Brown Porter - opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarceloBlum

Member
Joined
Jul 7, 2016
Messages
10
Reaction score
4
Buenas pessoal!

para a próxima brassagem estou pensando em uma Brown Porter e gostaria da opinião de vocês!

Receita para 28-29L que vão para o fermentador.
Maltes:
4,5kg - Pilsen -72,6%
0,5kg - Cara Gold - 8,1%
0,4kg - Aroma - 6,5%
0,4kg - aveias em flocos - 6,5%
0,3kg - Chocolate tipo 1 - 4,8%
0,1kg - malte defumado - 1,6%

Lúpulos:
20g columbus a 60min
5g Styrian Goldings a 10min
5g Styrian Goldings a 5min

Resultados esperados (Beersmith)
OG 1.047
IBU's 29,5
Cor: 46,6
ABC estimado: 4,7%

Bom, minhas dúvidas começam principalmente no malte defumado.
sei que a brown porter não vai malte defumado, mas gostaria de dar um toque de leve, será que 100g seria muito malte defumado?

A brown porter puxa para gosto parecido com nozes também.
gostaria de saber se alguém já tentou fazer a infusão de nozes em alguma porter..
no mais, o que acharam da receita?
 
E ae @MarceloBlum !

Eu mudaria a base por um malte Pale Ale se encontrasse um com bom preço (sei q o maris otter anda o "olho da cara" de tão caro) e diminuiria a quantidade de malte aromático para no máx uns 200g.

Quanto ao defumado, 100g em 28 litros é tranquilo! Pode usar que não vai ficar forte.

Nozes nunca infundi, mas certamente deve ter material disponível na rede sobre...

Manda ver!

Abraço!
 
E ae @MarceloBlum !

Eu mudaria a base por um malte Pale Ale se encontrasse um com bom preço (sei q o maris otter anda o "olho da cara" de tão caro) e diminuiria a quantidade de malte aromático para no máx uns 200g.

Quanto ao defumado, 100g em 28 litros é tranquilo! Pode usar que não vai ficar forte.

Nozes nunca infundi, mas certamente deve ter material disponível na rede sobre...

Manda ver!

Abraço!

@Adrianodfms obrigado pelo retorno.. tava perdendo as esperanças no feedback já! kkk

A base estou fazendo com pilsen pois estou com um estoque grande em casa, então a ideia de seria gastar ele primeiro.. para o malte não ficar velho. A substituição seria para dar corpo na cerveja?

já vou diminuir o aromático. obrigado pelas dicas e pela resposta!

abraço
 
Mais pela tradição e pela característica de sabor que ele vai fornecer para a cerveja. Eu acho mais adequado, mas já que você tem muito pilsen usa dele msm! Essa substituição de modo algum é um problema...

No link abaixo tem uma postagem bem legal sobre o estilo "Porter" onde o autor aborda de forma bem completa a respeito e fala um pouco sobre as ramificações existentes (brown, robust e baltic). Pode ser útil tb para sua brassagem!

http://www.engenhariadacerveja.com.br/2014/porter/

Abraço!
 
Mais pela tradição e pela característica de sabor que ele vai fornecer para a cerveja. Eu acho mais adequado, mas já que você tem muito pilsen usa dele msm! Essa substituição de modo algum é um problema...

No link abaixo tem uma postagem bem legal sobre o estilo "Porter" onde o autor aborda de modo bem completo a respeito e fala um pouco sobre as ramificações existentes (brown, robust e baltic). Pode ser últil tb para sua brassagem!

http://www.engenhariadacerveja.com.br/2014/porter/

Abraço!

show de bola!
vou ler o post com carinho..
obrigado pela força!
 
Buenas pessoal!

para a próxima brassagem estou pensando em uma Brown Porter e gostaria da opinião de vocês!

Receita para 28-29L que vão para o fermentador.
Maltes:
4,5kg - Pilsen -72,6%
0,5kg - Cara Gold - 8,1%
0,4kg - Aroma - 6,5%
0,4kg - aveias em flocos - 6,5%
0,3kg - Chocolate tipo 1 - 4,8%
0,1kg - malte defumado - 1,6%

Lúpulos:
20g columbus a 60min
5g Styrian Goldings a 10min
5g Styrian Goldings a 5min

Resultados esperados (Beersmith)
OG 1.047
IBU's 29,5
Cor: 46,6
ABC estimado: 4,7%

Bom, minhas dúvidas começam principalmente no malte defumado.
sei que a brown porter não vai malte defumado, mas gostaria de dar um toque de leve, será que 100g seria muito malte defumado?

A brown porter puxa para gosto parecido com nozes também.
gostaria de saber se alguém já tentou fazer a infusão de nozes em alguma porter..
no mais, o que acharam da receita?

E aí? Brassou?

Como ficou a breja?
 
E aí? Brassou?

Como ficou a breja?

Brassei!

Tive um problema durante a brassagem em que, após a parada proteica subi a temperatura até os 80ºC (descuido mesmo) :(

mas o resultado não foi ruim! tive uma FG em 1.028, a cerveja ficou um pouco mais doce, mas bem boa de tomar! tem gente pedindo para eu repetir o erro.. rsrsrs

cerveja encorpada, espuma de boa retenção, o defumado ficou equilibrado também.

se alguém tiver interesse em repetir a receita, recomendo!
[]'s
 
Brassei!

Tive um problema durante a brassagem em que, após a parada proteica subi a temperatura até os 80ºC (descuido mesmo) :(

mas o resultado não foi ruim! tive uma FG em 1.028, a cerveja ficou um pouco mais doce, mas bem boa de tomar! tem gente pedindo para eu repetir o erro.. rsrsrs

cerveja encorpada, espuma de boa retenção, o defumado ficou equilibrado também.

se alguém tiver interesse em repetir a receita, recomendo!
[]'s


Que pena...Odeio quando a FG não bate com o previsto...

A parada proteica com base na sua receita, não é lá muito necessária...

A quantidade de não maltados é bem pequena...

Eu costumo fazer somente quando passa de 15, 20% e ainda assim faço por uns 10 minutinhos somente...

Hoje os maltes são bem modificados e a maioria das rampas são desnecessárias.
 
Que pena...Odeio quando a FG não bate com o previsto...

A parada proteica com base na sua receita, não é lá muito necessária...

A quantidade de não maltados é bem pequena...

Eu costumo fazer somente quando passa de 15, 20% e ainda assim faço por uns 10 minutinhos somente...

Hoje os maltes são bem modificados e a maioria das rampas são desnecessárias.

Interessante!

bom saber disso...
fiz a parada proteica para preservar a retenção da espuma, na proxima vou testar sem!
 
Bom dia, amigo! Estou programando para brassar uma brown porter também. Qual fermento você utilizou? Abraço!
 
O US05 é mais neutro, deixando os maltes brilharem. O S33 pode adicionar sabores e aromas mais "belgas", dando uma complicada no acerto do resultado final. Poste o resultado depois


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
O US05 é mais neutro, deixando os maltes brilharem. O S33 pode adicionar sabores e aromas mais "belgas", dando uma complicada no acerto do resultado final. Poste o resultado depois


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Jean, realmente o S33 mascarou um pouco os maltes, quebrou um pouco o malte torrado na verdade.
Como "houve" erro na execução, não sei como ficará na próxima vez
 
Back
Top