazendo os testes..

Vocês acham que um dos motivos de estar dando errado é pelo fato de eu estar usando um keg de 50 litros porém somente com 30 litros de cerveja no keg para carbonatar?

Acham que esse espaço vazio dentro pode influenciar a (não) carbonatação?

Vou enviar umas fotos do precesso para vocês analizarem...

Obrigado!
 
Estou seguindo todas as dicas e fazendo os testes..

Vocês acham que um dos motivos de estar dando errado é pelo fato de eu estar usando um keg de 50 litros porém somente com 30 litros de cerveja no keg para carbonatar?

Acham que esse espaço vazio dentro pode influenciar a (não) carbonatação?

Vou enviar umas fotos do precesso para vocês analizarem...

Obrigado!

Ok, mande as fotos.

Mas o espaço vazio não tem a ver com a falta de carbonatação, costuma até carbonatar mais rápido, porque tem mais CO2 disponível pra ser absorvido.
 
Realmente Tiago, até que deu certo agora... Só que a espuma não fica nem 20 seguindo no copo.. apesar da sensação do gás no liguido. Só faz espuma na hora de servir. :(

Agora um problema que está acontecendo com o enchedor: Toda vez que encho o garrafa e vou aliviar a pressão residual toda a cerveja que está dentro da garrafa vira espuma e começa a sair muita quantidade pela válvula de alivio. Estou usando 2kgf para extrair (pois essa é a pressão dentro do KEG) e essa mesma pressão para pressurizar a garrafa. Com isso consigo realmente manter em contra pressão. A cerveja não entra na garrada a não ser que eu abra lentamente a válvula de alivio. Mas no final, depois de fechar o fluxo de cerveja e abrir a valvula lentamente para liberar somente o co2 que restou sai muita cerveja de dentro. A garrafa fica pela metade e faz muita sujeira.

Sempre vejo videos de pessoas que enchem e no final liberam o restinho do gas e depois fecham normalmente.

Dicas?
 
A única dica é, depois de parar de encher, aliviar a pressão residual BEM devagar e não agitar a garrafa.

Se fizer isso e mesmo assim espumar, a questão é bem simples: tua cerveja está super-carbonatada.

Abraço,
 
Ok, mande as fotos.

Mas o espaço vazio não tem a ver com a falta de carbonatação, costuma até carbonatar mais rápido, porque tem mais CO2 disponível pra ser absorvido.

Tiago,
Não conheço o processo de carbonatação com CO2 mas como estou em vias de começar, pergunto:
Num postmix de 19l qual seria o volume recomendado de cerveja?...e em postmix de 10 e 5 litros respectivamente?
 
Tiago,
Não conheço o processo de carbonatação com CO2 mas como estou em vias de começar, pergunto:
Num postmix de 19l qual seria o volume recomendado de cerveja?...e em postmix de 10 e 5 litros respectivamente?

Cara, não tem muito esquema nesse sentido... só evitaria de encher muito pouco,tipo 3/4 pra baixo, porque quanto mais headspace mais oxigênio residual pode ter ali, mesmo que tenha purgado...

Eu ja enchi até sair pelo post de gás, só que vc enche até em cima, demora mais pra carbonatar. Daí se for o caso de vc encher até o talo e chegar na altura do tubo de gás, tenha cuidado pra nunca fechar o registro do cilindro com o conector engatado, porque daí volta cerveja pra dentro do regulador de pressão e isso é uma M#$#! ja aconteceu comigo mais de uma vez....

Fora isso, é tranquilo. :D

Abraço
 
...tenha cuidado pra nunca fechar o registro do cilindro com o conector engatado, porque daí volta cerveja pra dentro do regulador de pressão e isso é uma M#$#! ja aconteceu comigo mais de uma vez....

Fora isso, é tranquilo. :D

Abraço

Putz! Hehehe.....bem alertado!
 
só evitaria de encher muito pouco,tipo 3/4 pra baixo, porque quanto mais headspace mais oxigênio residual pode ter ali, mesmo que tenha purgado...

Cara, aí eu discordo... purgando bem, não faz diferença.... o que faz diferença é o cuidado da purga.

Abraço,
 
Cara, não tem muito esquema nesse sentido... só evitaria de encher muito pouco,tipo 3/4 pra baixo, porque quanto mais headspace mais oxigênio residual pode ter ali, mesmo que tenha purgado...

Eu ja enchi até sair pelo post de gás, só que vc enche até em cima, demora mais pra carbonatar. Daí se for o caso de vc encher até o talo e chegar na altura do tubo de gás, tenha cuidado pra nunca fechar o registro do cilindro com o conector engatado, porque daí volta cerveja pra dentro do regulador de pressão e isso é uma M#$#! ja aconteceu comigo mais de uma vez....

Fora isso, é tranquilo. :D

Abraço

@Tiago fiz minha primeira carbonatação forçada em post-mix esse find e fui fazer o método mais rápido, que consiste em ficar sacudindo o post-mix, porém eu fechei a o regulador de pressão e deitei o barril e quando vi a ceva começou a voltar e fez aquela meleca...me apavorei e na hora que desconectei as paradas tomei aquele banho de ceva.

A minha pergunta é que se isso chegou a afetar o funcionamento do meu regulador? É um fanabras de duas saídas. Agora não me lembro se no momento uma das saídas estava fechada, mas será que danificou? Preciso efetuar alguma manutenção?

Abraços
 
@Tiago fiz minha primeira carbonatação forçada em post-mix esse find e fui fazer o método mais rápido, que consiste em ficar sacudindo o post-mix, porém eu fechei a o regulador de pressão e deitei o barril e quando vi a ceva começou a voltar e fez aquela meleca...me apavorei e na hora que desconectei as paradas tomei aquele banho de ceva.

A minha pergunta é que se isso chegou a afetar o funcionamento do meu regulador? É um fanabras de duas saídas. Agora não me lembro se no momento uma das saídas estava fechada, mas será que danificou? Preciso efetuar alguma manutenção?

Abraços

Oi Leonardo,

Que droga hein... é bem chato mesmo. Olha... se voltou cerveja no regulador, entrou nele mesmo, eu acho que seria bom fazer uma limpeza, porque a cerveja depois que seca fica grudenta, e tem algumas partes móveis la dentro.

Da vez que ocorreu comigo, desconectei do cilindro, abri o regulador (o corpo, não os manômetros), lavei e deixei secar. Depois reconectando ao cilindro passei um fluxo de CO2, e ficou tudo bem.

Abraço
 
Back
Top