Caixa de fermentação + peltier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlehCemy

Member
Joined
Jun 12, 2016
Messages
16
Reaction score
2
Boa noite colegas da fermentação!
Estou no momento planejando a construção de uma caixa de fermentação que atenda os requisitos abaixos:
- Manter uma temperatura especificada (entre 20ºC e 30ºC, não tem problema alcançar temperaturas mais baixas) ao longo do tempo
Extras se possível:
- Perfis de tempo e temperatura
- Possibilidade de configurar o início e fim da fermentação

Já tenho um desenho da caixa, que seria de madeira, com isolamento térmico por dentro e com silicone nas junções das chapas de madeira, assim como as portas teriam uma faixa de isolação térmica também (além de usar trava de pressão, não sei o nome ao certo, para garantir que as portas fecharam). Sei que a capacidade da caixa tem em torno de 150L.
A única solução que vejo é usar Peltier, e sim, conheço a fama de baixa eficiência, mas no momento não tenho como comprar um frigobar e mais os apetrechos necessários para configurar o frigobar e o custo de fazer a caixa ainda está baixo em relação à comprar um frigobar usado e adaptar.
A minha dúvida é, alguém já fez uma caixa de fermentação usando Peltier? Alguma dica? Sugestão? No momento, estou tentando calcular quantas pastilhas Peltier seriam necessárias para realizar essa caixa, assim como quanto de energia e etc. Vi que existe o BrewPi, alguém adaptou pra usar Peltier? Agradeço qualquer dica que alguém possa dar.


Obrigada pela atenção,
Alexia
 
Boa noite colegas da fermentação!
Estou no momento planejando a construção de uma caixa de fermentação que atenda os requisitos abaixos:
- Manter uma temperatura especificada (entre 20ºC e 30ºC, não tem problema alcançar temperaturas mais baixas) ao longo do tempo
Extras se possível:
- Perfis de tempo e temperatura
- Possibilidade de configurar o início e fim da fermentação

Já tenho um desenho da caixa, que seria de madeira, com isolamento térmico por dentro e com silicone nas junções das chapas de madeira, assim como as portas teriam uma faixa de isolação térmica também (além de usar trava de pressão, não sei o nome ao certo, para garantir que as portas fecharam). Sei que a capacidade da caixa tem em torno de 150L.
A única solução que vejo é usar Peltier, e sim, conheço a fama de baixa eficiência, mas no momento não tenho como comprar um frigobar e mais os apetrechos necessários para configurar o frigobar e o custo de fazer a caixa ainda está baixo em relação à comprar um frigobar usado e adaptar.
A minha dúvida é, alguém já fez uma caixa de fermentação usando Peltier? Alguma dica? Sugestão? No momento, estou tentando calcular quantas pastilhas Peltier seriam necessárias para realizar essa caixa, assim como quanto de energia e etc. Vi que existe o BrewPi, alguém adaptou pra usar Peltier? Agradeço qualquer dica que alguém possa dar.


Obrigada pela atenção,
Alexia

Oi Alexia,

Se é pra fermentar cerveja vc precisa mais do que conseguir manter a temperatura da caixa entre 20 e 30ºC. Além de ser uma temperatura ruim pra inicio de fermentação (os 20ºC) a fermentação gera bastante calor. Isso tem que ser levado em consideração no dimensionamento do sistema, pq não é o ambiente que vc quer manter abaixo de 20ºC, mas a cerveja.

Acho 150 litros um volume bem grande pra peltier, meu isopor de 20 litros já sofre pra baixar o ambiente interno dos 10ºC... pensando nos custos, consumo e problemas de eficiencia, consideraria muito mais um compressor nesse caso, nem que seja na forma de gambiarra.

Abraço
 
Então, não é para fermentar cerveja. É para fermentar pães e alguns produtos lácteos, então o que importa não é a temperatura da massa e sim a temperatura do ambiente (e em alguns casos, a humidade também importa), então no meu caso, é o ambiente da caixa mesmo que preciso manter entre 20ºC e 30ºC. Claro, a temperatura da massa do pão importa, mas é algo facilmente controlado com temperatura da água e do fermento natural e entre outros. O problema maior mesmo é a temperatura do ambiente, pois estando muito baixa ou muito alta, a fermentação pode ser devagar demais (e com isso, demora mais de 1 dia para fermentar) ou rápida demais (o que afeta o sabor).

O problema do compressor é que pelo que vi, tem a questão do custo (pelas estimativas, ficaria praticamente o mesmo preço de comprar um frigobar usado e funcionando) e também a questão do refrigerante que aqui no Brasil tem umas regulamentações bem chatas e não consegui ver possibilidades de alguém como eu comprar.
 
Então, não é para fermentar cerveja. É para fermentar pães e alguns produtos lácteos, então o que importa não é a temperatura da massa e sim a temperatura do ambiente (e em alguns casos, a humidade também importa), então no meu caso, é o ambiente da caixa mesmo que preciso manter entre 20ºC e 30ºC. Claro, a temperatura da massa do pão importa, mas é algo facilmente controlado com temperatura da água e do fermento natural e entre outros. O problema maior mesmo é a temperatura do ambiente, pois estando muito baixa ou muito alta, a fermentação pode ser devagar demais (e com isso, demora mais de 1 dia para fermentar) ou rápida demais (o que afeta o sabor).

O problema do compressor é que pelo que vi, tem a questão do custo (pelas estimativas, ficaria praticamente o mesmo preço de comprar um frigobar usado e funcionando) e também a questão do refrigerante que aqui no Brasil tem umas regulamentações bem chatas e não consegui ver possibilidades de alguém como eu comprar.

Ah! Ok... isso muda tudo!

Nesse caso acredito ser viável sua ideia sim.

Como relatei, tenho um pequeno isopor de 20 litros que construí pra testar os tão famigerados peltiers. Utilizei um TEC1-12706, que é de ~90w.

Pra funcionar um sistema com peltier vc tem que dar um jeito de dissipar o calor de um lado e o frio de outro, de forma eficiente. No meu caso usei um conjunto dissipador de calor (de alumínio)+ventoína, desses de processador de PC, em cada lado do peltier. A temperatura desce pros 10ºC depois de um tempo ligado, tranquilamente. Já usei de forma inversa também, pra brincar com fermentações lácteas, pelos 45ºC, também sem problemas.

Como escalar tudo isso pra 150 litros eu não sei... tem que levar em consideração a fonte (usei de PC velho) e como irá fazer a dissipação... Talvez alguém aqui que tenha se aventurado mais possa te ajudar melhor.

Abraço
 
Hmm, sim, estava pensando em reaproveitar alguns coolers de computador para fazer a dissipação do calor/frio, assim como para circular o ar dentro da caixa e manter a temperatura homogênea.
A unica duvida que fica é como quero construir de forma que reverta a polaridade (assim, o lado quente vira o lado frio e vice versa) conforme a necessidade, se o dissipador também dá conta de dissipar o frio do peltier. Pensei em usar 2 ou 3 peltiers lado a lado, colocados no meio da parte de trás e então colocar uma parede falsa dentro da caixa para colocar os coolers de distribuição de ar (o que ajuda também a dissipar o calor/frio)
Obrigada pela ajuda Tiago!
 
Hmm, sim, estava pensando em reaproveitar alguns coolers de computador para fazer a dissipação do calor/frio, assim como para circular o ar dentro da caixa e manter a temperatura homogênea.
A unica duvida que fica é como quero construir de forma que reverta a polaridade (assim, o lado quente vira o lado frio e vice versa) conforme a necessidade, se o dissipador também dá conta de dissipar o frio do peltier. Pensei em usar 2 ou 3 peltiers lado a lado, colocados no meio da parte de trás e então colocar uma parede falsa dentro da caixa para colocar os coolers de distribuição de ar (o que ajuda também a dissipar o calor/frio)
Obrigada pela ajuda Tiago!

Alexia,

Usando um controlador de 2 estágios, você pode usar a placa de peltier (ou cooler + gelo) para refrigeração e uma lampada (economica, incandescente ou daquelas para répteis) para aquecer a câmara.

Creio ser um caminho mais prático e rápido do que inverter a polaridade das placas. (pelo menos pra mim, que não manjo nada de eletrônica...)

Fiz algo parecido em menor escala no passado, talvez lhe dê idéias:

http://jalexandre.blog.br/blog/fermentacao-com-controle-de-temperatura-e-sem-geladeira/

Procure também por um projeto chamado 'son of a fermentation chiller (ou chamber, dependendo do autor...)'. Tem vários modelos de construção, inclusive usando placas de peltier.
 
Opa, vou dar uma pesquisada sim nos projetos son of fermentation chiller/chamber. Já tinha pensado nessa questão da lampada, talvez seja o caminho que acabe indo. E valeu pelo link! Vou dar uma olhada sim.
 
Back
Top